Filmamos e fotografamos o empreendimento gigantesco do Governo do Estado de Pernambuco e fizemos entrevistas com representantes de uma Comissão da Sociedade Civil Organizada dos Palmares. O Presidente José Jorge da Silva publicou a seguinte explicação no Facebook:
"A sociedade Civil Organizada de Palmares, constituída pelas entidades: Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Pernambuco (SINCOMATA); Câmara de Dirigentes Lojistas dos Palmares (CDL-PALMARES); Associação Comercial e Empresarial dos Palmares (ACP); Rotary Clube dos Palmares, Lions Clube dos Palmares, Loja Moçônica Fraternidade Palmarense, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Palmares – OAB, Igreja Católica e Igreja Evangélica, entregaram na última SEGUNDA-FEIRA DIA 17 DE MARÇO, um abaixo assinado ao Dr. Eduardo Leal dos Santos, Promotor de Justiça da Cidadania e Meio Ambiente da Comarca de Palmares, solicitando do mesmo uma vistoria pelo Ministério Público nas obras da barragem da Usina Serro Azul, em virtude daquela construção não está cumprindo com o que foi prometido a população da Mata Sul de Pernambuco, que seria Construído UM QUILOMETRO DE PAREDÃO DE CONCRETO POR 68 ( SESSENTA OITO) METROS DE ALTURA, porém o que estamos presenciando é uma Construção de 300 ( TREZENTOS METROS ) DE PAREDÃO DE CONCRETO E O RESTANTE 700 ( SETECENTOS) METROS, estão sendo construindo de Barro. O que a sociedade organizada de Palmares esta querendo é um laudo técnico sobre a segurança desses 700 ( setecentos ) metros de barros, inclusive solicitamos do Promotor que essa vistoria não seja realizada pelo órgão Governo do Estado e sim pelo órgão independente como; Universidade Federal, CREA ou outro órgão, deste que não seja do Governo Estadual, porque dele nós já sabemos a resposta."
Os elaboradores do Projeto da Barragem de Serro Azul previram que o volume total de águas a ser represadas no lago que será formado após concluído o paredão, será de 500 milhões de metros cúbicos de água. Será que o paredão de barro aguentaria a pressão de toda essa água?
E há informações sobre comentários provindos da empreiteira sobre a garantia da obra: dizem que após terminada, a Barragem de Serro Azul terá garantia de apenas 5 anos! (veja no vídeo abaixo o relato do Vereador Wilson Monteiro que aborda esse assunto).
Veja o vídeo da entrevista com Sr. José Jorge da Silva, Presidente da Comissão da Sociedade Civil Organizada dos Palmares:
O Padre Josias se expressou representando os anseios da Igreja Católica - Diocese dos Palmares:
O artista, empresário e Vereador Wilson Monteiro relatou como acompanha o sofrimento dos moradores do Distrito de Serro Azul e seus esforços para sanar os problemas provocados pela construção da Barragem:
Registramos em vídeo e fotos a situação atual da Barragem de Serro Azul:
Barragem de Serro Azul: na base da parte de barro há cascalhos, pedregulhos. Esta foto é do lado onde fica a foz do Rio Camevou. Do outro lado tem mais cascalhos. |
As chuvas desta semana provocaram erosões no paredão de barro da Barragem de Serro Azul. |
As chuvas desta semana provocaram erosões no paredão de barro da Barragem de Serro Azul. |
As chuvas desta semana provocaram erosões no paredão de barro da Barragem de Serro Azul. |
As chuvas desta semana provocaram erosões no paredão de barro da Barragem de Serro Azul. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário