segunda-feira, 24 de março de 2014

* Povo Palmarense aguarda ansiosamente inauguração do Mercado da Sulanca!

Há um mês as obras do Mercado da Sulanca dos Palmares foram concluídas. 
Muito esperado há 4 anos para ser construído, o Mercado abrigará vendedores de roupas e calçados populares.

Informações obtidas entre os "sulanqueiros", dizem que o Mercado ainda não foi inaugurado porque aguardam disponibilidades da agenda do Governador do Estado de Pernambuco, Sr. Eduardo Campos. Ele disse à Presidente da Associação dos Sulanqueiros dos Palmares que se não viesse inaugurar, enviaria um representante.
Os sulanqueiros não estão satisfeitos por vários motivos:
- Ouvimos reclamações sobre a demora da obra e agora estão vendo o prédio em condições de funcionamento e não inauguram. Uma comerciante do Pátio da Sulanca se expressou à nossa reportagem: "Não estamos bem... Já viu quem está numa favela se sentir bem?" (os próprios sulanqueiros dizem que a adaptação que fizeram para poder comercializar os produtos, após enchentes de 2010, não passa de um favelamento).
Sulanqueiros dos Palmares reconhecem que fizeram favelamento no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga
- "Deveriam entregar logo pra gente aquele prédio... Afinal, seremos nós que terminaremos os boxes que não têm altura apropriada e não colocaram portas"... Perguntei se reclamaram ao Governo municipal atual e disseram que culparam o governo anterior; mas começaram mesmo a construir os boxes ano passado!...
Sulanqueiros dizem que deveriam entregar logo o Mercado para eles organizar os boxes, visto que o Governo não colocará portas e não aumentará a altura das paredes dos boxes. Essas obras serão realizadas pelos pequenos comerciantes da Feira da Sulanca que obtiverem os boxes.
Sulanqueiros reclamam a falta de visita do Prefeito dos Palmares àquele Pátio. Acham que ele deveria se aproximar mais e pressionar o Governador para vir inaugurar o Mercado. Mas por outro lado soubemos que a Presidente da Associação dos Sulanqueiros mantém contatos com o Chefe do Poder Executivo do Município dos Palmares (PE).
Questões polêmicas continuam sobre o Mercado da Sulanca dos Palmares.
Estamos de OLHO aberto!



O visual do Mercado está bonito. Pintado com as cores verde e branca. No pátio bem pavimentado, constatamos o plantio de 13 mudas de árvores, o que proporcionará boa ventilação naquele logradouro público.

É compreensível a ansiedade e revolta dos sulanqueiros, diante dos graves problemas enfrentados por eles que tudo perderam nas enchentes de Junho de 2010. E em 2011 houve mais duas enchentes no mês de maio.
Logo após enchentes de 2010, os sulanqueiros se uniram e aproveitaram as visitas do candidato a reeleição, na época, Governador Eduardo Campos, e reivindicaram a construção de um Mercado para os Sulanqueiros. A reivindicação foi atendida e o terreno foi reservado para a construção iniciada logo em seguida. 


Noutro trecho do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga os sulanqueiros montaram barracas improvisadas para levar avante seu comércio alternativo e poder sustentar suas famílias. Luta grande! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário