quarta-feira, 27 de agosto de 2014

* Papa Francisco quer beatificação de Monsenhor Romero

O Papa Francisco assegurou que a beatificação de Monsenhor Romero avança sem obstáculos no Vaticano. O Papa Francisco quer uma beatificação expedita de Monseñor Oscar Romero, afirmando que foram cumpridos todos os requisitos processuais no caso do arcebispo salvadorenho assassinado.
aleiteia.org

Francisco assegurou que o arcebispo de San Salvador, Óscar Arnulfo Romero, assassinado no dia 24 de março de 1980, enquanto realizada uma missa, é um "homem de Deus” e que não há impedimentos para sua beatificação, e alentou os querem agilizar o trâmite.
"Romero é um homem de Deus, mas, agora, o processo deve continuar e o Senhor tem que nos dar um sinal. Os requerentes precisam se agilizar porque não há nenhum impedimento” para a sua beatificação, explicou o Papa durante uma entrevista coletiva que deu a bordo do avião no qual regressava da viagem à Coreia do Sul, segundo informaram as agências ANSA e EFE.
O processo de beatificação de Romero se encontrava paralisado há tempos, mas desde a consagração de Jorge Bergoglio como Papa, em março de 2013, foi acelerado.
O pontífice argentino explicou que a causa da beatificação de Monsenhor Romero se encontra já em estudo na Congregação para a Causa de todos os Santos.
Óscar Arnulfo Romero, um bispo que defendia os mais pobres e desprotegidos, enfrentou a ditadura salvadorenha e foi assassinado por um tiro quando realizada missa na capela de um hospital para doentes de câncer de San Salvador, em 24 de março de 1980, nos dias prévios ao estalido do conflito armado, que se estendeu até 1992.
Em 1994, foi aberto o processo de beatificação do prelado, mas, agora, é necessários que se reconheça o martírio ou que lhe seja atribuído um milagre para ser beatificado. Romero denunciava a repressão dos militares salvadorenhos no início da guerra interna, de 1980-1992, e foi assassinado em 1980.
O pontífice disse aos jornalistas que o caso de Romero havia sido "demorado por prudência” da Congregação, mas que, agora, ficaria "destravado” e que o caso tinha passado para o departamento em que se decide sobre a santidade de indivíduos. "É importante que o tema avance rapidamente”, disse o pontífice, ainda que tenha enfatizado que o processo deve cumprir com seus requisitos.

Telam

Agencia de Noticias Telam

* CNBB e Eleições

"A política pode ser um caminho privilegiado para o serviço da justiça, uma forma sublime de caridade” (Documentos da CNBB 80, p. 96). É nesta perspectiva que os bispos do Ceará resolveram convidar a um diálogo os candidatos a governador e nesta oportunidade lhes entregaram um documento como contribuição ao processo de reflexão que se instaura na sociedade no momento privilegiado das eleições. Os bispos começam lembrando a responsabilidade de todo cidadão de participar conscientemente na escolha dos projetos que propõem soluções para os grandes problemas que marcam a vida do povo e dos representantes que nas diversas esferas públicas se vão confrontar com estes desafios. O que está em jogo nestes processos é a universalização do acesso às condições necessárias para uma vida digna o que ainda é fechado a muitos que são sistematicamente excluídos e não se veem respeitados em sua dignidade de pessoas.
Além de apresentar à consideração dos candidatos e da sociedade vários pleitos que se acumulam na sociedade civil sobretudo os que dizem respeito às populações tradicionais e excluídas, à educação e às políticas para o semiárido, os bispos se concentram em três temas fundamentais:
1) O Modelo de Desenvolvimento tornou possível o combate à extrema pobreza, introduziu milhões no consumo e possibilitou muitos outros avanços sociais. No entanto, ainda não é satisfatório o resgate dos direitos sociais historicamente negados como o acesso à educação e saúde de qualidade, a desconcentração de renda, as políticas públicas relativas à cultura, ao esporte e lazer, capazes de atrair adolescentes e crianças por vezes tragados pelo mundo das drogas. Tudo indica que estamos no fim de um ciclo de desenvolvimento que só pode avançar no atendimento das grandes carências com a coragem de efetivar grandes reformas estruturantes como a reforma tributária, a reforma agrária, a democratização dos meios de comunicação e, de modo especial, a reforma política, com destaque para o fim do financiamento privado/empresarial, que é condição para o desenlace de novo processo político capaz de dar conta das necessidades coletivas presentes na sociedade e desencadear a participação consciente, crítica e esperançosa dos cidadãos. Neste contexto se apela para uma reflexão maior a respeito dos impactos das grandes obras e sobre as reivindicações dos agricultores do projeto Jaguaribe/Apodi.
2) A Democracia como processo permanente de construção coletiva certamente ainda tem muito a avançar entre nós e neste contexto é fundamental que o próprio governo adote o próprio processo democrático como método de governar o que implica o reconhecimento dos interlocutores sociais que são os movimentos sociais, sindical e popular através de suas organizações e a criação de canais permanente de diálogos entre governo e sociedade civil.
3) Segurança Pública. O aumento da criminalidade é um grave desafio que deve ser assumido por governos e sociedade. O futuro governador deve liderar um novo processo de reconstituição de uma política de segurança restaurador da confiança do povo que envolve suas várias dimensões e ao mesmo tempo a adoção de políticas sociais eficientes.

Manfredo Araújo de Oliveira

Padre e filósofo. Professor na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, Itália, e doutor em Filosofia pela Universidade Ludwig-Maximilian de Munique, Alemanha. Assessor das Pastorais Sociais e padre da Arquidiocese de Fortaleza. É Presidente da ADITAL

* Organizações debatem em La Paz projetos antiimperialistas para a América Latina

Com uma agenda voltada para a unificação dos países latino-americanos em torno de um projeto político-social mais justo, o XX Encontro do Foro de São Paulo (FSP) acontece de 25 a 29 de agosto na cidade de La Paz, capital da Bolívia. Partidos políticos e organizações de esquerda se reúnem em torno da construção de caminhos para superar a desigualdade social na América Latina e minimizar o avanço das forças capitalistas, neoliberais e imperialistas no continente, com vistas a um desenvolvimento próprio e integrado.
Abertura do XX Foro de São Paulo em La Paz

Durante o evento, com o tema "Derrotar a pobreza e a contraofensiva imperialista, conquistar o bem-viver, o desenvolvimento e a integração em Nossa América”, será realizado um balanço dos governos progressistas, dos governos esquerdistas e da contraofensiva imperialista promovida pelos Estados Unidos na região. Para isso, estão sendo discutidas as conjunturas econômicas e políticas em âmbito regional e internacional, debatendo processos de integração, panoramas político-eleitorais, lutas sociais e planos de ação.
Na compreensão de Fabian Solano Moreno, membro do Partido Socialista Frente Ampla Equador, a revolução cubana, ocorrida desde os anos 1950, ainda semeia, por todo o continente, a construção de uma maneira diferente de ver a sociedade, fundamentando mudanças estruturais profundas. "Com as organizações políticas que têm chegado a esses governos temos mostrado eficiência e capacidade, (...) dizendo ao mundo que a ideologia socialista está mais viva do que nunca”, afirmou ao site do FSP.
A secretária-executiva do Foro de São Paulo, Mônica Valente, explica que o encontro é um momento de integração regional e participação popular, um espaço para reflexão e formação política para militantes e membros do FSP. "Quando começamos o FSP, quase 25 anos atrás, tínhamos somente Cuba com um governo socialista, e não neoliberal. Hoje em dia, temos mais de 10 países governados por partidos que fazem parte do FSP”, destaca, no site do FSP.
Nesse contexto, serão levantadas questões acerca das posturas adotadas pelos partidos esquerdistas que, hoje, ocupam espaço de poder institucional nas políticas nacionais, em seus diversos âmbitos. "Um dos pontos mais importantes (...) é bem simples: manifestar que todo projeto de integração latino-americana e caribenha, enquanto os problemas coloniais das Ilhas Malvinas e de Porto Rico não se solucionem, não estará completo”, destaca Gustavo Enrique, coordenador da Frente Socialista de Porto Rico, em entrevista publicada no site do FSP.
Assista ao vídeo da inauguração do Foro:



Temas debatidos
Nos cinco dias do encontro, serão discutidos temas como a crise do capitalismo e suas estratégias progressistas e revolucionárias, a participação política da juventude, independência, descolonização, soberania e livre determinação, e o fim do conflito armado. Compõem a pauta também assuntos como desenvolvimento agrário integral, narcotráfico e consumo de drogas ilícitas.
Entenda o Foro
O Foro de São Paulo foi criado em 1990, quando partidos políticos da América Latina e Caribe se reuniram com o objetivo de debater a nova conjuntura internacional pós-queda do Muro de Berlim (em 1989) e as consequências da implantação de políticas neoliberais pela maioria dos governos da região. A proposta principal é discutir alternativas populares e democráticas ao neoliberalismo, que estava entrando na fase de ampla implementação mundial.
Mais informações: www.forodesaopaulo.org.

* Verdades e mentiras sobre emagrecimento e dieta


Os nutricionistas Dania Sánchez e Felipe Nassau, do Instituto Alimente, de Brasília, tiram dúvidas e alertam para “pegadinhas” quando o assunto é boa alimentação


Quem nunca optou por uma água com gás ao invés de um refrigerante durante uma dieta e achou que está marcando um golaço? E a substituição de açúcar por adoçante? Esses são apenas alguns dos muitos erros cometidos por quem procura uma alimentação mais saudável. Pedimos a ajuda de dois conceituados nutricionistas da capital federal para tirar algumas dessas dúvidas.

Em uma dieta é correto substituir o açúcar por adoçante?

Dania Sánchez e Felipe Nassau - Em suas várias formas, o açúcar é o grande promotor da obesidade. Níveis altos no sangue podem ser associados a quase todas as moléstias degenerativas, do ataque cardíaco, derrame cerebral ao diabetes, além da associação com alguns tipos de câncer.
O ideal é não adoçar os alimentos. Mas se for adoçar que seja utilizando mel, açúcar mascavo, demerara ou orgânico. Eles preservam as vitaminas, minerais e polifenóis que o açúcar comum não possui.
Ao perceber o sabor doce, o organismo aumenta a absorção de carboidratos e aumenta a produção de insulina, que é importante para o corpo utilizá-los. Mas, em grande quantidade, faz o corpo produzir gordura. Então, você engorda mais comendo e adicionando adoçante, e caso consuma só o adoçante, como acontece no refrigerante zero, por exemplo, acaba reduzindo a glicemia, aumentando fome e a compulsão alimentar. Enfim, se não engordar durante, engorda depois. Outro ponto é que o sabor muito doce pode provocar vício e reduzir a capacidade de perceber o doce natural, como o das frutas, por exemplo. Estudos atuais mostram que adoçantes engordam mais que o açúcar, além de provocarem mais tumores cerebrais e distúrbios hormonais do que o açúcar.
Água com gás pode ser consumida no lugar da água natural?

Dania e Felipe - Não, pois o consumo de água com gás pode aumentar a absorção do carboidrato. Pode ainda aumentar a glicemia, causar picos de insulina, levando ao acúmulo de gordura, o que não é interessante para o emagrecimento. Ela também pode irritar a mucosa intestinal, prejudicando a absorção dos nutrientes e aumentando inflamação no organismo.
O consumo de água pura é de extrema importância considerando que o nosso corpo é composto principalmente de água. Os nossos músculos são compostos de 75% de água aproximadamente e para reservar glicogênio e creatina (o combustível que utilizamos para treinar) são necessárias de 3 a 5 moléculas de água para cada uma da substância armazenada. Ou seja: músculos dependem muito de água, tanto para existir quando para trabalhar.
Além disso, a desidratação é associada à perda de performance, e algumas sensações desagradáveis, como dores de cabeça, taquicardia, tonturas, caimbras, naúseas, e outras.
Nossa recomendação será a de beber bastante água durante todo o tempo, pois o importante é o estado geral da hidratação. Não adianta beber 2lts de água de única vez.
Se eu optar por refrigerante zero ao invés do comum omprometo a dieta?

Dania e Felipe –  Pode comprometer sim, pois estes refrigerantes possuem em sua fórmula adoçantes como o ciclamato de sódio e outros “proibidos pelo FDA” (Food and Drug Administration, órgão regulador de alimentos e remédios nos EUA), mas aprovados no Brasil e em vários outros países.
E como eles contêm adoçantes, pesquisas demonstram que os mesmos receptores que codificam o sabor doce na língua estão no intestino e isso propicia um aumento da absorção do açúcar. Assim, quanto mais açúcar absorvido maior será a liberação de insulina pelo pâncreas e a conversão de açúcar em triglicerídeo no tecido adiposo, levando ao acúmulo maior de gordura no corpo. A pessoa pode engordar mais do que emagrecer se optar pelo consumo frequente de bebidas gaseificadas e refrigerantes.
Além disso, a quantidade de fosfatos nos refrigerantes é responsável por induzir o corpo a ficar muito ácido, levando à perda de massa muscular, osteoporose, cálculos renais e biliares, insuficiência renal e câncer.
Whey protein engorda?

Dania e Felipe - Depende. Se a pessoa consome mais proteína do que consegue digerir, esse excesso de proteína serve de alimento para bactérias patogênicas (ruins). Isso leva à disbiose intestinal, inflamação crônica e resistência à insulina, aumentando a insulina e podendo engordar, sim. Mas se a pessoa consome pouca proteína, o whey protein pode ser uma boa forma de complementar a dieta do indivíduo, praticante de exercício ou não. Porém, o brasileiro de classe média consome mais proteína do que um atleta de força precisaria. Ocorre que, em geral, elas são de péssima qualidade, como carnes processadas, por exemplo… Nesse sentido, redimensionar o fracionamento da proteína na dieta e melhorar as fontes de proteína costuma dar resultados bem melhores que acrescentar o whey.
É possível consumir salada à vontade em uma dieta para perda de peso e redução de gordura?

Dania e Felipe –  É possível, desde que o planejamento alimentar seja elaborado por um nutricionista. Este profissional deverá adequar os nutrientes, levando em consideração diversos fatores como hidratação (pois o aumento do consumo de fibras requer uma necessidade maior de ingestão hídrica), orientações como os tipos de temperos que deverão ser utilizados no preparo das mesmas: azeite, óleo de abacate, limão, vinagres, sementes de mostarda, linhaça, amaranto e outros.
Além de poder recomendar algumas frutas para ajudar na digestão (abacaxi, manga, morangos, kiwi) personalizando a sua dieta, de acordo com o seu biótipo e preferencias pessoais.
Se eu cortar os carboidratos da minha alimentação consigo entrar em forma rapidamente?

Dania e Felipe - Os resultados são pouco sustentáveis. Apesar de promover emagrecimento rápido, ele não é contínuo. O corpo aprende a metabolizar proteínas e gorduras como fonte de energia, mas desenvolve disbiose intestinal por falta de diversidade de fibras, inflamação crônica e resistência à insulina, aumentando a insulina e fazendo com que engorde com muita facilidade, além de induzir intensa acidose metabólica, relacionada com doenças crônicas importantes. Assim como na questão anterior, o que costuma atrapalhar são as péssimas fontes de carboidratos do brasileiro (pães, arroz branco, massas, bolos, açúcar) e a falta de consumo de raízes como mandioca, batata inglesa, batata-doce, arroz integral, milho, aveia, frutas…  A restrição de carboidratos pode ser potencialmente arriscada e pode desenvolver compulsões alimentares, tamanha a restrição alimentar.
Viver de dieta é viver sem pão? O pão é o grande vilão da dieta? 

Dania e Felipe - Sabemos atualmente que o trigo que consumimos, após mais de 60 anos de modificação genética, pouco se parece com o trigo primitivo (aquele da santa ceia, risos). Mais de 95% do trigo mundial é transgênico. Sabemos que o trigo primitivo traz inúmeros benefícios à saúde, semelhantes ao milho primitivo, aveia e outros cereais. Mas o trigo transgênico que consumimos hoje é rico em proteínas capazes de inflamar o trato digestivo, sendo assim, não saudável e muito ligado à obesidade, diabetes, câncer, doenças auto-imunes e, deste modo, não me parece boa idéia, incluir pão em um conceito de saúde.
Mas e se o pão não for de trigo, ou for sem glúten? O fato de panificar, assar a altas temperaturas, de forma que forme uma casquinha torrada e dourada, forma toxinas semelhantes às que produzimos quando temos diabetes. E  o consumo desses alimentos já é relacionado com Alzheimer, Parkinson, doenças renais e obesidade. Mas a nossa cultura tem a péssima mania de achar um vilão e demonizá-lo. O pão é um grande vilão. Os laticínios também. O mesmo vale para açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, farinhas refinadas, excesso de gordura, frituras, xarope de frutose e outros inúmeros vilões. Assim como a falta de raízes, vegetais, ovos, castanhas,  frutas e cereais integrais e água também são grandes vilões.

Se eu fizer dieta de segunda à sexta e ter uma alimentação livre aos finais de semana é possível obter sucesso na dieta?

Dania e Felipe - É possível, mas é pouco provável. Primeiramente, porque seu corpo pode ser mais sensível e conseguir arruinar uma semana de trabalho em poucas horas. Mas o ponto mais importante é que não é possível aprender a comer de modo saudável comendo alimentos não saudáveis. O ciclo vicioso não faz nenhuma interseção no ciclo virtuoso. Quanto mais besteira você comer, mais longe está de ter um bom hábito. E no primeiro deslize ou desequilíbrio emocional, você volta a comer mal e volta ao marco zero.
Mas sim, se você tem uma boa dieta na semana e nos finais de semana fica menos rigoroso com proporções e quantidades, é bem provável que apareça o sucesso. Mas o que vemos comumente em pessoas que idolatram o “dia do lixo” é que eles comem porcaria “como se não houvesse o amanhã”. E descuidando da qualidade do alimento é muito provável que o resultado não venha.
O consumo de castanhas é recomendado por dez entre dez nutricionistas. Podemos consumir sempre que pintar a tal fome?

Dania e Felipe - Todo consumo deve ser prescrito. Castanhas certamente são importantes. Mas costumam ser ricas em lipídios do tipo ômega-6, que são potencialmente pró-inflamatórios. O consumo indiscriminado delas pode atrapalhar o resultado. O ideal é que você tenha um plano alimentar adequado e organize sua alimentação para que a fominha não apareça.

Se eu substituir o chocolate ao leite por um amargo 70%? É possível comer um tabletinho de 25 gramas todos os dias?

Dania e Felipe - Depende. O cacau é potencialmente pró-inflamatório para o sistema digestivo. Se for o seu caso, pode ser que ele comprometa seu resultado. Mas o cacau também é rico em fitoquímicos que melhoram função cerebral e a pele. A administração do chocolate amargo deve ser prescrita individualmente. Há pessoas que não devem comer, há pessoas que podem comer, mas devem comer pouco e há pessoas que se beneficiam de consumos até maiores do que 25g por dia. Por isso a necessidade de uma avaliação nutricional completa, com análise de sinais e sintomas, biótipo, testes bioquímicos e testes clínicos para uma boa individualização do plano alimentar.

* Saiba quais são os riscos à saúde de um fumante passivo

Diversos lugares do Brasil já possuem leis que proíbem o consumo de cigarros em ambientes fechados. Mesmo assim, muitas pessoas ainda são obrigadas a conviver com outras que possuem o hábito de fumar. Se você se enquadra como um fumante passivo, saiba que nessa condição você também está exposto a alguns dos variados males associados ao cigarro.
fumante-passivo
Fumaça ingerida de forma passiva pode ser ainda mais prejudicial para a saúde. Foto: Shutterstock

Quando considerar um fumante passivo

fumante passivo é considerado aquele que, sem ter o hábito de fumar, está exposto com frequência ao ar contaminado pela fumaça do tabaco. Esse ar é composto pela fumaça que emana do cigarro e pela fumaça que a pessoa solta após tragar o cigarro.
 E acredite: alguns estudos indicam que esse ar contaminado pela fumaça do tabaco é ainda mais prejudicial que a fumaça que a pessoa que fuma coloca para dentro dos pulmões, porque possui maiores concentrações das substâncias prejudiciais à saúde contidas no cigarro.
Antigamente, acreditava-se que ser fumante passivo não resultava em maiores problemas, exceto leves, como a irritação dos olhos. Mas os estudos avançaram e, hoje, sabe-se que ele apresenta maisalterações respiratóriascardíacas e outras se comparado com pessoas que não convivem com o ar contaminado pela fumaça do tabaco.
Quem fuma passivamente normalmente apresenta alguns problemas imediatos, como irritação nos olhos, no nariz, na garganta ou nos pulmões. Dependendo da tolerância da pessoa à fumaça do cigarro, é possível também a presença de dor de cabeça e náuseas. Mas não é só isso, já que existem outros riscos à saúde.

Doenças relacionadas ao fumante passivo

- Câncer de pulmão: muitas evidencias indicam que estar exposto à fumaça do tabaco de forma regular, mesmo que a pessoa não seja fumante, é uma das causas do câncer de pulmão em pessoas que não fumam. Estima-se que o risco aumente em 20% para as mulheres e em 30% para os homens.
- Infarto: pesquisas revelam que inalar a fumaça do cigarro sem ser fumante é circunstância que está associada com enfermidades do coração. Quem é fumante passivo têm o risco de infarto aumentado entre 25% a 35%.
- Enfisema: acredita-se que a fumaça do cigarro pode ser uma das causas do enfisema pulmonar em adultos que não fumam.

Crianças também são afetadas

Com relação às crianças, o problema é ainda maior. Caso elas se enquadrem como um fumante passivo, têm aumentadas as chances de desenvolver pneumoniabronquite e asma.
Além disso, levantamentos demonstram que os filhos de pais fumantes apresentam em maior quantidade problemas respiratórios, crises asmáticas e otites do que os filhos de pais que não fumam. Portanto, se você tem crianças pequenas em casa, procure largar o vício do cigarro ou, então, jamais fume perto delas.

Tabagismo e gravidez

Você sabia que se a mulher que está grávida fuma, o feto pode ser considerado um fumante passivo? E isso pode causar uma série de problemas ao longo da gravidez, como desprendimento precoce da placenta ou uma posição incorreta da placenta, o que pode trazer complicações não apenas para essa fase, como também para o parto.