terça-feira, 1 de novembro de 2011

* Comemorando Consciência Negra e Cultura Brasileira

AME-PALMARES (ARTICULAÇÃO DE ENTIDADES DE PALMARES) E GRUCALP convidam a todos os líderes comunitários, artistas e amigos da Arte e Cultura Palmarinas para participar dos seguintes eventos comemorativos históricos e de preservação do nosso Patrimônio Cultural: 03 de novembro/2011 às 7 h. da noite, reativação do Fórum Permanente de Cultura Popular dos Palmares e elaboração das comemorações da Consciêrncia Negra. Dia 5 de novembro/2011 às 7h. da noite, Comemoração do Dia Nacional da Cultura e da Ciência (programação aberta para quem quiser recitar poesia, cantar, tocar, dançar, etc. é só entrar em contato com o GRUCALP pelo fone (81)9709-7630 ou na hora do evento marcar pauta. Eventos ocorrerão no Centro Cultural do GRUCALP, na Rua Tenente Antonio Becco, 28, (defronte ao Colégio Dimensão), Bairro Centro - Palmares - PE.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

O Dia Nacional da Cultura Brasileira foi instituído através da Lei Federal nº 5.579, de 19 de maio de 1970 e celebra o nascimento de um dos mais importantes personagens da História do Brasil - Rui Barbosa, intelectual, jurista, político e jornalista, que nasceu em 5 de novembro de 1849.

A trajetória desse brasileiro registra não só sua inteligência privilegiada, mas também sua grande capacidade de trabalho. Participou de todas as grandes questões de sua época e da própria fundação da República. Liberal nato, orador e estudioso da língua portuguesa, foi presidente da Academia Brasileira de Letras em substituição a Machado de Assis. Sua produção intelectual é vastíssima, representou o Brasil com brilhantismo na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia.