quarta-feira, 4 de maio de 2011

* Grandes crateras foram abertas nas ruas de Palmares (PE) pela enchente do dia 3 de maio/2011


Diário da Enchente. Palmares - PE, 04 de Maio de 2011, 22h.
Registro fotográfico dessa noite em algumas ruas da cidade:
Novamente ruas de Palmares com crateras devidas a afundamentos de terrenos durante enchente do dia 3 de maio/2011 como ocorreu em 2010. Na foto acima, cratera aberta na Rua Nova que sofreu afundamentos de terrenos em 2010 e crateras surgidas no calçamento. Fotografia realizada na noite do dia 4 de Maio de 2011.

Outro extremo da cratera formada pela enchente do dia 3 de Maio de 2011, na Rua Nova, em Palmares - PE.
Na foto acima, lixo  acumulado nas entradas de esgotos. Principalmente sacos plásticos e garrafas peti prejudicam passagem de água. Esta foto foi durante chuva torrencial na noite do dia 4 de Maio de 2011. Povo que não cuida da limpeza do meio ambiente sofre consequ|ências. Um dos motivos de enchentes é a falta de cudiados no lixo, principalmente jogando em locais onde a chuva poderá levar e entupir esgotos.

* CENTRO CULTURAL DO GRUCALP VÍTIMA DE ENCHENTE E DE SAQUES.

DIÁRIO DA ENCHENTE - QUARTA-FEIRA, 04 DE MAIO DE 2011, 18h. 24min.

UMA EQUIPE DO GRUCALP FOI AO CENTRO CULTURAL HOJE À TARDE E ENCONTROU O CAOS. DENTRO AS ÁGUAS DA ENCHENTE OCORRIDA ONTEM ATINGIU ALTURA DE MAIS DE DOIS METROS E UM DOS PORTÕES FOI ARROMBADO. HOUVE SAQUES DE EQUIPAMENTOS MOLHADOS E ENLAMEADOS.

Obs.: Clipe acima foi incluído nesta publicação na madrugada do dia 7 de Maio de 2011.

RECEBEMOS RECOMENDAÇÕES PARA RETIRAR AS COISAS EXISTENTES AINDA LÁ PORQUE VIRÁ OUTRA ENCHENTE. MAS NÃO TEMOS TRANSPORTE E NÃO PODEMOS LAVAR OS MÓVEIS POR FALTA DE ÁGUA NA CIDADE. ENTÃO FICARÃO TODOS LÁ PARA SE ESTRAGAREM MAIS DEBAIXO DE MAIS ÁGUAS E LAMAS DE ENCHENTE.
FOTOGRAFAMOS E FILMAMOS O AMBIENTE. PEGAMOS ALGUNS LIVROS MOLHADOS E ENLAMEADOS E LEVAMOS PARA O MUSEU TELLES JÚNIOR. TENTAREMOS SALVAR LIVROS.
EIS ABAIXO FOTOS DO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP APÓS ENCHENTE DE ONTEM, DIA 3 DE MAIO/2011:

Fachada do Centro Cultural do GRUCALP enlameada pela enchente do dia 3 de maio de 2011

Outro ângulo da fachada do Centro Cultural do GRUCALP após enchente do dia 3 de maio de 2011.

Portão lateral do auditório do Cineteatro Prof. Miguel Jasselli arrombado. Houve saques no Centro Cultural do GRUCALP durante ou após enchente do dia 3 de Maio de 2011. Há quem roube até coisas sujas de lamas de enchente! Locais atingidos pela enchente sem policiamento. O absurdo persiste.

Durante invasão das águas da enchente do dia 3 de Maio de 2011 móveis da cozinha, cadeiras do auditório do Cineteatro Prof. Miguel Jasselli  foram arremessados contra o portão de entrada quando as águas saíam na enchente do dia  3 de Maio de 2011.
 
Portão de entrada do salão de aulas de artes cênicas (teatro, dança, capoeira) e salas que continham peças do Museu Telles Júnior e sala do Kit Multimídia. Móveis foram arremessados contra o portão, levados pelas águas quando evacuaram do ambiente.


Sala do Kit Multimídia do Centro Cultural do GRUCALP após enchente do dia 3 de Maio de 2011. Larápios saquearam o que as águas não levaram. Na foto as bancadas de aulas que foram confeccionadas com mais de 2 metros de comprimento cada.

Ainda não foi feita avaliação do prejuízo mas já passam de mais de 30 mil Reais. Só do kit Multimídia do Projeto Ponto de Cultura são 20 Mil Reais. E há obras de artes que não têm como estipular valor financeiro diante da História Cultural que representam (como livros, esculturas, pinturas, artesanatos, documentos, etc)!

* Pouco mais após 24 horas outra enchente em Palmares

DIÁRIO DA ENCHENTE - QUARTA-FEIRA, 04 DE MAIO DE 2011, 17h. 40min.

AGORA SOUBEMOS NOTÍCIA SOBRE ESTOURO DE BARRAGEM NA BACIA DO RIO UNA. UMA FUNCIONÁRIA DO BANCO SANTANDER AVISOU QUE A AGÊNCIA DE PALMARES DAQUELE BANCO AVISOU ATRAVÉS DE EMAIL E FAX. NÃO DISSE QUE BARRAGEM ESTOUROU NEM SE É BARRAGEM NO AGRESTE OU NA MATA SUL, MAS FICA NA BACIA DO RIO UNA.
O AVISO VEIO PARA O GRUCALP TIRAR O QUE AINDA RESTA LÁ NO CENTRO CULTURAL MESMO MOLHADO E SUJO DE LAMA PARA NÃO ESTRAGAR MAIS. PORÉM LÁ TEM SOMENTE MÓVEIS ENLAMEADOS. E NÃO TEMOS TRANSPORTE PARA TIRAR E MESMO ASSIM COMO LAVAR TUDO SE FALTA ÁGUA NA CIDADE.
GOVERNO DO ESTADO E GOVERNO MUNICIPAL NÃO DIVULGAM ESSA NOTÍCIA CREMOS QUE PARA NÃO OCASIONAR PÂNICO. MAS CARROS E PESSOAS LIGADAS À DEFESA CIVIL ESTÃO PELAS RUAS ATINGIDAS MANDANDO O POVO SAIR DOS LOCAIS URGENTEMENTE.
A EQUIPE DO GRUCALP ESTAVA NO CENTRO CULTURAL TENTANDO PEGAR ALGUMAS COISAS COBERTAS DE LAMA. TIRAMOS LIVROS MOLHADOS COM UM CARRO DE MÃO. MAS SOMENTE LÁ PUDERAM CHEGAR 4 PESSOAS.
QUANDO TODOS OS ATINGIDOS ESTAVAM EM SUAS CASAS LAVANDO A SUJEIRA APARECE ESSA NOTÍCIA.
QUANDO A EQUIPE DO GRUCALP VOLTAVA DA RUA ONDE FICA O CENTRO CULTURAL, ENCONTROU A Sra. MARGARETH ZAPOM, ASSESSORA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, ACOMPANHADA PELO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DOS PALMARES. CONVERSAMOS E CONTAMOS MUITA COISA QUE ESTÁ OCORRENDO E A FALTA DE INFORMAÇÕES. MAS NÃO DISSERAM NADA SOBRE ESSE ESTOURO DE BARRAGEM. E ENQUANTO CONVERSAVAMOS UMA EQUIPE DA DEFESA CIVIL SE APROXIMOU NUM AUTOMÓVEL E PEDIU PARA TODOS SAÍR DA ÁREA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
FICAMOS AGORA ESPERANDO OS ACONTECIMENTOS.
TENSÃO TOTAL.
ENQUANTO TIVER SINAL DE INTERNET E ENERGIA ELETRICA CONTINUAREMOS INFORMANDO. COM CERTEZA CORTARÃO ENERGIA ELETRICA QUANDO A CIDADE NOVAMENTE FOR INVADIDA POR ENCHENTE.
NÃO TEM ÁGUA ENCANADA NA CIDADE. E HÁ PESSOAS MESQUINHAS VENDENDO GARRAFÕES DE ÁGUA MINERAL A PARTIR DE 7 REAIS.

* DEFESA CIVIL AVISOU QUE VIRÁ MAIS ENCHENTE PARA PALMARES

DIÁRIO DA ENCHENTE - QUARTA-FEIRA, 04 DE MAIO DE 2011, 15h. 23min.

DEFESA CIVIL AVISOU A QUEM VOLTOU PARA CASAS HOJE APÓS ENCHENTE DE ONTEM QUE SAIAM URGENTEMENTE PORQUE VIRÁ MAIS ENCHENTE.
CHUVAS NÃO PARARAM. MUITA ÁGUA VINDO PARA A BACIA DO RIO UNA.
VEREMOS SE DARÁ TEMPO COLOCAR ONLINE MAIS FOTOS E CLIPES AINDA HOJE!
SE INICIAR OUTRA ENCHENTE AINDA HOJE FICAREMOS SEM INTERNET, SEM TELEFONE E SEM ENERGIA ELETRICA NOVAMENTE.

* Saqueamentos de Imóveis atingidos pela enchente - Diário da enchente (04/05/2011, 14h. 16min.)

População da Cidade dos Palmares atônita ainda pela invasão das águas do Rio Una na enchente de ontem, agora vendo impotente também saques dos imóveis atingidos.
Grupos de malfeitores se aproveitando da situação catastrófica sofrida pelo povo palmarense, invadem casas cujos donos ainda não voltaram arrombam e saqueiam. Vemos carros de mãos e até carrinhos de supermercados passando cheios de coisas sujas de lama levadas por pessoas palpérrimas da periferia da cidade após entrar e saquear as casas. Repetem-se cenas das enchentes do ano passado.
E o policiamento é inexistente nessas áreas atingidas! Apelos ocorrendo na Rádio Cultura dos Palmares para a Polícia Militar de Pernambuco aumentar o contingente e mandar mais viaturas para as rondas de Palmares.
Chegamos a uma situação na qual temos que relatar: o que não foi levado pelas águas da enchente será levado pelos saqueadores. E isso ocorreu com o Centro Cultural do GRUCALP.
O Governador Eduardo Campos veio a Palmares hoje e se reuniu com o Prefeito José Bartolomeu de Almeida Melo. O Governador do Estado de Pernambuco disse querer resolver logo as construções da barragens de contenção das águas do Rio Una.
Ora, essas barragens demoram construção e os orçamentos são absurdamente milionários!
E barragens serão as soluções ou apenas darão mais medos ao povo como há grande temor sobre a Barragem do Prata que é mal construída e é fonte de insônia para muita gente durante dias de chuvas.
Aguardem videos e mais fotos sobre a enchente de ontem, 3 de maio de 2011.

* Diário da enchente (04 de Maio de 2011, 12h. 24min.)

Rua Antonio Becco (Rua onde fica o Museu Telles Júnior) em Palmares - PE, na tarde do dia 03 de maio de 2011. Vemos o Colégio Dimensão e na esquina, predio azul, Loja Maçônica Fraternidade Palmarens Nº 1.
Ontem à noite as águas baixaram.
Havia gente pegando peixes nas poças de águas nas ruas da cidade para comer (há quem não tenha cuidados com a saúde e comem peixes encontrados na lama contaminada).
Muita revolta contra a Defesa Civil em Palmares. Acusações que a Defesa Civil é formada por questões políticas partidárias e quem tem treinamentos ou participou de outros governos não foi convidado. Pelo jeito todo sofrimento do ano passado não adiantou como lição de vida para esses politiqueiros.

Cidade cheia de lama e detritos trazidos pela enchente.
Muita gente nos abrigos de vítimas da enchente (faremos reportagem lá nos abrigos).
Comércio e bancos fechados. Poucas lojas abertas.
Novamente ações de malfeitores saqueando casas invadidas pela enchente.
Houve desmoronamentos de barreiras nos bairros da periferia que ficam em morros da Cidade dos Palmares, muito antes das enchentes.
Há epidemia de dengue chegando a ocorrer dengue hemorrágica (gravamos ontem clipe com vitima de dengue hemorragica que denunciou que a Secretária de Saúde do Município dos Palmares nega epidemia).

O Professor Benjamin Marques do Couto Junior, funcionário da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, conseguiu se salvar de dengue hemorrágica. E durante os Governos de Francisco de Assis Rodrigues e de Enoelino Magalhães fez parte da Comissão de Defesa Civil dos Palmares (ele tem treinamentos sobre assuntos pertinentes e correlatos às catástrofes e é rádio amador muito ativo) mas no atual governo não foi convidado. Quer trabalhar pelo povo e não encontra espaço.
Veja o clipe da entrevista com Benjamin Marques do Couto Júnior:

Falta água na cidade. Somente chegou energia elétrica e sinal de internet na parte alta da cidade.
Mais tarde teremos clipes online. Aguardem! Vejam mais fotos da catástrofe fluvial:

Águas da enchente invadindo a Rua da Aurora, ontem, dia 3 de maio/2011 à tarde

Durante a tarde do dia 03 de Maio de 2011 enchente invadindo Rua da Notícia. Podemos ver a Praça Dr. Paulo Paranhos sob as águas. Povo atônico olhando impotente a enchente

Avenida Coronel Pedro Paranhos, em Palmares, na tarde do dia 03 de Maio de 2011. Por final dessa avenida, lá no fundo da foto existe o acesso ao Bairro Modelo onde foi instalado o Centro Cultural do GRUCALP.

Mercado Público e Pátio da Enchente da Cidade dos Palmares - PE, na tarde do dia 03 de Maio/2011.

Bairro de São José, Cidade dos Palmares - PE, durante a tarde do dia 03 de Maio de 2011.

Rua da Palma, Bairro Centro da Cidade dos Palmares - PE, durante a tarde do dia 03 de maio de 2011.

Rua Travessa de Nossa Senhora de Lourdes, Bairro Centro da Cidade dos Palmares - PE, durante a tarde do dia 03 de Maio de 2011.
*
*
*