sexta-feira, 18 de novembro de 2011

* Segunda Semana Quilombola em Palmares - PE

GRUCALP e a Articulação Municipal de Entidades (AME-PALMARES) promovem a Segunda Semana da Consciência Quilombola, de 20 a 26 de Novembro/2011.




Dia 20 de novembro, no Anfiteatro da Praça Dr. Paulo Paranhos. Às 15h. Encontro Regional de Grupos de Capoeira. Espaço para falar sobre as lutas de preservação cultural, as dificuldades e conquistas. Neste dia da Consciência Negra é reservado para reivindicações e protestos, então aproveitem! Às 17h. Homenagem ao Mestre Pastinha (exibição do filme CAPOEIRA DOCUMENTAL – PASTINHA), com debate. À noite, às partir das 20h. exibição do filme QUILOMBO e logo após música, dança, poesia e espaço aberto para quem quiser participar.


Dia 21 de novembro, 19h. no Anfiteatro da Praça Paulo Paranhos, Dia Internacional das Saudações, outro espaço para capoeira: Filme DANÇAS AFRICANAS PRESENTES NA CAPOEIRA, Homenagem ao Mestre Bimba (filme) e Maré Capoeira (filme), com debate. Roda de Capoeira e Aulão de Capoeira com união de contra mestres, mestres, instrutores e professores, num congraçamento quilombola.


Dia 22 de novembro, 19h. no anfiteatro da Praça Paulo Paranhos, Dia nacional da Música e do Músico. Exibições de filmes curtas metragens sobre música, apresentações de músicos, etc.


Dia 23 de novembro, 19h no Centro Cultural do GRUCALP, encontro cineclubista com exibições de filmes curtas metragens e debates.


Dia 24 de novembro, 18h. 30min na Usina Serro Azul, na comunidade do Engenho Verde, exibição do filme QUILOMBO e apresentações de capoeira, dança, música, poesia.


Dia 25 de novembro, 19h. no Centro Cultural do GRUCALP, encontro cineclubista com exibição do filme GANGA ZUMBA.


Dia 26 de novembro, 19h exibição do filme XICA DA SILVA, no Centro Cultural do GRUCALP. Aniversário de Elizabeth Gomes Teles (Mãe Beth) Presidente do GRUCALP.





"Dia Nacional da Consciência Negra se comemora em todo território nacional brasileiro. Data do passamento do herói mártir Zumbí dos Palmares. Dia para protestos, manifestos, reivindicações contra as exclusões e opressões qua ainda chicoteiam nosso povo oprimido.


"Em 2009 GRUCALP iniciou comemorações da SEMANA DA CONSCIÊNCIA QUILOMBOLA pela necessidade de nesse período fazer mutirão em ações nas comunidades sobre a ideologia quilombola que envolve partilha, lutar pelo que deve ser comum (da comunidade = quilombo), igualdade. É

premente que o sentimento quilombola seja desperto nas mentalidades do nosso povo, pois os detentores do poder político usam meios de comunicação e palanques para a dissenção social, disputas exacerbadas centralizadas em refregas caluniosas e violentas. A paz, o amor à nossa terra, na união de forças em prol do desenvolvimento com educa e cultura são bases para o fortalecimento do nosso povo.


"O egoísmo e o individualismo são entraves das conquistas coletivas. A união das forças pelo bem comum precisam ser estimuladas."