terça-feira, 10 de maio de 2011

* REVOLTA DEFRONTE ÀS AGÊNCIAS GOVERNAMENTAIS EM PALMARES

Segunda-feira, dia 9 de Maio de 2011, trabalhadores desempregados querendo atendimentos na Agência Regional do Trabalho e Emprego em Palmares - PE. O desemprego na região mata sul pernambucana é grande e muita gente em busca do Seguro Desemprego que é viabilizado nessa Agência.
Após a semana passada que teve paralização do Serviço Público, Bancos, comércio, Educandários por motivos das enchentes dos dias 3 e 5 de Maio, muita gente ficou nervosa querendo resoluções rápidas como ocorreu na Agência do Ministério do Trabalho e Emprego de Palmares - PE.
Os funcionários das repartições públicas como Agência do Trabalho e INSS se sentiram impotentes diante das falhas ocorridas derivadas das enchentes (falta de sinal de internet, falta de energia elétrica, etc.). O Gerente do INSS de Palmares foi às emissoras de rádios explicar os porquês.

O Diretor da Agência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Palmares - PE explicando aos usuários sobre atrasos do atendimento por motivos das enchentes, logo cedo, antes das 8 horas da manhã. A fila de pessoas começou a se formar logo de madrugada a partir das 4 horas de Segunda-feira, dia 9 de Maio de 2011.
Logo na terça-feira o dia amanheceu de pavor. Foi madrugada de medos. Muita chuva e inundação da cidade no início do mês de Maio, em pleno outono como nunca antes ocorreu nessa Região. E quando as águas da inundação deixou as ruas da cidade no dia 4 de maio, após ao meio-dia Defesa Civil avisou para ninguém voltar para os imóveis atingidos e quem voltou para limpar saisse rapidamente porque viria mais outra enchente. E pediu para que mesmo quem tivesse primeiro andar e segundo andar não ficasse nas casa atingidas por questões de segurança. Afinal, além de não saberem quanto de água viria, o perigo de afundamentos do solo danificado pela enchente e encharcado pela continuidade das chuvas. Nossa reportagem filmou e fotografou como o solo da cidade ficou danificado.
Foi uma semana de muitos prejuízos para o Comércio da Cidade dos Palmares. Tanto para quem perdeu mercadorias, móveis e equipamentos por motivo das enchentes quanto para quem não pôde abrir as lojas para vender. Somente no Sábado dia 7 de Maio algumas lojas abriram com poucas pessoas comprando. Mesmo tendo um Decreto do Prefeito dos Palmares para abrir o comércio no Domingo facultativamente, vários comerciantes não abriram lojas, algumas ainda limpando sujeira deixada pelas enchentes.
 E hoje, terça-feira, dia 10 de Maio/2011, continua chovendo em Palmares e Região Mata Sul Pernambucana! Povo continua em alerta sobre mais inundações se as chuvas continuam principalmente no Agreste Pernambucana pois as águas de lá vêm todas para a Mata Sul através dos rios indo desembocar no Litoral.

*
*
*

* Palmares tem articulação Municipal de Entidades (AME-PALMARES)


 No Município dos Palmares uma Articulação de Entidades aglutinam associações, clubes de serviços para discussões abordando temas sociais, culturais e políticos em geral em prol do bem-comum. É a Articulação Municipal de Entidades dos Palmares (AME-PALMARES) que funciona como Fórum permanente de desenvolvimento político, educacional, social, cultural e econômico.
Dia 15 de Abril de 2011 a AME- PALMARES realizou reunião na Associação Comercial Industrial e Agropecuária dos Palmares (ACIAP) com presenças de vários líderes comunitários (Sindicatos, COMUNIDADE FRANCISCANA, SICAF, APRASQ, AMC, CPT, GRUCALP, ASPP, PARTORAL DA CRIANÇA, MAÇONARIA, ROTARY, COOPTASUL, AG AMBIENTAL, ADASP, FERM, FERU, CENTRO DAS MULHERES. ENGENHOS: BARRA DO DIA, VERDE, TOMBADOR, ALMIRANTE, FIRMEZA E CASTANHOLA) que questionaram OPERAÇÃO RECONSTRUÇÃO que o Governo do Estado de Pernambuco implantou em Palmares após enchentes de 2010.
Muitos descaminhos e incoerências foram apontadas.
Líderes Comunitários querem soluções mais rápidas, precisam de informações que o Governo do Estado não repassa numa falta de transparência totalmente diferente da propaganda divulgada pelo marketing governamental.

Se havia muito descontentamento sobre as ações do Governo do Estado de Pernambuco até aquela data de 15 de Abril de 2011, mesmo após Governador fazer reunião na Cidade de Vitória de Santo Antão com representantes das Cidades, a situação piorou após essas duas enchentes ocorridas na primeira semana de Maio de 2011 (dias 3 e 5 de Maio).
A AME-PALMARES está montando ações mais efetivas para mostrar os descontentamentos populares sobre a vagarosa OPERAÇÃO RECONSTRUÇÃO em Palmares e outras Cidades atingidas pelas enchentes de 2010, piorando agora com essas enchentes deste ano antes mesmo de iniciar inverno.
Veja clipe resumindo a Reunião:



Mauriceia do Centro das Mulheres de Palmares expressando revoltas e denúncias, reivindicando mais ação do Governo do Estado de Pernambuco na Operação Reconstrução implantada após enchentes de 2010 em Palmares e cidades atingidas:



NA REUNIÃO DA AME-PALMARES, SR. GABRIEL, DIRETOR DE COOPERATIVA, UMA DAS LIDERANÇAS DO DISTRITO DE SERRO AZUL, EM PALMARES - PE EXPRESSANDO REVOLTAS E QUESTIONANDO SOBRE OPERAÇÃO RECONSTRUÇÃO DO GOVERNO ESTADUAL DE PERNAMBUCO:


DURANTE REUNIÃO DO DIA 15 DE MAIO DE 2011 HOUVE QUESTIONAMENTOS E CRÍTICAS TAMBÉM AOS GOVERNOS SOBRE AS QUESTÕES CULTURAIS. POVO QUER SOLUÇÕES IMEDIATAS!
AGUARDEM MAIS CLIPES COM ALGUNS DETALHES DOS ASSUNTOS ABORDADOS NESSA REUNIÃO.
*
*
*