terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

* TRE - PE multa prefeita e homologa 3 novas eleições!


Prefeita eleita é multada por abuso de poder econômico
28/01/2009
Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral, por unanimidade, julgaram parcialmente procedente recurso impetrado pela prefeita eleita de Pesqueira, Cleide Oliveira (PRB). Reformaram a sentença de primeiro grau, dada contra a gestora, que havia cassado o seu registro. Os magistrados não acharam provas suficientes que levassem à cassação do registro de candidatura e optaram por aplicar uma multa de 20 mil ufir, por acreditar que houve abuso de poder econômico na campanha. O Pleno do TRE acompanhou o voto do relator, Francisco Julião, que considerou que as provas contra a candidata não eram suficientes.
O fato mais contestado pela acusação foi a promoção da imagem de Cleide em publicidade paga pela prefeitura no primeiro semestre de 2008, antes da campanha. Ela era secretária de Educação e suas fotos e ações foram amplamente divulgadas em uma revista e em peças publicitárias no rádio e na TV.

Mais de 50 mil eleitores voltam às urnas dia 8 de fevereiro
28/01/2009
No próximo dia 8 de fevereiro, 50 mil 423 eleitores de Pernambuco voltam às urnas. São os cidadãos dos municípios de Lagoa Grande (16.225), Caetés (17.219) e Pombos (16.979) que vão participar das eleições suplementares para prefeito, decididas pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.
A Secretaria de Tecnologia da Informação utilizará, no total, 152 urnas para a realização do pleito, sendo 18 delas de contingência para caso de necessidade. Aproximadamente 50 servidores estarão envolvidos diretamente na eleição e 608 pessoas atuarão como mesários.
As eleições ocorrem das 8 da manhã às 17h e a previsão dos técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação é de que o resultado final seja divulgado até às 21h.
Fonte: Site do TRE - PE
Publicado por: Roberta Maciel Jungmann
Unidade administrativa: Presidência

* Sessões do Pleno do TRE-PE em fevereiro/2009


Definido calendário de sessões de fevereiro
02/02/2009
O pleno do TRE-PE definiu o calendário de sessões do mês de fevereiro. Esta semana haverá reunião da Corte nos dia 2 (segunda) e 3 (terça), às 17h.
No dia 8, domingo, por conta das eleições em Pombos, Caetés e Lagoa Grande a sessão começa às 8h e vai até as 17h, período em que dura a votação.
Na próxima semana as sessões ocorrem na segunda (dia 9), terça (dia 10), quarta (dia 11). Como fevereiro é o mês do Carnaval, as últimas sessões serão nos dias 16 (segunda) e 18 (quarta).

Fonte: Site do TRE-PE.
Publicado por: Roberta Maciel Jungmann
Unidade administrativa: Presidência

* Fatos Históricos comemorados no dia 03 de Fevereiro

Russo em nave dos EUA
Em 03 de fevereiro de 1994, Sergei Kiralev embarca em uma viagem dentro de um ônibus espacial americano, sendo considerado o primeiro astronauta russo a fazer isso. Ele participou da missão STS-60 e viajou em companhia de cinco norte-americanos. A missão tinha objetivo de testar de novos materiais.
1754 - Nascimento de Juan Ruiz de Apodaca, governador de Cuba vice-rei de Nova Espanha.
1807 - As tropas britânicas do General Samuel Auchmuty, compostas por 11 mil homens, o maior exército levado desde então da Europa à América, toam a cidade de Montevidéu a custa de grandes perdas.
1809 - Naccimento de Felix Mendelssohn, compositor alemão.
1813 - O coronel San Martín derrota os "realistas" em San Lorenzo. 1843 - Começa o estado de sítio de Montevidéu, com as tropas do Governo de Rosas.
1852 - Batalha de Monte Caseros (Argentina). As tropas sublevadas do general Justo José de Urquiza derrotam as do presidente Juan José Rosas e Buenos Aires aclama Urquiza como seu libertador.
1863 - Criação dos Estados Unidos da Colombia, sob o governo de Tomás Cipriano de Mosquera.
1876 - Assinatura do tratado de paz que pôs fim à guerra entre Argentina e Paraguai.
1902 - Nascimento de Ramón J. Sender, escritor espanhol.
1909 - Nascimento de Simone Weil, filósofa e escritora francesa.
1912 - Criação da Guarda Nacional de El Salvador.
1913 - Começa a Segunda Guerra dos Bálcãs.
1919 - Forças soviéticas ocupam a Ucrania e se forma em Kiev um Governo misto. 1924 - Morre Thomas Woodrow Wilson, XXIX presidente dos EUA.
1931 - Um terremoto destrói varias cidades da Nova Zelândia e causa a morte de mais de mil pessoas.
1932 - Cinco terremotos consecutivos destróem uma grande área em Santiago de Cuba.
1933 - Termina a guerra civil da Nicarágua com um tratado de paz firmado por Augusto César Sandino, chRedação Terra das forças revolucionárias e o presidente Sacasa.
1944 - II Guerra Mundial. O Governo de Franco reafirma a neutralidade da Espanha.
1947 - Nascimento de Paul Auster, escritor americano.
1949 - Morre Carlos Obligado, poeta argentino.
1966 - A sonda lunar soviética "Lunik 9" paira sobre a superfície terrestre e emite imagens desde o mar de Las Tormentas.
1969 - Yasser Arafat é nomeado chRedação Terra da OLP pelo Congreso Nacional Palestino.
1970 - Muhammad Alí (Cassius Clay), ex-campeão mundial de pesos pesados, anuncia sua retirada definitiva do boxe.
1977 - Golpe de Estado na Etiópia, realizado pelo vice-presidente da CAMP, Menghistu Hailé. Neste golpe foi assassinado o chRedação Terra de Estado, TRedação Terrari Benti.
1985 - O Papa João Paulo II visita Cuzco (Peru).
1987 - Detido em Medellín e extraditado para os EUA o famoso narcotraficante colombiano Carlos Lehder.
1989 - Derrotado en Paraguai o general Alfredo Stroessner, o ditador mais antigo da América Latina, por seu genro, general Andrés Rodríguez, que assume a Presidência.
1991 - O Partido Comunista Italiano deixa de existir oficialmente depois de 70 anos de história, ao aprovar sua conversão para Partido Democrático da Esquerda.
1994 - Lançamento do ônibus espacial "Discovery" com um astronauta russo à bordo, Sergei Kirkalev, o primeiro em um veículo espacial americano.
2001 - O governo mexicano entrega à Espanha o ex-capitão Ricardo Miguel Cavallo, para ser julgado pelos crimes de genocídio e tortura cometidos pelas juntas militares entre 1976 e 1983.

* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 03/02/2009

O Globo

Manchete: Com Sarney e Temer, PMDB comanda Congresso até 2011
Sem renovação, partido sai mais forte para negociar com Lula palanque de 2010
O PMDB obteve uma dupla vitória no Congresso, com as eleições de José Sarney (AP) para a presidência do Senado e Michel Temer (SP) para a Câmara. Sarney foi eleito com 49 votos, contra 32 do petista Tião Viana (AC). Temer venceu no primeiro turno, com 304 votos. Ao tomar o comando das duas casas, o PMDB repete a situação inédita desde 1992 e, mesmo dividido, se fortalece para negociar com o presidente Lula o melhor palanque da sucessão de 2010. Após uma votação com a base rachada, o Planalto aplaudiu o resultado, mas terá que trabalhar para curar feridas de aliados derrotados - sem concessão de cargos, avisou Lula. Sarney assumiu prometendo cortar gastos. Seu terceiro mandato na presidência do Senado traz de volta à cúpula da Casa os senadores alagoanos Renan Calheiros, - que escapou da cassação, comandou a campanha de Sarney e será líder na do partido na Casa - e Fernando Collor (AL) - ex-presidente afastado por impeachment, agora cotado para uma comissão. Temer, também pela terceira vez no cargo, fez discurso corporativista: disse que ampliará os serviços da TV Câmara para provar que o deputados trabalham. (págs. 1, 3 a 5 e Ancelmo Gois)

No túnel do tempo
A volta de Sarney e Temer reabilita alguns velhos conhecidos:
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que renunciou à presidência do Senado para não ser cassado por quebra de decoro parlamentar, só fortaleceu ao aparecer como principal articulador da campanha de José Sarney, e agora assumirá como novo líder do PMDB no Senado. O senador Fernando Collor (PTB-AL), afastado da Presidência da República depois de sofrer impeachment, foi reabilitado pelo comando da campanha de Sarney e é cotado para a presidência da Comissão de Relações Exteriores. O ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, cujo grupo apoiou a candidatura de Michel Temer, fortalece a parte do PMDB que não apóia o presidente Lula. Quércia se cacifa para ser candidato ao Senado por São Paulo, com apoio do PMDB. (pág. 1)

Atrasado para votar, PSOL vai de jatinho
Depois de perder o voo para Brasília, o senador José Nery (PSOL-PA) pegou carona no jatinho de um empresário para chegar a tempo de votar no petista Tião Viana. Em clima de vale-tudo para garantir um cargo na Mesa da Câmara, deputados apelaram sem pudor para o corporativismo: prometeram condescendência para os colegas faltosos e até desconto em passagens aéreas. (págs. 1 e 5)

MEC: federais formam mais que particulares
Segundo o Censo da Educação Superior 2007, as universidades privadas têm, proporcionalmente, menos estudantes concluindo os cursos: apenas 55,4% dos que ingressaram. A taxa de conclusão é mais alta nas federais: 72,6%. (págs. 1 e 8)

Déficit comercial volta após oito anos
Pela primeira vez desde março de 2001, o Brasil registrou déficit na balança comercial, em janeiro: US$ 518 milhões. O país vendeu menos de tudo: carros, carnes e até petróleo. As maiores reduções foram com a União Européia (- 27,2%) e América Latina e Caribe (-37,4%). Com um único país, a Argentina, a queda foi de 48,4%. Os números refletem o desaquecimento das economias. (págs. 1, 15 e Míriam Leitão)

'Banco podre' ganha força na Europa
A proposta de criação de um 'banco ruim' para reunir ativos podres de instituições em dificuldade vem ganhando força na Europa. Reino Unido, Holanda e Alemanha já debatem o projeto, em estudo nos EUA. Em 2008, o Bradesco lucrou R$ 7,6 bilhões, 4,9% menos. (págs. 1, 17 e 18)

Chávez festeja uma década com feriado
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, impôs ontem o cumprimento de um feriado, decretado na véspera, para celebrar seus dez anos no poder. O governo chegou a mandar soldados para forçar comerciantes a fechar lojas. (págs. 1 e 22)

Paes revoga aumento de salários
Sob a alegação de risco de desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal, o prefeito Eduardo Paes decidiu ontem revogar aumento salarial dado por Cesar Maia a 30% dos servidores que têm até o nível médio. Em outra medida para conter custos, Paes determinou uma devassa na folha salarial da Comlurb. (págs. 1 e 9)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: PMDB domina Congresso e quer vaga de vice para 2010
Legenda recupera hegemonia perdida em 1992, com escândalo do Orçamento
O PMDB passou a controlar o Congresso com a eleição, ontem, de José Sarney (AP) para a presidência do Senado e de Michel Temer (SP) para a da Câmara. A vitória teve o apoio do Planalto, que abandonou a candidatura do senador petista Tião Viana (AC) e operou para ajudar Temer. A ação irritou os petistas -um deles, o deputado Walter Pinheiro (BA), disse que "0 PMDB vai mandar na sucessão do presidente Lula". Hegemônicos pela primeira vez desde 1992, quando estourou o escândalo dos anões do Orçamento, líderes peemedebistas falam até em lançar nome próprio para a sucessão presidencial. Na verdade, porém, o partido quer a vaga de vice - que pode ser tanto na chapa governista como na da oposição tucana. O PMDB, como é tradição, deverá cobrar caro pelo apoio ao governo em seus dois anos finais de mandato. Sarney e Temer anunciaram que vão votar todos os projetos apresentados pelo Planalto contra a crise econômica. Em seu discurso, Sarney rejeitou a afirmação de que a escolha dele foi um retrocesso: "O espírito público não envelhece". (págs. 1 e A4 a A8)

Frases
José Sarney Presidente do Senado"Infelizmente, minha paixão pela vida pública é muito maior que a paixão pelo bem-estar pessoal" Michel Temer Presidente da Câmara "O PMDB já era forte. É um partido importante independentemente do que aconteceu aqui" Pag.1

Análise- Dora Krammer -Partido manda, seja qual for o governo
O PMDB marcou mais um gol no quesito causa própria. De legenda de perfil regional, foi se transformando em poderosa organização de caráter federal. Consolidou-se na posição do partido que manda, seja qual for o governo.(págs. 1 e A6)

Senadores veem traição na base governista
Saíram de partidos aliados do Planalto - entre eles, o PT - votos decisivos para a vitória de José Sarney. Segundo senadores, Sarney teve 9 dos 21 votos de cinco partidos governistas comprometidos com o petista Tião Viana. Também o PSDB, que tinha declarado apoio a Viana, votou majoritariamente em Sarney. (págs. 1 e A5)

Balança comercial tem lº déficit desde 2001
A balança comercial brasileira registrou o primeiro déficit desde março de 2001. Em janeiro, o total das importações superou o das exportações em US$ 518 milhões. A guinada foi provocada pela queda da demanda internacional e pela adoção de medidas protecionistas em vários países. O secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, antecipou que o resultado de fevereiro também será ruim. O governo prepara pacote de ajuda aos exportadores. (págs. 1, B1 e B3)

Após corte de IPI, venda de veículos cresce 1,5% em janeiro
As vendas de veículos novos, incluindo caminhões e ônibus, cresceram 1,5% em janeiro ante dezembro. Foi o primeiro mês completo da vigência do corte de IPI para estimular o setor. O desempenho é visto pelas montadoras como positivo, uma vez que janeiro apresenta vendas menores do que dezembro. Com a alta, já faltam carros modelo 2009 nas revendedoras, relata Sonia Raey. (págs. 1, B5 e D2)

Ensino privado superior sofre desaceleração após dez anos
O número de novas instituições privadas de ensino superior aumentou 0,5% em 2007, a menor expansão em 10 anos, mostra o Censo da Educação Superior. O total de cursos oferecidos cresceu 8,6%, contra 18% entre 2002 e 2003. (págs. 1 e A14)

Fórum de Belém
Os diversos manifestos divulgados no Fórum Social Mundial têm um denominador comum: o nostálgico repertório de clichês politicamente corretos e de jargões anti-imperialistas dos anos 50 e 60. (págs. 1 e A3)

Colômbia - Confusão adia soltura de reféns
O presidente Uribe é acusado de violar acordo com as Farc. (págs. 1 e A11)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Eles estão de volta
José Sarney e Michel Temer vencem e dão ao PMDB o controle da Câmara e do Senado
O senador José Sarney e o deputado Michel Temer, ambos do PMDB, voltam ao comando do Senado e da Câmara - e dão ao partido influência na sucessão presidencial e o controle do Congresso, façanha não alcançada por nenhuma legenda em 17 anos. Com a derrota de Tião Viana (PT), o governo vai trabalhar para contornar as insatisfações na sua base de apoio. Outros dois voltam à ribalta: Collor e Renan Calheiros. (pág. 1 e Tema do dia, págs. A2 a A7)

Lula exige ousadia contra a crise
Por conta da crise, o presidente Lula exigiu ontem, em reunião ministerial, ousadia com mais investimentos oficiais, incluindo reforço no Programa de Aceleração do Crescimento. A balança comercial registrou déficit em janeiro, o primeiro em oito anos. (pág. 1 e Economia, pág. A17)

Estado assume o Dona Marta
Depois do fim do tráfico no Morro Dona Marta, o governo do estado vai instalar redes de água e luz com cerca de R$ 7 milhões do Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social. O presidente Lula visita hoje a comunidade. (pág. 1 e Cidade, pág. A11)

Inadimplência e crédito preocupam
A desaceleração do crédito e o aumento da inadimplência serão as principais preocupações do setor bancário brasileiro este ano. Essa é a conclusão de especialistas ouvidos pelo Jornal do Brasil, com base em estudos sobre o alto nível dos spreads. (pág. 1 e Economia, pág. A18)

Sociedade Aberta – Eleição no Congresso
Rubens Figueiredo e David Fleischer analisam a disputa. (págs. 1 e A7)

Sociedade Aberta – Roberto Wider
Órgãos judiciais estão longe da população. (págs. 1 e A9)

Sociedade Aberta – Eduardo Suplicy
Renda Básica da Cidadania é passo para novo mundo. (págs. 1 e A9)

Sociedade Aberta – Allan Kardec Duailibe
O uso do diesel menos poluente vai melhorar o ar este ano. (págs. 1 e A18)

Sapatada até no premier chinês
O protesto com sapatada ganhou mais um alvo: o premier da China, Wen Jiabao. Um manifestante de direitos humanos lançou um tênis contra o palco em que o chinês discursava, na Universidade de Cambridge, Inglaterra. Como Bush, Wen saiu ileso. (págs. 1 e A22)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Eis os generais da marcha para 2010
Com Sarney e Temer, PMDB conquista as duas casas do CongressoJosé Sarney (AP) e Michel Temer (SP) venceram ontem com tranquilidade as eleições para presidente do Senado e da Câmara. Os dois são filiados ao PMDB. Os dois já comandaram as respectivas casas antes, por duas vezes. E os dois tornam-se desde já protagonistas da eleição presidencial de 2010. Irritado com interferências do Palácio do Planalto em favor do adversário, Tião Viana (PT-AC), o ex-presidente Sarney avisou que não pretende pôr as tropas que comanda na defesa da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para suceder Luiz Inácio Lula da Silva. Ele enviou recado ao Palácio do Planalto, segundo o qual seu preferido é o governador mineiro Aécio Neves. Temer, por seu lado, ainda não fala abertamente sobre o assunto. Mas comanda o diretório nacional do PMDB e terá papel decisivo na construção das futuras alianças. Político muito próximo do governador paulista José Serra (PSDB), contraiu uma dívida de gratidão com Lula, que garantiu o apoio irrestrito do PT e assim ajudou a conduzi-lo ao topo da Câmara. A sorte está lançada. (págs. 1 e 2 a 10)

Alívio no Palácio do Planalto: disputa acaba sem grandes rusgas com alas do partido vitorioso (págs. 1 e 2 a 10)

Deputados licenciados retomam vagas e botam R$ 16,5 mil no bolso por um dia de trabalho (págs. 1 e 2 a 10)

Exportações desabaram (págs. 1 e 16)

P53, o gene que vence o câncer (págs. 1 e 22)

Mundial de 2014 - Brasília “à disposição” para a Copa
Após encontro com a comissão de vistoria da Fifa, o governador José Roberto Arruda afirmou que Brasília está pronta “para qualquer responsabilidade” como provável cidade sede da Copa 2014. (págs. 1 e 31)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Empresas têm custo cada vez mais alto em captações
As empresas que recorrem ao mercado doméstico de capitais - praticamente o único disponível - estão pagando taxas cada vez mais altas por papéis com vencimento mais curto. Os primeiros negócios do ano mostram que as taxas não cederam e que o dinheiro continua caro até para as grandes companhias. As taxas já superam os 125% do Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI), com lançamentos restritos aos investidores internos e exigências de garantia firme por parte dos compradores.
A emissão da Bradespar, de R$ 610 milhões em debêntures aprovada na semana passada, saiu por 125% do CDI para papéis de apenas três anos. A taxa foi ainda maior para as notas promissórias de 180 dias lançadas pelas cinco concessionárias da OHL Brasil, que captaram R$ 200 milhões a 136% do CDI. Antes da crise, empresas de primeira linha emitiam papéis de até sete anos oferecendo menos de 108% do CDI. Com a rentabilidade elevada, a demanda cresce. A procura pelos papéis da Bradespar chegou a dez vezes o volume ofertado e somou R$ 6 bilhões. Mas a rentabilidade não caiu porque boa parte dos investidores se dispôs a ficar com os papéis desde que saíssem com a taxa no teto previsto no início da oferta. A crise afastou os investidores em debêntures, Em cinco meses, foram apenas três emissões. Outra alternativa ao crédito escasso, a securitização também teve o custo elevado. Neste ano, só duas operações de FIDC foram a mercado, com taxas de 120% e 125% do CDI. Antes da crise,giravam em tomo de 108% do CDI. Um alento para as grandes empresas pode ser a demanda dos fundos de pensão por papéis privados. Com a perspectiva de queda dos juros, eles já buscam retornos maiores, As emissões de debêntures e títulos de direito creditório despertam o interesse das fundações. A Sabesprev ficou com R$ 50 milhões em debêntures na última emissão da Sabesp (de R$ 220 milhões). A Funcef, dos funcionários da Caixa Econômica Federal, investiu R$ 400 milhões em títulos de crédito corporativo no fim de 2008. (págs. 1, C1 e C2)

PMDB comanda o Legislativo
Com José Sarney na presidência do Senado e Michel Temer, na Câmara, o PMDB passa a comandar o legislativo federal. Embora seja mais uma "federação" de interesses regionais do que um partido nacional, a agremiação reforça sua condição de aliado estratégico para as eleições de 2010. (págs. 1, A5 e A6)

Receita aperta o cerco contra paraíso fiscal
Empresas brasileiras estão evitando fazer negócios com outras companhias nacionais que têm operações em paraísos fiscais. A restrição começou no início do ano, quando entrou em vigor a lei nº 11.727, que ampliou os critérios para que um local seja considerado "de tributação privilegiada” mas, ao contrário da legislação anterior, não trouxe a lista de países considerados paraísos fiscais. A principal dúvida é em relação às estruturas criadas no Estado americano de Delaware e no Uruguai, que não constavam na lista, mas que se enquadram nos novos critérios. O temor das empresas é que, ao negociar com companhias que operam em paraísos, fiquem mais expostas ao Fisco. A Receita ainda não definiu se vai editar uma nova lista de paraísos fiscais. (págs. 1 e E1)

Barreiras à exportação
As restrições impostas pela União Europeia às exportações brasileiras de carne bovina in natura representaram perdas de USS 586 milhões ao país no ano passado. De fevereiro de 2008 até hoje, apenas 814 fazendas estão aptas a exportar para a UE. (págs. 1 e B10)

Resultados do Bradesco
O Bradesco obteve lucro líquido de R$ 1,605 bilhão no quatro trimestre do ano passado, uma queda de 27% em relação a igual período de 2007. Em 2008, o lucro foi de RS 7,62 bilhões, queda de 4,9%. A carteira de crédito cresceu 33,4% no ano, para RS 215,35 bilhões. (págs. 1 e C10)

Azul vai à Justiça para pousar no Rio
A Azul Linhas Aéreas decidiu não esperar pelos resultados da audiência pública sobre o fim das restrições ao uso do aeroporto Santos Dumont e entrou na Justiça contra portaria do antigo DAC, atual Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa quer operar o quanto antes no aeroporto que fica no centro do Rio e impetrou mandado de segurança para iniciar voos entre Santos Dumont e Viracopos, em Campinas (SP), sua base de operações. Atualmente, o aeroporto carioca está limitado a voar para Congonhas, em São Paulo, com aviões turboélices de até 50 passageiros. "Entendemos que a legislação nos dá o direito de voar para qualquer aeroporto e decidimos levar a questão à Justiça", diz Renato Covello, diretor jurídico da Azul. (págs. 1 e B4)

China reduz importações do Brasil
O Brasil deve perder ao menos U$ 1,5 bilhão em exportações de soja, minério de ferro e petróleo para a China neste ano por causa da desaceleração da economia chinesa - o equivalente a 12% das exportações desses itens ao país no ano passado. Especialistas dizem que a China está trocando o "banquete" de commodities agrícolas e metálicas por uma "dieta" mais' equilibrada. Por isso, investimentos no Brasil que têm o mercado chinês como alvo também estão em risco. Em janeiro, as exportações de commodities impediram que a balança se deteriorasse mais: o mês fechou com déficit de US$ 518 milhões, o primeiro desde março de 2001. (págs. 1 e A10)

Ideias
Delfim Netto: resposta de nosso sistema bancário tem sido suicida ao cortar o crédito dos bons devedores. (págs. 1 e A2)

Ideias
Raymundo Costa: senhor do Legislativo, PMDB é aliado vital para 2010. (págs. 1 e A6)

Governos dos EUA e da Europa terão de captar US$ 4 tri para bancar pacotes econômicos (págs. 1 e C5)

------------------------------------------------------------------------------------

Gazeta Mercantil

Manchete: Bradesco tem lucro líquido de R$ 7,6 bi
O temor de aumento da inadimplência sobre a carteira de crédito, hoje em 3,6%, levou o Bradesco a uma provisão extraordinária de R$ 597 milhões no último trimestre de 2008, o que reduziu seu lucro, informou ontem Márcio Cypriano, diretor-presidente da instituição. O banco fechou o quarto trimestre de 2008 com ganho de R$ 1,6 bilhão, comparativamente aos R$ 2,19 bilhões do mesmo intervalo do ano anterior. Além das provisões, influenciaram na queda R$ 454 milhões com alienação e impactos de marcação a mercado de investimentos. No acumulado do ano, a instituição somou lucro líquido de R$ 7,62 bilhões, queda de 4,9%. O diretor-presidente do banco descartou novas aquisições e diz que prevê crescimento orgânico. “O mercado está extremamente enxuto. As alternativas são poucas e não há nenhuma que seja boa para o nosso acionista.” A área de seguros ampliou sua participação no resultado global para 34,75%. (págs. 1 e B1)

Lula pede mais ousadia aos ministros
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, definiu com sua equipe ministerial as linhas que o governo federal deverá seguir para enfrentar a crise econômica. Segundo o ministro Guido Mantega, da Fazenda, Lula quer ousadia, mais investimentos públicos, reforço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e redução do custo do crédito. “Não é momento de reação tímida ou retraída. O presidente quer ousadia”, afirmou Mantega. (págs. 1 e A6)

Sarney e Temer querem priorizar combate à crise
Após vigoroso crescimento nas eleições municipais de outubro passado, o PMDB deu ontem mais um passo rumo ao seu fortalecimento como parceiro privilegiado para negociar as coligações partidárias das eleições de 2010. A legenda assegurou o comando da Câmara e do Senado, façanha que há 17 anos não era alcançada. As presidências das duas Casas estão sob controle de dois caciques peemedebistas, o senador José Sarney (AP) e o deputado Michel Temer (SP).O PMDB comandará o Legislativo em tempos de desafios - os dois eleitos citaram a crise econômica como o principal deles e reafirmaram o papel que o Congresso deve exercer no seu enfrentamento - e votações de projetos cruciais como as reformas tributária e política. Apenas um obstáculo insiste em ficar no caminho do PMDB: as divergências internas, que se agravam com o partido no meio de um cabo-de-guerra entre governo e oposição, que tentam atrair a agremiação para compor alianças em 2010. (págs. 1, A7 e A8)

Para ANP, déficit com o petróleo é de US$ 4,78 bi
A balança comercial de petróleo e derivados teve déficit de US$ 4,78 bilhões entre janeiro e novembro de 2008, com crescimento de 105% sobre o saldo negativo de US$ 2,32 bilhões de igual período do ano anterior, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Os números do órgão regulador diferem bastante dos apresentados recentemente pela Petrobras, que divulgou déficit de US$ 928 milhões durante todo o ano passado em sua balança do setor. O professor especialista em petróleo Giuseppe Bacoccoli vê com estranheza a discrepância entre os dados. “É uma incógnita”, diz o analista, para quem essa diferença teria de ser bem menor em razão do atual domínio da Petrobras sobre o mercado de combustíveis. “Não existe um litro de combustível vendido nos postos do País que não tenha passado pela Petrobras”, diz Bacoccoli.A estatal, por sua vez, diz que a balança divulgada pela ANP “inclui a movimentação comercial de outros agentes, e não apenas da Petrobras”. (págs. 1 e C4)

Exportações do agronegócio podem recuar até 25%
As exportações do agronegócio terão a primeira queda em receita em dez anos, segundo previsão feita para este ano pelo secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto. A retração em dólar pode variar de 7,3% a 25,9%, de acordo com o cenário configurado pela crise. As vendas externas do setor em 2009 devem render à balança comercial US$ 63,4 bilhões, interrompendo a sequência de altas que culminou com US$ 71,8 bilhões arrecadados em 2008. O recuo não será sentido pelo produtor rural, cuja receita em real poderá chegar a R$ 145,9 bilhões, 10,7% mais que em 2008. A redução em janeiro de quase 50% na concessão de Adiantamentos sobre Contrato de Câmbio (ACC), ante os US$ 239 milhões concedidos em setembro passado, explica a variação já explicitada na balança comercial de janeiro. (págs. 1 e B10)

Comércio exterior
Balança comercial registra déficit de US$ 518 milhões. (págs. 1 e A5)

Investimentos
Crise impulsiona valorização do ouro. (págs. 1 e B3)

Opinião
Paul Krugman: A ajuda ao sistema bancário revelou-se um exercício clássico de protecionismo: os contribuintes assumem a responsabilidade caso as coisas dêem errado; os acionistas e executivos captam os benefícios se as coisas derem certo. (págs. 1 e A11)

Opinião
Maria Fernanda Teixeira: Há evidências de que o mercado de tecnologia de ponta está sendo afetado pela crise mundial. Contudo, é nos momentos mais críticos que surgem as grandes descobertas. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: O temporal das árvores caídas
Um forte temporal com ventos de 70 Km/hora derrubou dezenas de árvores na área central de BH, 20 delas só na Avenida Afonso Pena. No fim da tarde de ontem, muitas caíram sobre carros e destruíram ruas e avenidas. Os bombeiros receberam 120 chamados para liberar o trânsito nos locais atingidos. Também houve alagamentos no centro e na região hospitalar. Por causa dos raios, cerca de 100 mil residências e pontos comerciais ficaram sem energia. (pág. 1)

O que a eleição de Sarney e Temer tem a ver com 2010
A vitória dos dois parlamentares para presidir o Senado e a Câmara, respectivamente, mostra a força do maior partido do país. E reforça a importância que o PMDB terá nas eleições de 2010. (págs. 1, 3, 4 e Economia, pág. 8)

Balança no vermelho
Pela primeira vez desde março de 2001, as importações brasileiras superaram as exportações. Em janeiro, o saldo ficou negativo em US$ 518 milhões. (pág. 1)

Estradas
Número de mortes nas BRs que cortam Minas cai 11%. (pág. 1)

Educação
Crise acirra disputa por alunos entre faculdades. (pág. 1)

Descoberto gene que barra câncer
Pesquisadores do Reino Unido e de Cingapura descobriram como gene ativado por proteínas nas células impede o surgimento de tumores. (pág. 1)

A cara do Mineirão para a Copa de 2014 (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: A volta de Sarney
Com as vitórias de José Sarney para a presidência do Senado e de Michel Temer, da Câmara, o PMDB controla o Congresso. Apesar de muito doente, o deputado Carlos Wilson não mediu esforços, foi a Brasília, mas passou mal antes da votação. (pág.1)

Mais 7.500 vagas na refinaria
Até o final do mês, seis novos contratos para construção do empreendimento em Suape serão assinados abrindo postos de trabalho. (pág.1)

Seguro-desemprego tem reajuste de 12%
Desde ontem, tabela do seguro foi reajustada de acordo com o aumento do salário mínimo. Menor pagamento será de R$ 465 e o maior, R$ 870. (págs. 1)

Recife vai equipar e abrir novas escolas (pág.1)

Curado de raiva vai deixar UTIMartino da Silva, 16 anos, o primeiro brasileiro sobrevivente da doença, vai para um quarto do Osvaldo Cruz, hoje, onde inicia uma nova fase do tratamento. (pág.1)

------------------------------------------------------------------------------------

* Crise pode beneficiar o YouTube

Durante o Fórum Econômico Mundial, realizado na cidade de Davos, na Suíça, o co-fundador e presidente-executivo do Youtube, Chad Hurley, declarou que o mercado mundial de publicidade em vídeos online sairá beneficiado da crise econômica mundial porque as empresas estarão à procura de maneiras mais baratas e mais precisas de promover seus produtos.
Hurley disse que o rápido crescimento na demanda por vídeo online significava que seu site estava atingindo audiências maiores e, por conseqüência do aumento de audiência, os espaços de comerciais do site se tornaram mais valiosos, segundo informações da agência de notícias Reuters.
O executivo acrescentou que o site recebe mais de 15 horas de conteúdo em vídeo a cada minuto, e que o número de posts é crescente: "O mercado do vídeo online está atingindo massa crítica. Algumas das audiências que atraímos já têm dimensões semelhantes às de televisão". Ele disse, ainda, que a tendência é que as pessoas acabem trocando a televisão pela Internet. "As pessoas vão trocar algo que não é tão mensurável (a televisão) por um veículo que permite que atinjam audiência das mesmas dimensões, e a uma fração do custo".

* Livro de13 páginas custa 153 milhões de euros


O escritor alemão Tomas Alexander Hartmann apresentará em março deste ano pela última vez o livro "Die Aufgabe" ("A Tarefa"), que tem apenas 13 páginas e custa 153 milhões de euros (cerca de R$ 512 milhões), segundo o jornal espanhol "Metro".
O preço do livro, que foi apresentado pela primeira vez ao público na Book Expo America 2008 Fair, feira de livros que aconteceu em Los Angeles, é elevado porque, segundo Hartmann, responde as três questões mais importantes da humanidade em menos de 300 frases.
"De onde viemos?, Para onde vamos?, Qual é a missão real que estamos por realizar?" Essas são algumas das dúvidas que o autor promete decifrar para quem estiver disposto a pagar mais de R$ 500 milhões pelo livro de 13 páginas.
Segundo o Metro, o autor diz estar cansado das críticas que tem recebido por causa do valor do seu livro. Por isso, ele decidiu que não vai mais expor a obra depois da feira de Art Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que acontecerá em março.

* Madonna continua com Jesus


O modelo brasileiro Jesus Luz continua circulando com Madonna, agora os dois foram flagrados almoçando em Nova Iorque, o jornal americano diz, que a aparição pública é mais combustível no boato que o romance dos dois pode ser mais que uma “ficada” ou duas, ou três




Fontes: The Daily Mail , O Globo




Parece que o affair entre Madonna, de 50 anos, e o modelo brasileiro Jesus Luz, de 22 anos, vingou mesmo. Os dois foram flagrados juntos saindo do restaurante Marcelleria Italian, em Nova York, no fim de semana.


De acordo com o jornal britânico "The Daily Mail", o brasileiro teria viajado para Londres na semana passada para comemorar seu aniversário de 22 anos ao lado da cantora.


Madonna e Jesus se conheceram em dezembro, no Rio,quando participaram de um ensaio fotográfico clicado pelo fotógrafo Steven Klein.


O clima quente da sessão de fotos se estendeu para a vida real e a popstar e o jovem modelo engataram um romance. Alçado à fama pela diva, o carioca agora chama a atenção por onde passa e viu sua carreira deslanchar.


Jesus deixou o agente Sergios Mattos, da agência 40 Graus, tendo assinado com a Ford Models, em Nova York.


Para se ter uma idéia do "efeito Madonna", Jesus desfilou na edição de inverno 2008 do Fashion Rio, em janeiro do ano passado, por apenas R$ 500. Este ano, ele acabou sem subir nas passarelas, pois teria exigido um cachê de R$ 100 mil.

Jesus é o segundo homem a ter seu nome ligado a Madonna desde seu divórcio do diretor britânico Guy Ritchie em outubro. Rumores dão conta de que a popstar teria se envolvido com o jogador de beisebol Alex Rodriguez, que se separou da esposa Cynthia no meio do ano passado.

* Encontrado cofre com 100 mil Euros!


Funcionários de um ferro-velho próximo a Berlim (Alemanha) encontraram 100 mil euros (cerca de US$ 128.500) em um cofre que seria destruído.

O artefato havia sido enviado por um banco - os operários fizeram o certo e devolveram o "achado".

O incidente aconteceu porque um funcionário do Postbank esqueceu de tirar o dinheiro do cofre antes de mandar o artefato para destruição.
Segundo o porta-voz Ralf Palm, o funcionário deve ter se confundido quando, em dezembro, houve mudanças no escritório da empresa.