sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

* Primeira favela com sistema de internet banda larga sem fio!


Após o carnaval, o Morro Santa Marta, na Zonal Sul da cidade do Rio de Janeiro, será o primeiro a receber um sistema de banda larga sem fio em uma favela. Quase dez mil moradores terão acesso à rede que é sustentada por 16 antenas, ainda em fase de testes, que foram instaladas no começo do mês.
O sistema, que custou R$ 490 mil ao governo do estado, possibilitará o acesso aos moradores após ações da polícia militar que acabaram por desmantelar redes clandestinas de TV e internet, desconectando a maioria dos moradores. Segundo informa a Agência Estado, apesar da falta de recursos dos moradores do morro, boa parte das casas possui computadores e os jovens da região frequentam lan houses improvisadas. Agora, com o novos sistema, cujo sinal será transmitido por rádio, o acesso poderá ser feito sem o pagamento de provedores.
Segundo o secretário especial de Ciência e Tecnologia do Rio, Rubens Andrade, entre os 40% de cariocas que têm computador em casa, só 34% estão conectados. "Muitas vezes, as pessoas conseguem comprar um computador mas não têm condição de pagar o preço de mercado das operadoras. Acredito que o programa incentivará ainda mais o uso da internet", disse. Ele acrescentou, ainda, que cursos de inclusão digital serão oferecidos em pontos públicos de acesso a computadores.
Ainda segundo informações da AE, alguns dos equipamentos usados na implantação da rede no Santa Marta, foram reaproveitados do sistema de comunicação da Polícia Militar nos Jogos Pan-Americanos de 2007.