sexta-feira, 27 de maio de 2011

* Brasil ainda enfrenta problemas com a liberdade de expressão, diz diretor da SIP

Em entrevista coletiva concedida em São Paulo nesta quarta-feira, 25 de maio, o diretor-executivo da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Júlio Muñoz, alertou para os problemas com a liberdade de imprensa que, como os demais países da América Latina, o Brasil ainda enfrenta, informou o Globo.
Segundo o diretor, a não assinatura pela presidente Dilma Rousseff no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa da Lei de Acesso à Informação, que ainda tramita no Senado Federal, e a censura imposta há mais de 600 dias ao jornal Estado de São Paulo são exemplos de que a liberdade de expressão no país sofre ameaças.
"O governante precisa entender que ele é um empregado do povo, e não o contrário. Que é este povo, e não o poder, o dono da informação. Por isso as autoridades têm obrigação de garantir as regras de acesso, pela sociedade, a todo e qualquer tipo de notícia", declarou Muñoz, citado pelo Estado de S. Paulo.
O diretor veio ao Brasil para anunciar que a próxima Assembleia Geral da SIP, em 2012, será realizada na capital paulista, de acordo com o Estado de S. Paulo. A última reunião no país aconteceu há 21 anos, em Your TEXTFortaleza. "Esperamos reunir entre 500 e 600 delegados de toda a América Latina, para discutir temas com liberdade de expressão e o impacto de novas tecnologias na área da informação", resumiu.



Fonte:  blog "Knight Center for Journalism in the Americas", University of Texas at Austin, pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, na Universidade do Texas em Austin, e financiado pela John S. and James L. Knight Foundation

Nenhum comentário:

Postar um comentário