domingo, 3 de maio de 2009

* Grupo Silvio Santos investe no esporte e no turismo!


Grupo Silvio Santos fecha patrocínio com time de futebol Corinthians
O Grupo Silvio Santos fechou nesta quinta-feira (30) cota de patrocínio anual do time profissional de futebol do Corinthians. O acordo passa a vigorar após a final do Campeonato Paulista e se estende até 20 de janeiro de 2010.
O Grupo adquiriu a cota que dá direito a exibição de marcas de suas empresas na parte superior direita da camisa e no calção dos jogadores. Assim, logo após as finais as camisas do Corinthians exibirão as logomarcas das empresas: Baú, Telesena e Banco PanAmericano. É a primeira vez que o Grupo Silvio Santos fecha um contrato de patrocínio dessa envergadura. "Em primeiro lugar, a ideia surgiu com a volta do Ronaldo. Um craque que sabe dar a volta por cima e faz a alegria do povo. Outro componente é a marca Corinthians, uma marca popular que atinge todas as classes sociais e que também vem de um recente histórico de superação, vindo da segunda divisão e agora, praticamente, campeão paulista. Esses dois componentes têm tudo a ver com as empresas do Grupo Silvio Santos. Lidamos todos os dias com superação", afirma Daniela Beyruti, conselheira do Grupo Silvio Santos e diretora geral do SBT.
O patrocínio faz parte da estratégia de comunicação do Grupo, que foca consumidores das classes B, C, D e E. "A identificação do Corinthians e do futebol com esse público é muito forte e não se restringe a São Paulo. Com o início do Campeonato Brasileiro, teremos oportunidades de exposição em todo o país", completa.



Grupo Silvio Santos é autorizado a comercializar a Tele Sena

Após muita discussão, a Susesp (Superintendência de Seguros Privados) decidiu, na úlitma terça-feira (18), que o título de capitalização Tele Sena, pertencente ao Grupo Silvio Santos, pode ser comercializado. Desse modo, a discussão sobre sua legalidade está parcialmente pacificada.
Esta medida anula o acórdão de Tribunal Regional Federal da 3ª Região, de São Paulo, que julgou como nula e ilegal a permissão dada pela Susesp, em agosto de 1991, para que o Grupo Silvio Santos emitisse e comercializasse a Tele Sena como título de capitalização. Na época da decisão do TRF, os desembargadores concluiram que se tratava de um jogo de azar e não de capitalização.
A Liderança de Capitalização S/A em conjunto com a Susesp moveu Recurso Especial junto ao STJ (Superior Tribunal Regional). Os ministros, no entanto, não entraram no mérito sobre a suposta propaganda enganosa na divulgação do título, sustentada na Ação Popular . Segundo eles, quem investe deve ter o discernimento sobre o título de capitalização que pretende comprar.
De acordo com informações do site Consultor Jurídico, o relator do processo, ministro Luiz Fux, afirmou que a questão anterior, como a forma na qual o título foi divulgado, nada tema ver com a autorização concedida pela Susesp." A autorização não é ilegal nem imoral".
O advogado que patrocina a causa, Luiz Nogueira, declarou que vai recorrer e espera que a decisão seja revista.


Grupo Silvio Santos lança portal para investir no turismo online

Não só de SBT vive o Grupo Silvio Santos. Se na emissora os números não parecem mais tão animadores, as demais empresas do Grupo - que completa 50 anos em 2008 - continuam a crescer, de olho em novas oportunidades de negócio. Prova disso é o lançamento do
Portal PanAmericano Viagens, que visa comercializar pacotes nacionais e internacionais, além de passagens aéreas.
Atualmente, a equipe do Portal - dirigido por Daniel Bento - é composta por mais de 40 profissionais e tem como objetivo concorrer com os líderes no setor. O investimento tem uma razão lógica. Na internet, o segmento de turismo é o que mais cresce. Segundo pesquisa do IBOPE/NetRatings, de dezembro de 2007 para janeiro de 2008, o maior aumento percentual do número de usuários foi nos sites de Viagem e Turismo (9,6%), atingindo cerca de 6 milhões de usuários residenciais. Considerando a taxa anual, o crescimento do número de usuários únicos foi ainda maior: 87%.
Seguindo a linha popular, o site oferece serviços de mais de 500 companhias áreas, pacotes para mais de cem destinos, além de oferecer parcelamentos de algumas promoções em até 24 vezes no cartão de crédito. O financiamento dos pacotes será feito pelo banco PanAmericano, que deve, inclusive, lançar uma linha de financiamento para as despesas da viagem.
A expectativa do Grupo é de que o portal atraia, aproximadamente, 500 mil usuários únicos até seu quarto mês se operações.


Com informações da PR Newswire

* Incêndio criminoso no Santuário dos Pajés


Um incêndio destruiu a casa de uma família indígena no Santuário dos Pajés na manhã desta segunda-feira, 30 de março. A casa pertence ao índio fulniô Towê, que se encontra em viagem ao nordeste brasileiro neste momento. Dentro da habitação foram destruídos bens pessoais como documentos, móveis, alimentos e peças de artesanato, utilizadas como material de trabalho por Towê.
Pela tarde, uma equipe da perícia da Polícia Federal esteve no local para averiguar o ocorrido. Segundo Satxiê Tapuia, Pajé do Santuário, que acompanhou os policiais, um laudo técnico será finalizado até quarta-feira. Mesmo sem confirmação imediata, tudo aponta uma ação criminal intimidatória, já que o Santuário se localiza dentro da Terra Indígena do Bananal, ameaçada pela especulação imobiliária e pelo Governo do Distrito Federal, com o projeto de construção do Setor Noroeste, um bairro para classes A e B que tem movimentado mais de 500 milhões de reais envolvendo empreiteiras e investidores imobiliários.
Não é a primeira vez que uma ação com estas características acontece na área, ano passado, a casa de outro indígena fulniô foi derrubada diretamente pela Terracap com apoio da Polícia Militar do Distrito Federal. O grupo indígena que resiste às diferentes ofensivas à sua terra convive com constantes ameaças e matérias difamatórias veiculadas pela mídia corporativa local.
Na última semana, o Ministério Público Federal, por meio da Procuradora da República Luciana Loureiro de Oliveira, emitiu uma recomendação para que o ibama cancelasse a licença de instalação do Setor Noroeste, recomendando também que a Fundação Nacional do Índio instituisse um Grupo de Trabalho para aprofundar os estudos sobre a tradicionalidade da ocupação. A resposta do Ibama foi de que não cancelaria a licença e que o problema da comunidade indígena é uma questão da Funai, que por sua vez não respondeu a recomendação no prazo estabelecido pela procuradora, o que levou o Ministério Público a se manifestar com a possibilidade de um processo ao presidente do órgão Marcio Meira, por improbidade administrativa e possível prisão.
Assine a Petição em Defesa do Santuário Sagrado dos Pajés
Página do Santuário
Saiba Mais Sobre o Caso:MPF/DF recomenda suspensão da licença prévia para construção do Noroeste Íntegra da Recomendação do MPF à FUNAI e ao IBAMA Ministério Público Federal Cassa Noroeste A Falaciosa Ecovila Noroeste - O Maior Bairro Verde Cifrão do País O lançamento do Setor Faroe$ste-A demonstração de um Estado militarizado Doença de Branco?? Complexo Espiritual e Tribal é Inaugurado em Brasília Porque dizer não ao Setor Noroeste Petição do GRUMIN impretada no Ministério Público Federal Editoriais Anteriores
Imagens: Vídeo com imagens do incêndio criminoso Casa do indígena Towê - Fulni-ô é incendiada Mais fotos do incêndio criminoso na Terra Indígena Bananal O Cimento ou a Vida? Elementos da Fauna do Santuário Sagrado dos Pajés Herbário Fitoterápico do Santuário dos Pajés

* Corte Sueca condena 4 pessoas por crime de pirataria de internet


Em 17 de Abril de 2009 quatro pessoas foram consideradas culpadas pela corte sueca pelo crime de promover a quebra da lei de direitos autorais por manterem um site de compartilhamento de conteúdos na internet. O site Pirate Bay desde 2003 funciona como um tracker BitTorrent, operacionalizando uma rede de trocas online baseada na cultura de distribuição aberta e livre de manifestações culturais das mais diversas, entre filmes, música, jogos e outros.
Fredrik Neij, Gottfrid Svartholm Warg, Peter Sunde e Carl Lundström foram sentenciados a um ano de prisão e ao pagamento de cerca de 2.7 milhões de euros como indenização pela perda de royalties à indústrias fonográficas e de entretenimento, entre elas, Warner, Sony, EMI, Columbia Pictures e Universal Music. Outro caso recente é o do professor de filosofia Horacio Potel, que está enfrentando um processo judicial na Argentina por manter um site educacional dedicado a traduções para o espanhol dos escritos do filósofo francês Jacques Derrida.Apoiadas numa crítica da 'cultura da licença' e fundamentadas na idéia de que a internet precisa estar livre de mediações com qualquer indústria que restrinja o direito de cópia e compartilhamento de bens culturais, milhares de pessoas se manifestaram durante a semana em diversas cidades do mundo rejeitando a decisão judicial sueca. A criminalização de práticas que promovem a fluidez do conhecimento, da tecnologia e da criatividade representa uma das facetas da frente reacionária que pretende acirrar o controle dos usos da internet no mundo (haja visto o projeto de lei brasileira do senador Eduardo Azeredo). O modelo global de licenças de proteção à propriedade intelectual que está sendo imposto à internet, usuários/as e desenvolvedores/as, não 'garante o sustento' de artistas e produtores/as culturais. Ao contrário, tem sido elaborado e implementado para garantir que meia dúzia de corporações mantenham o monopólio de comercialização e exploração de um bem público e livre.
O site
Pirate Bay ainda está em funcionamento. Nesta quinta-feira (23/04/2009) a defesa do site solicitou a repeticão do julgamento por causa das notícias que sairam sugerindo parcialidade por parte do juíz Tomas Norström. O juíz e os advogados que representam os donos dos copyrights no caso Pirate Bay são membros da Associação Sueca pelos Direitos Autoriais (SFU). Além disso o juíz é membro da diretoria da Associação Sueca pela Proteção Legal Industrial (SFIR) - que lida com questões de patente e direitos de design industrial - e também é membro conselheiro do 'Tingsretten' (Corte da Propriedade).
Editoriais relacionados:
Audiência Pública do projeto Azeredo Lei digital compromete privacidade na Internet
Links: A condenação do The Pirate Bay é absurda e revoltante IFPI exige que operadora bloqueie Pirate Bay - operadora responde de forma clara The Pirate Bay anuncia serviço IPREDator para aumentar anonimato online Pirate Bay: Não pagaríamos nem se tivéssemos dinheiro Mesmo condenado, co-fundador do Pirate Bay confirma viagem ao Brasil
Links externos (Inglês): Swedish press: file sharing still ahead of the law (18.04.2009) Pirate Bay guilty (17.04.2009) Entertainment industry hails Pirate Bay guilty verdict (17.04.2009) Pirate Bay operator faces new probe (20.04.2009) Pirate Bay: A treasure chest of post-verdict news (20.94.2009) The Pirate Bay loads cannon with official appeal (20.04.2009) Swedes demonstrate in support of Pirate Bay (19.04.2009) EDRI-gram: Swedish Pirate Bay trial waiting now for the decision (11.03.2009) Pirate Bay Defendants Convicted More on The Pirate Bay Conviction Piracy, Privacy and Thought Control ISOC-Philippines statement on the jail sentence for The Pirate Bay founders and the criminal charges against philosophy professor Horacio Potel

* 14 de Maio: Ato Público por Liberdade de expressão na Internet


A Internet é uma rede de comunicação aberta e livre. Nela, podemos criar conteúdos, formatos e tecnologias sem a necessidade de autorização de nenhum governo ou corporação. A Internet democratizou o acesso a informação e tem assegurado práticas colaborativas extremamente importantes para a diversidade cultural. A Internet é a maior expressão da era da informação.
A Internet reduziu as barreiras de entrada para se comunicar, para se disseminar mensagens. E isto incomoda grandes grupos econômicos e de intermediários da cultura. Por isso, se juntam para retirar da Internet as possibilidades de livre criação e de compartilhamento de bens culturais de de conhecimento.
Um projeto de lei do governo conservador de Sarkozi tentou bloquear as redes P2P na França e tornar suspeitos/as de prática criminosa todos/as os/as seus/as usuários/as. O projeto foi derrotado.
No Brasil, um projeto substitutivo sobre crimes na Internet aprovado e defendido pelo Senador Azeredo está para ser votado na Câmara de Deputados. Seu objetivo é criminalizar práticas cotidianas na Internet, tornar suspeitas as redes P2P, impedir a existência de redes abertas, reforçar o DRM que impedirá o livre uso de aparelhos digitais. Entre outros absurdos, o projeto quer transformar os provedores de acesso em uma espécie de polícia privada. O projeto coloca em risco a privacidade dos/as internautas e, se aprovado, elevará o já elavado custo de comunicação no Brasil.
Gostaríamos de convidá-lo/a a participar do ato público que será realizado no dia 14 de maio, às 19h30, em defesa da:
- LIBERDADE NA INTERNET- CONTRA O VIGILANTISMO NA COMUNICAÇÃO EM REDE- CONTRA O PROJETO DE LEI SUBSTITUTIVO DO SENADOR AZEREDO
O Ato será na Assembléia Legislativa de São Paulo e será transmitido em streaming para todo o país pela web.
PLENÁRIO FRANCO MONTOROASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULOAV PEDRO ALVARES CABRAL S/N - IBIRAPUERA
O ato também terá cobertura em tempo real pelo Twitter e pelo Facebook.
Contamos com a sua presença.
Comitê Organizador
Editoriais relacionados:
O caso Pirate Bay e a indústria do copyright Audiência Pública do projeto Azeredo Campanhas contra o PLC 89/03!! Queremos participar da audiência pública! Lei digital compromete privacidade na Internet

* Grupo Cultural João Teimoso, do Recife, aniversariando

NOSSA HOMENAGEM AO GRUPO CULTURAL JOÃO TEIMOSO, do Recife - PE.



No último dia 22 de abril de 2009, o Grupo João Teimoso, dirigido por Oséas Borba, comemorou oito anos de fundação, com um trabalho voltado para a Cultura, Cidadania e a Responsabilidade Social no estado de Pernambuco.

Clique aqui e veja mais no site do Grupo Cultural João Teimoso

* FEIRA DO HUMOR às Terças e Quartas no Teatro Ipanema!

Eis o recado enviado por Bemvindo Sequeira:


AFINAL O LANÇAMENTO DA "FEIRA DE HUMOR"!!!O Papa condenou o espetáculo!Lula disse que é melhor que o Curíntia!Gilmar mendes passou uma madrugada acordado preparando o nosso habeas-corpus!Suzana Vieira diz que agora encontrou o que queria!!! Encerramos a fase das Sessões Piratas. O espetáculo está pronto e voltamos a lembrar vc. para nos assistir qualquer dia destes, sempre ás terças e quartas feiras no teatro Ipanema, as 21h. Um abração.

* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 03/05/2009

O Globo

Manchete: Em 6 estados, Bolsa Família já atende metade da população
Em algumas cidades do Nordeste, mais de 90% dos moradores são beneficiados
O Bolsa Família, maior programa social do governo Lula, atingirá em 2010, ano eleitoral, um em cada três brasileiros. Hoje o benefício já chega, direta ou indiretamente, a 29% da população – sendo que, em seis estados do Nordeste, mais da metade dos moradores vive do programa, segundo levantamento do Globo com base em dados oficiais. No Maranhão, no Piauí e em Alagoas, de 58% a 59% da população dependem do Bolsa Família. Na cidade de Junco do Maranhão, 95,7% das famílias vivem do programa. Para o governo federal, a grande abrangência é positiva, e os estados é que devem cuidar do combate às causas estruturais da pobreza. Para especialistas, é preciso criar saídas para romper o ciclo de miséria e evitar a exploração política da transferência de renda. (págs. 1, 3 a 8)

O drama por trás dos índices de desemprego
Nos últimos três meses, o Globo acompanhou a via-crúcis de trabalhadores demitidos que estão em busca de recolocação. Desempregados de Rio, São Paulo e Pernambuco contam histórias de sonhos abandonados que estão por trás das 753 mil vagas fechadas no país, desde o fim do ano passado, com a crise. No caso da indústria, para especialistas, o pior já passou. (págs. 1, 33 e 34)

Rio: 50% dos projetos de lei são irrelevantes
Levantamento feito pelo Globo constatou que metade dos 449 projetos de lei apresentados por vereadores e deputados do Rio de Janeiro, nos últimos três meses, é inconstitucional ou sem qualquer importância para os cidadãos. (págs. 1 e 15)

Vírus viajam rápido com a globalização
Com o número de viagens aéreas internacionais multiplicado por cinco desde 1980, os vírus se deslocam a velocidades que tornam impossível o controle de epidemias. A boa notícia é que também circulam mais rápido informação e recursos para o combate. (págs. 1 e 40)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Surto se limita à América do Norte, diz OMS
Organização não vê evidências de disseminação significativa para além da região onde gripe surgiu
A Organização Mundial de Saúde afirmou não haver indício de propagação sustentada da gripe causada pelo vírus A (HINI), que vinha sendo chamada de gripe suína, fora da América do Norte. Para o órgão, não existe motivo para elevar o alerta.
Apesar de o número de casos confirmados ter praticamente dobrado em relação ao dia anterior e do alcance da gripe, com casos na Ásia, a OMS manteve o alerta no nível cinco, segundo mais alto da escala, e não declarou a existência de pandemia.
O número mundial de casos confirmados foi para 615 ontem, com 16 mortes.O México também reduziu sua estimativa de mortos, relata Flavia Marreiro, da Cidade do México. (págs. 1 e Mundo)

Para historiador, avanço da gripe no mundo conta com descaso de laboratórios (pág. 1e Mais!)

Transformação demográfica do país influi no crescimento
Especialistas avaliam que o crescimento recente do Brasil tem sido influenciado pela transformação demográfica, com queda da natalidade e da mortalidade, mais mulheres e adultos produtivos e menos pessoas por lar, informa Gustavo Patu.
Analistas advertem, porém, que manter esse processo, visto em países desenvolvidos, requer boas políticas econômicas. (págs. 1 e B1)

TSE tenta barrar doações ocultas para candidatos
O Tribunal Superior Eleitoral quer exigir, a partir de 2010, que os partidos criem contas bancárias específicas para receber e repassar doações eleitorais a candidatos.
Hoje, empresas que não querem associar seus nomes a candidatos doam indiretamente, via partido. As novas regras precisam passar pelo plenário do TSE. (págs. 1, A4 e A8)

Jânio de Freitas
A crise política está no Estado de Direito. (págs. 1 e A10)

Editorial
Leia “Direito à informação”, que comenta riscos com fim da Lei de Imprensa; e “Alerta na segurança”, sobre homicídios. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: China reage e salva exportação do Brasil
País desbanca EUA como principal destino dos produtos brasileiros
As exportações brasileiras para a China no primeiro trimestre cresceram 62,67% na comparação com o mesmo período de 2008, e atingiram US$ 3,395 bilhões. As exportações em geral caíram 19%. Em março, pela primeira vez o gigante asiático desbancou os EUA como principal destino de produtos do Brasil. Soja, celulose, minério de ferro e petróleo foram responsáveis por 76,6% das vendas para a China. O pacote chinês anticrise, com foco na construção civil, começa a dar resultados, estimulando o consumo de matérias-primas. Sem o avanço do comércio com a China, o superávit da balança comercial no trimestre, de US$ 3 bilhões, encolheria US$ 1,8 bilhão, calcula a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). “Tirando o Japão, o bloco asiático tem um potencial comercial muito grande”, diz o secretário de Comércio Exterior, Welber Barral. O presidente Lula visitará a China nos dias 18 e 19. (págs. 1, B1 a B4)

‘Gripe suína’ atinge 15 países e soma 615 casos
Número de doentes dobrou, diz OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o vírus da “gripe suína” já chegou a, no mínimo, 15 países, informa Jamil Chade, de Genebra. Com a divulgação de novos resultados de exames, o número de casos confirmados soma agora 615, o dobro do que se tinha notícia 12 horas antes. (págs. 1, A22 a A25)

Wall Street enxuta é ‘saudável’, diz Obama
Em entrevista à The New York Times Magazine, Obama afirma que sua política econômica, de “pragmatismo impiedoso”, está no rumo certo. E vê um aspecto “saudável” na crise: Wall Street “não corresponderá mais a 50% da economia.” (págs. 1, A14 e A15)

Ex-ministro da Justiça vira bombeiro do Planalto
Dois anos depois de sair do governo, o criminalista Márcio Thomaz Bastos é o articulador discreto que ajuda o Planalto a lidar com questões sensíveis, informa Vera Rosa. Há oito dias, ele acompanhou Dilma Rousseff na entrevista em que a ministra anunciou que tem câncer no sistema linfático. (págs. 1 e A6)

Arquivos da ditadura – Libertação de Dilma não era prioridade para guerrilha
Texto atribuído pela Marinha ao grupo guerrilheiro VPR indica que a libertação da ministra Dilma Rousseff não era prioridade na troca por sequestrados, revela Wilson Tosta. (págs. 1 e A8)

Esqueletos da habitação popular
Apesar do recém-lançado pacote para construir 1 milhão de imóveis, o governo federal mantém há dez anos um projeto que deixou esqueletos por todo o País. O Programa de Arrendamento Residencial recebeu R$ 7 bilhões, mas até dezembro havia 18 horas com problemas, caso do conjunto Penedo Primavera, em São Vicente (SP). “A contratação de construtoras falidas é recorrente”, afirma o procurador Matheus Baraldi Magnani. (págs. 1 e B6)

MST libera ‘exército’ de 15 mil homens no sul do Pará
O MST comanda 15 mil homens no sul e sudeste do Pará, informa José Maria Tomazela. Para ouvidores do Incra, o recrutamento coincide com a escalada de conflitos pela terra: o Pará concentrou 46,4% dos casos de violência rural registrados no País em 2008. (págs. 1 e A10)

Fernando Henrique – Um novo enredo
Obama herdou quadro caótico, mas tem emitido os sinais certos, ganhando liderança moral. (págs. 1 e A2)

Farra das passagens – Oposição reage à fala de Lula
Deputados discordam de que é “hipocrisia” discutir uso dos bilhetes. (págs. 1 e A9)

Notas e informações – O que mudou em 10 dias
A popularidade de Obama reflete o entusiasmo com que ele tem sido recebido mundo afora e a percepção da nova imagem dos EUA. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Brasileiro volta a viajar para o exterior
Menos oscilação do dólar e queda de preços reanimam turismo internacional
A estabilidade da cotação do dólar nos últimos meses, a baixa nos preços de diárias em hotéis e das passagens aéreas animaram os brasileiros a voltarem a viajar para o exterior. Depois de uma queda de 30% no auge da crise financeira internacional, dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) mostram sinais de recuperação. Em abril, houve um crescimento de 15% nas vendas de pacotes internacionais em relação ao mês anterior. Neste ano também aumentou a procura por intercâmbios internacionais. (págs. 1 e Economia, E3)

La Gloria, o polêmico berço da gripe suína
Lagunas putrefatas que exalam metano, valas com porcos em decomposição: é o ambiente de La Gloria, onde nasceu o vírus da gripe suína. Abatedouro é culpado, dizem mexicanos. Se a doença chegar ao Brasil, governo vai usar o plano de contingência de 2005. Mas a vacina sazonal não tem efeito contra o A (H1N1). (págs. 1, País, A12 e A13, Internacional, A29 e Vida, Saúde & Ciência, A30)

Índios pedem mais atençãoReivindicação – Nas ruínas do antigo prédio do Museu do Índio, próximo ao Maracanã, indígenas fazem uma ocupação e reivindicam a construção de uma universidade destinada a eles, prevista em lei federal. Querem educação, renda e qualidade de vida. (págs. 1, Cidade, A18 e A19)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Gripe suína cresce e país tem 14 suspeitos
Em 24 horas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu 290 casos confirmados de gripe suína. Já são 658 pessoas infectadas pelo vírus H1N1 em 16 países de quatro continentes. A doença também avança no Brasil. O número de casos suspeitos saltou de sete para 14, segundo boletim divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. Além desses, um alemão de 40 anos, que passou três dias em Fortaleza, de 26 a 28 de abril, está em observação.Ao chegar à Alemanha, o estrangeiro apresentou os sintomas da doença. Ele está internado em regime de isolamento na cidade de Colônia.
Maiores vítimas da doença até o momento, os mexicanos enfrentam uma segunda dificuldade no Brasil: são evitados em locais públicos e viram motivo de piada. Especialistas ouvidos pelo Correio fazem um paralelo entre a influenza A em estágio prépandemia e a gripe espanhola, que dizimou 48 milhões de pessoas no início do século 20. (págs. 1, Tema do dia, 16 a 19)

A agonia do mar
Série de reportagens mostra, a partir de hoje, a devastação da floresta marinha. Em uma investigação inédita, Leonardo Cavalcanti percorreu 2.900km, a partir de Maracajaú (RN) (foto), para denunciar a destruição de um dos ecossistemas mais ricos do Nordeste. (págs. 1, 10 e 11)

Morre Augusto Boal
O teatro brasileiro perdeu ontem um de seus maiores expoentes. Autor de mais de 30 publicações, ensaísta e diretor, Boal sofria de leucemia e morreu de insuficiência respiratória. (págs. 1 e 12)

Saúde - Aborto é a opção de 50% das jovens
Menos de metade das gestações de adolescentes até 19 anos chegam ao fim, revela um levantamento da rede pública de saúde do DF. Pelo menos duas garotas recorrem aos hospitais todos os dias depois de interromper clandestinamente a gravidez. Abortivo é vendido à luz do dia. (págs. 1, 27 e 28)
------------------------------------------------------------------------------------

* Revistas da semana: resumos das principais manchetes

Veja
A candidata e o câncer
• O impacto da revelação nas chances de Dilma Rousseff suceder a Lula na Presidência
• A vergonhosa politização do drama pessoal da ministra
• O diagnóstico precoce e os remédios modernos curam 90% dos pacientes
• Tratamento: como ela reagiu à primeira quimioterapia

Pandemia
Por que a gripe suína assusta tanto o mundo

China pós-crise – A potência asiática prepara seu bote
Entrevista: José Antonio Toffoli
– Direito não é fé – O advogado-geral da União e candidato a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal é contra o aborto mas defende a tese de que a decisão final pertence às mulheres. (págs. 17, 20 e 21)
O câncer no palanque – O governo tenta transformar um assunto grave e delicado, a doença da ministra Dilma Rousseff, em trunfo para a campanha presidencial do próximo ano. (págs. 58 a 63)
A químio já começou – A ministra Dilma Rousseff submeteu-se à primeira sessão de quimioterapia em 20 de abril, cinco dias antes de ela anunciar ser portadora de um câncer no sistema linfático. Ela fará mais cinco aplicações. (págs. 64 a 67)
Sinais de vida – Os deputados finalmente reagem à pressão da opinião pública e correm a disciplinar a farra das passagens aéreas. (pág. 68)
2009, o ano do G-2 – Mas se os Estados Unidos não se cuidarem pode ser que a China saia da crise ainda mais forte e faça o G-1 sozinha. (págs. 74 a 84)
A prova de fogo do dragão – A crise mostra a sua cara lá, sim. Mas é para o país que mais dinheiro tem para investir que todos olham com curiosidade e esperança: a China é o motor da recuperação da economia mundial. (págs. 89 a 98)As crises passam – Armínio Fraga assume a presidência da BM & FBovespa com planos de aproveitar a economia em baixa para ganhar mercados. (pág. 100)
Maílson da Nóbrega – Ainda o idiota – Enquanto Galeano escrevia suas bobagens, surgiam estudos sérios para explicar por que a América Latina perdeu para os EUA e o Canadá o lugar de região mais rica das Américas. (pág. 105)
Pânico – Um novo vírus da gripe paralisou o México e mostrou que os países estão levando a sério a previsão de que cedo ou tarde teremos uma pandemia mortal. Mas é improvável que seja desta vez. (págs. 110 a 114)
Cem dias de mel e fel – Nenhum outro presidente americano chegou ao centésimo dia de governo com aprovação tão alta quanto Obama – 68%. Mas também como poucos ele acirrou a radicalização nos Estados Unidos. (págs. 116 a 118)
Um fóssil se vai – Os ministros do STF sepultam a Lei de Imprensa, que vigia desde o auge do regime militar. (pág. 120)
Diogo Mainardi – Mais e menos inteiros – “Um brasileiro com linfoma que toma MabThera tem mais chance de sair inteiro do lado de lá do que um brasileiro com linfoma que é atendido pelo SUS e não toma MabThera.” (pág. 147)

------------------------------------------------------------------------------------
Época

Perigo! Gripe suína

• O novo vírus que ameaça milhões de pessoas
• Como a doença surgiu
• Como se proteger
• Como o Brasil deve enfrentá-la

Dilma

O efeito do câncer na disputa de 2010

Escândalo da babá
O ex-diretor do Senado fala, acusa e dá nomes

Mais negócios da ex-babá
A laranja do ex-diretor João Carlos Zoghbi controlava cinco empresas que fizeram negócios com pelo menos quatro bancos dentro do Senado. Mas alguns senadores querem limitar a investigação. (págs. 36 a 39)
Todas as acusações do casal Zoghbi – Acuados pela revelação do esquema da babá, João Carlos e Denise Zoghbi dizem que um enorme esquema de corrupção controla os contratos do Senado. (págs. 40 a 43)

Entrevista – Fernando Gabeira – “Abro mão de ser a reserva moral”
– O deputado diz que assumir erro no uso de passagens aéreas feriu sua imagem, mas fez bem a ele. (págs. 44 e 45)

Um câncer no caminho – Vítima de um linfoma, mas com boas perspectivas de cura, Dilma Rousseff segue na campanha e até pode ganhar pontos na próxima pesquisa eleitoral. (págs. 46 a 50)
O que Dilma pode aprender com Gleide – A ministra da Casa Civil tem grandes chances de vencer o câncer linfático. A professora Gleide Galvão passou pelo mesmo tratamento. Eis a lição que seu caso ensina. (págs. 56 a 58)

Agência de pagamentos – Às véspera de audiência na Câmara sobre acordo de R$ 178 milhões, surgem mais evidências de indenizações estranhas feitas pela ANP a usineiros. (págs. 64 e 65)

Um prefeito cassado a cada 16 horas – Um levantamento inédito mostra que a lei da compra de votos está produzindo um recorde de cassações. (págs. 68 e 70)

Nossa política – Ricardo Amaral
– Quanto custa ser deputado? Por sobrevivência, os parlamentares podem se animar a fazer uma reforma política básica. (pág. 71)

Por que não reduzem para sempre? – O corte de impostos implementado pelo governo mostra que, com menos encargos, é possível criar um círculo virtuoso na economia – com ganhos até para o Fisco. (págs. 72 e 74)

Nossa economia – Paulo Rabello de Castro – Está inaugurada a era do calote – Em matéria de confiança financeira, temos de decidir se estamos mais para caloteiros ou para bons pagadores. (pág. 80)

Será uma boa ideia recebê-lo?
– Por que a vinda do presidente do Irã ao Brasil pode causar mais que um pequeno desconforto para o governo Lula. (págs. 83 e 84)

A ameaça da gripe suína – Como surgiu o vírus que está provocando uma epidemia mundial, o risco que ele representa para milhões de pessoas e os esforços para detê-lo. (págs. 98 a 104)

A outra epidemia – a do medo – Repórter de Época no México mostra como um vírus pode paralisar um país inteiro. (págs. 105 e 106)

Educação – Como avaliar sua escola – O Enem é o instrumento mais confiável para julgar o nível dos colégios particulares. Saiba como interpretar seus resultados. (págs. 123 a 126)

Nossa antena – Ruth de Aquino – Moço, tem vacina contra a ignorância? – Ouvir de Lula que “Dilma não tem mais nada” é um pouco demais. Porque é mentira. (pág. 138)

------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ

As viagens do juiz
Documentos do STJ mostram como o ministro do Supremo Tribunal Carlos Alberto Direito solicitava à Receita Federal e a companhias aéreas privilégios para mulher, filhos, nora e amigos

Gripe suína
O mundo se prepara para enfrentar uma nova pandemia
Entrevista – Mario Mantovani
“A cultura do Brasil é de degradação” – Ambientalista diz que não há consciência ecológica no País. Mas o esforço para mudar esse cenário cresce na sociedade. (págs. 6, 8 e 10)
Editorial
– A faxina do Congresso – Acreditar piamente que o Congresso brasileiro vai mudar por inteiro com a proposta de reforma lançada por seus líderes é otimismo. Apostar em uma sacudida que limpe em parte os anacronismos é mais pragmático. Não desanime. Trata-se de um avanço e tanto. (pág. 20)
Exclusivo: O esquema vip no Judiciário – Contrariando uma norma do STJ, o ministro Carlos Alberto Direito, do STF, fazia uso de privilégios para favorecer familiares e amigos nos embarques e desembarques no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. (págs. 36 a 41)
Brasil:
Exclusivo – Mordomias no embarque
– “Atendimento especial” – Ofício do STJ pediu à Receita, à PF e à Infraero para facilitar o trânsito de Wanda, mulher de Direito, que chegava de Londres. (págs. 42 a 44)
O fator câncer
– É difícil os políticos assumirem a doença, muito menos em público e durante uma campanha eleitoral. Mas a ministra Dilma Rousseff acredita que pode vencer esse estigma e convencer os eleitores de que tem condições de disputar a sucessão de Lula. (págs. 46 a 48)
Comportamento
– Cientistas em débito com o país – Pesquisadoras do CNPq são condenadas a pagar à União por não voltarem ao Brasil após o término da bolsa. (pág. 62)
O mundo em alerta
– Um tipo de vírus de gripe jamais detectado no homem se dissemina pelos países e ameaça com uma nova pandemia. (págs. 72 a 77)
O medo do confisco
– Governo ameaça mudar regras da poupança antes de eleição e espalha pânico entre os investidores. O melhor era não mudar nada. (págs. 94 e 95)
Meio ambiente
– Por que o tempo está louco – Uma nova teoria diz que a destruição das florestas é responsável pelas mudanças climáticas extremas. (págs. 98 e 99)

------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ Dinheiro


As marcas mais valiosas do Brasil 2009

Ranking exclusivo Dinheiro/BandAnalytics revela: As grandes grifes nacionais começam a conquistar espaço no cenário global e, graças a sua força, as empresas ficam mais protegidas em momentos de crise

Gripe suína

A praga que contaminou a economia de um país

Bolsa

A missão de Armínio Fraga no comando da BM&FBovespa

Entrevista/José Goldemberg

“Não precisamos de energia atômica”. (págs. 26 a 28)

Economia – “Eu sou o assessor do cara”

– O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, comemora o momento histórico da política externa e diz que Lula e o Brasil serão ainda mais influentes no cenário global. (págs. 36 a 39)

Um país contaminado

– A gripe suína paralisa o México, já debilitado pela dependência dos Estados Unidos, pelo aumento da violência e por capitais em fuga. (págs. 40 a 42)

BB acelera o crédito

– Como Aldemir Bendine, novo presidente do Banco do Brasil, pretende conciliar as demandas do governo com as dos minoritários. (págs. 46 e 47)

O novo dilema sindical

– Cenário adverso nos índices de emprego leva trabalhadores a buscar apoio nos sindicatos, mas, desta vez, há pouco espaço para conquistas. (págs. 49 e 50)

Presentes para o presidente

– Em seis anos de governo, Lula já bateu todos os recordes como o chefe de Estado brasileiro que mais recebeu mimos. São objetos que vão desde charges até comendas de outros países. O que fazer com tudo isso? (págs. 80 a 82)

A missão de Armínio na Bolsa

– O que significa a posse do investidor na presidência do Conselho de Administração da BM&FBovespa. (págs. 92 a 94)

Artigo

– José Roberto Mendonça de Ramos - Uma análise viva e articulada – O maior erro do governo atual foi o de ter gasto o bônus da sobrearrecadação resultante da grande formalização de empresas e trabalhadores com um inchaço inédito na máquina estatal. (pág. 106)


------------------------------------------------------------------------------------

CartaCapital


Dilma e sua luta

Quando os adversários são piores que a doença

Gripe suína:

Os riscos reais da epidemia

Especial turismo:

A hora de apostar no mercado interno

Exclusivo

A governadora do Pará denuncia as pressões de Greenhalgh e Gilmar Mendes a favor de Daniel Dantas

Mino Carta

Casa-grande e senzala, sempre – Legislativo e Judiciário vivem uma estação de profundo descrédito. A explicação é fácil. (pág. 18)

Dilma não se entrega

– Pré-candidata – A preferida de Lula não se abala com a doença e permanece na arena. (págs. 22 a 26)

As denúncias de Ana Júlia

– Entrevista – A governadora do Pará fala de Greenhalgh, Gilmar Mendes e Dantas. (págs. 28 a 31)

O protesto de Amaral

– Judiciário – Desembargador reage contra ameaças a colegas em tribunal federal. (págs. 32 e 33)

Vestibular em xeque

– Enem – Mais do que uma alternativa de seleção, o exame feito no final do ensino médio poderá melhorar o currículo das escolas. (págs. 34 e 35)

O Brasil para os brasileiros

– Em meio à crise mundial, a saída está em estimular o mercado interno. (Especial, págs. 39 a 62)

Se os EUA espirram...

– Gripe – A nova epidemia mostra como os sistemas de saúde são vulneráveis. (págs. 64 a 66)

Epidemia de despreparo

– Saúde – Com exceção da Europa, a mídia e os governos orientaram mal a população. (págs. 67 e 68)

Mente bolivariana

– Entrevista – Primeiro presidente reeleito no Equador, Rafael Correa tenta colocar em prática o “socialismo do século XXI”. (págs. 70 a 72)

------------------------------------------------------------------------------------

EXAME


Sinais de vida na economia

Nove dos mais influentes economistas da atualidade explicam o que há de real – e o que é ilusório – nos primeiros indícios de recuperação da economia mundial

Exclusivo: O que já mudou- e o que vai mudar – com a fusão entre Itaú e Unibanco

Sinais de vida na economia

Ao redor do mundo, surgem as primeiras fagulhas de esperança na recuperação. Mas elas serão capazes de dar partida na economia mundial? (págs. 18 a 30)

Licença para gastar?

– Em meio à onda global de ativismo do Estado no combate à crise, o governo brasileiro começa a flertar perigosamente com a irresponsabilidade. (págs. 36 a 39)

Transfusão de gestão

– Administrado pelo Albert Einstein, o hospital municipal M’Boi Mirim é um ótimo exemplo de como os princípios da gestão privada podem – e devem – ser aplicados no setor público. (págs. 42 e 43)

O sem-terra que produz

– O argentino Gustavo Grobocopatel, dono da Los Grobo, avança no meio rural brasileiro com um modelo de negócios inovador – ele não é o dono das propriedades que cultiva. (págs. 46 e 47)

VidaReal

– J.R. Guzzo – “Por que não te calas?” – A frase proferida pelo rei espanhol caberia como uma luva a dois dos mais importantes homens da Justiça brasileira. (pág. 53)

Grande, poderosa e problemática

– A união entre VCP e Aracruz vai criar o maior produtor de celulose do mundo – que vai nascer, porém, com problemas igualmente grandes para resolver. (págs. 56 a 58)

Um presidente sob pressão

– O empresário Josué Gomes da Silva, presidente do maior grupo têxtil do país, já sofria com os efeitos da crise americana e o avanço dos concorrentes. Agora tem de lidar também com a ira dos investidores. (págs. 62 e 63)

Exploração num barril de pólvora

– As grandes petrolíferas estão convencidas de que o Iraque voltou a ser um lugar seguro o suficiente para receber novos investimentos. (págs. 72 e 73)

A melhor saída para a crise

– Graças a uma poupança feita na boa fase da economia, o Chile colocou em prática um ótimo plano para enfrentar a recessão. (págs. 77 e 78)

O velocista

– Liderada por Roberto Setúbal, a integração do Itaú Unibanco acontece num ritmo bem mais acelerado que a média de fusões desse porte. Mas é bom lembrar: o trabalho mais difícil começa agora. (págs. 110 a 115)

Na contramão do mundo

– Enquanto investidores de todo o planeta fogem de bancos de investimento, André Esteves resolveu gastar 2,5 bilhões de dólares para ter o seu de volta. (págs. 128 a 132)


------------------------------------------------------------------------------------