terça-feira, 9 de julho de 2013

* Chuva não impediu Muvucão na Praça Dr. Paulo Paranhos

Intensa precipitação pluviométrica ocorrida durante a tarde e noite da Sexta-feira dia 19 de Abril de 2013, não impediu que jovens de várias cidades se unissem no Anfiteatro da Praça Dr. Paulo Paranhos para um encontro de Grupos de Dança de Rua. 
Esse Encontro de Grupos que na gíria denominam de MUVUCÃO. Não é uma competição, mas um encontro de cultuadores da dança de rua (Funk, Swingueira, axé, hip hop)... 
A Cia. de Dança Swing Erê de Palmares, numa parceria com o Centro Cultural do GRUCALP (Pontodecultura Grucalp) promoveu o encontro. 
Além dos grupos de dança da Cidade dos Palmares, compareceram grupos de outras Cidades circunvinhas (Água Preta, Catende, Tamandaré). 
A praça estava lotada com uma platéia ansiosa para ver os dançarinos, povo munido de sombrinhas e guarda-chuvas que não arredou o pe do local até terminar as apresentações. 
Num clima sadio, os jovens dançando sob a chuva que intensamente caia, ao mesmo tempo comemorando a volta das chuvas para a REgião Mata Sul Pernambucana, após vários meses de estiagem, verdadeira seca. 
Num clima de paz e união e não de competição, os grupos se apresentaram individualmente e para encerrar o evento, fizeram uma junção de grupos, como eles chamam, MUVUCÃO, todos dançando juntos, seguindo coreografias dos coreógrafos dos grupos paricipantes que ficam na frente dos dançarinos. O evento terminou por volta das 23h. 30min e os jovens ensopados pela chuva pedindo mais


















* Palmares Pro Rock agitou a juventude na Praça Dr. Paulo Paranhos

Muito agito juvenil no Anfiteatro da Praça Dr. Paulo Paranhos, quando foi realizado, na noite do dia 13 de Abril de 2013 o evento Palmares Pro Rock. 
É a segunda edição deste evento em Palmares. 5 Bandas participantes: 3 do Recife e 2 de Palmares. 
E danou-se tudo mesmo ao ver Abidiel Aroeira Junior apresentador do show! O mini assessor Municipal Diretor de Defesa dos Direitos Humanos decidiu investir em defender os direitos dos roqueiros palmarenses, após marcar espaço entre a galera roqueira quando ano passado trouxe via empresa Eletrosat Aquiles Priestler e outros renomados metaleiros.
Praça Paulo Paranhos invadida por metaleiros pulando e suando ao som das distorções das guitarras e baterias estridentes. 
A juventude pauleira mostrando poder, com suas roupas dark e maquiagens góticas. 
Estímulo total para a cultura underground, com cantores explodindo vocabulário pornográfico tão característico desses metaleiros.
Jovens pedem mais eventos deste tipo para animar a cidade. 
As apresentações das bandas rockeiras iniciaram às 20h. e terminaram 1 e meia da madrugada












* Colégio de N. S. de Lourdes foi palco de lançamento de um livro

Na noite do dia 13 de Abril de 2013 houve lançamento do livro "Desenha-me um carneiro - A Arte do Relacionamento", de autoria da Irmã Geovana, franciscana Professora do Colégio de N. S. de Lourdes, de Palmares - PE.
No evento houve particpação de alunos daquele Educandário, professoras e do Quarteto Acústico




















* Tricampeão brasileiro de xadrez em Palmares - PE

Erivaldo Adão da Silva, Prof. Mauricio Horta e o repórter Alberto Passos.
Centro Cultural do GRUCALP (Pontodecultura Grucalp) foi palco de um evento inédito em Palmares - PE: Um jogo seletivo do tricampeão Prof. Maurício Horta, tricampeão brasileiro de xadrez. Presença do aguapretano Carlos Capivara.
Maravilhoso foi ver hoje um Mestre de Xadrez, tricampeão brasieliro, Professor Mauricio Horta, jogando com 17 jovens ao mesmo tempo. Vencendo todos eles. 
Os 3 jogadores mais resistentes foram adolescentes com idades de 12 anos a 16 anos. 
Incrível ver a humildade do Prof. Mauricio Horta dizendo que se não prestasse muita atenção seria vencido pelos garotos... 
O recorde do Prof. Mauricio Horta é vencer 105 jogadores ao mesmo tempo.
E assim houve cerimônia de fundação da Associação Palmarense de Xadrex. Erivaldo Adão da Silva, da Direção do GRUCALP é um dos Diretores da Federação Pernambucana de Xadrez.
No Centro Cultural do GRUCALP funcionará a Direção Regional Mata Sul da Federação Pernambucana de Xadrez. Quem trouxe o Prof. Mauricio Horta foi o Prefeito do Município da Água Preta,Eduardo Coutinho , xadrezista dedicado. Importante estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes. O xadrez desenvolve o intelecto e a ética (além de desenvolver o raciocínio matemático e espacial, o xadrez dá as bases da honestidade e honra porque é um jogo cujos jogadores têm liames com o respeito e sinceridade, não podem ludibriar). A tal ponto que ocorrem jogos até com os jogadores em cidades distantes, via telefone ou via inernet porque a confiança cavaleiresca leva aos competidores a confiar nos oponentes. Jogadores de xadrez têm melhor concentração e melhor desenvoltura nos estudos. 
Para estudar o xadrez, os interessados poderão encontrar instrutores lá no Centro Cultural do GRUCALP, situado na Rua Diário de Pernambuco, 435 (rua do Pastel Dom Paulista), Bairro Centro - Palmares - PE








* Workshop Literário com Alunos do EREM EMAG 18/03/2013

Durante toda a tarde de Segunda-feira do dia 18 de Março de 2013, alunos do EREEM - EMAG vivenciaram um workshop literário no Auditório Prof. Miguel Jasselli do Centro Cultural do GRUCALP (Pontodecultura Grucalp). 
O oficineiro Jaorish Guarani-Kaiowá Gomes Teles da Silva abordou temas referentes ao fazer poético, tomando como bases um poema de Florbela Espanca, texto de Telles Júnior sobre A PUREZA POÉTICA, poemas de Jaorish, Viníicius de Moraes (este ano comemorando 100 anos de nascimento do poeta), Manuel Bandeira, Jayme Griz e Raimundo Alves de Souza (durante a workshop Jaorish expôe trecho de entrevista com o poeta Raimundo Alves que declara ser pai de Vinícius de Moraes).
A finalidade dos workshops literários é estimular aos estudantes a cultuar a poesia e estimular a leitura. 
O workshop utilizou sessões cineclubistas de curtas metragens. Das 14h. às 17h. os estudantes conversaram sobre Poesia com o Poeta e Diretor de Teatro Jaorish Gomes Teles, com espaços para perguntas e questionamentos.







* 15 de Março animado na Semana da Poesia!

Sexta-feira, 15 de Março/2013 houve comemoração do aniversário do Poeta ator Diretor de Teatro Jaorish Guarani-Kaiowá Gomes Teles da Silva, no Centro Cultural do GRUCALP (Pontodecultura Grucalp), com presenças de amigos. Estudantes iriam para o worshop mas houve problemas com transportes e a noite foi adaptada para um bate papo entre amigos. 
Jaorish expôs alguns temas literários dentro das temáticas da SEmana da Poesia vivida em nosso espaço (houve debate sobre um escrito de Telles Júnior abordando A PUREZA POÉTICA E A POESIA PURA, documentário sobre Vinícius de Moraes, expondo o vínculo com o Poeta palmarense Raimundo Alves de Souza; Jaorish expôs alguns poemas e fez leitura interpretada de uma cena da Peça Teatral OS ÓRFÃOS DA LUA, de sua autoria). 
Compareceram amigos, entre eles: Luciana SiqueiraAbidiel Aroeira JuniorZé Ripe RodriguesSerginho Raizes Palmares,Erivaldo Adão da Silva, João Bosco Pereira, Eudecio Aguiar Leite e Viviane Izabel, Eduardo Monteiro e a esposa Fátima, Sr. Francisco de Assis Rodrigues e a esposa Sra. Albertina Maria da Silva, Juarez Carlos, Antonio de CAstro Lira... Num ambiente descontraído e permeado da boa energia da amizade, amigos comemoraram a efeméride e depois compartilharam um lanche patrocinado peloPastel Dom Paulista e Jucas Delícias de Juarez Carlos.