terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

* Equipe da UNIVASF encontrou nova espécie de serpente!

Uma nova espécie de serpente pode ter sido encontrada em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. O animal foi resgatado por uma equipe da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), participantes de um programa de conservação da fauna e da flora da caatinga. A ação é parte do projeto de integração do São Francisco com outros rios nordestinos."O bicho coletado pode ser uma nova espécie ou uma ocorrência nova. Mas já sabemos que é, no mínimo, uma ocorrência nova", explica o professor Luiz Cezar Machado Pereira, professor da Univasf e um dos responsáveis pelo trabalho.

O animal encontrado é uma serpente do gênero thamnodynastes. Todo exemplar da fauna e da flora coletado pelo programa de conservação é analisado por especialistas que estão em contato com universidades de todo o Brasil.


CUIDADOS COM A FAUNA

Uma das etapas do projeto é a implantação do primeiro centro de recuperação de animais silvestres da Caatinga - o Centro de Manejo de Fauna (Cemafauna) da Caatinga, com sede em Petrolina (PE). O objetivo é resgatar, identificar, tratar e destinar os animais silvestres apreendidos nas áreas que serão reservatórios da integração de bacias.

Além disso, Centros de Triagem Móveis em contêineres darão os primeiros socorros aos animais silvestres eventualmente feridos. Em situações de maior gravidade, os bichos serão transportados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Veterinário da Univasf.

Outra atribuição do Cemafauna Caatinga é a de controle e estudo de zoonoses e outras doenças de animais silvestres, além da capacitação de nível técnico e universitário na área de clínica e manejo de animais silvestres. O centro vai também desenvolver atividades de educação ambiental sobre Proteção da Fauna para as Comunidades inseridas em trechos do Projeto de Integração do Rio São Francisco.