domingo, 24 de abril de 2011

* Filme exibido grátis na noite de Páscoa no Centro Culltural GRUCALP

Neste Domingo de Páscoa será exibido o filme "Jesus Cristo Superstar", superprodução de 2000.

Sessão gratuita se inicia às 7 e meia da noite.
Jesus Christ Superstar é um musical de rock de Andrew Lloyd Webber, com texto de Tim Rice. Apresentado em 1970, destaca as lutas políticas e pessoais de Judas Iscariotes e Jesus. A ação ocorre, na maior parte, conforme os evangelhos da Bíblia sobre a última semana da vida de Jesus, começando com a chegada em Jerusalém e terminando com a Crucificação. Atitude moderna e gírias prevalecem nas letras e há alusões irônicas à vida moderna enquanto a visão política dos acontecimentos é retratada. As produções cinematográficas e teatrais apresentam muitos anacronismos, na visão dos sectários, isto é, daqueles que querem separar política de religião.

Grande parte do enredo é focado na personagem de Judas, que é retratado como uma figura trágica, realista e conflitada que não está satisfeita com a aparente falta de planejamento político e afirmações de divindade de Jesus.

Em 1973 o diretor Norman Jewison levou as telas esta ópera rock estrelada por Ted Neeley (Jesus), Carl Anderson(Judas Iscariotes) e Yvonne Elliman(Maria Magdalena). Foi indicado ao Oscar de melhor trilha sonora daquele ano.
Em 2000 o musical ganha uma versão moderna (sem sofrer nenhuma alteração nas musicas). Lançado em DVD tem no elenco Glenn Carter (Jesus), Jérôme Pradon (Judas) e Renee Castle (Maria Magdalena).



Desde Quinta-feira,dia 21 de Abril, filmes religiosos são exibidos no Cineteatro Professsor Miguel Jasselli do Centro Cultural GRUCALP, situado na Rua Dr. Gerôncio Borba, 202, Bairro Modelo (placas indicativas ao lado da Escola Dr. Pedro Afonso de Medeiros), Palmares - PE: Ben-Hur (quinta-feira), Rei dos Reis (sexta-feira) e ontem foi exibido o filme O Manto Sagrado. Sessões sempre à partir das 7 horas da noite, gratuitamente.


Significados da Páscoa:
O termo Páscoa tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. Uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
A Páscoa Judaica
Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito. Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.
A Páscoa entre os cristãos
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março). Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
A História do coelhinho da Páscoa e os ovos



A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.


Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.


A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.
Portanto há muito a pensar num introvertimento nesta época e comemorar espiritualmente. Época para cultuar pensamentos de Verdadeiro Amor, Paz e Luz!
Páscoa é confirmar o amor e a vida. É investir na Fraternidade e lutar por um mundo melhor vivenciando a solidariedade.
Feliz Páscoa para todos os amigos! Que a chama da "passagem pascal" se eternize nos corações e mentes de todos durante esse ano!
"Assim como Cristo ressuscitou, também eu ressuscitarei para a liberdade do Espírito por meio de um viver correto, da bondade e da compreensão para como os outros, e a todos amando como amo a Deus e a mim mesmo". (Paramahansa Yogananda).




sábado, 23 de abril de 2011

* Hoje tem exibição grátis do filme O MANTO SAGRADO no Cineteatro Prof. Miguel Jasselli!

Continuando Festival de Filmes com temas religiosos para esta Semana Santa, o Cineteatro Prof. Miguel Jasselli exibirá hoje às 7 horas da noite o filme "O Manto Sagrado", gratuitamente.
O Manto Sagrado foi indicado para cinco categorias do prêmio Oscar em 1953, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Richard Burton. Burton interpreta Marcellus Gallio, o centurião romano encarregado do supervisionar a crucificação de Cristo. Mas quando ele ganha o manto de Cristo em um jogo de azar ao pé da cruz, sua vida muda para sempre.

História inspiradora, acompanhada por uma trilha sonora fantástica, e interpretada por um elenco de primeira grandeza, incluindo Victor Mature e Jean Simmons, O Manto Sagrado permanece um dos maiores épicos bíblicos de todos os tempos.

• Inicialmente os direitos da adaptação do livro de Lloyd C. Douglas para o cinema pertenciam à RKO Pictures, tendo sido comprados na década de 40. Como o estúdio nunca levou o filme às telas, decidiu posteriormente por revender os direitos, para a 20th Century Fox.

• Oscar: Indicado nas categorias de melhor ator (Richard Burton), melhor fotografia e melhor filme. Ganhador nas categorias de melhor direção de arte e melhor figurino.



RESUMO DA HISTÓRIA:

• Nos últimos anos do reinado de Tibério (Ernest Thesiger), quando Roma era a "dona do mundo", Marcellus Gallio (Richard Burton) é um tribuno que está sempre envolvido com jogos ou mulheres. Além disto tem uma rixa pessoal com Calígula (Jay Robinson), o herdeiro do trono. A situação se complica quando Marcellus oferece, em um leilão de escravos, a absurda quantia de três mil moedas de ouro por Demétrio (Victor Mature), que também estava sendo disputado por Calígula. Ao se ver derrotado por Marcellus, Calígula encara isto como uma afronta pessoal e então manda o tribuno ir servir imediatamente em Jerusalém, na Palestina, considerado o pior lugar do império. Entretanto, devido a motivos políticos, após pouco tempo em Jerusalém o tribuno é chamado de volta por Tibério. Mas, antes de partir, recebe a missão de supervisionar a execução de uma sentença: a crucificação de Jesus Cristo. Finda a tarefa, ele e outros soldados disputam em um jogo de dados próximo à cruz a posse do manto vermelho usado pelo mártir. Marcellus vence mas o manto fica com Demetrius, pois quando Gallio tentou usar o manto algo o afligiu de forma indescritível. Demétrio, que já tinha se tornado um cristão, lhe tirou o manto e disse que jamais o serviria novamente, pois ele tinha crucificado seu mestre. Em seu retorno Gallio fala frases sem sentido, como se algo muito forte o atormentasse. Já em Capri, onde estava o imperador e Diana (Jean Simmons), que Gallio ama e é correspondido, alguns membros da corte e o próprio Tibério, vendo que Gallio se portava de modo estranho, ouvem por horas o que aconteceu com o tribuno em Jerusalém. Tibério acha que o tribuno pode ter perdido a razão, mas quando Gallio atribui que a aflição que sente só aconteceu após se cobrir com o manto de Jesus, então o adivinho da corte conclui que o manto estava enfeitiçado e precisa ser destruído. Isto parece lógico tanto para Tibério como para Marcellus, então o tribuno irá retornar à Palestina para destruir o manto e descobrir os nomes dos cristãos, mas esta viagem irá afetar profundamente sua vida.

• Seguidores e oponentes de Jesus são influenciados pelo manto usado por ele na sua crucificação.



ELENCO

Richard Burton (Marcellus Gallio)

Jean Simmons (Diana)

Victor Mature (Demétrio)

Michael Rennie (Peter)

Jay Robinson (Calígula)

Dean Jagger (Justus)

Torin Thatcher (Senador Gallio)

Richard Boone (Poncius Pilatos)

Betta St. John (Miriam)

Jeff Morrow (Paulus)

Ernest Thesiger (Imperador Tibério)

Dawn Addams (Junia)

Leon Askin (Abidor)

Michael Ansara (Judas)


O CENTRO CULTURAL DOS PALMARES FICA NA RUA DR. GERÔNCIO BORBA, 202, BAIRRO MODELO (AO LADO DA ESCOLA DR. PEDRO AFONSO DE MEDEIROS TÊM PLACAS INDICATIVAS). EM PALMARES - PE.




FACHADA DO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP



O CINETEATRO PROF. MIGUEL JASSELLI DO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP


FOTO INTERNA DO CINETEATRO PROF. MIGUEL JASSELLI.

FOTOS DO AUDITÓRIO DO CINETEATRO PROF. MIGUEL JASSELLI COM ESTUDANTES ASSISTINDO OFICINAS DE LITERATURA DURANTE A 1ª SEMANA PALMARENSE DA POESIA OCORRIDA DE 14 À 18 DE MARÇO/2011.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

* CURSOS ABERTOS PARA INSCRIÇÕES NO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP

NO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP (RUA DR. GERÔNCIO BORBA, 202, BAIRRO MODELO EM PALMARES- PE) TÊM CURSOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS:
COMIDAS TÍPICAS REGIONAIS, COZINHA ALTERNATIVA, APROVEITAMENTO DE TUDO DA BANANA, ETC.


GRUCALP É PONTO DE CULTURA DO MINISTÉRIO DA CULTURA/FUNDARPE. VEJA O BLOG http://ponto-de-cultura-grucalp.blogspot.com ONDE TÊM REPORTAGENS SOBRE NOSSAS ATIVIDADES E CURSOS ABERTOS PARA TODOS E DE TODAS AS IDADES!

FACHADA DO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP
O CINETEATRO PROF. MIGUEL JASSELLI DO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP

FOTO INTERNA DO CINETEATRO PROF. MIGUEL JASSELLI.
FOTOS DO AUDITÓRIO DO CINETEATRO PROF. MIGUEL JASSELLI COM ESTUDANTES ASSISTINDO OFICINAS DE LITERATURA DURANTE A 1ª SEMANA PALMARENSE DA POESIA OCORRIDA DE 14 À 18 DE MARÇO/2011.

O CENTRO CULTURAL DOS PALMARES FICA NA RUA DR. GERÔNCIO BORBA, 202, BAIRRO MODELO (AO LADO DA ESCOLA DR. PEDRO AFONSO DE MEDEIROS TÊM PLACAS INDICATIVAS). EM PALMARES - PE.


ARTESANATOS FEITOS DE CIPÓS, PALHAS DE PALMEIRAS E DA BANANEIRA

ATUALMENTE NO SALÃO DE EXPOSIÇÕES DO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP TÊM 2 EXPOSIÇÕES:
AMOSTRA DE PEÇAS DO MUSEU TELLES JÚNIOR E RESUMO DA VIDA E OBRA DO ARTISTA
EXPOSIÇÃO SOBRE O ARTESANATO PRODUZIDO NO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP (CESTARIA, LICORES E VÁRIAS PEÇAS CONFECCIONADAS COM A FIBRA E FOLHA DA BANANEIRA)

* GRUCALP EXIBINDO FILMES GRATUITAMENTE DURANTE SEMANA SANTA

CINECLUBE GRUCALP FUNCIONANDO DURANTE A SEMANA SANTA EXIBINDO FILMES RELIGIOSOS GRATUITAMENTE!

VÁ ASSISTIR NO CINETEATRO PROF. MIGUEL JASSELLI DO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP NA RUA DR. GERÔNCIO BORBA, 202, BAIRRO MODELO (AO LADO DA ESCOLA DR. PEDRO AFONSO DE MEDEIROS TÊM PLACAS INDICATIVAS). EM PALMARES - PE.

FOTOS DO CINETEATRO PROF. MIGUEL JASSELLI

HOJE SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DE CRISTO, ASSISTA GRATUITAMENTE NO CINETEATRO PROFESSOR MIGUEL JASSELLI O FILME, ÀS SETE HORAS DA NOITE:

REI DOS REIS


O Rei dos Reis (King of Kings) é um filme estadunidense de 1961, do gênero épico, dirigido por Nicholas Ray, com trilha sonora de Miklós Rózsa e narração de Orson Welles.

O filme é baseado nos quatro evangelhos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João), além dos escritos do historiador romano Tácito, o filme traça a vida de Jesus Cristo, do nascimento até a ressurreição, dentro do cenário político de sua época, com a Palestina ocupada pelos romanos desde a invasão de Pompeu a cidade santa de Jerusalém, em 63 a.C.

Antes das filmagens, o produtor Samuel Bronston obteve uma audiência com Sua Santidade, o Papa João XXIII, para apresentar o projeto, e pedir conselhos de como abordar o tema.

É a mais fiel reprodução da época e melhor abordagem sobre os conflitos políticos e sociais da época de Jesus.

Elenco principal

• Jeffrey Hunter .... Jesus de Nazaré

• Siobhan McKenna .... Maria, mãe de Jesus

• Hurd Hatfield .... Pôncio Pilatos

• Ron Randell ...Lucius

• Viveca Lindfors ... Claudia

• Rita Gam ... Herodias

• Carmen Sevilla .... Maria Madalena

• Brigid Bazlen .... Salomé

• Harry Guardino .... Barrabás

• Rip Torn .... Judas Iscariotes

• Frank Thring .... Herodes Antipas

• Guy Rolfe .... Caifás

• Royal Dano .... Simão Pedro

• Robert Ryan ... João Batista

• Gregoire Aslan...Herodes, o Grande

• Conrado San Martin...Pompeu

• Luis Prendes...Dimas

• Michael Wagger...Gestas

• Edric Connor...Balthazar

• Jose Nieto...Gaspar

• Felix de Polmes...José de Arimatéia

Programação da semana:

QUINTA-FEIRA, 21 DE ABRIL ÀS 7h. DA NOITE:

BEN HUR

SEXTA-FEIRA, 22 DE ABRIL ÀS 7h. DA NOITE:

O REI DOS REIS

SÁBADO, 23 DE ABRIL ÀS 7h. DA NOITE:

O MANTO SAGRADO

DOMINGO, 24 DE ABRIL ÀS 7h. DA NOITE:

JESUS CRISTO SUPERSTAR (MUSICAL PRODUZIDO EM 2000)


O CENTRO CULTURAL DOS PALMARES FICA NA RUA DR. GERÔNCIO BORBA, 202, BAIRRO MODELO (AO LADO DA ESCOLA DR. PEDRO AFONSO DE MEDEIROS TÊM PLACAS INDICATIVAS). EM PALMARES - PE.

sábado, 9 de abril de 2011

* Ponto de Cultura do GRUCALP, gerando emprego e renda!

O Ponto de Cultura FORTALECIMENTO DAS MULTIAÇÕES DO GRUPO CULTURAL DOS PALMARES - GRUCALP funciona no Centro Cultural do GRUCALP (Rua Dr. Gerôncio Borba, 202 - Bairro Modelo - Palmares - PE e oferece Oficinas em várias áreas gratuitamente.
Centralizando ações envolvendo estudantes de Educandários da Rede Pública do Município dos Palmares, grupos de idosos, jovens e crianças das periferias carentes da Cidade e Zona Rural.
Os Oficineiros foram escolhidos pela Diretoria  e Conselho Fiscal (que tem 24 Membros) do GRUCALP em Assembléias dos Sócios.

As atividades seguem filosofia do Programa Nacional de Economia Solidária. Dá prioridade ao encaminhamento profissional, geração grupos produtivos, geração de emprego e renda, formações de multiplicadores de esforços de construção e preservação da cultura de raízes da Mata Sul Pernambucana em todas as áreas que abrange.
Vejamos quais são as atividades de cursos e oficineiros:
APRENDIZADOS SOBRE USO DA BANANA E SEUS DERIVADOS NA ALIMENTAÇÃO, UTILIZANDO DESDE A FRUTA ATÉ A CASCA E A FOLHA DO VEGETAL QUE PALMARES TEM GRANDE PRODUÇÃO AGRÍCOLA NO DISTRITO DE SERRO AZUL. 1 CURSO POR MÊS DIRECIONADO A GRUPOS ESPECÍFICOS (GRUPOS DE TERCEIRA IDADE, JOVENS ESTUDANTES, GRUPOS DE MULHERES DA ZONA RURAL, ETC), CADA FINAL DE CURSO CAPTAÇÃO DE ALUNOS PARA FORMAÇÃO DE GRUPOS PRODUTIVOS NO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP E INCENTIVOS AO SURGIMENTO DE AGENTES MULTIPLICADORES NAS COMUNIDADES DE ORIGEM.
 ALGUNS EXEMPLOS DA PRODUÇÃO DE ARTE CULINÁRIA DO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP:
Licores de banana. Na foto acima, licores produzidos pelo Centro Cultural do GRUCALP, acondicionados em garrafas decoradas com objetos confeccionados com a folha seca da banana e cesta confeccionada com fibra e folha seca da banana.
Licores produzidos pelo Centro Cultural do GRUCALP, com garrafas decoradas com enfeites feitos de folha seca de banana e caixas feitas de folhas secas de banana. Estas embalagens são feitas principalmente para clientes interessados em dar presentes e levar para além fronteiras do Estado de Pernambuco ou para o exterior do Pais.

Centro Cultural dos Palmares produz bolos e doces de banana (misturada com outras frutas da região, tais como goiaba, abacaxi - Palmares grande produtor de abacaxis no Distrito de Santo Antonio, jaca, coco, mamão, araçá, etc).
Acima, foto de trufas recheadas de bananas. No Centro Cultural do GRUCALP produzimos também nêgo bom, banana chips, doces de bananas (também misturadas com outras frutas regionais), cozinha alternativa aproveitando tudo da banana, etc.



APRENDIZADOS SOBRE USO DA BANANA E SEUS DERIVADOS NA CONFECÇÃO DE UTENSILHOS ARTESANAIS: TECELAGEM, CESTARIA (USANDO TAMBÉM PALMEIRAS NATURAIS DA REGIÃO MATA SUL PERNAMBUCO TAIS COMO BABAÇU, DENE, COCO, ETC). NUM BENEFICIAMENTO E APROVEITAMENTO DA CASCA, CAULE E FOLHA DO VEGETAL QUE PALMARES TEM GRANDE PRODUÇÃO AGRÍCOLA NO DISTRITO DE SERRO AZUL. 1 CURSO POR MÊS DIRECIONADO A GRUPOS ESPECÍFICOS (GRUPOS DE TERCEIRA IDADE, JOVENS ESTUDANTES, GRUPOS DE MULHERES DA ZONA RURAL, ETC), CADA FINAL DE CURSO CAPTAÇÃO DE ALUNOS PARA FORMAÇÃO DE GRUPOS PRODUTIVOS NO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP E INCENTIVOS AO SURGIMENTO DE AGENTES MULTIPLICADORES NAS COMUNIDADES DE ORIGEM.
 ALGUNS EXEMPLOS DA PRODUÇÃO DE ARTESANATOS PRODUZIDOS NO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP:
Bolsa feminina confeccionada em tecelagem da fibra do caule da bananeira. No Centro Cultural do GRUCALP também se aprende tecelagem, confeccionando tecidos com a fibra do caule da bananeira
Outra produção artesanal realizada no Centro Cultural do GRUCALP: Vaso de argila decorado com flores confeccionadas com derivados do caule e folhas da bananeira.

Caixas confeccionadas com folha seca da bananeira, enfeitadas com flores feitas de derivados da bananeira. Nessas caixas são acondicionados doces, bolos, etc da Produção de Arte Culinária do Centro Cultura do GRUCALP.


O Curso de Música ministrado no Centro Cultural do GRUCALP terá aulas de Teoria Musical e instrumentalização (centralizando na percussão, treinando ritmos pernambucanos tais como frevo, xaxado, baião, caboclinhos, maracatu, samba de matuto, capoeira). As aulas teóricas serão ministradas aos alunos de teatro e dança (que precisam de ritmo e sensibilização vocal em aulas de solfejos). Para quem não quiser se dedicar às Artes Cênicas haverá aulas para formação de grupo percussivo e início de uma orquestra neste ano de 2011. Os alunos serão levados à prática musical, montando espetáculos próprios e/ou acompanhando espetáculos de danças (que não utilizarão músicas gravadas mas tocadas ao vivo pelos alunos de percussão e flautas) e teatro. GRUCALP possuíu Orquestra de Flautas de 1989 até 2000 quando as flautas foram danificadas pela grande enchente ocorrida naquele ano quando o Centro Cultural dos Palmares funcionava no Prédio da Antiga Cadeia da Cidade dos Palmares - PE.
CURSOS DAS ARTES CÊNICAS:
Visando encaminhar jovens artistas para a profissionalização, após 3 anos de atividades, em cursos modulares anuais centralizados na prática na montagem de espetáculos. Os alunos de Teatro têm que estudar música e dança também. E os alunos de Dança terão que estudar teatro e Música. Nas Artes Cênicas é necessário ter ritmo, equilíbrio, coordenação motora, etc, algo que a dança e a música muito acelera o desenvolvimento, formando um artista preparado para todo tipo de espetáculo. Essa a nossa proposta primordial.

No Centro Cultural do GRUCALP quem quiser aprender dança terá que estudar música e teatro. Dançarino necessita conhecer ritmo e noções elementares de música, além de saber princípios de formação de ator para melhorar expressividade e espontaneidade em cena. Assim nosso Ponto de Cultura trabalha a formação integral psicofisica, cognitiva e ética. As aulas de dança serão direcionadas à cultura Regional da Mata Sul Pernambucana (Samba de Matuto, Frevo, Maracatu, Caboclinhos, xaxado, baião).
 
A proposta do Centro Cultural do GRUCALP na formação dos jovens e crianças que participam das nossas atividades sempre foi o Teatro. Seguindo uma linha disciplinar rígida e exigências no selecionamento do elenco, não deixou de lado dar oportunidades aos jovens interessados oriundos das periferias mais carentes, tomado como base o amor a arte sem visar lucros, mas construindo espetáculos dando oportunidades a todos da equipe de alunos. Os estudantes das Oficinas e Cursos são obrigados a estudar teoria musical e dança (atores precisam ter ritmo, equilibrio, coordenação motora desenvolvida e a dança e a música são primordiais para acelerar o desenvolvimento nesses aspectos e desenvolvimento do raciocínio e memória).

OS OFICINEIROS DO NOSSO PONTO DE CULTURA:

Mirian Rodrigues:
Ministrará Cursos de Arte Culinária e Artesanato. Técnica Agrícola, Técnica em Enfermagem, especializada em piscicultura e beneficiamento da bananeira. É atriz e poetisa. 


 
 Renata Karina de Oliveira: Dançarina e coreógrafa que desde infância dança. Ministrou oficinas de dança no Centro Cultural dos Palmares quando funcionava no Prédio da Antiga Cadeia dos Palmares. Ensina dança nos Colégio N. S. de Lourdes (Palmares - PE) e no Instituto Educaiconal Peter Pan (Palmares - PE). 


 
LUIZ DE PAULA
(cesteiro habilidoso captado pela nossa equipe na feira de Palmares) ensinará cestaria em Cursos de Artesanato.  Ele atualmente reside num anexo do imóvel onde implantamos o Centor cultural dos GRUCALP (Rua Dr. Gerôncio Borba, 202 - Bairro Modelo - Palmares - PE). Na foto acima, ele num ponto de venda defronte ao prédio da TELEMAR, em Palmares - PE.


LUIZ DE PAULA CONFECCIONANDO CESTARIAS NO JARDIM DO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP. Os produtos por ele confeccionados são vendidos nas feiras de Palmares, e em cidades perto tais como Água Preta, Catende, Ribeirão, Caruaru, Colônia de Leopoldina, Xexéu e Novo Lino.

 Marcone Lima: Oficineiro de Capoeira. Iniciou estudos de Capoeira em 1997, no Centro Cultural dos Palmares, onde também estudou teatro e dança afrobrasieleira. Atualmente é Professor de Capoeira graduado pelo Mestre Eclilson de Jesus (Grupo Axé Brasil). Veja no clipe abaixo a entrevista:



Dário Marcos Dias Lins
Em nosso Projeto é Oficineiro de Teoria Musical e instrumentalização de percussão, flautas doces e metais.
Mais de 20 anos de dedicação à música. Iniciou estudos de música no GRUCALP em 1989.  Depois foi estudar música e instrumentos metálicos de sopro na Banda Musical Triunfo dos Fiéis (Igreja Assembléia de Deus Matriz de Palmares - PE). Seguiu carreira profissional na música, integrando Orquestras de Frevo e Samba, instruindo e regendo Bandas Fanfarras e Marciais de Educandários particulares e das Redes Públicas da Região Mata Sul Pernambucana. Atualmente é instrutor e regente de várias Bandas Marciais e Fanfarras de Educandários Estaduais na Região Mata Sul Pernambucana. A Banda Musical do Colégio Municipal Profº Fernando Augusto Pinto Ribeiro tem sua regência há mais de 12 anos e em 2009 foi agraciada com o prêmio da melhor do Estado de Pernambuco num encontro estadual de Bandas Musicais.



Severino Alves, outro oficineiro de música, também iniciou estudos de música no GRUCALP e atualmente é instrutor de Bandas e profissional na área musical como mostra o clipe abaixo:



 
Dayse Oliveira
Formação:   Centro de Educação Musical  de Olinda (CEMO), Período de 2005 A 2010; Escola de Musica do Triunfo dos Fieis da Igreja Assembléia de Deus de Palmares-PE, Período de 1999 a 2001.
Experiência Profissional: Componente da Orquestra Triunfo Dos Fies desde 2000, Cargos : Sax hornista De 2000 a 2004 e  Violinista DESDE 2004. PROFESSORA DE VIOLINO DESDE 2006. Atualmente Spalla da Orquestra Triunfo dos Fies da Assembléia De DEUS D e Palmares.
Atualmente mais de uma centena de jovens se dedicam a instrumentos de corda e arco em Palmares, Ribeirão, Água Preta, Catende e Gameleira. Há instrumentistas também na Zona Rural. Todos incentivados e aprenderam com Dayse Oliveira.
Será oficineira professora de instrumentos de corda e arco numa fase mais adiantada do nosso Projeto quando será montada a Orquestra do GRUCALP (cujo repertório será feito com a música regional e erudita Pernambucana) com os estudantes do Curso de Música.

  
JAORISH GOMES TELES DA SILVA:
Coordenador Geral do Projeto Ponto de Cultura GRUCALP, voluntariamente. Além disso faz outros trabalhos voluntários no Projeto: Treina equipe de Oficineiros com workshops preparatórios sobre estratégias e metodologias utilizadas no programa didático e de ações socio comunitárias; workshops de enfoque participativo para integração de equipe a trabalhar no Projeto; workshops de preparação técnica (uso de equipamentos de informática de filmagem e de fotografia, sonoros, iluminação, noções de eletricidade); computação gráfica e construção e alimentação de websites e blogs; elaboração de informativos. 
É Oficineiro de Teatro.
Iniciou sua carreira artística em 1973, aos 8 anos de idade quando primeira vez atuou em teatro e escreveu poemas. Empreendedor cultural ativo mantém sites informativos e literários: http://www.colmeiadasletras.xpg.com.br/ (o primeiro site noticioso e literário da Cidade dos Palmares - PE e Região Mata Sul, criado em 1998), http://www.jornalolho.xpg.com.br/Tem registro profissional de Diretor e Ator, e registro na União Brasileira de Escritores (U.B.E.) - Seccional Pernambuco (publicou livros de poesia e é romancista, publicou um romance), com um total de 4 livros publicados e 2 em reedições.
Premiado com o Troféu Ana Ivo de Cultura, da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, em 1973. E agraciado com o Mérito Municipal Medalha Luiz Portela de Carvalho, conferido pelo Poder Legislativo Palmarense em 2002.
Recebeu homenagens também do Site Conesul News e do Site Índios Online (atualmente Site Indios Online é Ponto de Cultura do Ministério da Cultura).
Veja mais informações, biografia, obras literárias e blogs de Jaorish no site http://www.jaorish.xpg.com.br/ .



MATÉRIA CEDIDA PELO BLOG DO PONTO DE CULTURA DO GRUCALP

*
*
*