Sensação térmica atinge -27ºC em Santa Catarina
DE SÃO PAULO
A sensação térmica registrada nas cidades da serra catarinense atingiu a marca média de -25ºC, na madrugada desta quarta-feira (24). A informação foi confirmada pelo Ciram/Epagri (Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia) e leva em consideração a combinação de temperatura e a intensidade do vento.
Segundo o órgão, a velocidade do vento variou entre 30 e 40 km/h na madrugada de hoje o que fez com que a sensação térmica despencasse nas cidades do planalto sul do Estado. Urupema, que registrou a menor temperatura do Estado, com 7,4ºC, foi a que teve a menor sensação de temperatura com -27º C.
No total 32 municípios marcaram temperaturas abaixo do zero em Santa Catarina nesta quarta. De acordo com o Ceptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a temperatura continuará baixa em toda a região ao longo desta quarta-feira. A temperatura máxima não passa da casa dos 8ºC no Estado.
Na quinta-feira (25), a frente fria começa a se dissipar e os termômetros voltam a subir. No planalto sul de Santa Catarina a mínima será de -1ºC.
Onda de frio afeta Centro-Oeste; MS registra temperaturas negativas
Você Manda: Internautas registram frio em suas cidades57 fotos
3 / 57Você Manda: Internautas registram frio em suas cidades57 fotos
7 / 57Você Manda: Internautas registram frio em suas cidades57 fotos
8 / 57Você Manda: Internautas registram frio em suas cidades57 fotos
29 / 57Você Manda: Internautas registram frio em suas cidades57 fotos
45 / 57
A massa de ar polar que atua entre o Sul e Sudeste derrubou também as temperaturas no Centro-Oeste. Em Cuiabá (MT) os termômetros marcaram 15,4ºC, sendo que o normal para esse mês são máximas de 31ºC. A região também registrou temperaturas negativas, sendo -0,8ºC em Bela Vista (MS), -0,7ºC em Dourados (MS) e -0,4ºC em Rio Brilhante (MS).
Nesta quarta-feira (24), os termômetros devem chegar aos 16ºC em Campo Grande (MS) e em Cuiabá (MT) a temperatura não passará de 18°C.
O sol predomina entre poucas nuvens, mas a sensação de frio persiste no período da tarde emtodo o Estado de Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e Goiás. Segundo os meteorologistas da Somar, a região apresenta baixos índices de umidade do ar no início da tarde desta quarta-feira (24).
Onda de frio no Brasil
Previsão
Na quinta-feira (25), o ar mais seco ainda predomina sobre a região e a previsão é de mais um dia de poucas nuvens no céu e sol. Ainda fará frio no sul da região durante a madrugada de quinta-feira, inclusive com potencial para geadas em pontos isolados do Mato Grosso do Sul. Durante a tarde, as máximas já serão mais elevadas que as registradas nos últimos dias.
A tendência para a sexta-feira (26) no Centro-Oeste é de tempo seco. As condições não mudam na região ao longo de todo o fim de semana, apenas as temperaturas ficam um pouco mais elevadas. A previsão é de que no domingo o calor volte em toda a região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário