sexta-feira, 13 de maio de 2011

* Morador do Distrito de Serro Azul diz que comunidades são contra barragem

Após Reunião da Articulação Municipal de Entidades dos Palmares (AME - PALMARES) o Sr. Severino Lima (popularmente conhecimo como Vero), expressou indignação sobre Governador anunciar construção de barragem gigante no Engenho Verde, Distrito de Serro Azul, Palmares - PE. Ele é morador da localidade e disse que o povo está revoltado principalmente porque não houve estudos de impactos ambientais e culturais e a população não foi ouvida, apenas soube da notícia.


Outro assunto abordado foi que há dívidas de desapropriações há anos. Governo foi caloteiro com moradores de Serro Azul e por isso existe descredibilidades sobre como os moradores serão ressarcidos nas idenizações provindas das despropriações para a construção da Barragem no Engenho Verde.
Qual motivo o Governo do Estado de Pernambuco decidiu destruir uma área rica de belezas naturais onde existem ecoparques atraindo turistas para nossa Região e grande produção agrícola desenvolvendo?
Se o Governador Eduardo Campos diz não governar de costas para o povo, esse caso da barragem de contenção prova ao contrário porque as comunidades que serão inundadas não foram contactadas. O povo é cônscio sobre as consequências. Principalmente porque Serro Azul é região com ecoparques (que serão destruídos pelas barragens), local de turismo rural de grande beleza natural, além de ter desenvolvido diversidade agrícola e abastece Palmares e cidades dircunvizinhas com seus produtos agrícolas (produção de bananas, inhames, acerolas, principalmente).
A AME - PALMARES está solidária e concorda em manter uma luta em prol de salvar aquela área ecológica e história (há um casarão no Engenho Verde, onde nasceu Hermilo Borba Filho e que teve arquiteto Louiz Vauthier, o mesmo que projetou o Theatro de Santa Izabel do Recife).
Quando vemos que o povo da localidade tem informações sobre as consequências e os Órgãos Públicos Estaduais da área de preservação ambiental e hnistórica não agem, acusamos irresponsabilidade do Governo.
CLIQUE AQUI E LEIA SOBRE PRIMEIRA REUNIÃO DA AME-PALMARES SOBRE CRIAÇÃO DE UM FÓRUM DE DISCUSSÃO PARA A RECONSTRUÇÃO DA CIDADE DOS PALMARES - PE!
*
*
*