sexta-feira, 4 de novembro de 2011

* FORÇAS ARTICULADAS EM PROL DO DESENVOLVIMENTO CULTURAL

A Secretaria de Cultura do Município dos Palmares e a Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho procurou o GRUCALP – Grupo Cultural dos Palmares (Ponto de Cultura do Ministério da Cultura/FUNDARPE) para em parceria realizar a Conferência Municipal de Cultura, ocorrida 26 de Outubro de 2011, no Centro de Treinamento João XXIII. E convidou o artista Jaorish Gomes Teles da Silva (www.jaorish.uni7.net) para proferir Palestra de Abertura da Conferência, cujo tema foi de livre escolha do palestrante que escolheu A CULTURA COMO MEIO DE MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO POPULAR. Os artistas tiveram grande incentivo para desabafar, reclamar, reivindicar, tomando como base tudo que foi exposta na palestra que também foi um tipo de Manifesto Cultural.

A Secretária de Cultura do Município dos Palmares se mostrou cordial e com vontade de ativar o Conselho Municipal de Cultura e continuar com parceria com o GRUCALP.

Em Palmares existe a ARTICULAÇÃO MUNICIPAL DE ENTIDADES (AME-PALMARES), formada por entidades de base (associações de moradores urbanos e rurais, várias ONGs sociais e ambientalistas, Pastorais). E o GRUCALP é parte da AME-PALMARES.

Através dos esforços da AME-PALMARES e do GRUCALP, ontem, dia 3 de Novembro/2011, no Auditório do Centro Cultural do GRUCALP foi reativado o Fórum Permanente de Cultura de Base dos Palmares e o CONSELHO PALMARENSE POPULAR DE CULTURA DE BASE (CPPCB) e as Comissões de Articulação Comunitária ficaram assim formadas de acordo com os votos dos artistas e representantes comunitários presentes:

Artes Cênicas: Gilvan Mota

Música: Zé Ripe

Literatura: Jaorish

Artesanato: Sheila (da AG Ambiental e Associação de Artesãos)

Artes Plásticas: Paulo Profeta

Reunião repleta de desabafos sobre decepções dos artistas com os maus tratos provindos de assessorias governamentais locais foram expostas.

Jaorish abriu a Reunião lendo um Manifesto Cultural lançado em 2000 pelo GRUCALP e pelo Núcleo Municipal da União Brasileira de Escritores (U.B.E.), relançado em 2004 no Informativo Líterário COLMÉIA DAS LETRAS. E estimulou os participantes do Fórum falar sobre se o Manifesto ainda é vigente e o que mudou. Todos concordaram que o Manifesto é atualizadíssimo, mesmo diante do tempo de 11 anos após ser lançado. E que Palmares piorou durante esses 11 anos. E houve pedidos para relançar o Manifesto Cultural Palmarino de 2000 com o mesmo texto, sem mudanças, novamente este ano de 2011! Tal MANIFESTO nasceu de estudos conjunturais realizados entre os Sócios do GRUCALP em 2000 (naquele ano foram distribuídos 2000 cópias e os políticos que ocuparam a Prefeitura daquele ano até 2011 não atenderam nada exposto no Manifesto Cultural Palmarino 2000).

Outro assunto tratado foi a programação da SEMANA QUILOMBOLA, cujos dias serão de 20 à 27 de Novembro. Abertura e encerramento no Anfiteatro da Praça Dr. Paulo Paranhos.

Próxima reunião do Fórum Permanente de Cultura de Base dos Palmares será dia 15 de novembro/2011, às 7h. da noite, no Centro Cultural do GRUCALP tendo como principal pauta a programação da Semana da Consciência Quilombola.

Quem esteve presente ao nosso Fórum Permanente de Cultura de Base foi a Dra. Marluce Mercês (Socióloga, Pedagoga, Assistente Social e Advogada, ex-vereadora dos Município dos Palmares), representando a Secretaria de Direitos Humanos do Governo do Estado de Pernambuco, da qual ela é assessora. E a Sra. Cláudia Santos (psicopedagoga e Assistente Social) das Secretarias de Ação Social e da Mulher do Município dos Palmares (ela disse que gostaria de resolver todos os problemas que angustiam a Classe Artística Palmarense, porém não são assuntos referentes às pastas gestoras que ela ocupa, mas que repassará tudo para a companheira que ocupa as Secretarias de Cultura e Eventos do Município dos Palmares e a Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho).

Finalizando a reunião, os presentes fizeram um estudo e reflexão sobre SINERGIA, algo primordial para reconstrução sócio cultural e política da nossa amada Palmares!

* 5 de novembro Dia Nacional da cultura