Queila Ariadne
Ontem, a diretora de projetos da Blipack, María Gabriela Fechino, e o gerente de produção, Alberto Giuliodori, visitaram o laboratório da Funed e constataram que a fundação está pronta para iniciar a produção do anastrozol. “Só faltam pequenas adaptações e ajustes, mas são processos corriqueiros. A Funed está apta”, afirmou Gabriela.
Atualmente, o anastrozol é feito pela AstraZenica, uma indústria biofarmacêutica de origem sueca e inglesa, que traz a matéria-prima de fora. “No caso da Funed, serão etapas até a transferência de tecnologia da Blipack ser feita. Mas, dentro de dois anos, o anastrozol já será totalmente feito no Brasil, o que vai baratear muito o processo em relação a redução de impostos, por exemplo”, afirma Eduardo Machado.
Fonte: O Tempo
Maringá fabricará remédio contra câncer
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai produzir o medicamento biológico Bevacizumabe, de última geração para o combate ao câncer e a degeneração macular (perda de visão) relativa à idade, no Parque Tecnológico de Maringá.
O produto usa o princípio ativo do Avastin, da Roche, cuja patente expirou em 2012. A produção do medicamento no Paraná foi concretizada durante viagem de uma missão do Tecpar à Rússia, com o propósito de acertar os detalhes do acordo de cooperação firmado entre o instituto e a Biocad Brazil.
Pelo prazo oficial do compromisso firmado entre o Tecpar e a Biocad, em 2017 os primeiros produtos do novo laboratório a ser instalado começarão a ser entregues.
Comitiva paranaense visita a Biocad Brazil na Rússia para afinar acordo de cooperação. Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Alípio Leal, Secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul Ricardo Barros, Deputada Cida Borghetti e representantes do Tecpar e da Biocad Brazil Foto: Divulgação
Fonte: O Diário