sábado, 26 de janeiro de 2013

* Prefeito dos Palmares - PE garante parceria com nosso Ponto de Cultura!

Ontem, dia 25 de Janeiro de 2013, a Presidente do GRUCALP Elizabeth Gomes Teles da Silva e seu Diretor de Relações Públicas Jaorish Guarani-Kaiowá Gomes Teles da Silva participaram de uma audiência com o Prefeito dos Palmares Prof. João Bezerra Cavalcanti Filho.
O encontro foi muito proveitoso. Quem mais falou foi o Prefeito Prof. João Bezerra, ansioso para explicar os andamentos das capacitações dos assessores municipais e as reformas administrativas da Prefeitura dos Palmares, dentro dos padrões atualmente exigidos pelos Tribunais de Contas. Explicou como está cuidando da total transparência administrativa dos gestores municipais.
Com o característico jeito cordial e atencioso, o Prof. João Bezerra confirmou que as promessas de campanha serão cumpridas quanto aos atendimentos ao Movimento Cultural. E haverá parceria com o Grupo Cultural dos Palmares (GRUCALP), ONG que há mais de 50 anos persiste em Palmares, reconhecida de Utilidade Pública Municipal e Ponto de Cultura do Ministério da Cultura/FUNDARPE.
O Chefe do Poder Executivo Palmarense disse que essa parceria será mantida via Casa da Cultura Hermilo Borba Filho e orientou os Diretores do GRUCALP a marcar audiência com o Presidente daquela Instituição, Bacharel Luiz Antonio Marques de Melo (o popular Lulika dos Palmares), através do qual será feito um Convênio.
Essa atitude vem ressarcir o escanteamento de 8 anos que nossa ONG sofreu de outros Governos, algo que não impediu a nossa luta porque somos herdeiros de Zumbí dos Palmares e não nos deixamos amainar na defesa dos princípios norteadores das nossas ações socio-culturais.

Caminhos da Transparência Governamental em Palmares - PE


Bom ver em andamentos ações sobre manter transparência governamental em nosso Município.
Ontem nossa reportagem presenciou uma Reunião contundente com uma palestra de alto nível proferida por Drª Fernanda Ferreira (advogada criminalista consultora especializada em controladoria governamental). A reunião com assessores do Governo dos Palmares foi promovida pela Controladoria da Prefeitura que tem Prof. Tadeu Batista ocupando a pasta.
Um relato supreendente e chocante que presenciamos foi sobre a análise que a consultora expôs sobre a atual situação do Município dos Palmares que está fora do eixo de desenvolvimento e desatualizado na estrutura administrativa. E precisa urgentemente cumprir os ditames de transparência de gestão.
Um dos pontos cruciais para cumprir dentro das exigências legais impostas aos Municípios Brasileiros é substituir lixões por aterros sanitários. Segundo Drª Fernanda Ferreira, não foi providenciado um Plano Municipal sobre os resíduos sólidos, algo obrigatório, o que coloca Palmares atrasado 2 anos neste aspecto.
E sobre os diversos assuntos explanados sobre prestações de contas e cuidados com o erário municipal, presenciamos como os atuais assessores da Prefeitura dos Palmares estão recebendo treinamentos e atualizações porque existe atualmente um padrão mundial de prestações de contas (e as prestações de contas públicas não são mais anualmente e sim mensalmente, algo que mantém um maior controle sobre a contabilidade das Secretarias Municipais).
A Prefeitura dos Palmares terá um site com informações completas sobre as verbas municipais com devidas origens e destinações. Algo exigido pelos Tribunais de Contas.
Logo no primeiro dia de expediente, numa reunião com os Secretários Municipais, o Prefeito Prof. João Bezerra Cavalcanti Filho explicou essas reformas sobre prestações de contas que os Tribunais de Contas estão exigindo, como podemos rever no vídeo abaixo. E ontem, dia 25 de Janeiro de 2013, o Prefeito Prof. João Bezerra contou a nossa reportagem que foi muito transparente na reunião ocorrida segunda-feira, dia 21 de Janeiro/2013 com a Direção do Sindicato dos Servidores Municipais dos Palmares (SINSEMPAL): "Antes de me reunir com a comissão de sindicalistas, pedi ao Secretário da Fazenda Municipal, Dr. Humberto Feitoza, um relato completo de todas a verbas recebidas pela Prefeitura neste mês, até aquela data e entreguei uma cópia à Direção do Sindicato, dizendo que eles decidissem como seriam os pagamentos aos funcionários... Fiz questão de ser transparente... A escolha da forma de pagamentos dos atrasados foi feita pela Direção do SINSEMPAL"...



Segundo o Chefe do Poder Executivo palmarense, a exigência primordial para com os assessores municipais é o estudo e capacitação, nesses primeiros meses. Palmares precisa entrar no eixo de desenvolvimento e atualização porque a estrutura administrativa municipal está muito defasada. E afirmou ser ele próprio o principal exemplo nesse aspecto, porque está sempre estudando e participando de capacitações.
Esperamos que essa linha de ação seja constante e cumpra as metas tão ansiadas pelos eleitores confiantes no Plano de Governo exposto no palanque do atual Prefeito dos Palmares.
Estamos vivendo um período difícil para os Municípios brasileiros, diante dos percalços de cortes de verbas federais. E todo início de Governo é necessário para os assessores ter alguns meses de análise da situação deixada pelas administrações anteriores. Essas capacitações são necessárias, principalmente para cumprir as novas regras administrativas impostas pelos Tribunais de Contas que devem ser colocadas em prática à partir deste mês de Janeiro de 2013.
As atuais gestões municipais que iniciam este ano começam com grande responsabilidade de cumprir e se capacitar para suprir novas regras exigidas a começar a acontecer logo no primeiro mês de gestão! Em pelo menos alguns meses não será período para cobrar muito dos Governos Municipais, diante dessas realidades que o Brasil enfrenta, principalmente nas reformas internas das administrações municipais como está exigido pela Justiça Federal!