quarta-feira, 3 de outubro de 2012

* Joaquim Barbosa condena Dirceu e mais sete por corrupção

Entre os condenados pelo relator, estão José Genoino, Delúbio Soares e Marcos Valério. O ministro do STF absolveu apenas Anderson Adauto e Geiza Dias

O relator do processo do mensalão (Ação Penal 470) no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, pediu a condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e mais sete pessoas por corrupção ativa, entre elas o ex-presidente e o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), respectivamente José Genoino e Delúbio Soares. Também foram condenados por corrupção ativa o publicitário Marcos Valério e de outros cinco réus. Barbosa absolveu apenas o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto e a ex-funcionário de Valério, Geiza Dias, descrita como "mequetrefe" pela defesa dela.
Joaquim Barbosa iniciou nesta quarta-feira (03) a analisar as acusações sobre corrupção ativa no mensalão, que envolvem figuras ligadas ao PT. Na última segunda (1º), foram condenados dez políticos por corrupção passiva, acusados de vender apoio político ao governo federal.
Durante o voto, Barbosa afirmou que Dirceu negociava a “compra de apoio” político ao governo Lula. O magistrado disse que Dirceu tinha encontros com altos dirigentes dos bancos Rural e BMG , com a presença de Marcos Valério e Delúbio Soares, para tratar do repasse de dinheiro a políticos. O ministro destacou que a frequência dessas reuniões contraria a tese da defesa, de que Dirceu não tratava de questões financeiras relativas ao PT nem tinha relações próximas com Valério. “Tudo isso poderia gerar duvida, mas o conjunto probatório não permite que se acolham os argumentos".
Barbosa afirmou ainda que José Dirceu estava "em posição central e de liderança" na organização do esquema. O ex-ministro atuava nas duas pontas: "Primeiro, na promessa de vantagens indevidas dirigidas aos deputados federais que com ele se reuniam. Segundo, no pagamento das vantagens."
O relator apontou ainda que Genoino participou da negociação do repasse de recursos a PP e PTB. Observou ainda que Genoino assinou empréstimos fraudulentos usados no esquema. "Houve colaboração específica de Genoino. O acusado executou o delito de corrupção ativa em relação ao corréu Roberto Jefferson em negociação direta. Vale salientar que Genoino admitiu assinar empréstimos fraudulentos, demonstrando sua proximidade com Marcos Valério", afirmou o relator.

Esta é a segunda etapa do Capítulo 6 da denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que trata de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha entre os partidos da base aliada ao governo Lula entre 2003 e 2004.
Para facilitar a logística, os ministros decidiram separar o capítulo em duas partes, julgando primeiro os acusados de corrupção passiva e, depois, os de corrupção ativa. Na segunda-feira, o STF concluiu a análise da primeira etapa, que envolvia 13 réus, condenando dez por corrupção passiva, 11 por lavagem de dinheiro e cinco por formação de quadrilha.
Na segunda fase. que começa nesta quarta-feira (3), figuram políticos ligados ao PT (José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares), ao núcleo publicitário (Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Rogério Tolentino, Simone Vasconcelos e Geiza Dias) e o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto, à época filiado ao PL (atual PR). Todos são acusados apenas de corrupção ativa.
Sequência do julgamento
O julgamento foi retomado com o voto do relator do processo, Joaquim Barbosa. Depois, será a vez do revisor, Ricardo Lewandowski, e, em seguida, votam, pela ordem decrescente de antiguidade na Corte, os ministros Rosa Weber, Luiz Fux, Antonio Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e o presidente do STF, Carlos Ayres Britto.
A sessão desta quarta é a trigésima primeira de dedicação exclusiva à Ação Penal 470. O STF analisa o processo desde o dia 2 de agosto, quando voltou do recesso de julho. Até agora, dos sete capítulos da Ação Penal, três foram concluídos e o quarto é o que está em andamento.
Desde então, a Corte concluiu que houve desvio de dinheiro púbico na Câmara dos Deputados e no Banco do Brasil, gestão fraudulenta no Banco Rural, lavagem de dinheiro promovida pelo núcleo financeiro e publicitário e corrupção passiva entre os partidos da base aliada (PP, PL, PTB e PMDB).
Ainda falta decidir sobre corrupção ativa (segunda metade do Capítulo 6), lavagem de dinheiro entre integrantes do PT e o ex-ministro Anderson Adauto (Capítulo 7), lavagem de dinheiro e evasão de divisas do publicitário Duda Mendonça e de sua sócia Zilmar Fernandes (Capítulo 8), e formação de quadrilha entre políticos do PT e o núcleo publicitário (Capítulo 2).


* E dá tempo explicar? Palmares questiona!

Fatos inusitados atordoaram eleitores do Município dos Palmares (PE):
Nos dias finais das campanhas eleitorais aparecem contundentes arquivos de gravações divulgados via internet e até em carros de sonorização!
A primeira surpresa deste fim de campanhas foi ouvir a voz do candidato Cesar Romero (o 17), nos carros de sonorização do Prefeito Beto (o 12), há anos ferrenhos opositores! E apareceu um arquivo em vídeo com a voz do locutor de Beto, Antonio do Rego, anunciando que Cesar autorizou veicular um discurso:


QUESTIONAMOS:
O QUE É ISSO? CESAR FAZENDO CAMPANHA PARA BETO?
OU BETO DANDO UMA COLHER DE CHÁ PARA O CANDIDATO OPOSITOR?
INGENUIDADE DA COORDENAÇÃO DE BETO AO DIVULGAR A VOZ DE CESAR? (DIVULGANDO UM OPOSITOR ASSIM ESTÁ FAZENDO PROPAGANDA PARA ELE, UM DESANDAMENTO DE CAMPANHA E ATORDOAMENTO DE COORDENAÇÃO? CESAR JOGOU E CAIRAM NA ARAPUCA?)! 
ISSO FOI BOM PARA BETO OU PARA CESAR CRESCER NA RETA FINAL DE CAMPANHA?
QUEM FOI O MELHOR JOGADOR DESSE TABOLEIRO DE XADREZ?
MUITAS PERGUNTAS E SEM TEMPOS PARA RESPOSTAS!

Esse arquivo acima sabemos origem. 
Mas outro arquivo anônimo, bem mais contundente está circulando nas redes sociais, de mão em mão, sobre a coligação de João Bezerra (o 40)!  Uma gravação de uma Reunião da Câmara de Vereadores dos Palmares que documenta discussões acusatórias recíprocas, sobre roubos, omissões, conivências, etc. Envolvendo antigos inimigos políticos que atualmente se unem na coligação do candidato 40!
Quem gravava essas reuniões da Câmara de Vereadores dever ter outros arquivos bem mais contundentes! E o grande problema dessas coisas acontecerem em plena tribuna da Câmara de Vereadores e muita gente não saber é devida à omissão popular de não ir assistir às reuniões. Então os políticos brincam com a falta de informação do povo! Maioria do povo sem omissa e não há estímulos para a Educação Política da nossa gente!

Conteúdo do arquivo citado:Srª  Glêsse Maria do Nascimeto Lyra chama Srª Albertina (esposa de Chiquinho), João Bezerra e Chiquinho de Ladrão e Claudio sales afirma que Carol e Dr. Dilson acabaram com a Saúde de Palmares na gestão de Enoelino: Eis o link, clique nele para ouvir: http://soundcloud.com/avidaalheia/averdade
 Pensavam que as enchentes de 2010 e 2011 acabaram com todos os arquivos de Palmares e de repente aparece essa raridade online!
 Mas Dona Albertina, João Bezerra e Francisco de Assis Rodrigues (Chiquinho) não estão na listagem dos fichas sujas no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. A Srª Grêsse está (veja a lista no link da relação dos que tiveram contas rejeitadas).
E não dá tempo para explicar! Faltam 4 dias para a eleição!


Até onde chegou a política de Palmares! 
E nessas trocas de animosidades, acusações e ataques pessoais, se perdem as reais propostas desenvolvimentistas das nossas comunidades, enquanto os carros de sonorização desrespeitam as Leis contra poluição sonora e transformam nossos ouvidos em penicos!
Restam aos eleitores arriscar votos. Será viável arriscar votar filtrando tudo isso e ver somente "o confeito do bolo" de propostas que os candidatos apresentam?
O Dia 7 de Outubro se aproximando. Não faça do seu voto igual como aposta por um jogo de futebol, quando o que vale é a cor da camisa pelo time que torce que deve vencer de qualquer jeito, sem importar que artifícios use ou que jogadores estão no time, o imporante é fazer gool! 
Um jogo passa e a eleição durará 4 anos! O seu voto não deve ter preço porque terá consequências sobre o futuro do seu Município!
Corrupção não somente roubar, mas é também mentir, ludibriar e esconder as verdadeiras intenções dos conchavos e coligações! O certo é manter ao povo bem informado e agir com transparência desde as eleições!


* Pernambuco tem 86 candidaturas impugnadas pela Ficha Limpa

Há quem diga que não há Justiça e candidatos fichas sujas estão concorrendo às eleições. Mas não é assim como se pensam, pois esses fichas sujas estão sub Liminar e isso não os tira da lista de impugnados.
A Justiça fez a parte dela. Restam aos eleitores às escolhas prudentes.
Cuidado! Se seu candidato estiver na lista dos fichas sujas, ele está sob Liminar aguardando Julgamentos (sendo eleito poderá ser cassado e perder mandato). Você arriscará seu voto?
 
Em todo o estado de Pernambuco, 86 candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador foram barradas pela Lei da Ficha Limpa. Na primeira eleição municipal afetada pela legislação que entrou em vigor em junho de 2010, centenas de casos foram registrados nos Tribunais Regionais do País, podendo passar dos milhares até o final desta semana. O estado com maior número de nomes foi o Ceará, com 209 registros. Como muitos dos candidatos listados ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, alguns municípios devem esperar até depois do dia 28 de outubro, data do segundo turno, para conhecer todos os seus representantes.

» Barrados pela Ficha Limpa em Pernambuco

Na lista pernambucana aparecem 70 candidatos a vereador barrados, somados a mais 14 nomes de candidatos a prefeito e mais dois a vice-prefeito. Dentre os municípios do Estado, Jaboatão dos Guararapes aparece com o maior número de candidatos impugnados, um a prefeito e nove a vereador, seguido de Igarassu, com 8 nomes de postulantes à câmara municipal. A capital Recife aparece na lista com apenas o nome de um candidato a vereador.


Barrados pela ficha limpa em Pernambuco

Veja quem são os candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa nos municípios de Pernambuco

PERNAMBUCO
86 andidaturas impugnadas (14 a prefeito; 2 a vice-prefeito; 70 a vereador)


Prefeito:
Antônio Cordeiro do Nascimento (PMDB) – Jataúba
Antônio Inocêncio Leite (PV) – Cedro
Benone Leão de Oliveira (DEM) – São José do Egito
Erivaldo Soares de Morais (PPS) – Machados
Fernando Antônio Rodovalho (PRTB) – Jaboatão dos Guararapes
Gilson Muniz Dias (PMDB) – Timbaúba
Jacinete Vieira de Melo (PSD) – Solidão
Jerônimo Gadelha de Albuquerque Neto (PSB) – Abreu e Lima
José Bartolomeu de Almeida Melo (PDT) – Palmares
José Robson Ramos de Amorim (PSB) – Lagoa Grande
Nelson Pereira de Carvalho (PCdoB) – Mirandiba
Severino José Cavalcanti Ferreira (PP) – João Alfredo
Silvino de Andrade Duarte (PSDB) – Garanhuns
Valdi de Novaes Amando (PR) – Orocó

Vice-prefeito:
Diomésio Alves de Oliveira (PTB) – Solidão
Manoel Tavares da Cruz (PRP) – Cedro

Vereador:
Adeilton Avelino de Farias (PSD) – Paudalho
Ademeval Alves de Almeida (PR) – Igarassu
Aguinaldo Custódio de Lima (PSC) – Jaboatão dos Guararapes
André Cesário de Albuquerque Neto (PSB) – Vicência
Antônio José da Silva () – Jataúba
Aristóteles José de Souza Silva (PSB) – Igarassu
Armando Nunes da Silva (PSC) – Santa Cruz da Baixa Verde
Bartolomeu Rodrigues da Silva (PSD) – Jaboatão dos Guararapes
Charles Meira do Rêgo Lima (PRB) – Carpina
Cláudio de Barros Sales (PSB) – Palmares
Cleurinaldo de Lima (PSB) – Recife
Djane Érika Machado de Lima (PSD) – Águas Belas
Durval Andrade de Araújo (PSL) – Petrolina
Edson Severiano de Oliveira (PSB) – Jaboatão dos Guararapes
Eleno Rodrigues dos Santos (PDT) – Santa Cruz da Baixa Verde
Erinaldo Pereira Feitosa (PTB) – Santa Cruz da Baixa Verde
Ezequiel Francisco de Moura (PPS) – Igarassu
Fernando Rogério Veloso de Morais Medeiros (PDT) – Jupi
Fernando Moreira de Lima (PCdoB) – Jaboatão dos Guararapes
Francisco Galvão de Sá Leitão (PT) – Igarassu
Genildo Machado de Araújo (PSD) – São Lourenço da Mata
Geraldo José de Almeida Melo Júnior (PMDB) – Jaboatão dos Guararapes
Higino Carlos Nascimento dos Santos (PTN) – Serra Talhada
Isaias Honorato da Silva Marques (PCdoB) – Tamandaré
Isaias José Ferreira (PTB) – Paudalho
Ivo Carneiro Pessoa Filho (PT) – Igarassu
Jairo Cândido de Lima (PMN) – Jaboatão dos Guararapes
Joais José de Santana (PSD) – Itapissuma
Jocelino Ferreira de Miranda (PDT) – Caetés
Jodilma Lacava Vieira de Carvalho (PP) – Quixaba
Joselita Alves Monteiro (PSB) – Brejinho
José Eraldo da Silva (PTB) – Manari
José Espínola Sabino (PMDB) – Gameleira
José Genilson Monteiro (PSD) – Cumaru
José Givaldo Ribeiro (PMN) – Jaboatão dos Guararapes
José Nogueira da Silva (PSD) – Solidão
José Pereira de Lima (PSDB) – Flores
José Roberto Tavares Gadelha (PTC) – Goiana
José Vieira Filho (PSB) – Flores
Josimar Ferreira Cavalcanti (PP) – Paudalho
Josinaldo Alves da Costa (PSB) – Brejinho
Lamartine Elias de Freitas (PTB) – Paudalho
Luiz Cavalcante dos Passos (PSD) – Igarassu
Marcos Aurélio Barbosa (PSDB) – Sirinhaém
Manoel Francisco dos Santos (PR) – Jatobá
Manoel Machado Neto (PMDB) – Santa Terezinha
Marinaldo Rio Tinto (PSD) – São José da Coroa Grande
Marinalva Angélica Alves Silva (PTB) – Ipubi
Mário Gonçalves de Araújo (PR) – Iguaraci
Maurício Avelino de Farias (PSC) – Paudalho
Murilo José de Souza (PT) – Itamaracá
Newton D’Emery Carneiro (PP) – Jaboatão dos Guararapes
Orlando José de Lucena Filho (PR) – São Benedito do Sul
Orlando Menezes da Silva (PSD) – Mirandiba
Paulo Afonso de Souza (PSB) – Petrolina
Paulo Gustavo Gonçalves Coelho (PSC) – Jaboatão dos Guararapes
Paulo Roberto Pacífico das Neves (PSDB) – Igarassu
Pedro Izidório da Silva (PSD) – Solidão
Pedro José de Oliveira Melo (PT) – Lajedo
Pedro Juscelino Gomes da Silva (PPS) – Santa Maria da Boa Vista
Raimundo Cardoso da Mata (PSB) – Riacho das Almas
Raimundo João de Melo (PPS) – Santa Cruz da Baixa Verde
Ruy Wanderley Gonçalves de Sá (PSL) – Petrolina
Saulo Maurício Lopes Cavalcanti (PCdoB) – Igarassu
Sidney José de Carvalho (PTB) – Santa Maria da Boa Vista
Tadeu Sampaio Brito (PSD) – Tabira
Valdenildo Brasil Gomes (PSDC) – Santa Cruz da Baixa Verde
Vilma Maria Paixão dos Santos (PR) – Lagoa Grande
Willams Moraes de Souza (PSD) – Igarassu
Wilson Xavier Sampaio Filho (PTB) – Araripina


Fonte: TRE-PE

 
A palavra final sobre esses casos será dada pela Justiça eleitoral, responsável pela análise dos recursos apresentados pelos candidatos, que podem continuar a fazer campanha enquanto não houver uma decisão definitiva sobre o assunto.

 
» Barrados pela Ficha Limpa no Cerá

O Ceará, campeão da lista, tem 62 candidatos a prefeito barrados, 49 a vice-prefeito e 98 a vereador de diversos municípios, com exceção de Fortaleza, que não está na lista. Em segundo lugar aparece Minas Gerais, com 152 impugnações. Os estados nordestinos do Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe somaram 389 enquadramentos na Lei. Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte não estão na relação porque seus respectivos Tribunais Regionais não enviaram suas listas.


Veja também as listas de outros estados do Nordeste
» Barrados pela Ficha Limpa no Maranhão
» Barrados pela Ficha Limpa na Paraíba
» Barrados pela Ficha Limpa em Sergipe