sábado, 29 de março de 2014

* Como as escolas estão limitando a criatividade das crianças

Sir Ken Robinson no Ted Talks

TEDtalks
As escolas limitam a criatividade das crianças?!  Não deveria ser o contrário?  Depois dopost de ontem onde nos perguntamos se a criatividade envelhece, não podia deixar de mostrar este vídeo do Sir Ken Robinson, experto de criatividade.
Quem conhece o Ted Talks?  É uma conferência anual na California onde um tema é discutido por grandes mentes de disciplinas completamente diferentes.  O único briefing é falar algo relacionado ao tema do ano em menos de 20 minutos!  É genial!!  Não é necessário mais do que isto!!  É incrível o quanto estes talks são inspiradores!  Quando assisto a 4 ou 5 seguidas, começo a chorar!…
Harvey-Theater-BAM-closer-Ryan-Lash_0649
Mas como foi que eu cheguei aqui?…Alguns anos atrás, convencida que tem algo de antiquado e desadaptado no sistema educacional mundial, encontrei o talk do incrível Sir Ken Robinson.
critaividade
Sir Ken Robinson
O seu ponto de partida é que o sistema de educação que usamos hoje foi criado durante a revolução industrial para alimentar a indústria com pessoas que vinham da lavoura.  Em mais de cem anos nada mudou.  Mas hoje, com as mudanças que acontecem com tanta velocidade, não sabemos o que há de acontecer em cinco anos.  Portanto o que mais precisamos são de mentes abertas e criativas para encontrar as soluções.  E o sistema educacional tem que mudar para ajudar este processo incentivando a criatividade do corpo inteiro, e não só da mente.
172559_389x292
Neste seu talk genial, inspirado e muito engraçado, Sir K., um grande orador, explica tudo com grande clareza em 19 minutos e 25 segundos!!!  O vídeo está legendado em Português.




Alguns dos pontos incrívelmente importantes que Sir Robinson traz a tona:
- Educação é o que nos levará ao futuro que hoje ainda não conseguimos compreender
- Crianças tem uma capacidade excepcional de inovação.
- Todas crianças tem grande talento mas o sistema o desperdiça
- A creatividade hoje nas escolas deveria ter o mesmo status da alfabetização
- Se você não estiver pronto para errar, nunca vai ter uma ideia original e nas escolas hoje, a pior coisa que se possa fazer é errar… Estamos educando as nossas crianças para serem menos criativas.  Companhias hoje são administradas da mesma forma.
- Sabemos três coisas sobre inteligência: 1. é variada 2. é dinâmica 3. é distinta
- Criatividade, de acordo com Sir Ken Robinson, é ter idéias originais que possuem valor e se manifestam através da interação de várias disciplinas
- Temos que ver a nossa capacidade criativa pela riqueza que ela é começar a ver nossas crianças pela esperança que elas representam.
Todo o conceito da criatividade é fascinante!  Espero que vocês se emocionem com este vídeo como eu.  Gostaria muito de saber o que vocês acham.
Este vídeo já foi visto mais de 25 milhões e 700 mil vezes!