quarta-feira, 18 de abril de 2012

* Hoje em Palmares é dia de feira da economia solidária da Mata Sul

HOJE, QUARTA-FEIRA, 18 DE ABRIL/2012 HAVERÁ A FEIRA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA DA MATA SUL, NO PÁTIO DO CENTRO DE TREINAMENTO JOÃO XXIII, NA AVENIDA FREI CANECA, EM PALMARES - PE DAS 7H. ÁS 16H.
APROVEITA PARA COMPRAR PRODUTOS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA SEM AGROTÓXICOS A PREÇOS BAIXOS E ARTESÃOS ESTARÃO EXPONDO PRODUTOS TAMBÉM!

  
NESTE VÍDEO UMA EXPLICAÇÃO SOBRE O QUE ECONOMIA SOLIDÁRIA:
 

* EXPOSIÇÃO NO PAÇO ALFÂNDEGA SOBRE INDUMENTÁRIAS

* Nasa descobre planeta que pode ser habitável

Astrônomos da Nasa (agência espacial americana) confirmaram nesta segunda-feira a existência de um planeta com características similares à da Terra, em uma 'zona habitável', girando em torno de uma estrela ainda desconhecida.
O Kepler 22-b tem 2,4 vezes o tamanho da Terra e está situado a 600 anos luz de distância. A temperatura média da superfície é de 22º C.
Ainda não se sabe a composição do Kepler 22-b, se é feito de rochas, gás ou líquido. O planeta já é chamado de 'Terra 2.0' pelos cientistas da Nasa.
Durante a coletiva de imprensa, em Moffet Field, na Califórnia, a astrônoma Natalie Batalha disse que os cientistas ainda investigam a possibilidade de existência de mais 1.094 planetas, alguns deles em zonas 'habitáveis'.
Descoberta
A descoberta do novo planeta foi feita a partir das imagens do telescópio espacial Kepler, projetado para observar uma faixa fixa do céu noturno que compreende até 150 mil estrelas.
O telescópio é sensível o suficiente para ver quando um planeta passa na frente da estrela em torno da qual gira, escurecendo parte da luz da estrela.
As sombras são então investigadas a partir da imagem de outros telescópios até que a Nasa confirme se tratam-se ou não de novos planetas.
O Kepler 22-b foi um dos 54 casos apontados pela Nasa em fevereiro e o primeiro a ser formalmente identificado como um planeta.

Outros planetas habitáveis podem ser anunciados no futuro, já que há outros locais com características potencialmente similares à da Terra.
Água líquida
A distância que separa o Kleper 22-b da estrela ao redor da qual gira é 15% menor que aquela entre a Terra e o Sol.
Apesar de estar mais próximo da estrela, esta emite cerca de 25% menos luz em comparação ao sol, o que permite ao Kleper 22-b manter sua temperatura em um patamar compatível à existência de água líquida, ainda não confirmada.
O Kepler 22-b tem um raio 2,4 vezes maior que o da terra.
Uma outra equipe de cientistas do Seti (busca por inteligência artificial, na sigla em inglês) agora procura indícios de vida no planeta, como confirmou o diretor do instituto, Jill Tarter.
'Assim que encontremos algo diferente, separado, um exemplo independente de vida em outro lugar, vamos saber que isso (vida) é onipresente no universo', disse Tarter.

BBC Brasil -

* TSE DIVULGOU CALENDÁRIO ELEITORAL 2012

Calendário Eleitoral
2012 é ano de eleição para prefeito e vereador.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já divulgou o calendário geral e até março aprova as resoluções para disciplinar a disputa, inspiradas na Lei 9.504/97.

A Justiça Eleitoral conta com o eleitor para coibir abusos e crimes, como compra de votos, caixa-dois, campanha antecipada e uso do patrimônio público para fins eleitorais.

* GOVERNO FEDERAL DESPREZA PROJETO CONTRA DESNUTRIÇÃO

 
LEIA ESTE RELATO REAL, SOBRE ENVOLVIMENTOS DO GOVERNO FEDERAL COM MULTINACIONAIS, DEIXANDO DE LADO IMPORTANTE PRODUÇÃO BRASILEIRA QUE SALVA VIDAS (E HÁ QUEM DIGA QUE O GOVERNO É BOM):

A cena foi comovente.

O vice-presidente José Alencar preparava-se para plantar uma árvore em Brasília quando foi abordado por uma nissei de 65 anos e 1,60 m de altura.

Era manhã da quinta-feira, 6 de maio.

A mulher começou a mostrar fotografias de crianças esqueléticas, brasileiros com silhueta de etíopes, mas que tinham sido recuperadas com uma farinha barata e acessível, batizada de "multimistura".

Alencar marejou os olhos.

Pobre na infância no interior de Minas, o vice não conseguiu soltar uma palavra sequer.

Apenas deu um longo e apertado abraço naquela mulher, a pediatra Clara Takaki Brandão. Foi ela quem criou a multimistura, composto de farelos de arroz e trigo, folha de mandioca e sementes de abóbora e gergelim.

Foi esta fórmula que, nas últimas três décadas, revolucionou o trabalho da Pastoral da Criança, reduzindo as taxas de mortalidade infantil no País e ajudando o Brasil a cumprir as Metas do Milênio.

E o que a pediatra foi pedir ao vice-presidente?

Que não deixasse o governo tirar a multimistura da merenda das crianças.

Mais do que isso, ela pediu que o composto fosse adotado oficialmente pelo governo.

Clara já tinha feito o mesmo pedido ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão - mas ele optou pelos compostos das multinacionais, bem mais caros.(é lógico, na multimistura não dá para embutir 10, 20 ou mais por cento tão presentes na licitações de muitos governos)

"O Temporão disse que não é obrigado a adotar a multimistura", lamenta Clara.

Há duas semanas a energia elétrica da sala de Clara dentro do prédio do Ministério da Saúde foi cortada.

Hoje, ela trabalha no escuro.

"Já me avisaram que agora eu estou clandestina dentro do governo", ironiza a pediatra.

Mas ela nem sempre viveu na escuridão.

Prova disso é que, na semana passada, o governo comemorou a redução de 13% nos óbitos de crianças entre os anos de 1999 e 2004 - período em que a multimistura tinha se propagado para todo o País.
Desde 1973, quando chegou à fórmula do composto, Clara já levou sua multimistura para quase todos os municípios brasileiros, com a ajuda da Pastoral da Criança.

Os compostos da multimistura têm até 20 vezes mais ferro e vitaminas C e B1 em relação à comida que se distribui nas merendas escolares de municípios que optaram por comprar produtos industrializados.

Sem contar a economia:

"Fica até 121% mais caro dar o lanche de marca", compara Clara.

Quando ela começou a distribuir a multimistura em Santarém, no Pará, 70% das crianças estavam subnutridas e os agricultores da região usavam o farelo de arroz como adubo para as plantas e como comida para engordar porco.

Em 1984, o Unicef constatou aumento de 220% no padrão de crescimento dos subnutridos.

Dessa época, Clara guarda o diário de Joice, uma garotinha de dois anos e três meses que não sorria, não andava, não falava.

Com a multimistura, um mês depois Joice começou a sorrir e a bater palmas.

Hoje, a multimistura é adotada por 15 países.

No Brasil só se transformou em política pública em Tocantins.
Clara acredita que enfrenta adversários poderosos. (alguém tem alguma dúvida ???)

Segundo ela, no governo, a multimistura começou a ser excluída da merenda escolar para abrir espaço para o Mucilon, da Nestlé, e a farinha láctea, cujo mercado é dividido entre a Nestlé e a Procter & Gamble

"É uma política genocida substituir a multimistura pela comida industrializada", ataca a pediatra.

A antiga Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, a saudosa Zilda Arns, reconheceu que a multimistura foi importante para diminuir os índices de desnutrição infantil.

"A multimistura ajudou muito", diz.
"Mas só ela não é capaz de dizimar a anemia; também se deve dar importância ao aleitamento materno."

"ISTO É" procurou as autoridades do Ministério da Saúde ao longo de toda a semana, mas nenhuma delas quis se pronunciar.

"O multimistura é um programa que não existe mais", limitou-se a informar a assessoria de imprensa.

* GRUPO COMEMORA 11 ANOS COM AÇÃO DE GUERRILHA CULTURAL


No próximo dia 21 de abril, o Grupo João Teimoso comemora seus 11 anos de fundação, realizando o que eles melhor sabem fazer, que é fazer arte com qualidade e determinação. E escolheram uma ação de Guerrilha Cultural para sua comemoração, que é o Sarau das Artes, evento que acontece há mais de 2 (dois) anos no bairro do Pina, onde o grupo começou, nos fundos do bar Kibe Lanches, chamado de Recanto dos Artistas, local de grande efervescência cultural nos anos 70 e 80, que também abrigou o João Teimoso no seu inicio de 2001 a 2003, sendo inclusive palco para suas duas primeiras temporadas da peça Bordel Pátria Amada. 
Clique aqui e veja mais detalhes no blog do Grupo João Teimoso

* USINA TERMELÉTRICA MAIS SUJA DO MUNDO VETADA EM PERNAMBUCO!

 PARABENIZAMOS AO GOVERNO DO ESTADO POR ESTA ATITUDE EDIFICADORA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL!
HOJE RECEBEMOS UMA NOTA EXPLICATIVA DO DEPUTADO ALUISIO LESSA QUE EXPLICOU QUE O NOSSO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS VETOU A CONSTRUÇÃO DA USINA TERMELÉTICA EM SUAPE E ABRAÇARÁ PROJETOS DE ENERGIA LIMPA EM PERNAMBUCO (ESPERAMOS QUE CUMPRA ISSO E SOMENTE DEPOIS DE VER AÇÕES APLAUDIREMOS):

Aluisio Lessa
PE vetou a instalação de uma nova usina termelétrica. Sou contra qualquer empreendimento que vem utilizar energias poluentes, temos Sol 365 dias do ano, ventos em abundância, então energia eólica, fotovoltaica, energia solar, energia hidrelétrica são fontes não poluentes e na qual temos várias experiências em Pernambuco e no Brasil inteiro formando nossa Matriz Energética.
Mas essa decisão foi devida a pressão popular do Movimento Ecosocialista de Pernambuco: Vitória não dos ambientalistas, mas da sociedade que pressionou o governo com o correto entendimento que seria uma obra desnecessária e altamente comprometedora para a saúde pública! Foram muitos meses de tensão , manifestações e muitos debates para que o governo sentisse a responsabilidade de um empreendimento tão devastador para a segurança da população das cidades do entorno como Ipojuca, cabo, Jaboatão e Recife, com riscos, inclusive de chuvas ácidas e comprometimento das praias mais conceituadas de Pe como Porto de galinhas, Muro Alto, Gaibu, Calhetas. Destaco a atuação do Professor Heitor Scalambrini como fundamental para o entendimento do que seria este "cavalo de Tróia, como ele se referia este empreendimento que foi recusado em vários estados brasileiros, por se tratar de uma usina de tecnologia obsoleta que não obedecia mais a legislação ambiental de nenhum estado brasileiro, encontrando no estado de PE a frouxidão e decumprimento da referida legislação. Mas com o grande esforço de ambientalistas, sociedade civil e entidades, o governo recua! Para o bem de nossa sustentabilidade! agora, para continuar com este debate sobre o clima, vamos preservar os manguezais, a mata atlântica e a vegetação nativa! Vamos em busca do ambiente inteiro!!!
Veja no site do Movimento Ecosocialista de Pernambuco (MESPE)