Uma em cada dez pessoas na Alemanha já usa energia solar
Cerca de 8,5 milhões de pessoas na Alemanha já estão usando a energia solar para gerar eletricidade ou calor
A Alemanha é líder em soluções e eficiência quando se trata de energia solar. Em um país que possui menos da metade da insolação do Brasil, uma em cada dez pessoas já usam a energia solar fotovoltaica para gerar eletricidade ou calor e a cada ano esse número de adeptos aumenta. Já são 8,5 milhões de pessoas que vivem em edifícios e casas com sistemas de energia solar segundo o Solar Industry Association (BSW-Solar). O uso ativo dessa fonte proporciona uma maior independência para a população que não fica a mercê do aumento dos preços da energia e evita grandes quantidades de dióxido de carbono liberados no meio ambiente anualmente.
Nos últimos dois anos, a energia solar tem desempenhado o papel de liderança entre todas as outras fontes de energia. Nos últimos cinco anos quase dobrou o número de pessoas que vivem em edificações alimentadas com calor ou eletricidade solar. As pessoas estão tomando a iniciativa de geração própria investindo na tecnologia e abastecimento de suas casas e empresas com energia solar forçando os políticos a avançarem no incentivo do uso da fonte com facilidades e benefícios.
A maior feira de energia solar do mundo que acontece anualmente no país, a Intersolar Europe, em 2013 reuniu mais de 1.300 empresas de todo o mundo que apresentaram novos produtos e soluções de sistemas. O foco, além de componentes solares cada vez mais eficientes e baratos, é particularmente em soluções tecnológicas para sistemas de armazenamento e na gestão inteligente da energia solar. Um número crescente de proprietários e empresários querem utilizar a energia solar que produzem independente da hora e condições meteorológicas e é por isso que há um alto nível de interessados em sistemas de armazenamento de baterias solares.
A energia solar fotovoltaica já cobre 5% da demanda de eletricidade na Alemanha e as indústrias do setor estabeleceram a meta de aumentar a produção fotovoltaica no país para 10% até 2020 e, para 20% até 2030! Objetivo bastante audacioso mas que pelo crescente uso dos painéis fotovoltaicos por empresas e cidadãos alemães parece claramente viável.
Um mercado interno forte é indispensável para que a indústria de energia solar seja bem sucedida. Políticos devem, portanto, assegurar que as fontes de energia renováveis constituam o núcleo do sistema de abastecimento de energia do país e que a sua rápida expansão mais uma vez seja prioridade para que cidadãos e empresas que invistam na energia solar tenham a segurança de um investimento sólido. Desde 1 de Maio de 2013, os sistemas de armazenamento de energia solar na Alemanha recebem o apoio de um novo programa do grupo bancário KfW para financiamento.
Em Freibourg (foto acima) , uma cidade devastada por bombas na segunda guerra mundial é hoje umadas cidades mais “verdes” do mundo onde, não são permitidos carros no centro da cidade, o bonde é a alternativa limpa. Cada casa produz mais energia do que consome, graças ao seu teto solar. Cada casa recolhe a sua própria água da chuva e é equipado com três caixas de gestão de resíduos. A cidade mais abrangente de Freiourg recicla mais de 1 milhão de rolhas por ano, que são processados em "recykork", um material de isolamento eco-friendly. Além disso, a produção de energia renovável é incentivado por créditos fiscais do governo federal e subsídios de entidades regionais. Além disso, em 2009 os próprios cidadãos investiu mais de 6 milhões de euros em nove moinhos de vento, 8 matrizes fotovoltaicas e uma usina hidrelétrica.
Hoje, outros países estão reconhecendo o fato de que não há alternativa tão rápida e sustentável para expansão da matriz alternativa energética como a energia solar.
No Brasil, os defensores da energia renovável já podem expressar o seu apoio para a expansão dessas fontes como acontece na Alemanha. A Energia Pura Empreendimentos disponibiliza os equipamentos mais eficientes disponíveis no mercado mundial para Sistemas de Microgeração Solar Fotovoltaica, além de Eólica, para casas e negócios. Atuando desde 1993 como uma das empresas pioneiras no segmento no país já atendemos clientes como o banco HSBC, VALE, Caixa Econômica, Ipiranga, Eurofarma, Mormaii, entre outros projetos que podem ser conferidos no link https://www.energiapura.com/projetos.
As fontes de energia renováveis beneficiam a sociedade e sua rápida expansão deve continuar a ser uma alta prioridade aqui e no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário