quinta-feira, 21 de julho de 2011

* Proteja sua casa dos fungos durante o período de chuva

Basta uma semana de chuva para eles invadirem a casa. Sem pedir licença, se apoderam dos móveis, roupas, sapatos, livros e outros objetos pessoais. Além do mau cheiro e aparência estranha, também podem provocar alergias e doenças respiratórias. Esses visitantes inconvenientes são os fungos, micro-organismos mais conhecidos como mofo ou bolor.

De acordo com a professora Rejane Pereira, chefe do Departamento de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tempo frio e ambiente fechado é uma combinação perfeita para os fungos, que se aproveitam dessas condições para se desenvolverem. "Durante o inverno, por conta das chuvas, as pessoas costumam deixar as janelas fechadas. Além da umidade, a falta de ventilação e luminosidade contribui para a proliferação desse micro-organismos", explica a professora.

A professora Rejane Pereira destaca que a prevenção é a melhor arma contra os fungos
Os fungos mais comuns são denominados de aspergillus (cor escura), penicillium e fusarium (cor rosada). De acordo com Rejane Pereira, os fungos podem provocar reações alérgicas como rinite, lacrimejação nos olhos, espirros e erupções na pele. São reações comuns, sem gravidade, mas nada confortáveis.

No entanto, para as pessoas com baixa imunidade ou que já estão com algum tipo de doença respiratória (como tuberculose e câncer de pulmão), os fungos são grandes inimigos. "O contato dessas pessoas com esses micro-organismos podem desenvolver micoses oportunistas. Os consequências mais graves são a perda do órgão, infecções generalizadas e disseminação pela corrente sanguínea podendo atingir, inclusive, áreas do cérebro", explica especialista.
 

Os fungos mais comuns são os aspergillus, penicillium e fusarium

Para quem acha que os fungos são "invencivéis" durante o inverno, a professora explica que o problema tem solução, como o uso de vinagre branco ou hipoclorito de sódio (água sanitária) misturados em água.

Mas vale lebrar que a prevenção é a melhor arma contra o mofo. Em relação aos fungos que proliferam em paredes, uma sugestão é optar pela aplicação de tintas impermeabilizantes antimofo. "Hoje no mercado também existe argamassa antimofo para rejuntar azulejos. Você paga um pouco a mais, mas protege a saúde. Outra questão que a gente não pode esquecer é ter cuidado com os vazamentos e infiltrações", explica a professora.