quinta-feira, 7 de maio de 2009

* Neste dia 8 de maio, estréia de Star Trek nos cinemas!



Está de volta Jornada nas Estrelas!

Uma nova produção sobre a série que vislumbrou aficcionados de ficções científicas, com atores da atualidade. Mas tem a participação do veterano Leonard Nimoy que na série original interpretava Sr. Spok.

E chega com o nome Star Trek, como no início daquela série de filmes dos anos '70 e '80. Vamos ver se continuarão a produzir filmes sobre o tema, que com certeza, tendo a tecnologia atual haverá mais condições de criar melhores efeitos especiais...


Resumo do filme:

O filme mostra as origens do capitão James T. Kirk (Chris Pine), Spock (Zachary Quinto) e toda a tripulação da famosa nave USS Enterprise.

No dia do nascimento de James Tiberius Kirk, seu pai foi capitão de uma nave da Frota Estelar por apenas 12 minutos antes de morrer. Neste pouco tempo, porém, ele foi capaz de salvar a vida de 800 pessoas, incluindo a mulher e o filho. Apesar de não ter tido contato com o pai, James herda dele o espírito de liderança e a sede por aventura. Desde pequeno, vivendo em Iowa, ele já desafia o perigo e é avesso às regras. Quando jovem, é convidado a se alistar na Frota, para que tente seguir a brilhante carreira do pai.

Contemporâneo de Kirk, o vulcaniano Spock teve uma infância bem mais difícil. Com o pai sendo um importante líder do planeta Vulcano, e a mãe uma simples humana, o garoto sempre sofreu o preconceito dos colegas, que o consideram inferior. Tendo aprendido durante toda a sua formação a conter suas emoções e agir sempre de forma racional e lógica, Spock é bem sucedido em todas as suas escolhas, até que chega um momento de sua formação em que deve decidir se seguirá pelo caminho dos vulcanianos ou dos humanos. Ele, então, decide entrar para a Frota Estelar.

Com um alto posto na Federação, Spock já não simpatiza com o novato Jim Kirk, ainda mais quando este decide trapacear e passa em um teste em que nunca alguém tinha conseguido êxito. Apesar das diferenças, os dois terão que trabalhar juntos quando o planeta Vulcano está sendo atacado pelo poderoso Capitão Nero. Com Spock guiado pela lógica e Kirk pela emoção, os dois batem de frente no combate. Porém, essa batalha, que tem uma forte ligação com o passado de um e o futuro do outro, pode definir o destino de todo o universo.

Com 40 anos de existência na televisão e nos cinemas, a série Star Trek ganha um novo começo com a direção de J. J. Abrams, um dos maiores fenômenos da indústria do entretenimento atual. Responsável pela série Lost e pelo filme Cloverfield, o diretor abriu mão de alguns elementos da história original de Star Trek para criar uma obra que pudesse contemplar tanto os fãs originais, como os jovens que nunca se interessaram pelo universo de James Kirk e Spock.

Gênero:
Ficção Científica
Lançamento:
08 de Mai, 2009
Distribuidora:
Paramount Pictures Brasil


Estrelando:
Chris Pine, Zachary Quinto, Eric Bana, Winona Ryder, Zoe Saldana, Karl Urban, Bruce Greenwood, John Cho, Leonard Nimoy, Simon Pegg, Anton Yelchin.
Dirigido por:
J.J. Abrams
Produzido por:
J.J. Abrams, Damon Lindelof
*

* Sobre Patrimônio Imaterial de Pernambuco


Na 5ª feira passada, dia 28 de abril, em encontro que contou com a presença dos escritores Alexandre Santos, Cássio Cavalcante e Bezerra de Lemos, dirigentes da UBE, o Conselho Estadual de Cultura recebeu representantes da Assembléia Legislativa de Pernambuco para tratar aspectos do processo do patrimônio imaterial pernambucano. Na ocasião, após ampla exposição do acadêmico Marcus Accioly, presidente do Conselho Estadual de Cultura, o deputado Augusto Coutinho sugeriu uma linha de encaminhamento que proporcionará o tempo e a oportunidade necessária para a superação de eventuais divergências. O escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, registrou a confiança dos escritores pernambucanos em que a adoção do encaminhamento proposto pelo deputado Augusto Coutinho levará ao entendimento desejado.

* Reportagens publicadas durante Março e Abril de 2009


Março 8 - Março 15 (27)
* Fatos históricos do dia 14 de Março
* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 14/03/2009
* Hoje tem Pedalada Pelada em São Paulo!
* Manifestos contra porto em Manaus
* Fatos históricos do dia 13 de Março
* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 13/02/2009
* No RS, MST sequestrou equipe da Imprensa!
* Violência contra jornalistas em RO e em RJ!
* Ministro Hélio Costa proibiu canais da TV Cultur...
* Fatos históricos do dia 12 de Março
* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 12/03/2009
* Dicas para uma direção ambientalmente correta e ...
* Fatos históricos do dia 11 de Março
* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 11/03/2009
* Restaurante francês serve gafanhotos e grilos
* Na Espanha, cartão do governo pagando dívida pes...
* Fatos históricos do dia 10 de Março
* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 10/03/2009
* Jornal de Seatle será publicado apenas via web!
* Rede Record criou megaportal para concorrer com ...
* Fatos históricos do dia 09 de Março
* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 09/03/2009
* Revistas da semana: resumos das principais manch...
* Fatos históricos do dia 08 de Março
* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 08/03/2009
* Ganhadora do Troféu Mulher Imprensa fala sobre c...
* Nos Estados Unidos, Site é processado por facili...
Março 1 - Março 8 (32)
* MPF aciona TV Record e TV Gazeta por ofensas às ...
* Em Palmares (PE), mulheres em evidência!
* Fatos históricos do dia 07 de Março
* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 07/03/2009
* Comemoração do Carnaval no Grupo Arco Íris da Me...
* Em Palmares, Carnaval surge do povo longe do aba...
* Fatos históricos do dia 06 de Março
* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 06/03/2009
* Inscrição até 31 de março: Melhor vídeo de nudez...
* Fatos históricos do dia 05 de Março
* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 05/03/2009
* Clipe de sucesso: 1º Ministro diz palavrão em di...
* Senador Jarbas continua falando, encontra apoios...
* Fatos históricos do dia 04 de Março
* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 04/03/2009
* TV não contribui para desenvolvimento de bebês!
* Manifestação dia 7/3 em frente a Folha de São Pa...
* DNA das fezes ajudará multas para cães na Aleman...
* Fatos históricos do dia 03 de Março
* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 03/03/2009
* Governo Lula financia MST!
* Mistério: Centenas de Baleias encalhadas na Aust...
* Arquivos das publicações do mês de fevereiro/200...
* Fatos históricos do dia 02 de Março
* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 02/03/2009
* Pautas das sessões do TRE-PE para Março
* Navegar excessivo em redes sociais faz cérebro r...
* Revista com foto de Obama é a mais vendida do Sé...
* Brasil ajudará Peru para implantar TV Digital!
* Fatos históricos do dia 01 de Março
* Revistas desta semana: manchetes e resumos dos a...
* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 1/03/2009

* Assassinatos de Índios em 2008


Um relatório divulgado nesta quarta-feira (6) pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) aponta que pelo menos 60 índios foram assassinados no ano passado. Segundo o documento, a suspeita é de que em 39 casos os assassinos também eram índios.

O relatório sobre a violência contra os povos indígenas foi divulgado na quarta-feira, no 6º Acampamento Terra Livre, montado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Índios de várias etnias estão reunidos para discutir melhorias nas aldeias.


Segundo a antropóloga Lúcia Rangel, que coordenou o estudo, a violência é fruto de falta de perspectiva nas aldeias.. “Eles não têm onde trabalhar, não tem terra para plantar, há casos de alcoolismo, há casos de trabalho escravo e uma situação bastante degradante de vida”, afirma.

Além do registro de assassinatos, o estudo mostra que o número de suicídios ainda é alto. Foram 34 entre os guarani-kaiowá só no ano passado.


O estudo do Cimi também denuncia falta de assistência médica nas aldeias, como explicou Nito Nelson, representante dos índios guarani-kaiowá. “A estrutura dentro da aldeia tem que melhorar. O agente de saúde não tem estrutura na mão para poder atender melhor nosso paciente, nosso amigo, nosso irmão”, diz.


O diretor do Departamento de Saúde Indígena da Funasa, Wanderlei Guenka, reconheceu que faltam profissionais e explicou como está tentando melhorar o atendimento nas aldeias. “Somente nesses dois anos incorporamos mais de 500 viaturas da remoção de pacientes, a entrada de equipe de saúde. Todo esse processo é discutido com o controle social. Com certeza, a Funasa vai atingir a estrutura mínima necessária para atendimento da saúde dos povos indígenas”, disse. O relatório foi entregue ao ministro da Justiça, Tarso Genro, e ao presidente da Funai, Márcio Meira.

* Curso Direitos Humanos e Prevenção da Violência!

Nesta sexta e sábado acontece o curso "Direitos Humanos e Prevenção da Violência"
A Comissão de Direitos Humanos da Arquidiocese de Teresina realizará, nos dias 8 e 9 de maio, o curso: "Direitos Humanos e Prevenção da Violência: medidas concretas de atuação". O curso acontecerá no auditório da Assembléia Legislativa do Piauí e será ministrado pelo Procurador da República do Distrito Federal, o Dr. Guilherme Schelb.
O curso tratará das seguintes temáticas: Estratégias de mediação de conflitos: os conflitos cotidianos, os conflitos de comunicação, como não ser injusto com as pessoas; Como lidar com a Polícia, Ministério Público e outros órgãos: estratégias práticas para registro de ocorrências e denúncias de casos suspeitos; e A violência contra crianças e adolescentes: prevenção e encaminhamento de casos.
O Procurador da República Guilherme Schelb é mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Paraná e especialista em segurança pública. Foi responsável por investigações criminais de repercussão nacional, dentre as quais: operação Anaconda, operação Vampiro, operação Guerrilha do Araguaia, operação máfias italiana e espanhola, o escândalo dos aviões da FAB e o escândalo do Banco Marka. Atuou em investigações contra o crime organizado na Europa, Estados Unidos e América do Sul. Foi Promotor de Justiça da Infância em Brasília (1992-1995). Palestrante internacional em eventos nos Estados Unidos e Alemanha. Autor de diversos livros, em especial: "Viver é Coisa Perigosa - estratégias para soluções de conflitos" e "Segredos da Violência - estratégias para a prevenção de conflitos com crianças e adolescentes."
O valor da inscrição no curso "Direitos Humanos e Prevenção da Violência: medidas concretas de atuação" é R$10,00 (dez reais) e poderá ser feita no Centro Pastoral Paulo VI, Avenida Frei Serafim, 3200. Teresina-PI.

* UE denuncia desrespeitos aos Direitos Humanos na América Latina

Estrasburgo (França), 7 mai (EFE).- O Parlamento Europeu expressou hoje sua preocupação com os ataques a organizações defensoras dos direitos humanos na Nicarágua e Venezuela, e com o tratamento a dissidentes em Cuba.
As denúncias fazem parte do relatório anual da União Europeia (UE) sobre a situação dos direitos humanos no mundo, aprovado hoje com 429 votos a favor, 36 contra e 55 abstenções.
O texto pede aos Governos de Nicarágua e Venezuela que trabalhem para proteger os direitos democráticos, liberdades e o Estado de direito.
O Parlamento também qualificou de "intolerável" a situação em Cuba, "um país com o qual a UE reatou o diálogo político".
Além disso, o documento aprovado hoje tratou a luta contra a pena de morte como uma prioridade.
"A principal prioridade do Parlamento é desenvolver um trabalho ativo para a abolição da pena de morte no mundo. Da mesma forma como gerações passadas aboliram a escravidão, algo que nos parece intolerável hoje em dia, a geração atual pode conseguir a abolição absoluta da pena de morte", disse o socialista espanhol Raimon Obiols.
Já a situação na China não melhorou após os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto de 2008, segundo a UE.
O relatório também fez críticas à atuação do Governo do ex-presidente americano George W. Bush na luta contra o terrorismo, e lamentou que a UE não tenha avaliado as práticas de seus membros na colaboração com os Estados Unidos.
EFE

* Encontro Regional de Educação Afro em Cachoeira do Sul - RS

A riqueza da cultura dos povos africanos esteve em destaque no Encontro Regional de Educação Afro, promoção da 24ª Coordenadoria Regional de Educação que reuniu 80 professores de quatro regiões do estado em Cachoeira do Sul - RS, nesta quinta-feira. O evento teve palestras e oficinas pela manhã e à tarde, no salão de atos do Colégio Marista Roque, e contou com a presença da representante da Secretaria de Estado da Educação, professora Evelize Maria da Silva Reis.
Logo na abertura do encontro, a contribuição artística afro foi demonstrada com performances de dança preparadas pela Associação Cachoeirense de Cultura Afro.
A ornamentação do salão de atos, organizada pelo grupo A Cor da Pele, da Escola Estadual Angelina Salzano Vieira da Cunha, também trouxe elementos da cultura negra aos participantes. Na conferência de abertura, a professora cachoeirense Lair Tereza Vidal da Silva abordou a Lei 10.639/2003, que dispõe sobre a Educação Afro nas escolas. A contribuição social, econômica e cultural do Continente Africano ainda é pouco conhecida por nós, alertou a palestrante, que reforçou a necessidade de estudar a história dos povos africanos no Brasil.
Os participantes do encontro, vindos das regiões de Santa Maria, Santana do Livramento, Uruguaiana e Cachoeira do Sul, também fizeram um tour pela cidade, com visita à Capela de Santa Josefa. À tarde, os professores se dividiram em oficinas sobre Literatura Infantil, Artes, jogos e brincadeiras de origem afro e Educação Afro nas Séries Iniciais. A avaliação final foi bastante positiva. Esperamos que os professores que participaram se tornem multiplicadores dos conhecimentos que adquiriram, nas nossas escolas, afirmou o coordenador do evento, professor Cezar Mozart Vasconcelos Pedroso, da 24ª CRE.
O Encontro Regional de Educação Afro foi promovido pela 24ª CRE com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, 8ª, 10ª e 19ª CREs, Grupo A Cor da Pele, da Escola Estadual Angelina Salzano Vieira da Cunha, Associação Cachoeirense de Cultura Afro, Escola Municipal Dora Abreu, Colégio Marista Roque, Banco do Brasil, Jornal do Povo e Jornal O Correio

* Cultura agora está no curriculo escolar em SP

A Secretaria de Estado da Educação expande neste mês o programa Cultura é Currículo para alunos da Grande São Paulo, interior e litoral do Estado. Cerca de 63,5 mil estudantes começam a visitar, na próxima terça-feira instituições culturais de diversas cidades.
Na região de Limeira estão programadas visitas para 480 alunos. Criado no segundo semestre de 2008, o Cultura é Currículo é o maior programa do Brasil para levar cultura aos estudantes. Só no ano passado, cerca de 160 mil alunos de escolas estaduais da Capital estiveram em instituições culturais como museus, teatros e centros culturais que aderiram ao projeto.
Agora é a vez dos alunos do interior terem acesso a um vasto universo cultural. São 46 instituições no interior e 46 na Grande São Paulo que juntas irão receber neste mês cerca de 63,5 mil estudantes da rede estadual.
Dividido em três projetos: instituições culturais, especialmente museus (Lugares de aprender: Escola Sai da Escola), teatros (Escola em Cena) e cinema (Cinema Vai à Escola), o Cultura é Currículo proporcionará aos estudantes experiências inesquecíveis.
As visitas acontecem sempre no horário de aula dos alunos e são acompanhas por professores que recebem material específico para preparar as visitas e discuti-las posteriormente em sala de aula.

* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 07/05/2009

O Globo

Manchete: Investidor terá tempo para decidir se fica na poupança
Até o primeiro aniversário da conta, remuneração será pela regra antiga
Mesmo após a mudança de regra para remuneração das cadernetas, que o governo prepara para junho, o investidor poderá permanecer com o dinheiro corrigido pela Taxa Referencial (TR) mais 0,5% de juros - como é hoje - pelo menos até o primeiro aniversário seguinte. Por exemplo: se a nova regra sair dia 15 e o aniversário da poupança for dia 20, o aplicador terá correção integral pela norma antiga até dia 20. O objetivo do governo é dar tempo para que o investidor avalie se vale a pena continuar ou migrar para outro investimento.

O Banco Central não interveio no mercado ontem e o dó1ar caiu 1,72%, fechando a R$ 2,111. A Bovespa subiu 1,64%, chegando a superar 52 mil pontos durante o pregão e voltando ao nível de antes do agravamento da crise mundial, em setembro. (págs. 1, 31 e 33)

'Estou me lixando para a opinão pública'
Relator, no Conselho de Ética, do caso de Edmar Moreira, dono de um castelo em Minas, o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) deixou clara sua disposição de arquivar o caso, defendendo o acusado e ironizando a pressão por punição: "Estou me lixando para a opinião pública! A opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Vocês batem, batem, e nós nos reelegemos mesmo assim." (págs. 1 e 5)

União paga Bolsa Família a 577 políticos
Uma auditoria do Tribunal de Contas da União encontrou indícios de que 577 políticos eleitos, 3.791 mortos e 106.329 donos de veículos são beneficiados pelo Bolsa Família. Uma família que recebe o benefício tem sete caminhões; outra tem três tratores. (págs. 1 e 3)

EUA matam 100 em dia de diplomacia
Em clima tenso, o presidente Obama recebeu os presidentes do Afeganistão e do Paquistão, após um bombardeio americano ter matado de 100 a 130 afegãos. A secretária Hillary Clinton lamentou o ataque e prometeu investigá-lo. (págs. 1, 37 e Veríssimo)

Unesco: Brasil apoia egípcio antissemita
Apesar de dois brasileiros pleitearem a vaga, um deles com muita chance, o Itamaraty apoia o polêmico egípcio Farouk Hosni para a Unesco. Conhecido por posições antissemitas, Hosni tem a oposição de parceiros importantes do Brasil, como EUA e Rússia. (págs. 1 e 8)

Charge Chico: E no Itamaratironágua- Se Ahmadinejánãoveio, ligue Lugo!

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Empresa parcela dívidas, mas não paga ao governo
Das 129 mil empresas que aderiram a programa, 110 mil foram excluídas; maioria não quitou débito, diz Receita Documento da Receita Federal mostra que 85% das empresas que aderiram ao Refis, programa de parcelamento de impostos do governo, foram excluídas principalmente por falta de pagamento, informa Leandra Peres. Desde 2000, foram instituídos três programas do gênero, e mais um deve ser votado hoje na Câmara. Das 129 mil empresas que aderiram ao Refis prometendo pagar dívidas de R$ 96 bilhões, 109,9 mil saíram, sendo 85,7 mil por inadimplência. Além disso, segundo os dados do fisco, 152 mil empresas e pessoas físicas migraram de um parcelamento a outro, aproveitando os benefícios dos programas sem quitar débitos. O documento do fisco diz que os programas têm sido "prejudiciais à administração tributária" e "péssimos exemplos para contribuintes que cumprem suas obrigações". Para a secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, sua criação recorrente reduz o recolhimento espontâneo de empresas e de pessoas físicas. (págs. 1 e B1)

Ataque dos EUA mata civis afegãos
Dezenas de civis foram mortos em ataque aéreo americano a Granai, vilarejo no oeste do Afeganistão. O total de vítimas, ainda incerto, pode passar de cem, segundo autoridades afegãs. É o maior ataque no país desde a posse do presidente americano Barack Obama. Segundo a Cruz Vermelha, foram dezenas de mortes. O ataque foi pedido pelas tropas afegãs, segundo os EUA. Depois de encontro com o presidente Hamid Karzai nos EUA, Obama afirmou que os países trabalharão juntos para reduzir o número de vítimas civis no combate ao terrorismo. (págs. 1 e A10)

Dólar cai ao valor mais baixo desde outubro
Em queda, a cotação do dólar fechou no valor mais baixo desde outubro de 2008, a R$ 2,111, sem intervenção do Banco Central. O país teve, em abril, o maior saldo positivo no mercado de câmbio desde o estouro da crise, em setembro, com US$ 1,430 bilhão. A Bovespa manteve o forte ritmo de alta dos últimos pregões e terminou o dia com apreciação de 1,64%, registrando 51.499 pontos. A valorização nas Bolsas de Nova York (1,21%) e Londres (1,37%) ajudou a animar os investidores também no mercado local. (págs.1 e B3)

Moradores do Piauí se armam contra saques a casas inundadas
Com as chuvas que já mataram pelo menos 29 no Nordeste desde abril, moradores de Teresina (PI) tentam evitar saques às suas casas inundadas armando-se com pedaços de madeira e usando lanternas e botes para fazer rondas noturnas. "São pessoas sem consciência. Querem tirar o restinho que nos sobrou", disse José Batista, 35. (págs. 1 pág. esp. C1)

Foto legenda: Criança em rua alagada pelo rio Tocantins em Marabá, no Pará, também atingido pelas chuvas

Donos de veículos recebem o Bolsa Família, diz TCU
Auditoria do Tribunal de Contas da União mostra que entre os beneficiários do Bolsa Família, que só podem ter renda até R$ 137 por mês, há donos de veículos e políticos. Estima-se que as fraudes cheguem a R$ 318 milhões por ano. O governo afirma que já cancelou parte dos benefícios. (págs. 1, A8 e A9)

Relator de caso do castelo diz 'se lixar' para público
Sérgio Moraes (PTB-RS), relator do caso contra Edmar Moreira (sem partido-MG) no Conselho de Ética da Câmara, disse não ver razões para cassar o colega. Moreira, dono de castelo de R$ 25 milhões, é suspeito de uso ilegal da verba indenizatória. Moraes disse estar "se lixando" para a opinião pública sobre o caso. (págs. 1 e A4)

SP quer limitar a 1 ano contrato de temporários
O governo paulista enviou à Assembleia projeto que prevê prazo de um ano para novos contratos temporários em todas as áreas e "quarentena" após esse período. Hoje, não há limite de tempo para os temporários. Segundo o Estado, eles são mais de 100 mil, ou 20% dos 500 mil servidores. (págs. 1 e C1)

Diaristas que trabalham até 3 dias por semana não têm direitos
A 7ª Turma do TST (Tribunal Superior do Trabalho) decidiu que empregados domésticos que trabalhem por até três dias por semana na mesma casa, independentemente do tempo em que mantenham essa rotina, não têm direitos trabalhistas como férias e 13° salário. Para o tribunal, o vinculo empregatício só é reconhecido quando há continuidade na prestação dos serviços. O sindicato da categoria criticou a decisão. (págs. 1 e B7)

Saúde: Conselho federal torna mais difícil a cassação de médico (págs. 1 e C6)

Editoriais
Leia "A lei dos descarados", acerca de reforma política no Congresso; e "Menos improviso", sobre docentes. (págs. 1 e A2)

Janio de Freitas: 'Reforma política' é manobra que nada muda no essencial
A área política do governo volta a falar em reforma para já. Que reforma política poderia sair da "base aliada" e mesmo do Congresso como um todo, vistas as razões da sua desmoralização? A opinião pública não recebeu, como satisfação, mais do que manobras que nada mudam no essencial. (págs.1 e A7)

------------------------------------------------------------------------------------


O Estado de S. Paulo


Manchete: Brasil tem maior saldo cambial em sete meses
Balança comercial faz entrada de dólares superar saída em US$ 1,43 bi

O bom desempenho da balança comercial permitiu que o Brasil retomasse, em abril, o saldo positivo no ingresso de moeda estrangeira. Dados divulgados ontem pelo Banco Central mostram saldo de US$ 1,43 bilhão em abril, o melhor resultado desde setembro de 2008. No quadrimestre, porém, o saldo está negativo em US$ 1,5 bilhão, bem pior do que o registrado em igual período de 2008, que fechou positivo em US$ 15,6 bilhões. Além disso, a recuperação do segmento comercial ainda não é percebida no chamado fluxo financeiro, que registra as operações de investidores e empresas. Nesse critério, o País amarga a saída de recursos, registrando, em abril, saldo negativo de US$ 3,4 bilhões. Mas o fluxo cambial dá sinais de melhora. O dólar voltou a ficar perto de R$ 2,10 e, segundo o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, os números "consolidam a sensação de que o pior já passou". (págs. 1 e B1)

Futuro do País parece brilhante
O Brasil, país de "futuro brilhante", deve estar entre os primeiros a sair da crise, disse Edmond Phelps, Nobel de Economia (2006). (págs. 1 e B4)

Devagar, Cidade do México volta à rotina
A Cidade do México foi despertada ontem lentamente, como de um pesadelo, após duas semanas de confinamento por causa da gripe suína, relata o enviado especial Lourival Sant'Anna. "A sensação é a de estar saindo do cativeiro", disse um estudante. O total de mortos no país subiu para 42. O governo disse que o ritmo de registro de novos casos caiu. (págs. 1 e A21)

Foto legenda: Cautela
Mexicanos no metrô, ontem, quando a capital do país voltou a funcionar após cinco dias de restrições por causa da gripe suína

Paraguai insiste em alta da energia
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, chega hoje a Brasília disposto a obter vantagens na questão da energia elétrica da usina de Itaipu. Quer, em resumo, obter o direito de o Paraguai vender energia para outros países e voltará a exigir que o Brasil compre energia a preço de mercado, elevando o valor da transação dos atuais US$ 100 milhões para US$ 800 milhões por ano. (págs. 1 e B9)

MP aponta doações irregulares a Kassab
O Ministério Público Eleitoral pedirá a impugnação das contas de campanha do prefeito Gilberto Kassab e de 46 dos 55 vereadores. Investigação aponta supostas doações ilegais, além de uso de notas fiscais falsas na prestação de contas. Se condenados, os acusados podem ficar inelegíveis. Assessores de Kassab negaram irregularidades e lembraram que as contas da campanha foram aprovadas pelo TRE. (págs. 1, C1 e C3)

Produção de vacina contra gripe suína é autorizada
O governo brasileiro autorizou ontem previamente a fabricação de uma eventual vacina contra a gripe suína. A medida deverá reduzir em ao menos um ano o prazo para disponibilizar o produto, ainda inexistente no mundo. O Ministério da Saúde defende que o Instituto Butantã, ligado ao governo paulista, se dedique à vacina contra gripe comum, cuja produção está atrasada. (págs. 1 e A20)

Obama cobra Paquistão e Afeganistão sobre Taleban
O presidente dos EUA, Barack Obama, pressionou os presidentes do Paquistão e do Afeganistão a endurecer a ofensiva contra o Taleban e a Al-Qaeda. Objetos de críticas americanas, ambos foram recebidos na Casa Branca e tiveram apoio, mas Obama cobrou o desmantelamento dos grupos extremistas. Ele lamentou as vítimas civis de ataque supostamente americano no Afeganistão. O total pode atingir 130. (págs. 1, A12 e A13)

Câmara: Relator quer livrar o dono do castelo
"Estou me lixando para a opinião pública", diz Sérgio Moraes (PTB-RS). (págs. 1 e A4)

Notas & Informações: Caiu o sistema na Infraero
O que está acontecendo na estatal é algo literalmente excepcional na era Lula. (págs. 1 e A3)

Artigo: O que a Gripe Espanhola diz sobre a suína
Fernando Reinach Biólogo
Se existe uma lição da gripe de 1918, é que o descaso com que os primeiros focos foram tratados, a falta de ações coordenadas e a tentativa de governos de minimizar o problema contribuíram para elevar o número de mortes. (págs. 1 e A20)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil


Manchete: 577 fraudadores do Bolsa Família eleitos

Mortos e políticos recebem benefícios, informa TCU Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou indícios de pagamento indevido no programa Bolsa Família. O relatório mostra que, entre os beneficiados, estão pessoas com veículos avaliados em R$ l00 mil, já falecidas e políticos, o que é proibido por lei. Segundo auditores, 577 candidatos - vereadores e três prefeitos - nas eleições de 2004 e 2006 continuaram a receber o benefício após eleitos. O Ministério do Desenvolvimento Social divulgou nota contestando os dados da auditoria. (págs. 1 e País A6)

Foto legenda: Protesto à luz de velas
No STF - Cerca de 300 manifestantes acenderam velas em frente ao Supremo Tribunal Federal contra o presidente da Suprema Corte, Gilmar Mendes. A intenção do protesto, segundo os organizadores, era 'iluminar' a 'parcialidade' do ministro. (pág.1)

Dólares de volta ao Brasil
Capital estrangeiro reforça economia contra a crise Enquanto o fluxo cambial registrou em abril o melhor resultado desde setembro do ano passado, segundo dados do Banco Central a Bovespa teve a maior entrada de investimentos estrangeiros em um ano. Para especialistas, os números mostram o potencial do país para depois da crise. Em Washington, o FMI divulgou estudo segundo o qual os países da América Latina e do Caribe retomarão o crescimento mais rapidamente do que as economias desenvolvidas. (págs. 1 e Economia A17)

UFRJ terá Enem como vestibular
A UFRJ anunciou que vai usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma das etapas do processo de seleção para os cursos de graduação. No Rio, também já aderiram a UFF, a Universidade Rural e o Cefet. (págs. 1 e Cidade A15)

Vírus da gripe criados em ovos
Um laboratório nos Estados Unidos armazena vírus sob uma forma que cresce rapidamente dentro de ovos, para que farmacêuticas os usem na produção de milhões de doses de vacina. As crias mais recentes são da cepa H1Nl, da gripe suína. (págs. 1, Vida, Saúde & Ciência A24)

Bombardeio dos EUA mata civis
A Cruz Vermelha acusou os EUA de matarem "dezenas de civis" afegãos no bombardeio à província de Farah. O incidente abalou o encontro entre Barack Obama e os presidentes do Afeganistão, Hamid Karzai, e do Paquistão, Asif Ali Zardari, na Casa Branca. (págs. 1 e Internacional A22)

Sociedade Aberta
Wilson Figueiredo
Jornalista
A democracia devia a transparência. Começou a pagar. (págs. 1 e A9)

Sociedade Aberta
Wanderley Guenka
Diretor da Funasa
Se fossem subordinados à lei, índios não invadiam a Funasa. (págs. 1 e A7)

Sociedade Aberta
Eduardo Felipe Matias
AdvogadoLula, Lugo e o difícil equilíbrio na negociação de Itaipu. (págs. 1 e A23)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: Passageiros da tragédia

A maioria dos ocupantes da linha 617 da Viplan dormia às 5h20. Muitos eram vizinhos, moradores do Vale do Amanhecer, e pegavam a condução para o trabalho. Quando o veículo parou em frente ao condomínio Nova Colina aconteceu a tragédia. O ônibus interestadual da empresa Novo Horizonte, que ia de Santa Maria da Vitória (BA) em direção a Goiânia, espatifou-se na traseira do veículo da Viplan. Sérgio dos Santos e o cunhado, José Augusto Oliveira, estavam sentados na última fileira do ônibus de Brasília. O primeiro morreu na hora. O segundo, pouco depois de chegar ao Hospital de Base. A terceira vítima, Whytan dos Santos, não resistiu à perfuração no pulmão e ao traumatismo cranioencefálico. Os dois motoristas envolvidos no acidente negam qualquer responsabilidade. A Polícia Civil e a ANTT investigam as circunstâncias da tragédia. (págs. 1 e Tema do Dia, 33 e 34)

Foto legenda: Rosana Silva, 18, chora a morte de José Augusto: fim trágico do casamento José Augusto é levado de maca. Ele estava ao lado do cunhado, que morreu na horaGiovani Vieira sofreu fratura na perna esquerda: “desmaiei e só acordei na ambulância”

Agora são 1,5 mil vagas no concurso da PM (págs. 1 e 24)

O deboche do deputado
Ao anunciar a pizza para “deputado do castelo”, relator do processo zomba: “A opinião pública não acredita. Tanto é que nos reelegemos”. (págs. 1 e 6)

Inflação na cesta básica (págs. 1 e 18)

US$ 1,4 bi aporta no Brasil (págs. 1 e 22)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Exportador desova dólares e amplia valorização do real

A expectativa de que o dólar continue a perder valor em relação ao real tem levado os exportadores a vender a moeda americana em volumes cada vez maiores no mercado a vista, ampliando o ritmo de valorização do real. Ontem, o dólar caiu mais 1,72%, para R$ 2,111, a menor cotação desde 30 de outubro do ano passado. Neste ano, a desvalorização é de 9,55%.Os exportadores têm ingressado no país com mais dólares do que as mercadorias embarcadas. Em abril, esse movimento foi o mais forte do ano: o câmbio contratado para exportação, de US$ 13,8 bilhões, superou em US$ 1,5 bilhão o total embarcado, de US$ 12,33 bilhões. (págs. 1 e C1)

País já está tecnicamente em recessão
A produção industrial de março era o número que faltava para o governo concluir que o país entrou em recessão técnica - dois trimestres consecutivos de queda em relação ao período imediatamente anterior. Mas a avaliação, tanto no Ministério da Fazenda quanto no Banco Central, é de que a economia mostrará recuperação a partir do segundo trimestre - opinião compartilhada por economistas do setor privado.
Com os números da produção industrial, que registraram queda de 7,9% no primeiro trimestre em relação ao período anterior, a Fazenda vai refazer os cálculos do PIB para o ano. A projeção atual, de alta de 2%, deve ser revista para um número mais próximo de 1,2%. (págs. 1 e A3)

Phelps quer criar bancos inovadores
Criar uma nova classe de bancos, voltados a financiar investimentos empresariais inovadores - essa é a proposta anticrise do economista americano Edmund S. Phelps, ganhador do Nobel de 2006. Em entrevista ao Valor, ele sugeriu que essas instituições deveriam receber subsídios para cada dólar emprestado.
Phelps apoia o plano de Obama, mas acredita que ele demorou para colocar os bancos “em pé, emprestando". E considera perigoso tentar tornar a economia mais inovadora por meio de iniciativas de agências governamentais, que estão longe da realidade comercial e são politizadas. Ele diz que o Brasil sairá mais rápido da crise por causa da recuperação das commodities. E faz uma sugestão: "Não sejam muito duros com o Banco Central", porque na atual situação “é impossível fazer todo mundo feliz". (págs. 1 e Al2)

Foto legenda: Edmund S. Phelps, Nobel de Economia de 2006, em São Paulo: "BC brasileiro é provavelmente um dos que possuem julgamento mais sólido"

Argentina tenta manter indústrias
O governo argentino procura compradores para as fábricas de autopeças que, por causa da crise do setor automobilístico, estão deixando o país e redirecionando suas operações para o Brasil. Nas últimas duas semanas, duas multinacionais, a alemã Mahle e a sueca Autoliv, anunciaram o fechamento de fábricas na Argentina e a transferência das atividades para o Brasil, deixando mais de 700 trabalhadores desempregados.
Por ordem da presidente Cristina Kirchner, os ministérios da Produção e do Trabalho coordenam a operação para evitar o fechamento das unidades. O objetivo é impedir o desemprego de centenas de pessoas às vésperas das eleições legislativas de 29 de junho. (págs. 1, A3 e B1)

C&A troca o comando no Brasil
A rede de varejo C&A no Brasil, com cerca de 170 lojas, passa a ser dirigida por um dos membros da família Brenninkmeijer, que fundou a companhia em 1841 na Holanda e até hoje faz questão de manter a gestão de todos os seus negócios. Segundo apurou o Valor, Luiz Fazzio, que comandava a empresa desde 2002, foi substituído por Edward Brenninkmeijer, que já representa no Brasil a Cofra, a holding do grupo, com sede na Suíça. A empresa não se manifestou sobre a mudança de comando. Tradicionalmente discretos, os dirigentes da C&A não divulgam seus resultados. Mas, segundo fontes do mercado, as vendas no Brasil foram muito afetadas pela crise, à semelhança dos concorrentes. (págs. 1 e B4)

País será 'alvo preferencial' do protecionismo
Mesmo que sejam competitivos em novos mercados, os produtos agropecuários exportados pelo Brasil tendem a se tornar "alvo preferencial" do protecionismo comercial nos próximos anos. A crise e as negociações para um novo acordo sobre mudanças climáticas devem suscitar barreiras técnicas ao comércio e incentivar medidas discriminatórias. O cenário é traçado pelo advogado americano Scott Andersen, principal estrategista do processo brasileiro contra os subsídios dos EUA ao algodão. (págs. 1 e B12)

JPMorgan passa no teste de estresse
Os bancos mais saudáveis dos EUA estão começando a se distinguir dos concorrentes mais fracos e saindo lentamente dos braços do governo.
Como resultado de dois meses e meio de investigações sobre a situação dos 19 maiores bancos dos EUA, JPMorgan Chase, Goldman Sachs, American Express, Bank of New York Mellon e a seguradora Metlife não serão chamados a levantar capital adicional, de acordo com pessoas a par do assunto. (págs. 1 e C4)

Disputa por ativos da GM pode mudar a indústria em escala mundial (págs. 1 e B6)

Demissões na Microsoft
A Microsoft informou ontem que fez "um pequeno ajuste no quadro de funcionários" no país como parte do esforço global para redução de custos. O corte, inferior a 5% dos 570 empregados, "é consequência do cenário econômico mundial". (págs. 1)

Crise na Europa
As vendas do varejo na zona do euro diminuíram 0,6% em março em relação ao mês anterior. Na União Europeia como um todo, o indicador recuou 0,3%. Na comparação com março de 2008, as quedas foram de 4,2% na eurozona e de 3,1% no bloco europeu. (págs. 1 e A9)

O novo melhor amigo
Pela primeira vez, o mercado brasileiro de alimentos para felinos cresceu mais do que o de cães. Segundo a associação dos fabricantes de rações, a venda de comida para gatos cresceu 11% no ano passado, enquanto para cães caiu 1,5%. (págs. 1 e B4)

Mercado de reposição
A Geometra, de São José dos Campos (SP), acaba de fechar o primeiro contrato de exportação de peças de reposição para o trem de pouso do BEM-312 Tucano, da Embraer, diz Luiz Paulo Junqueira. A aeronave é utilizada por 15 países, além do Brasil. (págs. 1 e B9)

Fundos batem recorde
O setor de fundos de investimento registrou no mês passado a maior captação líquida da história do país, com R$ 19,928 bilhões. O recorde anterior era de R$ 16,811 bilhões, em janeiro de 2008. O bom resultado foi puxado pelos fundos de recebíveis (FIDC). (págs. 1 e D2)

MP denuncia & 'Insider trading'
O Ministério Público Federal de São Paulo apresentou denúncia contra os ex-executivos da Sadia Luiz Murat e Romano Fontana Filho e também contra Alexandre Ponzio (ex-ABN AMRO) por uso de informação privi1egiada em negócios com ações da Sadia. (págs. 1 e D3)

Resultados da Vale
A Vale registrou lucro líquido de R$ 3,151 bilhões no primeiro trimestre, queda de 0,97% em relação ao mesmo período do ano passado e 29,1% maior ante o quarto trimestre de 2008. A receita operacional bruta caiu 9,4% em 12 meses, para R$ 13,179 bilhões. (págs. 1 e D4)

Ideias
Maria Inês Nassif: o Legislativo mantém-se como uma extensão da cultura patrimonialista. (págs. 1 e A6)

Ideias
Raquel Balarin: cenário do crédito não é tão exuberante quanto parece. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

Gazeta Mercantil


Manchete: Aumentam as vendas de máquinas

Depois de registrarem quedas expressivas em janeiro e fevereiro, as vendas de máquinas e equipamentos começaram a mostrar sinais de recuperação em março. O faturamento de R$ 5,47 bilhões no mês foi 30,1% maior que o registrado em fevereiro, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).O consumo aparente — que considera as vendas internas somadas às importações e reflete o que o País de fato investiu em bens de capital — teve alta de 4,3% sobre março do ano passado. Trata-se da primeira variação positiva desde janeiro, quando caiu 11,1%. “Parece que chegamos ao fundo do poço em janeiro, e agora começamos a nos recuperar”, disse o presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto. (págs. 1 e C4)

Vale lucra R$ 3,15 bilhões, mas receita recua 26,6%
A crise global e a queda na demanda por minério de ferro e outros metais afetaram os resultados trimestrais da Companhia Vale do Rio Doce, que registrou queda de 26,6% na receita operacional bruta, para R$ 13,18 bilhões, devido ao menor volume de vendas e ao preço dos minérios e metais vendidos. No entanto, as medidas de contenção de gastos executadas pela mineradora, como o corte na produção e as demissões, contribuíram para que apresentasse uma queda de apenas 1% no lucro líquido do período, ante o primeiro trimestre do ano passado, para R$ 3,15 bilhões.
A Vale também informou que está revisando o plano de investimentos de US$ 14,2 bilhões previstos para este ano. (págs. 1 e A5)

Foto legenda: Base latina
Após a aquisição da Medley, a francesa Sanofi-Aventis torna o Brasil sua base de genéricos para a América Latina. A compra da líder no segmento ajudou a Sanofi a diversificar o portfólio e assumir o topo do mercado farmacêutico brasileiro. Para Jairo Yamamoto, da Medley, e Heraldo Marchezini, da Sanofi, as empresas se complementam. (págs. 1 e C3)

Tendência do câmbio aflige exportador do agronegócio
Depois de sair do patamar de R$ 1,60 para R$ 2,40 em 40 dias, a cotação da moeda americana começa agora a causar preocupação pela razão inversa: a forte tendência de desvalorização. Nos últimos três dias, a queda do dólar acumula 3,2%, fechando ontem a R$ 2,1120. O reajuste nos preços das commodities, inclusive no das carnes, ainda compensa a alteração cambial. “O preço do frango está subindo, mas contávamos com câmbio de R$ 2,20. Com R$ 2,10 perdemos 4,5%”, diz Roberto Kaefer, diretor-presidente da Globoaves, uma das maiores exportadoras do País. Alguns setores já estão sendo prejudicados, como o sucroalcooleiro, que nesta semana parou de negociar contratos de exportação, pois o dólar mais baixo eliminou a atratividade. (págs.1 e B16)

Desvalorização do dólar já chega a 9,23% este ano
A volta do ingresso líquido de dólares no Brasil, associada ao desmonte de posições dos estrangeiros no mercado futuro de câmbio, patrocina o mais recente ciclo de desvalorização da moeda norte-americana frente ao real. Neste ano, a divisa acumula baixa de 9,23%, negociada ontem a R$ 2,11.Na BM&F, os investidores estrangeiros que passaram meses na posição “comprada”, apostando na alta do dólar, agora estão “vendidos” em US$ 1,237 bilhão, em uma clara aposta na volta dos fundamentos que favorecem o real. Já o fluxo de dólares para o País ficou positivo em US$ 1,43 bilhão em abril, o melhor resultado desde setembro de 2008. (págs. 1 e B1)

MPF move ação penal por insider trading
O Ministério Público Federal abriu ontem a primeira ação penal, no Brasil, por insider trading — uso de informação privilegiada para lucrar no mercado financeiro. Para advogados, a medida abre precedente importante. “Toda a ação repressora do insider é positiva porque o mercado de capitais tende a ser eficiente se todas as informações estiverem disponíveis para todos”, comenta a advogada Maria Lucia Cantidiano, do Motta, Fernandes Rocha Advogados.Dois ex-executivos da Sadia e um exexecutivo do ABN-Amro são acusados de usar informações privilegiadas sobre uma oferta de compra da Perdigão pela Sadia, em julho de 2006, para lucrar no mercado de ações dos Estados Unidos. Se condenados, podem pegar de um a cinco anos de prisão e multa de até três vezes o valor que lucraram com o delito. (págs. 1 e A9)

Contratações surpreendem nos EUA
Todos sabem das notícias mais sombrias — o desemprego nos Estados Unidos avançou para 8,5%, a maior alta em 25 anos, e se encaminha para os dois dígitos. Desde novembro, as pessoas no país perderam mais de 3 milhões de postos de trabalho.Entretanto, nem todos conhecem o lado mais otimista da equação: no âmago da mais profunda recessão desde a Grande Depressão, milhões de pessoas continuam a ser contratadas. (págs. 1 e A12)

Justiça paralisa obra no centro financeiro de SP
Localizado em uma das áreas mais cobiçadas pelo setor imobiliário, na avenida Faria Lima, em São Paulo, o empreendimento da Brascan, Company e Maragogipe teve as obras suspensas pela Justiça Federal. Acordo entre as empresas e o Ministério Público suspende as escavações até que seja feita prospecção do local tombado pelo Iphan. (págs. 1 e C2)

Aeroshoppings
Infraero investirá em cinco galerias de lojas este ano (págs.1 e C1)

Motores
Apesar das incertezas, Roberto Alves, da MWM, diz que retoma a exportação (págs. 1 e C6)

Publicidade
Agências retomam as contratações (págs. 1 e C8)

Operadoras discriminam pré-pagoSó agora, embora de forma tímida, as operadoras celulares começam a dar uma atenção aos clientes pré-pagos. Mas a maior parte das promoções é por recarga e não segmenta nem sofistica serviços. (págs. 1 e C7)

Governo quer atrair tradings
O governo federal quer dobrar a participação das empresas comerciais exportadoras, as “tradings”, nas vendas externas brasileiras. O País conta com

5.773 companhias que contribuem com 10,5% das exportações. (págs. 1 e A4)

Recuperação não está garantida
O economista Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central, considera que ainda é cedo para se falar em recuperação da economia. A queda dos juros e a oferta maior de crédito não são suficientes para assegurar a reação. (págs. 1 e A6)

Crescem os ganhos do Daycoval
O lucro do Daycoval cresceu 30,8% ante o último trimestre de 2008, para R$ 48 milhões, o que pode indicar que os bancos menores começam a se recuperar da crise. (págs. 1 e B3)

Hering investe R$ 32 milhões
Com um aumento de 32% na receita do primeiro trimestre, a Hering planeja um investimento de R$ 32 milhões neste ano para aumentar em até 20% sua capacidade. (págs. 1 e C4)

Opinião: Jean-Pierre Lehmann
Uma das lições da história é que a cooperação internacional pode se desintegrar sob as pressões de uma recessão prolongada. (págs. 1 e A11)

Opinião: Rodrigo da Rocha Loures
Investir em inovação parece difícil neste momento, mas muitos produtos sairão dos laboratórios para o mercado no próximo ciclo. (págs. 1 e A3)

Opinião: Durval Guimarães
Perguntada se sua visita a Minas era também sentimental, a ministra Dilma Rousseff chorou ao lembrar seus tempos de colegial em BH. (págs.1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas


Manchete: O deboche dos políticos...

Relator do processo contra Edmar Moreira (sem partido-MG) no Conselho de Ética da Câmara, Sérgio Moraes (PTB-RS) deixou claro que pedirá a absolvição do colega. Dono de um suntuoso castelo na Zona da Mata mineira, Moreira é acusado de uso irregular da verba indenizatória, contratando serviços de segurança das próprias empresas. Mas Moraes já ironiza as críticas: “Estou me lixando para a opinião pública. Vocês batem, mas a gente se reelege”, zombou, falando aos jornalistas. Em Paracatu, no Noroeste de Minas, aumento de salário do prefeito de R$ 12 mil para R$ 16 mil mensais levou os servidores municipais à greve, exigindo reajuste semelhante. (págs. 1, 3 e 6)

...O escárnio dos bandidos
A morte de uma menina de 11 anos, estuprada e assassinada a pauladas, chocou a população de Januária, no Norte de Minas. Um editor de vídeo que confessou o crime foi preso. Também foi presa em Uberlândia, no Triângulo, a mulher suspeita de matar, esquartejar e queimar o corpo de uma garota, de 12 anos. Na capital, motorista, cobrador e 11 passageiros de um ônibus viveram momentos de pânico, rendidos por dois assaltantes armados que sequestraram o veículo e os agrediram a coronhadas. Avisada por uma testemunha, a PM prendeu um dos ladrões. O outro fugiu. Depois de tudo, as vítimas ainda foram para uma delegacia prestar depoimento. (págs. 1 e 26)

Cigarro queima bolso do brasileiro
Índices da inflação em BH e no Brasil indicam alta nos preços provocada principalmente pelo cigarro. Maços ficaram mais caros por conta do aumento de tributos no fim de março e a tendência é que sigam subindo.(págs. 1 e 16)

Foto legenda: Fila pela casa
Milhares de pessoas lotaram postos da PBH para entregar formulários do programa federal de habitação. No Shopping Caetés, fila se formou na noite de terça. (págs. 1 e 15)

IR das férias
Receita complica ainda mais devolução do Imposto de Renda sobre 10 dias de férias ao exigir recibos das declarações e uso de outro programa de computador. Pedir dinheiro de volta na Justiça é alternativa. (págs. 1 e 13)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio


Manchete: Rural adota Enem
Universidade substitui o vestibular tradicional pela avaliação do MEC. Feras terão que esperar o resultado do exame, em janeiro, para disputar as vagas. Escolas, professores e alunos criticam a decisão. UFPE só deve se pronunciar amanhã sobre adesão. (pág.1)

Enchentes matam 33 no Norte e Nordeste
Além dos mortos, pelo menos 700 mil pessoas já foram atingidas. Em Pernambuco, açude transbordou e provocou estragos em Belo Jardim. (pág.1)

Mais um paciente com sintomas da gripe é monitorado no Estado (pág.1)

Bolsa-Família (pág.1)

------------------------------------------------------------------------------------