segunda-feira, 28 de junho de 2010

* 28 de Junho/2010: Palmares sofrendo outra enchente!

Imagens captadas da minha residência na Rua Antonio Becco, 138, Bairro Centro de Palmares. Da porta da minha residencia fotografei hoje de manhã, por volta das 7h. as imagens mostrando o Rio Una invadindo novamente ruas de Palmares. Acima, Rua do Rio e Avenida Ascenso Ferreira. Ao fundo, trecho da BR-101 destruido (todo o trecho da BR-101 ao redor de Palmares está destruído).
Ontem, 27 de Junho, domingo, contingente do Exército Brasileiro aquartelao em Palmares nesses momentos de emergência após enchente iniciada dia 18 de Junho, anunciou que mais águas viriam para nossa Cidade. Ordenou que as pessoas saissem das áreas afetadas na enchente anterior (algumas familias voltaram teimosamente para as casas em áreas de risco que estão com terrenos cedendo e casas condenadas).
Ontem foi uma tarde de expectativas e desesperos novamente. E a espera durante a noite e madrugada quando as águas novamente invadiram Palmares (aguardem fotos e vídeos ainda hoje).

Parte baixa da Rua Antonio Becco sendo invadida (na esquina o predio da Loja Maçônica Fraternidade Palmarense Nº1 que teve andar terreo totalmente submerso. E antiga rua Nova, Avenida Ascenso Ferreira e Rua do Rio cheias de dejetos tirados das casas, lama, etc. dificultando escoamentos das águas da nova enchente que se inicia.


Da minha residência podemos ver as imagens das águas invadindo a Rua Rio, Avenida Ascenso Ferreira, Rua Visconde do Rio Branco (antiga Rua Nova).

Cidade novamente sem água potável encanada. Escassês de alimentos e água potável continua.
Bancos fechados. Tudo arrasado! Quem tem dinheiro em Bancos não pode retirar. Produtos em geral faltando na Cidade nos poucos pontos de mercearias nos bairros dos morros de difícil acess por motivo de muita lama. Há lugares na cidade que a lama chega na cintura!

Ontem à noite, novamente a cidade sem policiamento. Registrei imagens do Centro da Cidade, por volta das 23h até à meia-noite, sem nenhuma ronda policial. Ruas desertas, povo com medo foram para os morros. Máquinas escavadeiras abandonadas nas áreas altas. CELPE trouxe geradores de emergencia com holofotes de iluminação porem estavam desligados, apenas guardados nas partes mais altas.

Aqui em Palmares e em outras cidades da Bacia do Rio Una há grande apreensão e desespero.
Foz do Rio Pirangi (desemboca no Rio Una em Palmares). Foto de 8 de fevereiro de 2004.
Foto da Foz do Rio Panelas (desemboca no Rio Pirangi na Cidade de Catende, pertinho de Palmares). Foto de 8 de fevereiro de 2004. Catende sofreu muito com a enchente do dia 18 de Junho/2010.
Palmares sofre muito porque no Rio Una desembocam rios importantes vindos do Agreste Pernambucano, entre eles Rio Pirangi (no qual desemboca o Rio Panelas aqui pertinho, na Cidade de Catende) e o Rio Prata (que tem uma grande represa provocando horror durante o inverno diante do abandono há anos e grande volume de águas que armazena). A Barragem do Rio Prata é o grande temor de todos que residem nas cidades logo abaixo dela.
Barragem do Prata. Imagem interna, de lado da Barragem. O Paredão é enorme por fora. E atualmente está com águas nos limites do paredão. Foto do dia 8 de fevereiro de 2004 quando fui monitorar lá com o Vereador Iraquitan Oliveira (PC do B).

* Diário de uma enchente - Sabado, 19 de Junho de 2010

Madrugada de Sábado, 18 de Junho de 2010:

Quem dormiu em Palmares? Eis a questão!... Eu madruguei e fiquei vigilante. Mas diante da falta de energia elétrica e minha máquina fotográfica falhar, falta de bateria, não pude registrar o ápice do nível da enchente. Somente ao amanhecer do Sábado 18 de Junho pude registrar em video e fotos com minha filmadora o que ocorria em Palmares.

Os saques continuando e bem mais abertos diante do povo... (aguarde fotos e clipes de todos os momentos e entrevistas com denúncias)...
Aguarde o restante do relato sobre essa semana calamitosa! Por motivos de falta de energia elétrica e de sinal de internet não pude terminar esse diário. Mas redigirei tudo como verdadeiramente ocorreu, bem diferente do que está veiculado pela tv.

* GRUCALP É PONTO DE CULTURA DO MINISTÉRIO DA CULTURA!


PALMARES TEM PONTO DE CULTURA RECONHECIDO VERDADEIRAMENTE PELO MINISTÉRIO DA CULTURA E FUNDARPE!

Foi divulgado o resultado do julgamento do mérito cultural e planilha financeira dos projetos de entidades culturais de Pernambuco que concorriam a Pontos de Cultura do Ministério de Cultura!
Inicialmente anunciando que seriam mais 40 pontos de cultura somados aos 116 existentes no Estado de Pernambuco, uma articulação da FUNDARPE e Ministério da Cultura, o numero foi aumentado para 50 Pontos de Cultura anunciados sexta-feira, dia 4 de junho, no resultado sobre entidades culturais vencedoras da segunda fase do 1º Concurso de Seleção para a Implementação de Pontos de Cultura do Estado.
A Região Mata Sul foi agraciada com 5 Pontos de Cultura: 1 em Palmares (GRUCALP – Grupo Cultural dos Palmares), 1 em Joaquim Nabuco (Centro de Educação Musical de Joaquim Nabuco - CEMJN), 1 em Chã Grande (Cooperativa de Trabalho Técnico e Difusão) e 2 em Rio Formoso (Associação dos Agricultores da Comunidade de Siqueira e Centro de Educação de Música de Rio Formoso - CEMRF).
Os projetos aprovados receberão o repasse financeiro anual do Ministério da Cultura, num período de três anos, para desenvolvimento de atividades ligadas à cultura. Outro ganho para Pernambuco foi a garantia de distribuição dos projetos conveniados pelas 12 Regiões de Desenvolvimento (RDs).
Os Pontos de Cultura, juntamente com outras 13 ações, compõem o Programa Mais Cultura, que integra a Agenda Social do Governo Federal. Organismos vitais para a construção e manutenção de uma política pública para o setor, os Pontos de Cultura têm, em Pernambuco, um papel importantíssimo na consolidação das ações governamentais. Por meio deles, a Fundarpe vem modificando a realidade de diversas comunidades vítimas da violência.
E Palmares rejubila-se com a vitória do GRUCALP aprovado como Ponto de Cultura, entidade cultural que empreende atividades artísticas diversas durante esses 48 anos de existência, onde a maioria dos artistas palmarenses em amplo engajamento artístico beberam do néctar desta colméia grucalpense de perseverança na construção da intelectualização e incentivo às nossas tradições da Terra dos Poetas.
GRUCALP tem sede provisória funcionando no Museu Telles Júnior (Rua Antonio Becco, 144 – Bairro Centro de Palmares) e mantém o Nùcleo Oficina de Artes Cênicas e Cineclube na Avenida 13 de Maio, no primeiro andar sobre a Palmavidros.
CLIQUE AQUI E VEJA O SITE DO GRUCALP (está precisando atualizar)
*
*
*