sábado, 14 de março de 2009

* Fatos históricos do dia 14 de Março


Hoje é:
» Dia 73 do calendário gregoriano.

Faltam 292 dias para acabar o ano.

» Dia da Poesia


Morre Karl Marx

Em 14 de março de 1883, morria Karl Marx, filósofo e economista alemão. Junto com Friedrich Engels, escreveu o Manifesto do Partido Comunista, em 1848, defendendo a luta de classes. Os estudos de economia política de Marx resultaram na obra O Capital, de 1867.


1519 - Hernán Cortés desembarca no Golfo do México com 700 homens para finalizar a conquista do país.

1558 - Ferdinando I assume o título de Sacro Imperador Romano mesmo sem a benção do Papa.

1840 - Papa Pio IX promulga a Constituição em Roma.

1844 - D. Pedro II anistia os líderes da revolução de 1842.

1918 - O Governo soviético estabelece sua sede em Moscou e se instala no Kremlin.

1938 - Um dos mais importantes líderes e teórico da Revolução Soviética, Nikolai Bukharin, é executado a mando de Josef Stalin, após ter sido acusado de espionar em favor das potências ocidentais.

1939 - A República da Checoeslováquia é dissolvida, abrindo caminho para a ocupação nazista.

1948 - O Senado dos Estados Unidos aprova o Plano Marshall.

1964 - Jack Rubi é condenado pela morte de Lee Harvey Oswald, suspeito do assassinato do presidente John F. Kennedy, em novembro de 1963.

1983 - A OPEP concorda em diminuir o preço do petróleo em 15%. A medida foi a primeira do gênero em seus 23 anos de história.

1984 - Guerrilheiros atacam a cidade colombiana de Florência, matando 32 pessoas. O governo decreta estado de sítio na região.

1985 - Tancredo Neves é internado para ser operado de diverticulite. O presidente eleito pelo Colégio Eleitoral morreria no dia 21 de abril do mesmo ano.

1991 - O presidente Fernando Collor de Melo lança o Projeto de Reconstrução Nacional.

1995 - Norman Thagard se torna o primeiro astronauta americano a entrar a bordo de um foguete russo. Ele e dois cosmonautas russos partem a bordo da Soyuz em direção a estação espacial Mir.

2002 - Sérvia e Montenegro, as duas repúblicas que compõem a federação iugoslava, assinam um acordo para reestruturar suas instituições e formalmente abandonar o nome Iugoslávia.

2004 - A Rússia anuncia a reeleição de Vladimir Putin nas eleições presidenciais, com 71% dos votos.


Nascimentos
» Teresa Cristina Maria de Bourbon (1822-1889), imperatriz brasileira

» Castro Alves (1847-1871), poeta baiano

» Albert Einstein (1879-1955), físico alemão, Prêmio Nobel em 1922

» Michael Caine (1933-), ator inglês

» Glauber Rocha (1939-1981), cineasta brasileiro

» Albert Grimaldi (1958-), filho do príncipe Rainier III de Mônaco

» Raimundo Ferreira Ramos Júnior (1970-), Júnior Baiano, jogador de futebol


Falecimentos
968 - Santa Matilde1682 - Jacob van Ruisdael, pintor holandês

1883 - Karl Marx, filósofo alemão

1932 - George Eastman, fotógrafo americano fundador da Kodak

2003 - Cyll Farney, ator brasileiro

* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 14/03/2009

O Globo

Manchete: Contenção de gastos vai afetar concursos públicos
Governo suspenderá testes de seleção para mais de 4 mil vagas na União
Além de cancelar ou adiar reajustes prometidos a servidores para este ano, o governo suspenderá concursos públicos para conter os gastos diante da queda na arrecadação provocada pela crise global. Antes de protelar os reajustes, o governo faz estudos jurídicos para assegurar que não terá problemas na Justiça, apesar de um dispositivo legal permitir a suspensão dos aumentos em caso de queda na arrecadação. Sobre os concursos, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que serão mantidos apenas os considerados prioritários, como os da Educação. O governo já havia feito autorizações para 4.227 vagas. (págs. 1, 3 e editorial “Encruzilhada”)

Nhenhenhém
Cabral e Lindberg brigam no palanque de Lula. (págs. 1, Jorge B. Moreno, pág. 3)

Governo pode alterar cálculo de correção da poupança (págs. 1 e 29)

Tratamento de câncer no SUS será integral (págs. 1 e 14)

Homem que roubou avião era acusado de estupro
Kléber Silva, de 32 anos, que morreu com a filha, Penélope, de 5 anos, após roubar um avião monomotor e cair no estacionamento de um shopping de Goiânia, era acusado de estuprar uma adolescente de 13 anos. Ele foi reconhecido por foto, e ontem seria pedida sua prisão preventiva. Parentes disseram que Kléber gostava de aviões, treinava em simuladores de computador e frequentava o Aeroclube de Goiânia. (págs. 1, 5 a 12)

Áreas de risco terão mais tempo de aula
Escolas do município em áreas de risco terão o horário de aula estendido. A medida, anunciada ontem pelo prefeito Eduardo Paes, beneficiará mais de cem mil alunos. Outra novidade é que, se forem atendidas metas de aprendizagem, os professores ganharão 14º salário. (págs. 1 e 21)

Milícia ataca posto da PM e mata policial
Em um novo e mais grave desafio ao poder público, um grupo de milicianos da Zona Oeste do Rio atacou ontem um posto da PM em Itaboraí e matou um sargento. Eles queriam roubar armas para invadir uma favela, o que comprova a expansão da milícia pelo estado. (págs. 1 e 16)

EUA mudam regras em Guantánamo
O governo Obama decidiu não mais usar o termo “combatente inimigo" - uma das marcas do governo Bush - para os presos de Guantánamo. A lei internacional será a base para a detenção de suspeitos até a prisão ser fechada, informou o Departamento de Justiça. (págs. 1 e 39)

Crise faz Cristina Kirchner antecipar eleições legislativas (págs. 1 e 38)

------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Lula critica protecionismo nos EUA
Na véspera de encontro com Obama, ele cobra decisões políticas, e não técnicas, contra a crise
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir hoje com o presidente dos EUA, Barack Obama, em Washington. No centro do encontro estará a crise internacional, e um dos temas deverá ser o protecionismo. "Não é possível que agora, no primeiro calo que começa a doer, eles achem que têm de voltar ao protecionismo", disse Lula, antes de embarcar. Ele cobrou decisões políticas: "Não é hora de tagarelar, é hora de agir". Segundo o Departamento de Estado, a reunião com Obama vai tratar do papel do Brasil na ação internacional coordenada contra a crise, "O relacionamento (entre Brasil e EUA) tem um forte componente de parceria global, é um reconhecimento da ascendência do Brasil no mundo", disse o secretário-assistente de Estado, Thomas Shannon. O chanceler Celso Amorim, por sua vez, disse que Cuba estará "inevitavelmente" na conversa entre Obama e Lula. FrasePresidente Lula "Não é possível que, no primeiro calo que começa a doer, eles achem que tem que voltar o protecionismo” (págs. 1, A4 e A5)

Notas e informações - O governo encalacrado
O governo continua sem saber como enfrentar uma crise muito maior do que o presidente Lula queria admitir até há pouco tempo. As ações, picadinhas, foram decididas como respostas a lobbies. (págs. 1 e A3)

Lucro das empresas caiu à metade no final de 2008
A crise reduziu à metade o lucro líquido das empresas brasileiras de capital aberto no quarto trimestre de 2008, em comparação com igual período de 2007. A queda do lucro é atribuída ao aumento de 363% nas despesas financeiras. (págs. 1 e B1)

Varejo vendeu mais em janeiro do que em dezembro
As vendas no comércio varejista surpreenderam em janeiro, registrando alta de 1,4% em relação a dezembro. O IBGE, responsável pelo levantamento, atribui boa parte do resultado às promoções feitas pelas lojas para reduzir estoques. (págs. 1 e B4)

Europeus vão flexibilizar sigilo nos paraísos fiscais
Suíça, Luxemburgo e Áustria anunciaram cooperação com outros países em casos de fraude e evasão, na primeira reforma do segredo bancário na Europa desde 1934. Para o governo britânico, é o "começo do fim dos paraísos fiscais". (págs. 1 e B10)

Marcelo Rubens Paiva
Ex-Brasil - Nos 70, o País não era melhor nem pior do que hoje. Era outro. (págs. 1 e D10)

Conselho de Educação quer discutir vestibulares
O Conselho Estadual de Educação quer ter mais poder na articulação entre o ensino médio e o superior. Entre os temas a debater, estão o vestibular e a inclusão. A participação do CEE é polêmica, em razão da autonomia universitária. (págs. 1 e A20)

Pelo celular, sequestrador avisou que ia jogar avião
Kleber Barbosa, que morreu ao atirar um avião monomotor num shopping de Goiânia, matando também a filha de 5 anos que levava a bordo, avisou por celular que cometeria o crime. Um parente ligou para ele já durante o voo e contou que a mãe da menina - agredida por Barbosa pouco antes- fora socorrida e passava bem. Ele respondeu: "Então vou fazer uma m... pior". (págs. 1, C1, C3 e C4)

Segurança - Aeroclube vulnerável
Repórter do Estado entrou sem se identificar no Campo de Marte, em São Paulo, e circulou entre aviões abertos e prontos para voar. (págs. 1 e C4)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil

Manchete: Lula, Obama e o menino Sean
Disputa judicial e crise estão na pauta do primeiro encontro dos dois presidentes
Centro de disputa judicial entre o americano David Goldman e a família da brasileira Bruna Bianchi, o menino Sean será um dos principais assuntos do encontro dos presidentes Barack Obama e Luiz Inácio Lula da Silva, hoje, na Casa Branca. O caso adquiriu contornos diplomáticos, por pressão do Departamento de Estado dos EUA. Na conversa com Obama, Lula promete criticar o protecionismo americano e discutir a necessidade de retomada do crédito internacional para empresas, como forma de combate à crise econômica global. Para o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral, o encontro pode abrir espaço para mais exportações do Brasil para os EUA, atualmente o principal destino dos produtos nacionais. (págs. 1, A2 a A4 e editorial A8)

Novas regras de segurança para pequenos aviões
O acidente em Goiânia - em que um shopping quase foi atingido por avião furtado - levou a Agência Nacional de Aviação Civil a antecipar a criação de um banco de dados on-line com as torres de controle. Pilotos enviarão identificações suas e das aeronaves e só serão autorizados a levantar voo quando confirmadas as informações. (pág. 1 e País, pág. A6)

Leis mais duras nos estádios
Foi assinado ontem projeto de lei que altera o Estatuto do Torcedor e estabelece medidas para aumentar a segurança nos estádios. Uma das novidades é o cadastramento de torcedores, que terão uma carteira para facilitar a identificação dos arruaceiros. (pág. 1 e Esportes, pág. D5)

Sociedade aberta - Emanuel Cancella
Petróleo garante novo status ao Brasil frente a Obama. (págs. 1 e A4)

Sociedade aberta - Gello Fregapani
Príncipe Charles e o plano de tirar de nós a Amazônia. (págs. 1 e A23)

Sociedade aberta - Cláudio Mendonça
Projeto nas escolas em áreas de risco é promissor. (págs. 1 e A12)

Sociedade aberta - Allemander Pereira
Acidente em Goiânia alerta para insegurança em voos. (págs. 1, A6 e A7)

Sociedade aberta - Paulo Jobim Filho
Premissas de uma gestão pública em tempos de crise. (págs. 1 e A9)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Três faces de uma tragédia
Morte de pai e filha em Goiânia revela um enredo de brigas conjugais, machismo e crueldade
Kléber Barbosa da Silva era um sujeito introspectivo e ciumento. Desempregado, mantinha-se com o dinheiro enviado de Barcelona, na Espanha, pela mãe. O rapaz de 31 anos tinha obsessão por aviões. Era exímio jogador de um programa de computador que simula voos. Graças a essa habilidade, Kléber tirou a própria vida, matou a filha e terminou de forma trágica um casamento de cinco anos com Érika Santos. Segundo a polícia, o piloto pretendia atingir o shopping Flamboyant, de Goiânia, onde havia 10 mil pessoas, e provocar uma catástrofe. Liberada pelos médicos após as agressões do marido, Érika só teve forças para acompanhar o velório da filha Penélope, uma criança tida como alegre pelas professoras. Os investigadores ainda apuram os motivos do ato de Kléber, mas já têm elementos para vinculá-lo a pelo menos mais um crime. Na tarde de quinta-feira, enquanto ele fazia o voo da morte sobre Goiânia, uma adolescente de 13 anos o reconhecia como o autor de um estupro. (pág. 1 e Tema do dia, págs. 31 a 33)

Lula, Obama e o desastre protecionista
Presidente criticará em reunião com o colega norte-americano as barreiras comerciais impostas pelos países ricos. “O protecionismo será um desastre”, disse. (págs. 1 e 28)

E cai mais um diretor no Senado…João Carlos Zoghbi, chefe de Recursos Humanos, foi afastado depois que o Correio revelou que ele “emprestara” apartamento funcional a filhos. (págs. 1 e 2)

Liquidação ajuda o comércio a reagir
Vendas nas lojas cresceram 1,4% em janeiro, em relação a dezembro, mas alívio é momentâneo, impulsionado por queimas de estoque, avaliam especialistas. No DF, crescimento foi de 2,7%. (págs. 1, 18 e 20)

------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Basta!
Moradores de Caeté fecham a BR-381 por duas horas em protesto contra a sucessão de tragédias
Parentes e amigos das cinco pessoas que morreram no acidente com a van de universitários, atingida de frente por um caminhão, fecharam a 381 por duas horas, causando engarrafamento de 10 quilômetros nos dois sentidos. Com fitas pretas nos braços, os manifestantes cobraram do governo federal a duplicação da BR. Somente nos 108 quilômetros entre BH e João Monlevade, trecho conhecido como rodovia da morte, 88 pessoas morreram no ano passado. Além do traçado obsoleto, extremamente sinuoso, deficiências na sinalização, no piso e erosões aumentam o perigo na estrada. (págs. 1, 21 e 22)

Antes de ver Obama, Lula critica EUA (pág. 1)

Tribunal silencia sobre os marajás
Quase uma semana depois de o Estado de Minas revelar que os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado recebem salários de até mais de R$ 50 mil, a instituição nada explica sobre como os vencimentos ultrapassaram, e muito, o teto estadual de R$ 22,1 mil. (págs. 1 e 3)

Autopeças retomam contratações (pág. 1)

Comércio tem aumento de vendas em janeiro (pág. 1)

Sequestrador queria jogar o avião sobre shopping (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: Futebol - Cerco aos vândalos
Lula assina projeto de lei que prevê cadastramento dos torcedores, além de prisão e punições duras para quem praticar violência ou portar objetos perigosos. (pág. 1)

Governo questionará números da Aneel para aumento da luz (pág. 1)

Polêmica sobre o aborto estaria isolando o papa (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

* Hoje tem Pedalada Pelada em São Paulo!


Neste sábado, 14 de março, milhares de pessoas em dezenas de cidades do hemisfério Sul
Para despertar consciências, promover a visibilidade dos/as ciclistas, questionar os padrões ultrapassados de mobilidade ou simplesmente para aproveitar o prazer entre as pernas (a bicicleta) e celebrar o espaço público, a pedalada pelada também acontecerá em São Paulo.
Na página paulistana do wiki(site) planetário, links para relatos, fotos e vídeos da
Pedalada Pelada de 2008.
Links:
Site Mundial do World Naked Bike Ride Naked Wiki Nakedwiki - São Paulo Apocalipse Motorizado

* Manifestos contra porto em Manaus


A construção do Porto das Lajes pela empresa Log-in Logística Intermodal, nas confluências do Encontro das Águas e das comunidades situadas no lago do Aleixo vem mobilizando a sociedade de Manaus contra este empreendimento. O porto viria, segundo o governo do estado do Amazonas, a solucionar o problema logístico do Pólo Industrial de Manaus quanto à exportação. Porém movimentos sociais vêm se mobilizando contra este empreendimento, que causará impactos irreversíveis ao ambiente e a depredação de um dos grande patrimônios naturais e culturais do Amazonas e do Brasil: o Encontro das Águas. O porto afetará o Lago do Aleixo, no bairro 11 de Maio/ Colônia Antônio Aleixo, prejudicando o vida das comunidadades que vivem neste lugar. Tudo isto para beneficiar o grande capital.
Em fevereiro foi realizada uma caravana ao encontro das águas para denunciar o empreendimento. No ultimo dia 10 houve reunião com ministério público. Na agenda do movimento está marcada mobilização na reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente, no dia 17/03. Próxima terça terá reunião do Grupo de Estudantes do INPA, na sala de triagem, do curso de ecologia. Está sendo preparada uma série de oficinas junto aos comunitários do Aleixo e realizado um abaixo-assinado para o tombamento das Lajes e do Encontro das Águas. Através dos blogs http://rogeliocasado.blogspot.com e www.ncpam.com, podemos acompanhar a agenda de mobilizações.
O movimento tem à frente os comunitários do Lago do Aleixo sob a direção do Movimento de Reintegração dos Hansenianos (MORHAN), integrantes do Comitê Gestor da Comunidade Colônia Antonio Aleixo. Organizazam-se no movimento "SOS Encontro das Águas" a Amigos de Manaus, a Associação Cultural Ambiental e Tecnológica, WOMARÃ, Fórum Permanente de Defesa da Amazônia, Associação de moradores da Colônia Antônio Aleixo, Comissão de Direitos Humanos da Arquidiocese de Manaus, Núcleo de Cultura Política do Amazonas - NCPAM/UFAM, Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, Centro Social e Educacional do Lago do Aleixo, Associação Jesus Gonçalves, Associação Beneficente dos Locutores Autônomos de Manaus e Grupo de Mobilização dos Estudantes do INPA. O porto está sendo construído pela Lajes Logística S/A, ligada à Log-in Logística intermodal, com sede no Rio de Janeiro, sendo representado pela Bovespa e Vale do Rio Doce, sendo que em Manaus é representado pelo Grupo Simões (Coca-Cola) sob a denominação de Juma Participações S/A.
Pré-Coletivo CMI Manaus
Abaixo assinado
pelo tombamento das Lajes e do Encontro das Águas
Saiba Mais:: PORTO DAS LAGES, OPORTUNIDADE DE LUCRO FALA MAIS ALTO AUDIENCIA NO MPF CONTRA O PORTO DAS LAJES DOSSIÊ CONTRA A CONSTRUÇÃO DO PORTO DAS LAJES, Manaus Caravana "Encontro das Águas" CONTRA O PORTO DAS LAJES (MANAUS)