quinta-feira, 22 de agosto de 2013

* Consumo de recursos naturais entra no vermelho


‘Dia da Sobrecarga da Terra’ marca o instante em que a Humanidade usa mais matéria-prima do que o planeta pode oferecer


Emissões da indústria aumentam a pegada ambiental e aceleram as mudanças climáticas
Foto: Latinstock
Emissões da indústria aumentam a pegada ambiental e aceleram as mudanças climáticas Latinstock
RIO - Terça-feira foi o “Dia da Sobrecarga da Terra” (Overshoot Day). A data foi criada para marcar o dia em que o consumo de recursos naturais é maior do que a natureza pode oferecer. De acordo com os cálculos de Global Footprint Network (Rede Global da Pegada Ecológica), instituição parceira da ONG WWF, em pouco mais de oito meses, já esgotamos a capacidade de regeneração de um ano. Ou seja, a partir desta terça-feira, é como se estivéssemos entrado no cheque especial ambiental.
Isto se traduz em redução de florestas, perda da biodiversidade, diminuição da produtividade do solo e acúmulo de gás carbônico na atmosfera. Portanto, também acelera as mudanças climáticas. De acordo com ambientalistas, esta sobrecarga acabará se refletindo na própria economia.
- O enfrentamento de tais restrições impacta diretamente as pessoas. As populações de baixa renda têm dificuldade em competir por recursos com o restante do mundo – diz Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network e cocriador da Pegada Ecológica, uma medida para contabilizar o uso de recursos naturais.
A estimativa da Global Footprint Network leva em consideração os recursos naturais usados na produção de alimentos, o consumo de matérias-primas e a absorção de gás carbônico.
Como alternativa, as ONGs defendem o uso dos recursos naturais de forma sustentável.
- Para assegurar um futuro limpo e saudável para nossos filhos, é preciso preservar o capital natural que nos resta e cuidar melhor do planeta que chamamos de lar - ressalta Jim Leape, Diretor Geral da Rede WWF.
Em 2012, o Dia da Sobrecarga ocorreu em 22 de agosto. No ano anterior, em 27 de setembro. O consumo dos recursos naturais superou a capacidade de regeneração do planeta pouco depois de 1975.

Nenhum comentário:

Postar um comentário