quinta-feira, 5 de maio de 2011

* Diário da Enchente (noite do dia 5 de maio de 2011, 22h 17min

Durante a noite do dia 5 de Maio de 2011, cidade dos Palmares esperando as "prometidas" águas de mais uma enchente após pouco mais de 24 horas que baixaram as águas da enchente de terça-feira.
Segundo informes da Defesa Civil há perigo de grande montante de água até às 2h. da madrugada.
Eis fotos sobre a situação da Cidade dos Palmares nesta noite:
Avenida Frei Caneca na parte próxima da Igeja Assembléia de Deus na noite deste dia 5 de maio.

Avenida Luiz de França, Centro da Cidade dos Palmares - PE na noite do dia 5 Maio de 2011

Rua Letácio Montenegro, Bairro Centro da Cidade dos Palmares - PE na noite do dia 5 de Maio de 2011

Rua Letácio Montenegro, Centro da Cidade dos Palmares - PE, na noite do dia 5 de Maio de 2011

Praça defronte ao prédio da Antiga Cadeia, na Av. Frei Caneca, Bairro Centro da Cidade dos Palmares - PE, na noite do dia 5 de Maio de 2011.

Avenida Frei Caneca, Bairro Centro da Cidade dos Palmares - PE, na noite do dia 5 de Maio de 2011.

Praça Santo Amaro, Bairro Centro da Cidade dos Palmares, na noite do dia 5 de Maio de 2011.

Funcionários da Limpeza Urbana dos Palmares - PE tirando dejetos das ruas do Centro da Cidade (nesta foto na Rua da Palma), enquanto enchente invade bairros da pate baixa. Muito importante essa medida emergencial de limpeza urbana. O lixo deve ser retirado rapidamente ao saber que virá uma enchente. Mesmo sendo de última hora, parabenizamos o Governo Municipal dos Palmares, mesmo que essa medida deveria ser realizada há tempo.
Serviço de limpeza urbana emergencial funcionando em Palmares (PE) por volta da meia noite, minorando a poluição ambiental ao retirar lixos deixados em vários lugares da cidade. Foto acima na entrada da Rua do Jardim transversal da Rua Tenente Antonio Becco.

População palmarense precisa educação ambiental porque mesmo diante de catástrofes a maioria dos cidadãos continuam colocando lixo em locais e horário indevidos. Precisa observar horários que o caminhão de recolhimento do lixo passa pelas ruas. Nessa agonia de enchentes houve falha no recolhimento do lixo urbano mas está voltando a funcionar. Trabalhadores ativamente retirando lixo das ruas e calçadas na noite deste dia 5 de Maio de 2011.

Aguardem clipes das reportagens.

* Diário de enchente 5-5-2011, 19h. 9min.

Noite de ontem, madrugada de hoje e todo o dia de apreensão por motivos dos avisos da Defesa Civil sobre outra enchente vindo para Palmares. Mas somente à tarde o Rio Una começou a transbordar invadindo algumas áreas da cidade.
Há espera de muita água até 2 horas da madrugada.
Vejam fotos do final da tarde:

Perto da Agência do INSS de Palmares e do Posto Ferreira, na Avenida Coronel Pedro Paranhos, enchente iniciando invasão na áreana, na tarde do dia 5 de Maio de 2011.

Uma das ruas do Bairro Modelo, em Palmares, na tarde do dia 5 de maio de 2011, novamente invadido pelas águas de enchente.

No final da tarde do dia 5 de Maio de 2011, novamente em menos de 48 horas após enchente do dia 3 de Maio, Centro Cultural do GRUCALP, situado na Rua Dr. Gerôncio Borba, Bairro Modelo, em Palmares, novamente invadido por águas de enchente.

Entrada do Cineteatro Prof. Miguel Jasselli, no Centro Cultural do GRUCALP, na tarde do dia 5 de Maio de 2011.

Fachada do Centro Cultural do GRUCALP, na tarde do dia 5 de Maio de 2011.

Viaduto Profª Lucia Paiva no final da tarde do dia 5 de Maio de 2011. Pessoas olham movimento das águas da enchente novamente invadindo Palmares.

Outro ângulo perto do viaduto Profª Lucia Paiva mostra que não se passa mais debaixo dele por motivo da invasão da enchente. Não se sabe onde fica a estrada e onde é o leito normal do Rio Una. Momento de transbordamento no final da tarde do dia 5 de Maio de 2011.

No final da tarde do dia 5 de Maio de 2011 visão das águas do Rio Una enfurecido. Foto de cima do Viaduto Profª Lucia Paiva.

Praça Prof. Miguel Jasselli invadida pelas águas da enchente no final da tarde do dia 5 de Maio de 2011.

No final da tarde do dia 5 de Maio de 2011 Rio Una mostrando que merece os versos de Telles Júnior:
"Rio Una, Velho Ranzinza
Quando em Águas Opulento
Se esparrama Turbulento
Alagando e desafiando
E desanca em sua fúria hidráulica
Lamas e areias..." (do poema CANTO DOS PALMARES)


Outro ângulo da Praça Prof. Miguel Jasselli, nessa tarde do dia 5 de Maio de 2011. Vemos que águas quase chegando a cobrir bancos da praça.


Em vários locais da cidade o terreno cedendo e abirndo crateras:
Cratera formada pela enchente na Rua Nova. Afundamentos de terrenos ocorrendo em Palmares em vários locais como nesse.

Sobre os arrombamentos e saques:
Hoje a Polícia Militar prendeu 6 pessoas que estavam descaradamente roubando portas, janelas e telhas da Escola Estadual Dr. Pedro Afonso de Medeiros. Eles estavam munidos de escadas e de um caminhão depenando aquele prédio público!
Aquela escola, desde enchente de junho do ano passado, vitima de saques. Saquearam todas as bancas escolares, mesas, cadeiras, armários, etc. Além de toda a fiação da instalação elétrica, bacias sanitárias, etc. Somente hoje à tarde uma ronda policial decidiu flagrar os larápios descarados!

Enquanto tivermos sinal de internet e energia elétrica continuaremos atualizando esse Diário da Enchente e nos esforçaremos para inserir nesta mesma reportagem os clipes gravados durante esta tarde. Aguardem.

* Enchente já se inicia novamente em Palmares

DIÁRIO DA ENCHENTE - 5 DE MAIO DE 5011, 8h. 35 min.

Rádios locais anunciam que águas já inundaram ruas ribeirinhas em Palmares - PE. E as águas estão subindo velozmente.
Há notícias que virá muita água.
Em Belém de Maria, onde passa o Rio Panelas (desemboca no Rio Piranji que por sua vez desemboca no Rio Una que passa em Palmares), a enchente já está baixando (começou a baixar às 6h. 30min). O que é boa notícia. Mas Rio Una ainda recebem águas do Rio Pirangi, Rio Prata e outros e tudo vem para Palmares. Agora ouvindo entrevista com Secretário do Governo Municipal de Belém de Maria.
Acompanhem notícias através da Rádio Cultura dos Palmares online! Com certeza cortarão fornecimento de energia elétrica e sinal de internet. Quando águas baixar colocaremos videos e fotos online e relataremos tudo aos poucos enquanto tiver sinal de internet.
Neste horário somente tem invasão de enchente no Bairro das Pedreiras (margem do rio). Mas águas sobem rapidamente!
E as chuvas continuam intermitentemente. Chuva forte!
E ouvinte da Rádio Cultura dos Palmares telefonou lá de São Bento do Una dizendo que tem muita água lá pior que terça-feira e tudo vem para o Rio Una! Mas funcionário da Rádio Cultura telefonou para aquela cidade e soube que lá está tudo tranquilo com chuvas moderadas. A emissora está pedindo para informarem noticias com responsabilidade. É desrespeito e crime ocasionar pânicos na população.

*
*
*

* Diário da enchente (madrugada 5-5-2011): Noite e madrugada de pânico




Diário da Enchente, 05 de Maio/2011 às 07h. 56min.

Durante toda a noite população da Cidade dos Palmares apreensiva  diante dos avisos da Comissão de Defesa Civil para todos saírem das casas atingidas pela enchente do dia 3 de Maio/2011. Várias pessoas estavam lavando casas atingidas. Comércio rearrumando prateleiras. Mas a ordem é sair das áreas atingidas porque virá outra enchente.
Mas durante a noite e a madrugada não chegou a enchente. Porém hoje cedo Representante da Cruz Vermelha e o Presidente da Comissão de Defesa Civil dos Palmares estiveram nas rádios locais pedindo para ninguém voltar para imóveis atingidos pela enchente de terça-feira dia 03. E quem ficou em Primeiro ou Segundo Andar não teime ficar porque o Rio Una receberá muita água das chuvas caídas nas áreas desta Bacia Fluvial pernambucana. Há previsão que enchente será maior que a de terça-feira porque naquele dia o rio não estava cheio e agora está com muita água. Se juntar as águas que vêm do Agreste tudo piorará. Muita chuva no Agreste e em toda Mata Sul.
Durante toda a noite e madrugada choveu muito em Palmares.
Segundo publicado no site AB TV:
"O município de Palmares, na Zona da Mata Sul, registrou um grande volume de chuvas na noite da última segunda-feira (2) e na madrugada desta terça-feira (3). Segundo o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), nos três primeiros dias de maio já caiu 87% da chuva prevista para este mês na cidade.
Os técnicos do Lamepe fizeram a conta: a média histórica de chuva registrada em Palmares para todo o mês de maio é de 238 milímetros. Em três dias, já caíram 206 milímetros de chuva."
Chove muito em toda Mesoregião da Mata Sul Pernambucana. Municípios gravemente atingidos: Ribeirão, Gameleira, Palmares, Catende, Água Preta, Belém de Maria. Em Barreiros houve 2 enchentes dentro de uma semana!
Numa entrevista cedida à Rádio Cultura dos Palmares, o Governador de Pernambuco disse que as chuvas desses dias marcaram a porcentagem maior dos últimos 30 anos e prometeu construir 5 barragens de contenção na Bacia do Rio Una para controlar essas enchentes.
Notícias de deslizamentos de barreiras em várias cidades da Mata Sul Pernambucana.
Neste horário podemos ouvir sirenes de viaturas dos Bombeiros Militares alertando ao povo.
Chuvas intermitentes continuam.
Agreste, Mata Norte e Região Metropolitana do Recife também sofrendo com chuvas a ponto da Prefeitura da Capital Pernambucana avisar que usará força de polícia militar para prevenir catástrofes maiores e retirar pessoas da área ribeirinha se não quiser sair.
Daqui a pouco colocaremos mais fotos e vídeos online (se não faltar energia elétrica e sinal de internet) sobre a situação da Cidade dos Palmares.
Palmares continua sem água encanada. A estação de captação de águas foi atingido pela enchente. Mas o Sistema de Abastecimento de Água está se esforçando para sanar o problema. Mas enquanto está chovendo a situação é difícil porque há muita lama nos rios e como disse o Presidente do SAAE, Alexandre Leão, "a empresa trata água e não lama"! As bombas que impulsionam a água nos encanamentos estão entupidas de lamas!
Acompanhe notícias ao vivo em aúdio no site da Rádio Cultura dos Palmares que faz jornalismo sério e responsável.
Vejam clipes sobre nossas reportagens nesses dias de pânicos:
 





*


*

*