quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

* Em missa, papa pede paz ao Oriente Médio e fim de abusos contra crianças

O papa Bento 16 orou pela paz em Belém (Cisjordânia), terra onde nasceu Jesus Cristo, e pediu o fim dos abusos contra crianças na Missa do Galo, que celebra a chegada do Natal. Bento 16 orou na presença de uma multidão que se reuniu na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
A missa, a mais importante do calendário litúrgico católico, ao lado da celebração de Páscoa, teve início com uma procissão do papa e dos 32 cardeais que participaram da liturgia. Bento 16 pediu "que a paz chegue a Belém, para que cesse todo o ódio e a violência [no país onde] Jesus viveu e que ele amou profundamente", em alusão à antiga Palestina, hoje dividida entre vários Estados do Oriente Médio.




Max Rossi/Reuters
Papa recebe crianças com roupas típicas de vários países durante celebração da Missa do Galo, na Basílica de São Pedro, Vaticano


"Rezamos para que se desperte a compreensão recíproca, para que se dê uma abertura de corações que abra as fronteiras".
Além disso, o papa rezou para que "pensemos nesta noite de forma particular naquelas crianças cujos pais negam amor, nos meninos de rua que não têm um lar, nas crianças que são usadas brutalmente como soldados e transformadas em instrumentos de violência em vez de serem portadores de reconciliação e de paz".
A celebração foi transmitida por canais de TV de todo o mundo, que, pela primeira vez, não pagaram pelos direitos de imagem.
Trechos da missa foram rezados em latim, italiano, espanhol, inglês, francês, hindi, ewondo (língua camaronesa), alemão e português.

Fatos Históricos comemorados no dia 25 de Dezembro

HOJE É O DIA DO NATAL!

Nasce um gênio

Em 25 de dezembro de 1642, nasce Isaac Newton, considerado um dos maiores cientista de todos os tempos. Foi ele quem deu uma explicação completa ao movimento e à forma como as forças atuam. A descrição está contida nas suas 3 leis: Inércia, Força e Ação e Reação.336 - A primeira celebração de Natal no dia 25 de dezembro ocorre em Roma.

800 - Carlos Magno é coroado como o primeiro imperador do romano ocidental.
1066 - Guilherme, o Conquistador, é coroado rei da Inglaterra.
1599 - Instalação da vila do Natal, no Rio Grande do Norte.
1615 - Fundação da cidade de Belém, no Pará.
1926 - O imperador Hirohito assume o poder no Japão, onde governou até 1989.
1642 - Nasce Isaac Newton, físico e matemático britânico, considerado um dos maiores cientistas da história.
1758 - Confirmado o retorno do cometa Halley. Sua chegada foi definida com base nas leis da mecânica, de Newton.
1914 - Durante a I Guerra Mundial, os exércitos respeitam um cessar-fogo temporário para celebrarem o Natal.
1918 - Nasce Muhammad Anwar al-Sadat, chefe militar e presidente do Egito, entre 1970 e 1981.
1926 - Hirohito, líder do Japão durante a Segunda Guerra Mundial, é coroado imperador.
1930 - Morte do poeta Hermes Fontes.
1952 - Começam em Colônia e Hanôver, as primeiras transmissões regulares de televisão na Alemanha. Os primeiros testes de transmissão já haviam sido feitos antes da II Guerra, em Berlim.
1977 - Morre o ator e diretor de cinema britânico Charles Spencer Chaplin.
1989 - Depois de 24 anos no poder, o ditador romeno Nicolae Ceausescu e sua mulher Elena foram executados.
1990 - Estréia o filme O poderoso chefão III.1991 - Ocorre a renúncia de Mikail Gorbachov, oitavo e último líder soviético.
1997 - Um massacre deixa cerca de cem mortos na Argélia. Muitos camponeses, a maioria mulheres e crianças, são degolados e seus corpos mutilados por rebeldes integralistas muçulmanos.