quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

* Em missa, papa pede paz ao Oriente Médio e fim de abusos contra crianças

O papa Bento 16 orou pela paz em Belém (Cisjordânia), terra onde nasceu Jesus Cristo, e pediu o fim dos abusos contra crianças na Missa do Galo, que celebra a chegada do Natal. Bento 16 orou na presença de uma multidão que se reuniu na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
A missa, a mais importante do calendário litúrgico católico, ao lado da celebração de Páscoa, teve início com uma procissão do papa e dos 32 cardeais que participaram da liturgia. Bento 16 pediu "que a paz chegue a Belém, para que cesse todo o ódio e a violência [no país onde] Jesus viveu e que ele amou profundamente", em alusão à antiga Palestina, hoje dividida entre vários Estados do Oriente Médio.




Max Rossi/Reuters
Papa recebe crianças com roupas típicas de vários países durante celebração da Missa do Galo, na Basílica de São Pedro, Vaticano


"Rezamos para que se desperte a compreensão recíproca, para que se dê uma abertura de corações que abra as fronteiras".
Além disso, o papa rezou para que "pensemos nesta noite de forma particular naquelas crianças cujos pais negam amor, nos meninos de rua que não têm um lar, nas crianças que são usadas brutalmente como soldados e transformadas em instrumentos de violência em vez de serem portadores de reconciliação e de paz".
A celebração foi transmitida por canais de TV de todo o mundo, que, pela primeira vez, não pagaram pelos direitos de imagem.
Trechos da missa foram rezados em latim, italiano, espanhol, inglês, francês, hindi, ewondo (língua camaronesa), alemão e português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário