sexta-feira, 19 de julho de 2013

* Pernambuco é o 5º estado mais violento do Brasil


Imagem: TV Jornal
Pernambuco é o quinto estado mais violento do Brasil e Recife é a quarta capital mais violenta. Os dados são da pesquisa Mapa da Violência, divulgada nessa quinta (18). O mapeamento, realizado em todo o País pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais, foi iniciado em 2001 e considera a evolução dos números nos últimos dez anos. Apesar de constatar uma queda nos índices gerais de violência, o levantamento revela que Pernambuco ainda possui níveis muito altos de homicídios.
Mesmo tendo reduzido o índice de violência em 33%, Pernambuco só perde para Alagoas, Espírito Santo, Paraíba e Pará no ranking. Entre as capitais, Recife fica atrás de Maceió, João Pessoa e Salvador, respectivamente.

O Mapa da Violência revela ainda que os negros e os jovens são os principais alvos de assassinatos em Pernambuco. Em 2011, houve 3.303 mortes de pessoas negras e 217 de pessoas brancas. Isso coloca o Estado na quinta colocação no ranking de homicídios contra a população negra no Brasil. Também em 2011, dos 3.464 assassinatos registrados em Pernambuco, 1.302 vítimas tinham  entre 15 e 24 anos.

O chefe da Polícia Civil em Pernambuco, Oswaldo Morais, argumenta que o Governo tem trabalhado para reduzir os números negativos com ações do projeto Pacto Pela Vida, que tem como principal objetivo a repressão aos crimes de morte. Mas ele admite que diminuir a violência é uma tarefa difícil. De acordo com o sociólogo Júlio Jacobo, responsável pela pesquisa, é preciso mais que ações de repressão ao crime. Para ele, os estados precisam investir mais em prevenção, principalmente através da educação.

* Centros culturais estão abandonados no Grande Recife

Betinho Gomes enviou a mensagem via facebook:
Na Estrada da Batalha, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, o Centro Cultural Miguel Arraes de Alencar está pronto e foi inaugurado em agosto de 2012, mas nunca abriu as portas ao público. A situação foi denunciada na Assembleia Legislativa de Pernambuco pelo deputado Betinho Gomes (PSDB). Veja matéria exibida nesta quarta-feira, 17, na TV Jornal.

E eis a reportagem:


 // Centros culturais estão abandonados no Grande Recife

Imagem: TV Jornal
Pelo menos quatro centros que deveriam incentivar a manifestação cultural em Pernambuco estão de portas fechadas. Três deles estão praticamente concluídos, mas não foram abertos ao público. O outro sequer saiu do papel. A população sente falta das opções de lazer e a frustração atinge, inclusive, os turistas.

Na Estrada da Batalha, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, o Centro Cultural Miguel Arraes de Alencar está pronto e foi inaugurado em agosto de 2012, mas nunca abriu as portas ao público. A situação foi denunciada na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O edifício de dois pavimentos e subsolo tem salas para exposições e apresentações culturais. O centro faz parte do projeto de requalificação da Estrada da Batalha.

Já no centro histórico do Recife, um prédio foi todo reformado para abrigar o Paço do Frevo, projeto aguardado pela população há mais de seis anos. O Museu Ferroviário, também no Centro do Recife, está sem funcionar há mais de quatro anos. Ele deveria abrigar o Centro Cultural Banco do Brasil, mas a fundação do banco desistiu do projeto logo após reformá-lo. A antiga Fábrica Tacaruna é outro local que deveria estar abrigando manifestações culturais. O prédio foi tombado há 19 anos como patrimônio histórico e artístico, mas a ideia de funcionar como centro cultural nunca saiu do papel.

Sobre o Centro Cultural Miguel Arraes de Alencar, a Fundarpe disse que foram identificados alguns reparos necessários na obra. Os serviços foram efetuados em junho, mas, com as fortes chuvas, foi identificada uma infiltração que será solucionada para que a inauguração aconteça. Quanto ao Museu Ferroviário, a Fundarpe disse ainda que o edifício foi repassado ao Governo do Estado em 2011 e que um inventário das 600 peças já foi feito. A expografia está sendo montada e a expectativa é de que o local seja aberto até o final do ano.

A respeito do Paço do Frevo, a Secretaria de Cultura do Recife informa que o centro está passando por pequenos ajustes no sistema de refrigeração, cabeamento de rede e acessibilidade. Os serviços devem ser concluídos até o final de julho e a previsão é de que o prédio seja aberto para visitação em setembro.

* Catadora que passou no vestibular estudando em livros encontrados no lixo

É quase possível enxergar o sorriso da catadora de recicláveis Ercília Stanciany da Silva Mozer, 41, na entrevista concedida por telefone ao UOL. O sotaque mineiro também se sobressai enquanto ela conta a nova rotina que, agora, inclui aulas no curso de artes plásticas na Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo).
O dado mais curioso da história é que Ercília encontrou seu material de estudo enquanto trabalhava, ou seja, no meio do material descartado para a reciclagem. "Uma das coisas que mais chamou a atenção foi o desperdício do material", afirma Everaldo Mozer, 47, marido de Ercília. "Acho isso um absurdo isso que estão fazendo: em vez de pegar o livro e doar, joga fora. Se não tem mais utilidade que devolva para escolas, colégios, biblioteca.”
Ercília já pensa em retribuir o que aprendeu: “quando terminar minha casa aqui quero fazer uma biblioteca em um cômodo nos fundos. Quero ajudar pessoas que talvez estejam com o mesmo problema que eu tive".

15 minutos de fama

Ercília lembra que desde que sua história saiu na imprensa ela passou a ser reconhecida por onde anda. “Nossa já tirei tanta foto. Quase sempre alguém lá da universidade me para e tira uma foto”, conta a universitária, rindo da situação.
Apesar dessa repercussão positiva, ela destaca que há pessoas que querem usar sua história de forma errada. “Tem muita imprensa sensacionalista me procurando. Já me ofereceram até passagem para eu ir a um programa de televisão. Mas não quero isso. Não quero ficar na rede de televisão para ficar falando os pontos negativos da minha história. Quero passar as coisas boas, se meu exemplo de vida servir para uma pessoa que seja, então já vai ter valido a pena”, desabafou.

Agora eu sei o que é bacharelado

"Lá é grande demais, meu Deus!", conta Ercília com entusiasmo. "Nossa, tenho até aprendido coisas que nem sabia que existiam. Agora sei que sou uma caloura, o que é bacharelado, RU [restaurante universitário]. A semana foi bem cheia”. Segundo a universitária, que mora no Espírito Santo há oito anos, os últimos dias têm sido "uma correria só", principalmente para conseguir conhecer e saber tudo o que Ufes oferece aos estudantes, como "biblioteca, xerox".
Mesmo com a rotina desgastante -- ela sai de casa às 5h da manhã e retorna por volta das 21h --, a animação de Ercília supera o cansaço. E de longe. “Não faltei em nenhuma aula. Deixei de almoçar praticamente todos os dias para conseguir chegar a tempo nas palestras de boas vindas dos professores”, afirmou. “Nessa semana os horários ainda não estavam definidos. Tivemos algumas aulas de manhã, outras a tarde. Mas acho que só vou conseguir descansar daqui a um mês [risos]”.
Na última sexta-feira (9) dona Ercília completou a primeira semana de aula do curso de artes plásticas da Ufes (Universidade Federal do Espirito Santo), iniciado no dia 5 de março. “Estou feliz demais da conta. Tem hora que eu nem sei o que estou sentindo. Era um sonho de infância e agora estou realizando”, disse emocionada.

Sonho realizado

A felicidade foi tamanha que a caloura saiu de casa de madrugada e foi a primeira a chegar no dia da matrícula do curso. “Fiquei tão emocionada que não estava conseguindo assinar os papéis. Não lembrava nem o número do meu celular. Nem o nome do ônibus na hora de ir embora eu conseguia lembrar”.
O caminho até chegar a universidade não foi nada fácil. Tirada da escola pelo pai – falecido há três anos – após concluir a antiga quarta série, até hoje ela não entende o real motivo da proibição. “Meu pai era rígido, era bravo. Quando eu passei para a quinta série ele simplesmente não deixou minha mãe me matricular. Até a professora foi a minha casa para pedir para meus pais, mas não foi possível. Mas tudo bem, são páginas viradas”.
O desejo por voltar a escola novamente ganhou força e em 2009 ela conseguiu ingressar na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e não parou mais. Concluiu os ensinos fundamental e médio, prestou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e passou no vestibular da Ufes.

Próximos passos

Para o futuro, o objetivo inicial é conseguir se formar. Mas Ercília nem pensa em parar de estudar: “quero concluir o curso e depois continuar estudando. Talvez fazer mestrado, pois quero dar aula. Além disso quero montar um ateliê de restauração. Mas isso vou descobrindo aos poucos. O campo das artes plásticas é bem amplo”.
Em relação aos gastos que terá em sua vida universitária, a estudante já deu entrada nos processos de solicitação de bolsas. Além disso, já recebeu muitas doações de pessoas que ficaram comovidas com sua história.
Segundo ela, há ainda um problema que precisa resolver para vivenciar 100% essa experiência. Seu filho de seis anos ainda não está matriculado na escola, pois a vaga disponível ficava a 5 km da casa da família. “Já estamos vendo com a Secretaria de Educação. É um absurdo a mãe dele estar na faculdade e ele não poder estar na primeira série”, desabafou. “E quando conseguir acho que vou ser bem firme com os estudos dele, principalmente porque agora poderei ajudá-lo melhor”.
“Não estou com medo de nada. O mais difícil foi chegar até aqui. Sempre soube que tinha força, mas não sabia que era tanta. A preocupação com o dinheiro existe. Mas quando a pessoa está acostumada a passar dificuldade na vida a gente não estranha as provas que Deus dá. No fim tudo dá certo”, concluiu.

*****************************************************

Filho de catador de garrafas ganha bolsa de mestrado nos EUA e luta para seguir estudos


Depois de se formar em administração em Belo Horizonte, Bruno Lucio Santos Vieira, 22, ingressou no mestrado em relações internacionais na Ohio University, nos Estados Unidos. Hoje, no curso, o estudante dedica seu tempo a disciplinas como história econômica norte-americana e mercados financeiros.
A biografia resumida acima pode parecer com a de algum brasileiro bem-nascido e cheio de oportunidades. No caso de Bruno, entretanto, cada passo tem sido uma batalha: filho do aposentado Henrique Barbosa Vieira, 68, e da dona de casa Neide Lúcia Santos Vieira, 56, o rapaz concluiu a educação básica toda em escola pública, fez a graduação pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) no Centro Universitário Una e ganhou, pelo bom desempenho, desconto para a pós-graduação.
Arquivo Pessoal
Bruno Lucio Santos Vieira, 22, apresenta sua pesquisa sobre mercado financeiro e os impactos na economia, um dos temas que mais gosta de estudar (Foto: Arquivo Pessoal)

No entanto, há um semestre na terra de Obama, e ainda que tenha a bolsa de estudos, os custos de vida têm comprometido o futuro acadêmico do jovem. A cada mês, ele fica mais 600 dólares no vermelho – o que corresponde a aproximadamente R$ 1.100. "Quando vim, não ficou claro que haveria tantos gastos, e eles comprometeram o orçamento", conta.
E a família não tem como ajudar. "Meu marido ganha um salário e meio. Acabou de passar por um câncer de próstata. Para complementar a renda, ele recolhe garrafas, e eu lavo para vendermos", diz Dona Neide, que se esforça para segurar a saudade e as lágrimas sempre que fala com o filho. "Ele é o meu caçula e toda a vida foi exemplar. Muito carinhoso. Mas estou muito triste com as dificuldades que ele está passando."
Arquivo Pessoal
Depois de se formar na faculdade pelo Prouni, o jovem seguiu para mestrado no exterior (Foto: Arquivo Pessoal)
Ajuda dos novos amigos
Mesmo trabalhando para a faculdade – dentro dos limites da lei –, tem sido bem difícil bater a quantia necessária a cada mês, diz o jovem. E as economias que fez enquanto trabalhava no Brasil já se foram.
A sobrevivência tem dependido da boa vontade dos novos amigos nos EUA. Dois ucranianos e um espanhol têm financiado o aluguel e a comida para Bruno e sua mulher, Poliana. O casal ainda consegue almoçar de graça duas vezes por semana em igrejas da cidade.
O casamento, que não completou um ano, terá de resistir à distância. Com a falta de dinheiro, Poliana já está de malas prontas para retornar ao país.
Nem luxo nem lixo
O mobiliário da casa que Bruno divide com os europeus recebeu vastas contribuições do desperdício ou do desapego da comunidade de Ohio. "Quando alguém nos pergunta onde compramos armário, mesas, cadeiras, sofá, sempre brinco que foi no 'Trash.com' [em inglês, "trash" quer dizer lixo]. Achamos também panela, pratos, copos, talheres", relata Bruno, que chegou a receber até doações de comida.
Primeiro da turma
Durante a faculdade, a performance do jovem foi alvo de elogios dos docentes. Segundo a coordenadora do curso de administração do Una, Christiana Metzker Netto, ele "tem muito potencial".
"Bruno teve 94 pontos [em cem] de média geral. Tirou de letra a faculdade e foi um aluno exemplar. No trabalho final, tirou 99 pontos – e as médias costumam ser bem mais baixas", revela. "O curso também pede 60 horas de atividades complementares, que os alunos demoram a cumprir. Bruno fez 255 horas".
O empenho rendeu troféu de melhor aluno do curso, mas não foi suficiente para garantir a permanência no mestrado. E o rapaz tem recorrido ao seu passado acadêmico para buscar auxílio – concorre a novas bolsas, ainda sem certezas.
O mais jovem de cinco irmãos, primeiro a se formar na faculdade e a ir ao exterior, é admirado pela família e espera voltar com o mestrado concluído. "Todo herói tem de ter um pouco de louco, tem de arriscar. Pensei que essa podia ser a minha única chance de continuar estudando", diz.

* Cadeirante fez 28 cursos a distância e hoje acumula 2 empregos

  • Fernando Donasci/UOL
    Fernando Becasse, 31, já fez 28 cursos a distância e supera as dificuldades de uma paralisia cerebral
    Fernando Becasse, 31, já fez 28 cursos a distância e supera as dificuldades de uma paralisia cerebral
Estudar já foi penoso para Fernando Becasse, 31. Seu maior obstáculo, conta, era o preconceito que sofria devido à locomoção por cadeira de rodas. “O ensino médio foi um período muito difícil para mim. Na turma não gostavam de ter um paraplégico, me chamavam de mutilado”, lembra o rapaz que, desde criança, lida com as consequências de uma paralisia cerebral.
O Ensino a Distância (EAD) foi uma das estratégias que o Becasse adotou para se profissionalizar. Hoje, ele acumula quase 12 anos de experiência de estudo a distância e 28 cursos livres e técnicos finalizados, além de dois empregos. Em um dos trabalhos, Becasse é o responsável pelo departamento de relacionamento com o mercado de um site de a divulgação de cursos; no outro, faz tradução de informações para o site de uma agência de turismo.
Ampliar

Cadeirante faz 28 cursos de EAD e acumula dois empregos11 fotos

1 / 11
Com 12 anos de experiência em cursos de EAD, a meta do rapaz é ter seu próprio escritório de informática Fernando Donasci/UOL

VEJA QUAIS FORAM OS 28 CURSOS A DISTÂNCIA QUE BECASSE FEZ

- Matemática financeira
- Curso técnico de contabilidade
- Técnico em informática
- Curso de administração financeira
- Inglês
- Historia da arte
- Jornalismo
- Como elaborar um plano de negócios
- Auxiliar de marketing
- Gestão financeira
- Curso de telecomunicações
- Internet
- Técnico de eletrônica
- Secretariado
- Telemarketing
- Direito, legislação e ética
- Desenho artístico e publicitário
- Como usar um osciloscópio
- Administração imobiliária
- Controles financeiros
- Caligrafia
- Processo migmag (soldagem)
- Técnico em transações imobiliárias
- Desenhista ilustrador
- Compras e planejamento de produção
- Recepção e atendimento
- Auxiliar administrativo
- Chaveiro
Becasse tomou contato com as aulas a distância por um anúncio. Então, se inscreveu em um curso de motivação pessoal e não parou mais. “Em seis meses, recuperei a autoestima. Aí já emendei outro, de gestão de empresas. Depois vieram administração, técnico em contabilidade e técnico em informática”, afirma ele, que também aprendeu inglês a distância.
O motivo de buscar tantas formações, Becasse explica com tranquilidade: “Às vezes é bom ter várias formações, porque, quando surgir vaga em alguma, você vai e entra, né?” Os cursos que mais o ajudaram, diz ele, foram de auxiliar administrativo, compras e planejamento de produção, técnico em informática e técnico em contabilidade. “Estou conseguindo juntar os conhecimentos e aplicar no meu trabalho.”
O jovem, que já fez mais de um curso simultaneamente, afirma que é fácil estudar em casa, contanto que se tenha vontade e tempo disponível. “Tenho uma meta: quero ter meu escritório de informática. Por isso, não desanimo”, conta. “Para estudar a distância você tem de se programar. Estudo quatro horas por dia.” Além disso, seu próximo passo é fazer uma faculdade: “Tudo a seu tempo”, planeja.
Um dos empregos, Becasse conseguiu há quatro anos, quando conheceu o diretor do site na escola onde faz EAD. “Nunca me senti deficiente, apesar de saber que não tenho movimento nas pernas. Os cursos me dão força e fazem com que eu me sinta capaz ao quadrado.”
EAD e inclusão social
Além de facilitar o acesso à aprendizagem para pessoas com deficiências, o EAD tem aberto, aos poucos, o ingresso no ensino superior para as classes C e D, analisa o professor João Vianney, conselheiro da Abed (Associação Brasileira de Ensino a Distância) e consultor da Hoper Educacional.
Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2010, do MEC (Ministério da Educação), as graduações a distância oferecidas por instituições particulares têm o quase o dobro do número de alunos atendidos pelo Prouni (Programa Universidade para Todos, que concede bolsas integrais ou parciais) e pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) juntos. São 748 mil universitários estudando a distância e outros 375 mil nos dois programas governamentais somados.
Entre os estudantes que recebem bolsa do Prouni, cerca de 12%, segundo estimativas do MEC, estudam a distância. “Estamos falando do mesmo perfil de público: alunos com renda familiar mais baixa, em transição da classe D para a C, e sem tradição de escolaridade de ensino médio ou superior na família”, diz Vianney. Os principais atrativos da modalidade são mensalidades até 75% mais baratas em relação ao ensino presencial e a flexibilidade de tempo.
Cassiane Stefanski Olkoski, 29, optou pela faculdade a distância e a formatura no curso de gestão ambiental pela Unopar (Universidade Norte do Paraná), no ano passado, foi a realização de um sonho. Depois de perder o marido quando estava grávida, aos 21 anos, adiou seus planos de estudo por três anos, até que conheceu o EAD. “Só assim pude conciliar as aulas com a minha rotina de trabalho e de cuidado com o meu filho. E, com tantas contas para pagar, foi a solução mais acessível financeiramente também”, diz.
Para José Manuel Moran, professor de Novas Tecnologias da USP e diretor de EAD da Universidade Anhanguera-Uniderp, já era esperada a predominância das classes C e D na graduação a distância. “Esse é um fenômeno que aconteceu no mundo inteiro no primeiro momento do EAD. Depois de atender a essa demanda reprimida, o público tende a se misturar”, diz. “O adulto que procura uma faculdade tem trabalho e família e muitas vezes não pode ir à instituição de ensino todos os dias”, completa.
* Colaborou Camila Rodrigues, do UOL, em São Paulo

* Menina que nasceu sem as mãos ganha concurso de caligrafia nos Estados Unidos

Annie Clark nasceu sem as mãos e ganhou
um concurso de caligrafia nos EUA
Uma menina de 7 anos que nasceu sem as mãos ganhou nesta quarta-feira (18) um prêmio de caligrafia nos Estados Unidos. Annie Clark, que estuda em uma escola da região de Pittsburgh, foi a primeira ganhadora da premiação Nicholas Maxim, concedida por uma editora.
Além de escrever, a garota também aprendeu a pintar, desenhar e colorir. Annie também nada, se veste, come e abre latas de refrigerante sozinha. A menina, que também consegue usar o iPod touch e computadores sem ajuda, quer escrever um livro sobre animais no futuro.
Annie foi adotada por Tom e Mary Ellen Clark e tem oito irmãos –cinco deles, adotivos. Ela, assim como os irmãos, são chineses. Quatro dos adotivos têm deficiências que afetam as mãos ou os braços. Outras duas irmãs de Annie, Alyssa, 18, e Abbey, 21, têm síndrome de Down.
“Nós não estávamos procurando adotar crianças com necessidades especiais, mas foi o que aconteceu”, disse Mary Ellen. “Essa foi a família que Deus quis que tivéssemos.”
(*Com informações da Associated Press)

* Criança com paralisia cerebral chega a última etapa da Olimpíada de Matemática!


Arthur Gabriel dos Santos Dantas, de 11 anos, é um exemplo de superação. Inspire-se: 

O estudante Arthur Gabriel dos Santos Dantas, de 11 anos, está próximo de realizar a última etapa da 9ª Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), marcada para setembro. O aluno de Itanhaém, cidade no litoral sul de São Paulo, tem paralisia cerebral e a deficiência afeta a coordenação motora do menino, que possui capacidade intelectual igual a de outras crianças da mesma idade

O estudante Arthur Gabriel dos Santos Dantas, de 11 anos, está próximo de realizar a última etapa da 9ª Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), marcada para setembro. O aluno de Itanhaém, cidade no litoral sul de São Paulo, se destaca não só por estar entre os finalistas, mas principalmente pelo exemplo de superação. Arthur tem paralisia cerebral e a deficiência afeta a coordenação motora do menino, que possui capacidade intelectual igual a de outras crianças da mesma idade.
Aluno da educação inclusiva na classe 6ªD do ensino fundamental na Escola Municipal Noêmia Salles Padovan, Arthur está entre os melhores da classe, motivo de orgulho para a mãe. "Se eu falo que estou muito orgulhosa é pouco. Foi um salto para ele ter passado na 2ª fase. Ele já é um campeão para mim. Não só na matemática, mas campeão da vida, de tudo. Ele é meu campeão", diz Valéria dos Santos Silva, 46.
A família reconhece a responsabilidade do estudante. "Meu filho é muito inteligente. Sabemos que não é fácil, mas ele está aí para provar que nada é impossível, basta acreditar. O exemplo dele serve de incentivo aos demais alunos. Agradeço às professoras que o inscreveram na Olimpíada. Elas não olharam a deficiência do meu Arthur e sim a capacidade dele", se emociona Valéria.
Arthur tem dificuldade para falar e, por isso, utiliza o computador portátil como extensão da sua voz. Recurso utilizado apenas às vezes pela mãe, que diz entender o que o filho quer com a pronúncia de algumas sílabas. "Sou a mãe, entendo meu filho, apesar dele só falar algumas palavras. Quando ele quer me contar como foi o dia na escola, usamos o notebook".
Embora seja bom com os números, o itanhaense já sabe o que vai querer para o futuro. Os mistérios e curiosidades que envolvem os planetas, as galáxias, o sistema solar e a lua ganham notoriedade na vida do garoto. "Quando o assunto é astronomia, os olhos do meu filho brilham. Ele até balbucia algumas palavras", conta a mãe.

Sem ajuda especial

Para executar as tarefas do dia a dia escolar, ele conta com o auxílio de um notebook (para expressar o que quer dizer) e da estagiária Marina Alves Carvalho Ferreira, responsável por acompanhar o desempenho do estudante durante as aulas. Mas todo o esforço -- reforça a mãe -- fica por conta dele. "A estagiária é como uma 2ª mãe para ele, sou muito grata a ela. A Marina na sala de aula funciona como um porta voz para o pequeno Arthur", diz Valéria.
"Ele é exemplo para os demais estudantes. É inteligente, engajado e adora estudar e não gosta de faltar à escola. Inclusive, quando tem consulta marcada e precisa sair mais cedo da unidade, ele fica nervoso", conta a estagiária.
A mãe explica que, apesar da deficiência, o aluno não sofre preconceito no ambiente escolar: "Todos o adoram e os amiguinhos e professores estão sempre ajudando. Ele é um menino especial, não pela deficiência, mas pela pessoa carinhosa que ele é. Está sempre sorrindo e feliz".
O aluno está sempre na companhia de Wesley Rodrigues, 11, o amigo inseparável. "Quando ele tem dificuldade eu o ajudo, mas grande parte do dia ele não precisa. Ele é muito inteligente". No intervalo das aulas, o passatempo predileto de Arthur é jogar damas e dominó. "Ele é bom com os números". Mas adverte: "Eu também ganho as partidas", brinca Wesley.

Fanático pelo Corinthians

As atividades diárias do Arthur não se resumem à escola. Neste mês de férias, além de repassar as matérias para a participação na Olimpíada de Matemática, o menino aproveita para brincar, torcer pelo time de coração e ver TV.
"Ele é fanático pelo Corinthians, adora futebol. Quando não está no computador conversando ou jogando no Facebook, ele está vendo desenho na televisão ou brincando. O Arthur aproveita as férias como os coleguinhas da classe", diz a mãe.
Além das brincadeiras, o finalista ainda tem na agenda sessões de terapia ocupacional, fisioterapia e natação. E o que Arthur tem a dizer sobre a participação dele na Obmep? Letra por letra, ele vai formando a frase na tela do computador: "Gosto muito de estudar. Obrigado. Estou muito feliz".

* 19 de Julho Dia da Caridade


No versículo 3 do capítulo 13 da primeira Epístola aos Coríntios, o grande São Paulo diz
“Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!”.
A caridade sempre esteve presente, em maior ou menor grau, na história da humanidade. As pessoas de um mesmo grupo social se ajudavam, e a partir desta troca se dava o progresso do grupo e dos indivíduos.
Mas o conceito de caridade se tornou mais claro com o cristianismo, através do mandamento que diz: “amai-vos uns aos outros”. Este é o princípio da caridade, amar e ajudar ao próximo.
Ao longo dos séculos, a caridade foi sendo exercitada não apenas pela Igreja, mas por pessoas e grupos que tinham como objetivo fazer o bem ao próximo. Hoje, solidariedade é um termo mais presente na sociedade. É um conceito abrangente, mas em sua origem está a idéia de caridade.
 "Nós temos de fazer tudo para que todos tenham igualmente seus direitos reconhecidos e a sua oportunidade de vida. Todos, sem distinção, todos os seres humanos. A caridade vai nessa direção. E isso é ética. Ética é reconhecer a dignidade do ser humano e agir segundo a dignidade inviolável de cada ser humano. E a caridade ainda inclui justiça social, solidariedade e tudo aquilo que ajuda a promover as pessoas, a libertar as pessoas de todas as suas opressões. No entanto, a justiça sozinha não consegue cuidar das pessoas. Porque a justiça cobra, mas, por essência, não perdoa. A caridade perdoa". (Trecho do discurso do Cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo de São Paulo, durante a conferência entitulada  “Ética e Solidariedade - o verdadeiro conceito de caridade cristã”, em 2002).
O conceito de caridade é praticamente inexistente na tradição judaica. "Os judeus não fazem caridade: em vez da caridade, o judeu faz tsedacá, justiça. Quando um judeu faz uma contribuição em dinheiro, tempo ou recursos aos necessitados, não está sendo benevolente, generoso ou "caridoso. Está fazendo aquilo que é certo e justo". (Baseado nos ensinamentos de Lubavitcher Rebe).
Independente de uma data específica ou de crenças religiosas, a caridade e a solidariedade devem ser praticadas cotidianamente. Madre Teresa de Calcutá, que ganhou Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho, dedicou toda a sua vida para trazer conforto e bem estar aos mais necessitados. Francisco da Silva Xavier, ou Chico Xavier, como ficou conhecido, também trabalhou toda a vida para propagar o bem e a caridade, através dos preceitos da doutrina espírita.
No Brasil, o dia 19 de julho tornou-se oficialmente o Dia da Caridade através da Lei nº 5.063, de 1966, por decreto do então presidente Humberto Castelo Branco. Ironicamente, em plena ditadura militar.
Ajudar o próximo, promover a inclusão social, diminuir de alguma forma o sofrimento das pessoas, tudo isso é ser caridoso. Pratique a caridade todos os dias!

Caridade é o ato benigno de saciar a necessidade das pessoas em suas vidas, simplesmente por amor a elas, e para que elas dêem graças a Deus. Se amarmos verdadeiramente ao próximo como a nós mesmos, não o deixaremos, tendo condições para saciá-lo, sem que atendamos às suas necessidades, pois estaríamos negando a nós mesmos. Assim, disse o Senhor Jesus, para que tenhamos misericórdia do próximo: Vai, e faze da mesma maneira.(Lucas 10:37b)
Este ato nos aproxima do Pai, a medida em que nos apresentamos diante dELE, com semelhante natureza. Desta forma, está escrito: E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição.(Colossenses 3:14) E também: Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. (Mateus 5:48)
O Senhor Jesus, por diversas oportunidades, praticou a caridade para nos conduzir pelos seus exemplos. Certa vez, quando observou uma multidão que o acompanhava, dos quais eram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças, moveu-se de íntima compaixão por eles. Então, tomou cinco pães e dois peixinhos que lhe foram apresentados, deu graças a Deus e os multiplicou por um notório milagre.(Mateus 14:15-21) Assim, todos que lá estavam saciaram a sua fome, sendo que, em muito sobraram pedaços. O Mestre Jesus não somente demonstrou sua poderosa fé, a qual operou este maravilhoso sinal, como praticou a caridade além do mínimo necessário para que todos fossem saciados. Da mesma maneira, em outra ocasião, o Senhor Jesus milagrosamente alimentou uma multidão de quatro mil homens, além de mulheres e crianças. Glória a Deus!
(Mateus 25:35-40)
35 Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;
36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?
39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?
40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.








* Resumos e capas dos jornais do dia 19 de Julho de 2013

RESUMO DOS JORNAIS


19 de julho de 2013

Diário de Pernambuco

Charge
Jarbas/DP

INVERNO

Recife em estado de alerta por conta das chuvas







Blogs
Política (DP/Divulgação)Política
Em cenário em que Dilma tem 30...
Pai Aqui (DP/ Divulgação)Pai Aqui
Time de Cabra Macho
Esportes (DP/ Divulgação)Esportes
O boom de gringos no futebol p...
Alvoroçadas (DP/ Divulgação)Alvoroçadas
Dove Damage Therapy: testado e...
Mobilidade Urbana (DP/ Divulgação)Mobilidade Urbana
China: restrição ao carro por ...
Segurança pública (DP/ Divulgação)Segurança pública
Prêmios para bairros que se de...


------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Senado


Encarte do Jornal do Senado: balanço da pauta prioritária
http://ow.ly/n62Fn


------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Alerta total de chuva
Com previsão de muita água até o fim de agosto, prefeito Geraldo Julio assinou decreto que coloca o Recife em atenção máxima. Cerca de 1.400 funcionários de 11 secretarias estarão mobilizados no período. (Págs. 1 e cidades 1)
Cancelar linha telefônica vai ser mais fácil
Anatel obrigará que central das operadoras tenham opção de cancelamento no primeiro menu eletrônico. (Págs. 1 e economia 1e 2)
Mais supostas pirâmides investigadas
Em menos de três semanas, número de empresas sob suspeita foi de sete para 33. Esquema é crime contra economia popular e pode gerar primeira bolha financeira do Brasil. Apenas com a Telexfree e BBom mais de 1,3 milhão de pessoas correm risco de prejuízo. (Págs. 1 e economia 3)
Lula reaparece e sai em defesa de Dilma
Mesmo estando 37% mais forte do que a sucessora em pesquisa, ex-presidente nega intenção de voltar ao cargo. (Págs. 1 e 3 e 4)
Manifestantes serão mantidos longe do papa
Forças Armadas montarão barreiras num raio de quatro quilômetros da área da Jornada da Juventude. (Págs. 1 e 12)

Charge do dia
Charge do dia
Autor:MIGUEL

RECIFE

Esqueleto humano possivelmente do século 16 encontrado nas obras de túnel

A ossada foi identificada por arqueólogos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nesta quinta-feira, na Madalena

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Equipe já havia localizado trilhos de bonde, fragmentos de cachimbo português, louça, concha, moeda de cobre do Império e garrafas de grês dos séculos 19 e 20


SEGURANÇA

Recife vai ganhar mais 40 câmeras de monitoramento


PESQUISA

Estudo aponta aumento das taxas de homicídios no NE

Homem jovem negro continua sendo a maior vítima. Dados fazem parte do Mapa da violência 2013


------------------------------------------------------------------------------------
FOLHA DE PERNAMBUCO

Veja edição digital online completa: 


FOLHA POLÍTICA


AGRESTE DESTAQUES


------------------------------------------------------------------------------------
Diário do Nordeste

FOLHA DE SÃO PAULO



------------------------------------------------------------------------------------
O Globo
Manchete: Os estilhaços do Leblon: Ministério Público e polícias se unem contra vandalismo
Após madrugada de medo, Zona Sul reclama de depredações e da falta de ação da PM.

Governador vai baixar decreto criando comissão para identificar os responsáveis pelas arruaças nas manifestações. O objetivo é obter provas consistentes de formação de quadrilha, crime grave e inafiançável.

Mais de um mês depois do início da onda de protestos no Rio, que culminou num quebra-quebra no Leblon na noite de anteontem, uma comissão especial será criada para investigar a ação de vândalos que têm se infiltrado nas manifestações. O grupo, encarregado de um trabalho de inteligência, será formado por representantes do Ministério Público e das polícias Civil e Militar. O foco será identificar os suspeitos de incitar depredações do patrimônio e estabelecer a relação entre os grupos. Eles então serão indiciados por formação de quadrilha, crime mais grave e inafiançável, evitando o prende e solta. No Leblon, moradores e lojistas reclamaram tanto dos vândalos quanto da falta de ação da polícia. (Págs. 1 e 8 a 11 e editorial “A segurança pública em xeque")

Lula reaparece e nega candidatura
Em palestra, petista chamou a presidente Dilma de “extraordinária candidata” e afirmou que não pretende disputar as eleições em 2014. (Págs. 1 e 6)
Exército vai barrar mascarados na missa do Papa (Págs. 1 e 12)


Decadência urbana: Meca da indústria automobilística, Detroit pede concordata (Págs. 1 e 21)


Divulgado pelo Tesouro: Estudo aponta desperdícios na Educação
Uma pesquisa de analistas do Tesouro Nacional divulgada no site do órgão estima que pelo menos 40% dos recursos do ensino são desperdiçados e que, com as verbas atuais, já seria possível atingir metas de qualidade. O MEC criticou o estudo, e até mesmo o Tesouro diz não concordar com a conclusão dos autores. (Págs. 1 e 3)
Mudando de tom: BC alerta para PIB menor em 2014
Num texto pouco usual, o Banco Central divulgou a ata do Copom alertando para os riscos do dólar alto sobre a inflação e admitindo que o crescimento da economia pode ser afetado em 2014. (Págs. 1 e 22 e Míriam Leitão)
Dilma veta e irrita Congresso
Parlamentares dizem que vão restabelecer regra de projeto que preserva receita de estados e municípios. (Págs. 1 e 6)
Dissidentes sob pressão: Mais um opositor de Putin é condenado
Opositor ferrenho do presidente Putin, o blogueiro advogado Alexei Navalny foi condenado a cinco anos de prisão, acusado de apropriação indevida de dinheiro público. O veredicto deflagrou protestos de peso dentro e fora do país. (Págs. 1 e 27)
Vale do Silício cobra transparência
Gigantes como Google, Facebook, Twitter, Apple e Microsoft pediram a Obama transparência da NSA. (Págs. 1 e 28)
Aniversário de 95 anos: Mandela está perto de alta, diz filha (Págs. 1 e 29)


Grupo X: Eike: "Honrarei cada centavo" (Págs. 1 e 26)


Ciência: Nem a fé salva o Parque da Tijuca
Mesmo abrigando o Cristo, a mais popular a atração turística do Brasil, a floresta continua sem estrutura.
Faltam placas, trilhas demarcadas e funcionários. (Págs. 1, 30 e 31)

------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Ibope: Lula supera Dilma em votos
Intenção de voto na presidente caiu de 58% para 30% em quatro meses; ex-presidente seria o candidato do PT mais competitivo

Pesquisa nacional Ibope feita em parceria com o Estado mostra que Lula seria até 37% mais forte do que Dilma Rousseff como candidato do PT à Presidência. Lula teria 11 pontos a mais do que Dilma em um dos cenários pesquisados, com quatro candidatos, entre quinta-feira e domingo passados. Dilma tem 30% das intenções de voto estimuladas, contra 22% de Marina Silva (sem partido), 13% de Aécio Neves (PSDB) e 5% de Eduardo Campos (PSB). Lula teria 41% e os mesmos adversários, respectivamente, 18%, 12% e 3%. A vantagem petista em relação a Marina Silva seria de 8 pontos com Dilma como candidata, e de 23 pontos com Lula. Num segundo turno haveria empate técnico entre Dilma (35%) e Marina (34%). A margem de erro é de dois pontos. (Págs. 1 e Política A4)

Papa cobrará política sem ‘egoísmo’
Porta-voz do Vaticano afirma que Francisco pedirá respeito pelos pobres e uma sociedade sem opressão

Durante sua visita ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco vai cobrar da classe política mudança de atitude e que deixe de “oprimir” o povo por “interesses egoístas” e assuma suas “responsabilidades” para criar uma “sociedade justa”. Em entrevista ao enviado ao Vaticano, Jamil Chade, o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, indica que o sumo pontífice cobrará “respeito” pelos pobres. Lombardi confirmou que o pontífice passou uma ordem clara aos organizadores de sua segurança e às autoridades brasileiras: não quer nenhum obstáculo entre ele e o povo e, em relação a isso, fará “o mesmo que fez todos esses meses em Roma”. “Essa é a realidade desse pontificado”, disse Lombardi. (Págs. 1 e Metrópole A14 e A16)

A voz do Vaticano
“Será uma mensagem em direção a uma sociedade sem interesses egoístas"
Sobre a classe política

“O papa não deseja obstáculos em sua comunicação concreta com o povo"
Sobre a segurança durante a visita

Jornada terá barreira e veto a mascarados
O Exército montará uma barreira num raio de 4 km do terreno em Guaratiba, no Rio, e impedirá a entrada de mascarados no evento religioso no Campus Fidei para evitar protestos. Ontem, a cúpula de segurança admitiu incapacidade para conter o quebra-quebra da véspera perto da casa do governador Sérgio Cabral, no Leblon. (Págs. 1, A16 e A17)
Copom teme inflação e prevê novas altas de juros
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central admitiu que a alta recente do dólar pressionará a inflação no curto e no longo prazos e afirmou que será necessário continuar elevando a taxa básica de juros - que na semana passada passou a 8,5% ao ano - para reduzir os preços. A aposta agora no mercado financeiro é de outro aumento de 0,5 ponto, no final de agosto, com possibilidade de novos apertos na taxa até o fim do ano. (Págs. 1 e Economia B1 e B3)
TCU questiona valor pago pela União a elétricas
O Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou sobrepreço superior a 350% nas contas que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fez para subsidiar pagamentos feitos pelo governo às empresas na renovação antecipada das concessões do setor, medida que permitiu a redução de tarifas para o consumidor. (Págs. 1 e Economia B4)
Governo altera regras do plano Mais Médicos (Págs. 1 e Metrópole A19)


Mandela abre os olhos em seu 95º aniversário (Págs. 1 e Internacional A11)


Polo industrial nos EUA, Detroit pede concordata (Págs. 1 e Economia B6)


Dora Kramer 
Joio do trigo
Já passou da hora de os governos encontrarem uma maneira de conter a ação da bandidagem para garantir o direito de protestar. (Págs. 1 e Política A6)

Milton Hatoum 
Democracia não é livro sagrado

Para escritor egípcio, a Irmandade Muçulmana roubou a revolução que depôs Mubarak e Morsi quis dominar tudo em nome de Deus. (Págs. 1 e Caderno 2, C10)

Notas & Informações
Cuidado com a reforma

O que inquieta é a convicção de que a reforma é imprescindível para sanear a política nacional. (Págs. 1 e A3)

‘Adversários têm medo de reeleição’
O ex-presidente Lula disse que não há ninguém mais qualificado para comandar o País do que Dilma Rousseff e acusou os que agora defendem o fim da reeleição (PMDB e PSDB) de ter “medo” que ela vença em 2014. Ele desmentiu o rumor sobre volta do câncer. (Págs. 1 e A6)
Protesto contra Dilma
A presidente Dilma Rousseff se esquivou ontem de protestos em Fortaleza e adaptou slogan de campanha. (Págs.1 e A5)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Exército barrará mascarados em missa do papa
Os violentos protestos em Ipanema e no Leblon, na noite de quarta-feira, aterrorizaram o Rio e levaram o governo a montar o maior esquema de segurança já visto no país para um evento específico. Nada menos que 17 mil homens vão atuar na proteção a Francisco. A principal preocupação é com o desfile em carro aberto que ele fará em Copacabana, na Zona Sul, e em Guaratiba, na Zona Oeste, onde será celebrada uma grande missa. Autoridades brasileiras tentam negociar mudanças no roteiro do papa, que chega ao país na segunda-feira. Oficialmente, o Vaticano informou estar ciente dos distúrbios sociais no Brasil, mas disse não acreditar em hostilidade contra o líder católico. (Págs. 1 e 2,3,28 e Visão do Correio, 12)
Aeroporto privado em área pública será investigado
Agente da Terracap observa hangares em São Sebastião: o Ministério Público e a Agência de Fiscalização (Agefis) do DF vão investigar construção de aeródromo. Terreno cedido a particular era para uso exclusivo em atividades agropecuárias. (Págs. 1 e 19 e 20)
BC contraria Dilma e prevê inflação alta (Págs. 1 e 8) 


Detroit, a metrópole que faliu
Sede da indústria de carros dos EUA, a cidade deve US$20 bilhões, tem altas taxas de desemprego e pediu concordata. (Págs. 1 e 10)
PF apura se há boicote ao Mais Médicos
Polícia investigará as denúncias de sabotagem.
Lançado na semana passada, o programa já teve regras alteradas. (Págs. 1 e 7)

Prisão de rival de Putin abre crise na Rússia (Págs. 1 e 14)


------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico



Manchete: Arrecadação cai e governo estuda reduzir superavit
A péssima arrecadação registrada em junho, quando os tributos administrados pela Receita Federal ficaram cerca de R$ 5 bilhões abaixo do que consta no decreto de contingenciamento, fez o governo repensar a necessidade de um superávit primário do setor público de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

Embora ainda não haja decisão da presidente Dilma Rousseff - uma última reunião ainda será realizada hoje -, um dos cenários é o governo se comprometer com um superávit primário de 1,8% do PIB. De acordo com os defensores da proposta, esse resultado estaria mais ajustado ao atual ciclo da economia brasileira. Alternativa que contempla resultado ainda menor também foi discutida. (Colaborou Leandra Peres). (Págs. 1)

Eike diz se arrepender de abertura de capital
Se pudesse voltar no tempo, o empresário Eike Batista, presidente e controlador do grupo EBX, não recorreria ao mercado de ações. "Eu teria estruturado um 'private equity' que me permitisse criar do zero e desenvolver ao longo de pelo menos dez anos cada companhia. E todas permaneceriam fechadas até que eu estivesse seguro de que havia chegado o momento de abrir o capital", diz o empresário em artigo publicado ontem pelo Valor PRO, no qual pela primeira vez comenta a crise em seus negócios.

Eike diz que mereceu a confiança do mercado porque tinha trajetória de 30 anos de trabalho, "desafios superados, sucesso e uma capacidade comprovada de cumprir compromissos". Segundo ele, a expectativa em torno da OGX era altíssima, baseada em prognósticos de empresas independentes. "Eu estava extasiado com as informações que me chegavam. Podia tê-las guardado para mim?", pergunta. "Eu perdi e venho perdendo bilhões de dólares com a OGX. Alguém que deseja iludir o próximo faz isso a um custo de bilhões?". (Págs. 1 e B6)

Estudo aponta que Brasil deve ao Paraguai por Itaipu
A menos de um mês da posse de Horacio Cartes na presidência do Paraguai, um novo ingrediente pode apimentar as relações do país vizinho com o Brasil. Um estudo feito pelo Vale Columbia Center (VCC), ligado à Universidade de Columbia e dirigido pelo economista Jeffrey Sachs, concluiu que a dívida atual do Paraguai em relação à construção de Itaipu, de US$ 7,5 bilhões, já foi quitada e sugere que o Brasil estaria devendo ao país vizinho. Propõe ainda uma revisão do Tratado de Itaipu, com uma auditoria do FMI.

"Recomendamos que Brasil e Paraguai recalculem a dívida em bases justas", dizem os pesquisadores do VCC Perrine Toledano e Nicolas Maennling, que assinam o documento. A revisão do Tratado de Itaipu é tema sensível aos paraguaios e sempre utilizado com motivações políticas e populistas durante as campanhas eleitorais no país. (Págs. 1 e A4)

Cresce déficit na balança das autopeças
Na esteira do ciclo de valorização do real e da chegada de montadoras asiáticas ao país, a indústria de autopeças instalada no Brasil enfrenta uma situação cada vez mais difícil. A concorrência dos importados aumenta rapidamente no mercado interno, com a crescente entrada de produtos asiáticos, principalmente chineses, e agora disparam também as importações de autopeças coreanas.

Além disso, os fabricantes nacionais estão perdendo espaço no mercado internacional, notadamente para os Estados Unidos. Com isso, mais da metade de suas exportações passou a ter como destino os vizinhos da América do Sul, sobretudo a Argentina. (Págs. 1 e B8)

Visita do papa marca a opção pelos pobres
A visita do papa Francisco ao Brasil na próxima semana, para a Jornada Mundial da Juventude, primeira viagem internacional de seu pontificado, poderá dar força à Teologia da Libertação. O papa deverá incluir nos 15 discursos que fará a opção pelos mais pobres e a defesa do fim da desigualdade social, bandeiras centrais da ala mais progressista da Igreja.

O papa vai pregar em um país onde o catolicismo tem perdido espaço e é crescente o descompasso entre aquilo que os fiéis anseiam e o que a Igreja oferece. Em 30 anos, de 1980 a 2010, houve uma queda enorme no número de brasileiros que se declaram católicos, de 89% da população para 65%. Enquanto isso, no mesmo período, o número de pentecostais aumentou de 3,9 milhões para 25,4 milhões. (Págs. 1 e Eu e Fim de Semana e A14)

Dilma busca se aproximar mais do PT
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que "elimina" as possibilidades de concorrer à Presidência da República em 2014, "porque já tem candidata", mas no momento em que a presidente Dilma Rousseff é mais cobrada pela falta de traquejo político, deu o recado: a política tem que ser feita "toda hora" e "sem intermediários".

Embora sem confirmação oficial, Dilma informou ao PT que vai à reunião do Diretório Nacional, amanhã, o que deve servir como marco de uma nova relação entre a presidente, sob pressão, e o partido. Ao menos é isso o que o PT espera. Caso contrário, reforçaria o movimento pela volta de Lula. (Págs. 1 e A9)

Concorrência do trem-bala
O consórcio formado por Geodata e a italiana Italferr foi o único remanescente na disputa pelo gerenciamento do projeto executivo do trem-bala. Os outros sete concorrentes foram desclassificados e deverão recorrer da decisão. (Págs. 1 e A2)
TCU libera novo aeroporto de Goiânia
Paralisadas há mais de seis anos, o Tribunal de Contas da União liberou a retomada das obras do novo aeroporto de Goiânia, abandonadas em 2007 pelo consórcio formado por Odebrecht e Via Engenharia. (Págs. 1 e A4)
Retração aérea
Pela primeira vez em dez anos as companhias aéreas brasileiras encerraram um semestre com retração na oferta de assentos, enquanto a demanda teve a menor expansão desde 2003. (Págs. 1 e B5)
Refinaria cearense
A Petrobras deve apresentar neste mês o projeto da refinaria Premium II, planejada para a Região Metropolitana de Fortaleza. O projeto, em elaboração pela empresa americana Mustang Engineering, deverá ter como sócio um investidor sul-coreano. (Págs. 1 e B8)
Transgênicos deixam a UE
A Monsanto, maior empresa de sementes do mundo, desistiu dos planos de desenvolver sementes geneticamente modificadas na União Europeia. Em janeiro de 2012, a Basf também já havia decidido concentrar nas Américas suas atividades na área. (Págs. 1 e B11)
Ideias
Maria Cristina Fernandes
Dilma passou os últimos meses anunciando agrados, mas não foi capaz de angariar a simpatia dos agraciados. (Págs. 1 e A9)

Naercio Menezes Filho
Como não foram causados pela situação econômica, os protestos não vão cessar com eventual recuperação da economia. (Págs. 1 e A13)

G-20 fecha o cerco contra planejamento tributário (Págs. 1 e A11)


Fifa é derrotada e TV aberta ganha Copa no Reino Unido (Págs. 1 e B4)


Barbosa quer retomar julgamento do mensalão em 1º de agosto (Págs. 1 e A10)


------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Taxistas recusam corridas curtas
Prática irregular de motoristas deixa passageiros a pé em BH.

“Táxi, táxi. Corrida para longe.” Os gritos sem qualquer constrangimento de motoristas na chegada do trem Vitória a Minas, na Praça da Estação, expõem um transtorno diário de passageiros de táxis em Belo Horizonte. A prática de recusar corridas pequenas é irregular e punida com multa e até cassação da licença pela BHTrans. Há casos em que usuários são despejados do veículo e ameaçados pelo motorista se a corrida for de R$ 10, por exemplo. O abuso é favorecido pela pouca fiscalização. De janeiro de 2012 até o mês passado, foram aplicadas 33 multas de R$ 108.

Mas só no primeiro semestre deste ano, 177 (25%) das 708 reclamações se referiam à rejeição de trajetos menores. “Tem gente que pede o táxi para lugares muito perto. Isso é prejuízo. Não sou obrigado a levar”, afirma um taxista, que avisa que a prática é recorrente na capital. (Págs. 1 e 17 e 18)

Aeroportos regionais mutirão em treinamento para garantir segurança (Págs. 1 e 13) 


Minas usará royalties da mineração no ensino público
O governador Antonio Anastasia (PSDB) vai enviar ao Congresso Nacional proposta para que os recursos extras arrecadados com a modificação do marco regulatório do minério sejam aplicados na educação. Estado já decidiu destinar cerca de R$ 300 milhões da verba que recolhe para a área. (Págs. 1 e 3)
Visita do Papa: Manifestantes serão barrados pelo Exército
Tropa de 17 mil homens fará a segurança da área onde o papa Francisco celebrará missa no Rio de Janeiro, no dia 28. Entrada de cartazes com mensagens ofensivas e de pessoas mascaradas está proibida e ordem do comando militar é remover da multidão quem tentar burlar regras. (Págs. 1 e 10)
Jornada da fé e do turismo
Estrangeiros que participam da Semana Missionária em BH aproveitam o tempo livre para conhecer cartões-postais da capital e atrações históricas em cidades do interior de Minas. (Págs. 1 e 21)
Procurados: Cinco vândalos da capital são denunciados à polícia (Págs. 1 e 19)


------------------------------------------------------------------------------------

Zero Hora
Manchete: Segurança reforçada para visita do Papa
Vandalismo ao final de protesto, na quarta, preocupou organização da Jornada da Juventude, que deve reunir cerca de 2 milhões de pessoas no Rio. (Págs. 1, 36 e 37)
Boate Kiss: Processo contra Schirmer é arquivado
Prefeito de Santa Maria não responderá a ação criminal por incêndio. (Págs. 1 e 39)
Tráfico: Polícia amplia apreensão de cocaína no RS
Desde o início do ano, mais de 400 quilos da droga foram recolhidos, contra média anual de 300 quilos. (Págs. 1 e 42)
Aposentadorias: Crédito consignado tem novas regras
INSS não aceitará alegação de golpe para zerar limite de empréstimo. (Págs. 1 e 18)
Porto Alegre: Ativistas deixam Câmara após oito dias
Uma dasconidções para a saída, projeto de passe livre foi encaminhado ao prefeito.
Fotos de nudez na ocupação geram polêmica (Págs. 1, 4 e 5)

------------------------------------------------------------------------------------
Brasil Econômico
Manchete: BB capta em euro com juro mais baixo do que em 2011
O Banco do Brasil concluiu ontem a captação de € 700 milhões, por cinco anos, pagando juros de 3,875%, taxa inferior aos 4,5% de emissão semelhante feita há dois anos. A operação pode abrir caminho para outras instituições financeiras brasileiras, que estão fora do mercado de capitais externo desde junho. De acordo com analistas, a Caixa Econômica Federal deve ser a próxima a aproveitar o que eles chamam de brecha de oportunidade. (Págs. 1 e 18)
Lula volta e avisa:‘Tenho candidata’
Um Lula firme e brincalhão ressurgiu ontem em seminário no ABC, afastando boatos sobre sua saúde. O ex-presidente atacou a oposição, defendeu a reforma política ainda em 2014 e disse que sua candidata é Dilma Rousseff . (Págs. 1 e 9)
Construção: Novas normas da ABNT vão acabar com a briga de vizinhos por barulho (Págs. 1 e 3)


Consumo: confiança ou comunicação?
Para o BC, os fundamentos da economia estão bons: o que falta é confiança dos consumidores. Para especialistas, o problema está na comunicação do governo. (Págs. 1, 4 e 5)
O jogo dos estádios fora do campo
Novas arenas negociam com times e shows para tentar manter a arrecadação, mas consultores avisam que os resultados obtidos são passageiros. (Págs. 1, 10 e 11)
------------------------------------------------------------------------------------