sábado, 5 de setembro de 2009

* "AMÉRICA EM CANÇÃO" é o novo CD de Marquinhos Cabral

Genésio Cavalvanti expôe sua poesia num CD cujos poemas foram musicados por Zé Linaldo.

Neste segundo CD com poemas em música de Genésio, ele investiu muito na qualidade do visual e aglutinou vários artistas de alta qualidade. Além de Marquinhos Cabral cantando 10 músicas, outros cantores da nossa terra palmarina interpretam magistralmente outras 5 canções: Mazinho, Bony, Simone Rodrigues, Zé Ripe e Harryson Nogueira. E as participações dos músicos instrumentistas: Zé Linaldo, Bony, Luiz Heitor, Sérgio Boi, Buiú, Berimbau, Helder, João Marcos, Marcelo Bass, Thiago e Sérgio Sabiá.
Uma trupe de músicos que nos deleitam neste CD que marca uma época em Palmares e no cancioneiro brasileiro.

Neste CD, Genésio expôe sua poesia de engajamento sócial e político, seu lirismo romântico. Um trabalho que atende aos gostos mais apurados e exigentes ao gosto mais popular. E o ecletismo de rítmos bem estruturados nas composições musicais de Zé Linaldo deram o toque especial para abrilhantar os poemas de Genésio.
Quem gosta da boa música popular brasileira, ao ouvir vai amar na primeira escutada!


O lado ideológico de Genésio fica bem explícito na música "Revolucionários da História", na qual ele relata uma fase "dos anos de chumbo da ditadura militar" e homenageia personagens da História: Prestes, Olga, Gregório, Julião, Ivan Aguiar, Arraes, Amaury Caminha, Brizola, Zé Duarte...

Outros destaques: A música "Terra", interpretada por Zé Ripe, solidaria com as lutas dos camponeses da Mata Sul. "Lágrima Sertaneja", interpretada por Harrison Nogueira, homenageia os valorosos homens e mulheres do Sertão Nordestino. O lirismo romântico bem interpretado por Simone Rodrigues na música "Pensando em você" e Mazinho cantando "Mar da Paixão" é um exemplo do pontencial do cantor que precisa ter mais espaços e condições para se aprimorar e ser divulgado.

Marquinhos Cabral a cada dia melhor, cabelos brancos pincelando sua cabeça, trás a experiência de um intérprete que encabeça este CD. Destaco as músicas: "Filhos do sol, filhos da rua" que trata do assunto do menor delinqüênte que foi também citado na música "Pivete" no disco anterior; o ritmo latino bem balançado está na música "América"; a docilidade do amor paternal humilde e simples está na música "Aos nossos filhos"; a crítica à civilização decadente capitalista está na música "Siga em frente"; a angústia da revolta de um homem decepcionado está na música "Passageiro do Silêncio" (essas últimas músicas me atraiu para pedir permissão a usar entre cenas de um espetáculo teatral que estou ensaiando com o elenco do GRUCALP e o autor e cantor autorizaram com muito carinho).

Abaixo, na foto, o amor de Genésio por nossa Terra dos Poetas:

Domingo, dia 30 de Agosto/2009, no Rotary Club de Palmares houve uma comemoração íntima com participação de familiares de Genésio e dos músicos e mais alguns amigos. Veja abaixo no slide, as fotos do evento que teve um show com Marquinhos Cabral (desde início dos anos 80 que ele não cantava em Palmares), Zé Linaldo, Zé Ripe, Mazinho, Bony, João Marcos, João Heitor... (aguardem os clipes do show):



AGUARDEM OS CLIPES QUE NOSSA REPORTAGEM "PATRULHA CULTURAL" FILMOU TODO O SHOW. PROBLEMAS TÉCNICOS PERTINENTES A VELOCIDADE DE ENVIO PARA O NOSSO CANAL YOUTUBE E OUTROS IMPECILHOS ESTÃO ATRASANDO, MAS ESTARÃO DISPONÍVEIS BREVEMENTE.
*
*
*