sábado, 14 de novembro de 2009

* 1ª Semana da Consciência Quilombola em Palmaes - PE.

PROGRAMAÇÃO DA I SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM PALMARES – PE.
DE 15 À 20 DE NOVEMBRO DE 2009.

REALIZAÇÃO: GRUPO CULTURAL DOS PALMARES – GRUCALP (47 anos de Lutas e construção cívica e cultural), em parceria com o CONSELHO DA COMUNIDADE (execução penal), PASTORAL CARCERÁRIA, SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS, SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS (SINSEMPAL), CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DARUÊ MALUNGO (do Recife), GRUPO TRIBUS, GRUPO DE CAPOEIRA ACHÉ BRASIL, GRUPO ARTÍSTICO DA IGREJA BRASIL PARA CRISTO DO BAIRRO DE NEWTON CARNEIRO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DOS PALMARES, RÁDIO CULTURA DOS PALMARES E RÁDIO CIDADE FM.

Nossa ação cultural será dentro da linha de propagação do ideal comunitária (Quilombo significa Comunidade). E ao comemorar o 314º Aniversário de Passamento de Zumbí dos Palmares, aproveitaremos para comemorar o Centenário de Nascimento de Dom Helder Câmara, homem que dedicou a vida á defesa dos Direitos Humanos e criou a Missa dos Quilombos, ato de grande importância cultural.
Faremos exibições de clipes sobre a História e assuntos pertinentes aos Direitos dos Negros em telão para educar nosso povo sobre a História das nossas raízes culturais e étnicas.

DOMINGO, DIA 15 DE NOVEMBRO DE 2009:
- No Anfiteatro da Praça Dr. Paulo Paranhos, às 20 h.
Ação: Debate sobre Consciência Quilombola e Direitos Humanos.
Exibições de clipes sobre o assunto, teatro, música, poesia.
Debatedores: Professor Coronel Reginaldo José de Oliveira (Secretário de Desenvolvimento, Agricultura, Turismo e Meio Ambiente do Município dos Palmares), Geralda Luciana Guedes (Presidente do Conselho da Comunidade – execução penal), Manoel dos Santos de Moura (Membro da Pastoral Carcerária), Professor Valter Ferreira (professor de História), Professora Maria Isabel Mota (coordenadora de projetos da Secretaria de Educação do Município dos Palmares), Bacharel Valmir Andrade (Presidente do Sindicato dos Comerciários, advogado e Professor de Historia), Professor João Sobrinho (Diretor do Ginásio Municipal dos Palmares), Professor Alex Sandro de Oliveira (escritor e professor de Literatura, ator), Jornalista Jonatas Campos, Professor Rui Rodrigues (sindicalista), Jaorish Gomes Teles da Silva (artista ator, Diretor de Teatro e Poeta engajado).
Clipe base para o Debate: “A Construção da Igualdade”, produzido pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – Projeto Camélia da Liberdade.
Participações de artistas recitando poemas, dançando e cantando após o debate.

AS AÇÕES NOS BAIRROS:

Serão centralizadas na Arte.
Exibições em telão de Clipes homenageando ativistas do Movimento Libertário (Zumbí dos Palmares, Mandela, Pastor Martin Luther King, Arcebispo Dom Helder Câmara e outros) e vários artistas com suas músicas exaltando a Arte nascida das raízes africanas e sobre Direitos Humanos. Apresentações de teatro, dança, capoeira, poesia e depoimentos. Vários artistas da cidade. Espaço aberto para quem quiser aderir ao Movimento.

SEGUNDA-FEIRA, DIA 16 DE NOVEMBRO DE 2009, ÀS 19h. 30min.:
Local: Praça Luiz Berto, na Comunidade João XXIII.


TERÇA-FEIRA, DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2009, ÀS 20h.
Local: Na Rua Poeta Abel Fraga (defronte à Escola da Fraternidade Palmarense), no Bairro de São José.


QUARTA-FEIRA, DIA 18 DE NOVEMBRO DE 2009, ÀS 20h.Local: Na Rua da Feirinha, no Bairro de Nova Palmares.


QUINTA-FEIRA, DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2009, ÀS 19h. 30min.
Local: Na Praça Julita Brasileiro de Miranda (a popular “Praça do Gago”), na Rua 15 de Novembro.


SEXTA-FEIRA, DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2009, às 20h.
Local: No Anfiteatro da Praça Dr. Paulo Paranhos.
Além das atrações locais com cantores, poetas, atores, dançarinos, etc, teremos a presença do DARUÊ MALUNGO, do Recife com grupo de danças afro e grupo de percussão de renome internacional, já fez turnê pelo mundo.

....

ALGUNS FILMES CURTAS METRAGENS INCLUÍDOS NO CIRCUITO DA I SEMANA DA CONSCIÊNCIA QUILOMBOLA EM PALMARES – PE.

SOBRE O FILME “A CONSTRUÇÃO DA LIBERDADE – HISTÓRIA DA RESISTÊNCIA NEGRA NO BRASIL”:
Produzido pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas. Projeto Camélia da Liberdade.
Esse filme contribui na aplicação da Lei 10.639 (da obrigatoriedade da inclusão do estudo da História de África e cultura afro-brasileira no currículo escolar).
Depoimentos de acadêmicos, escritores, artistas em geral e ações do Movimento Negro.

SOBRE O FILME “QUANDO O CRIOULO DANÇA?”
Sobre o racismo no Brasil e como é velado. Dirigido por Dilma Lopes.

ALÉM DE VÁRIOS OUTROS CLIPES ABORDANDO TEMAS CONCERNENTES AO TEMA DO EVENTO.