terça-feira, 13 de abril de 2010

* PRESIDENTE DA FUNDARPE ANUNCIA CONTEMPLADOS NO "CINE + CULTURA"!


Luciana Azevedo anuncia vencedores do Cine Mais Cultura

A Fundarpe e o Minc anunciaram os 46 projetos agraciados



Lenne Ferreira



Diante de uma platéia formada por representantes da sociedade civil e agentes culturais, a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Luciana Azevedo, e a secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (Minc), Silvana Meirelles, anunciaram os 46 projetos contemplados pelo edital Cine Mais Cultura. A cerimônia, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (12), no Cinema São Luiz, representa um importante passo para a democratização do acesso à cultura.

Luciana Azevedo fez uma breve explanação sobre o plano de gestão do Governo para a cultura, ressaltando a importância da parceria entre as instâncias estadual e federal. “Fazemos questão de atender a toda convocatória do Governo Federal por que acreditamos que ações integradas surtem efeitos mais eficazes. O Cine Mais Cultura é um projeto que permitirá maior fruição do audiovisual no Estado, além de levar cidadania cultural às comunidades”, constatou ela.

A secretária de Articulação Institucional do MinC, Silvana Meirelles, também aproveitou a ocasião para falar das políticas culturais desenvolvidas pelo Ministério da Cultura, destacando a relevância social do programa Mais Cultura para o Brasil. “Não podemos pensar no desenvolvimento do País sem a democratização do acesso à cultura. O nosso desafio é tornar os projetos contemplados no Cine Mais Cultura em espaços não apenas para entretenimento, mas para o exercício da cidadania”, disse.

Na platéia, alguns representantes dos projetos que foram contemplados pelo edital vibraram com o resultado. Foi o caso dos responsáveis pelo projeto da Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) que será pioneira na exibição de filmes em Caruaru, no Agreste Central. “Nós não temos nenhuma sala de cinema na cidade e aproveitamos o edital para dar o primeiro passo. Já temos inclusive planos de realizar um festival de cinema dentro do projeto”, contou um dos responsáveis pela iniciativa e professor de Filosofia da Asces, Alexandre Costa.

Presentes à cerimônia também estiveram a diretora de Gestão do Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura, Martha Figueiredo, a chefe da Representação Regional do Nordeste do MinC, Tarciana Portella, e o presidente da Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec), Gê Carvalho.

OFICINAS – Já estão agendadas para a segunda quinzena de maio o início das oficinas para dois representantes de cada projeto selecionado pelo edital Cine Mais Cultura. As aulas serão ministradas pela Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec) e oferecerão conceitos sobre linguagem cinematográfica, direção, cinema brasileiro e história do cinema. De acordo com o presidente da Fepec, Gê Carvalho, além do conteúdo básico, as oficinas também pretendem dar dicas de como extrair questões reflexivas das películas que serão exibidas dentro do projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário