terça-feira, 20 de maio de 2014

* SEM TETO INVADEM CASAS DO PROJETO MINHA CASA MINHA VIDA, ABANDONADAS EM PALMARES - PE

GOVERNO DO ESTADO EXPULSA MORADORES ENVIANDO CHOQUE DA PMPE.

Nossa reportagem conversou com moradores do Bairro Quilombo II (Comunidade Dom Acácio), em Palmares - PE e obteve informações verídicas sobre a invasão de casas ocorrida sábado, dia 17 de Maio/2014.

Há vários meses, casas abandonadas estavam sendo 
depredadas por marginais, em ruas perto do prédio do novo Fórum da Comarca dos Palmares. Sábado, vítimas de aluguel, pessoas provindas de vários bairros da periferia da cidade, revoltadas porque o Governo do Estado de Pernambuco não resolvia a entrega das casas, resolveu invadir...
Eis como tudo ocorreu:

Final da tarde de Sábado dia 17 de Maio/2014:
Casas abandonadas no Bairro Quilombo II foram invadidas por Sem Teto, pacíficamente. Alguém telefonou para a Polícia e viaturas da Polícia Civil compareceram ao local, mantendo intensa vigilância, observando a invasão. Os ocupantes lavando as casas, arrumando durante toda a noite. Caminhões, caminhonetes chegando com os móveis e eletrodomésticos dos invasores...





7 horas da manhã de domingo dia 18 de Maio/2014:
3 ônibus lotados de policiais do Batalhão de Choque da PMPE chegaram ao local da invasão. Bem armados, com capacetes e escudos como se preparados para uma batalha.
Os invasores das casas não reagiram e obedeceram as ordens para todos ficarem em fila. Essas pessoas foram cadastradas e receberam ordens para desocupar as casas.


As casas estavam sem numeração e quando os Sem Teto invadiram, funcionários da Caixa Econômica Federal numeraram os imóveis.
O Governo do Estado de Pernambuco anunciou que fará uma reunião com esses Sem Teto, esta semana, quarta-feira, dia 20 de Maio/2014.

Aquele novo bairro surgiu para dar abrigo a vítimas das enchentes ocorridas em Palmares - PE em Junho de 2010. E ainda hoje há vítimas daquelas catástrofes que se inscreveu para ganhar as casas e não recebeu.
Há denúncias e vestígios contundentes de que pessoas que não foram vítimas de enchentes, receberam casas. Além de contemplados que alugaram as casas que receberam, mesmo sendo ilegal e terminantemente proibido pelo Governo do Estado, de acordo com os contratos firmados (os contemplados são proibidos de vender e alugar os imóveis).
Esse cadastramento teve brechas para a corrupção politiqueira se infiltrar e privilegiar vários protegidos (há quem possua mais de uma casa naquele bairro e os aluga; conseguiram através de laranjas da mesma família)... Os moradores do bairro relatam abertamente esse deslize dos sorteios...
Ao ver pessoas que não foram vítimas de enchentes contempladas com casas, e outras alugando as casas que ganharam, uma revolta de Sem Teto se instalou em Palmares - PE.
Assessores do Governo do Estado de Pernambuco entregam as casas através de sorteio, após cadastramento feito das vítimas das enchentes.
Essas casas foram construídas com recursos do Projeto MINHA CASA MINHA VIDA, numa parceria do Governo do Estado de Pernambuco e Governo Federal (Palmares - PE, em 2010 recebeu visitas do Presidente Lula e do Governador Eduardo Campos que prometeram recursos para outras obras da chamada OPERAÇÃO RECONSTRUÇÃO).
Quem recebe posse dessas casas não precisa pagar a prestação mensal que o Projeto MINHA CASA MINHA VIDA exige. Os governos do Estado de Pernambuco e Federal isentaram as vítimas das enchentes dessa despesa.
Uma grande área de morros que circundam a Cidade dos Palmares (PE) foi desapropriada para a construção do novo Bairro. E outro bairro chamado Quilombo III está em ampla construção com casas com o Projeto Minha Casa Minha Vida para quem não foi vítima de enchentes.


- Fotos copiadas de publicações de internautas no Facebook.