domingo, 28 de julho de 2013

* Excesso de Açúcar pode Aumentar o Risco de Depressão e Estresse, além de prejudicar Conexões Neurológicas

Por Manuella Batista de Oliveira e Eduardo Schenberg
Na mesma época em que os europeus desembarcaram na América, uma mania alimentar invadia a Inglaterra e um sabor exótico, maravilhosamente doce, chegava das Índias Orientais: o açúcar. Os ingleses temperavam quase tudo com o novo produto, até mesmo batatas, carnes, ovos e vinho. A moda tomou conta do país rapidamente. Se pudesse, muita gente comeria açúcar puro na colher. A maioria, porém, não podia, já que o item era bastante caro. A paixão, aliás, fez muitos ricos ficarem com dentes escuros e podres. E os pobres, que não tinham acesso a tanto açúcar, chegavam a ponto de pintar os dentes de preto.
Uma moda que leva as pessoas a ter dentes estragados – ou a falsificá-los – parece um tanto bizarra quando vista pela perspectiva do século 21. Mas o problema é que o frisson açucareiro segue o mesmo percurso – ou se mostra até mais preocupante – desde os dias do rei Henrique 8o. O consumo de açúcar pelos britânicos na época era de aproximadamente 9 quilos por pessoa por ano, enquanto hoje é de quase 40 quilos. Nos Estados Unidos, a situação é ainda pior: são quase 60,5 quilos por pessoa, anualmente. E aqui no Brasil, 51 quilos anuais – mais de 4 quilos por mês.
A moda do dente podre passou, em grande parte, por mérito dos dentistas, mas o uso de açúcar continua preocupante, já que está comprovadamente associado a problemas tão visíveis quanto dentes escurecidos: são registradas 35 milhões de mortes anuais no mundo relacionadas à obesidade ou decorrentes do consumo exagerado do produto e outros nutrientes que frequentemente o acompanham, como as gorduras. E é no mais inesperado dos produtos que se encontra uma quantidade estrondosa de açúcar: as bebidas. Refrigerantes, chás e sucos enlatados ou vendidos em caixas são responsáveis por pelo menos 180 mil mortes anuais no planeta, segundo o estudo The global burden of disease, publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O custo para a saúde pública no Brasil também é estrondoso: quase R$ 500 milhões por ano, segundo estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB).
Tudo isso é revelado com transparência no documentário brasileiro Muito além do peso, da Maria Farinha Filmes e do Instituto Alana. Recentemente lançado, pode ser assistido gratuitamente na internet (www.muitoalemdopeso.com.br). O filme devia se tornar, instantaneamente, material didático em todas as escolas do Brasil. Em 80 minutos, o espectador se depara com o problema de forma direta e contundente: ao lado das latinhas de refrigerante, caixinhas de doces e de suco, são colocados sacos com a quantidade de açúcar encontrada dentro das respectivas embalagens. É difícil acreditar no que vemos: uma lata pequena de bebida contém sete saquinhos de açúcar. O consumo de uma lata por dia em um mês corresponde a 1,1 quilo de açúcar, o que encheria quase cinco latinhas só com açúcar.
“DISFARCE” DE CARBOIDRATO
Pesquisadores estimam que, diariamente, uma criança consuma, em média, 250 calorias extras, provenientes desses líquidos açucarados. O excesso constante pode ocasionar danos irreparáveis à saúde, mesmo em crianças de apenas 4 anos, contribuindo para o aumento significativo da incidência de diabetes tipo 2 nos primeiros anos de vida. Estima-se hoje que 33,5% das crianças brasileiras sofram de sobrepeso ou obesidade – e de cada cinco meninas e meninos obesos, quatro manterão essa condição na idade adulta. Para o endocrinologista Amélio de Godoy Matos, o quadro está diretamente relacionado a doenças cardiovasculares, a maior causa de mortalidade no mundo. E mais: há associações com depressão, estresse e até mesmo alguns tipos de câncer.
A endocrinologista Danielle Macellaro Andreoni, da Universidade de São Paulo (USP), cita sua experiência com uma paciente de 62 kg. Ela sofre de hipertensão, diabetes tipo 2, apresenta ainda colesterol, ácido úrico e triglicérides elevados. À primeira vista, esse parece ser o quadro de uma pessoa de 60 anos. Entretanto, surpreendentemente, tem apenas 9. A médica teme que situações como essa se tornem cada vez mais comuns, já que, atualmente, o uso de açúcar aumenta exponencialmente entre crianças e adolescentes, principalmente com o consumo extravagante de bebidas açucaradas. A estratégia de propaganda é perversa: as embalagens não são claras, e quando aparece, o açúcar vem descrito como “carboidrato”, palavra desconhecida da maioria da população.
Outro agravante é o fato de que mães e pais pouco informados oferecem a seus filhos essas bebidas açucaradas muito cedo: estima-se que 56% dos bebês brasileiros hoje consomem o líquido doce dessas latinhas em suas mamadeiras antes mesmo de completar o primeiro ano de vida. E, enquanto crescem, nas poucas horas diárias que passam na escola, não aprendem uma das coisas mais básicas e fundamentais: noções de nutrição saudável.
Além disso, nos programas de televisão aos quais assistem por pelo menos cinco horas diárias, as crianças são incentivadas a desejar compulsivamente os doces venenos, disseminados na categoria junk food. O termo foi criado na década de 70 por Michael Jacobson, então diretor do Center for Science in the Public Interest. A expressão junk food está associada a alimentos com alto teor calórico, ricos em açúcar, sal, gordura saturada e aditivos, como glutamato monossódico e tartrazina – mas com níveis reduzidos de nutrientes saudáveis. Oferecem poucas proteínas, vitaminas e fibras dietéticas. Esses “alimentos-lixo” são propagandeados pelos programas de TV como fonte da felicidade, e para vender essa ideia são utilizados efeitos especiais, alta tecnologia e personagens queridos da garotada. Os roteiros são elaborados para capturar a atenção dos pequeninos, seduzidos por alimentos e bebidas acompanhados de brinquedos e bugigangas – a isca perfeita.
Como enfatiza o documentário Muito além do peso, “criança é cidadão e tem o direito a ser informada e a escolher de acordo com as informações que recebe”. E, de fato, estudos neurocientíficos recentes mostram que essa história trágica pode começar a mudar no processo de escolha das próprias crianças. Entretanto, este é apenas o capítulo inicial, já que os efeitos dos produtos açucarados vão muito além do processo de escolha. Do ponto de vista neurológico, a ação do produto contribui para a modificação da atividade de várias estruturas cerebrais, e o resultado pode ser o prejuízo da capacidade de tomar decisões. A questão é tão séria que, do ponto de vista da neurociência, o açúcar pode ser considerado uma droga, já que é capaz de criar dependência.
COM APOIO DAS LEIS
Para começar, o cérebro, com cerca de 2% do peso total de nosso corpo, recebe aproximadamente 15% do volume de sangue bombeado pelo coração e usa principalmente a glicose como molécula energética. Assim, consome 25% da glicose disponível em todo o organismo. Ou seja: o mais sofisticado dos órgãos utiliza açúcar como fonte de energia – e o capta rapidamente. Mas ao chegar ao cérebro, o açúcar ativa as mesmas regiões que as drogas legalmente proibidas, como cocaína, e outras legalizadas, como o álcool. As principais estruturas neurológicas envolvidas nesse processo são o hipotálamo, o estriado dorsal e áreas do córtex pré-frontal. Essas regiões formam uma rede já muito bem conhecida pela ciência, ligada aos mecanismos de satisfação: o circuito dopaminérgico mesocortical. Trata-se de uma via cerebral que libera principalmente o neurotransmissor dopamina, importante na sensação de prazer. Quando essas áreas são ativadas frequentemente por hábitos como o consumo diário e excessivo de açúcar, desencadeia-se um círculo vicioso quase impossível de parar. É possível observar isso no comportamento de ratos de laboratórios mundo afora: durante os testes, os animais chegam a consumir açúcar de forma mais compulsiva que cocaína.
Para a psiquiatria, a dependência de drogas é definida como uma situação em que ocorrem quatro ou mais das seguintes condições: desejo intenso de consumir a substância; incapacidade de controlar o próprio uso; síndrome de abstinência (tensão e irritação quando não utiliza a substância); tolerância aos efeitos (consumo cada vez maior para obter a mesma sensação de prazer); muito tempo gasto procurando, consumindo e se recuperando dos efeitos; continuidade no uso do produto, mesmo com o surgimento de problemas. No caso do açúcar, e das crianças mais especificamente, é gritante o desejo de consumir, a quase que total incapacidade de controlar esse consumo, o excesso de tempo gasto procurando doces e comendo-os e a persistência do consumo, mesmo com o aparecimento de problemas sérios como obesidade e diabetes, dores nas pernas e incapacidade de se exercitar.
A questão tem levantado interesse crescente da comunidade científica e chegou a ser tratado na capa do periódico científico Nature Neuroscience. Se para adultos já é complicado parar com hábitos que incluem a forte ativação do circuito dopaminérgico mesocortical, para crianças é muito mais. O excesso de ativação dessa via prejudica o córtex frontal e algumas de suas conexões que nos permitem fazer escolhas. Por isso, para os pequenos dependentes de açúcar, tomar a decisão de comer ou beber algo mais saudável é quase impossível.
É com base nessa situação que vários cientistas têm defendido a regulamentação do açúcar para menores de idade. Essa proposta, que pode parecer radical para muitos, foi recentemente veiculada pelo Center for Science in the Public Interest, dos Estados Unidos. No Brasil, a sociedade civil tem se organizado razoavelmente bem em torno do assunto. No Rio de Janeiro, em Florianópolis e Belo Horizonte já há leis restringindo a publicidade de alimentos não saudáveis para crianças. No estado de São Paulo, uma lei aprovada pelos deputados para limitar a propaganda para crianças foi vetada pelo governador Geraldo Alckmin, embora o projeto conte com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Certamente, as leis podem significar avanço na batalha entre a TV e os pais, na tentativa de influenciar os hábitos alimentares das crianças. Mas a legislação não resolve todo o problema: é fundamental que pais, mães, professores e educadores tenham conhecimento da gravidade da situação e se empenhem em mudar aquilo que nossas crianças – e também aquilo que nós, adultos – colocam dentro do corpo sem questionamento, mas de forma tão prejudicial.
Fonte: Mente e Cérebro


Postado em:  na categoria Neuropsicologia.
cerebrodepressaoUsando imagens de ressonância magnética funcional, pesquisadores descobriram alterações no cérebro de crianças em idade pré-escolar com depressão que não foram observadas em crianças com o mesmo perfil, mas que não tinham o distúrbio.
Publicado na edição de julho do periódico The Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, o estudo examinou 23 crianças de quatro a seis anos que tinham recebido o diagnóstico de depressão e 31 crianças com o mesmo perfil, porém saudáveis.
Os pesquisadores usaram testes devidamente validados para diagnosticar a depressão. Eles também excluíram do estudo as crianças com distúrbios neurológicos, autismo ou atrasos no desenvolvimento, e as que nasceram prematuras. Nenhuma das crianças participantes tomava antidepressivos.
As crianças realizaram exames de ressonância magnética cerebral enquanto visualizavam imagens de rostos alegres, tristes, amedrontados e inexpressivos. Os pesquisadores descobriram que a atividade da amígdala e do tálamo direitos era significativamente maior nas crianças com depressão, o que também tinha sido observado em adolescentes e adultos com depressão.
“Nós descobrimos algo no cérebro que é compatível com a ideia de modelos neurobiológicos da depressão – as partes do cérebro envolvidas e como elas interagem”, afirmou Michael S. Gaffrey, principal autor do estudo e professor adjunto no departamento de psiquiatria da Universidade de Washington, em St. Louis.
“Podemos começar a utilizar essa informação, juntamente com outras, – sintomas, outros marcadores biológicos – para identificar e posteriormente prevenir e tratar esse distúrbio”, finaliza.

* Aquecimento global não está diminuindo

iceberg 3O serviço meteorológico britânico comprovou, por meio de artigos científicos, que o aquecimento global não está em desaceleração, como boa parte das pessoas vem pensando. De acordo com os pesquisadores, a tendência atual é que a temperatura média do planeta aumente mais que 2°C antes do fim do século, mesmo com os dados apontando para uma elevação bem menor nos últimos 14 anos.
A notícia de que a temperatura média do planeta subiu apenas 0,04°C entre 1998 e 2012 entrou em desacordo com a previsão do aquecimento global, pois, no período analisado anteriormente – entre 1970 a 1998 – o planeta ficou 0,17°C mais quente. Mesmo assim, os pesquisadores do Met Office alertam ser um equívoco imaginar que o aquecimento global está diminuindo. “É esperado que existam períodos de aquecimento mais lento. Mas as temperaturas médias globais seguem muito altas, lembrem que 12 dos 14 anos mais quentes já registrados aconteceram depois do ano 2000”, afirmou Peter Stott, climatologista do Met Office.
Ainda que o aumento das temperaturas tenha diminuído o ritmo, é provável que a barreira dos 2°C, prevista pelos pesquisadores inicialmente, seja ultrapassada daqui a alguns anos. “Se continuarmos com a atual trajetória de emissões de gases do efeito estufa, os 2°C serão alcançados por volta de 2060”, afirmou Rowan Sutton, diretor do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas.
Os meteorologistas que produziram o estudo também apontaram as causas naturais como as principais responsáveis pela desaceleração do ritmo do aquecimento global. “As variações naturais são importantes e influenciam nas medições, assim, é preciso ter em mente que o ciclo climático é também variável. Mas, ressaltamos, a tendência ainda é de elevação das temperaturas para as próximas décadas”, concluiu Stott.
Entre as ocorrências e fenômenos da natureza, a pesquisa mostra que a incidência de raios solares no planeta foi menor entre 2008 e 2009, e que as zonas profundas do oceano vêm absorvendo boa parte do calor, aumentando as temperaturas das águas. Além disso, em 2010, a erupção do impronunciável vulcão Eyjafjallajökull, na Islândia, lançou cinzas que refletiram os raios solares de volta para o espaço.
Fonte: CicloVivo

* Joaquim Barbosa: "Brasil não está preparado para um presidente negro"


joaquim presidente
Para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda há bolsões de intolerância racial não declarados no Brasil. Ele afirma não ser candidato e diz que seu nome tem aparecido com relevância em pesquisas eleitorais por causa de manifestações espontâneas da população. Segundo ele, que se define politicamente como alguém de inclinação social democrata à europeia, o Brasil precisa gastar melhor seus recursos públicos, com inúmeros setores que podem ser racionalizados ou diminuídos.
Presidente do STF falou com exclusividade à colunista Míriam Leitão
O senhor é candidato à presidente da República?
Não. Sou muito realista. Nunca pensei em me envolver em política. Não tenho laços com qualquer partido político. São manifestações espontâneas da população onde quer que eu vá. Pessoas que pedem para que eu me candidate e isso tem se traduzido em percentual de alguma relevância em pesquisas.

As pessoas ficaram com a impressão de que o senhor não cumprimentou a presidente.
Eu não só cumprimentei como conversei longamente com a presidente. Eu estava o tempo todo com ela.
O Brasil está preparado para um presidente da República negro?
Não. Porque acho que ainda há bolsões de intolerância muito fortes e não declarados no Brasil. No momento em que um candidato negro se apresente, esses bolsões se insurgirão de maneira violenta contra esse candidato. Já há sinais disso na mídia. As investidas da “Folha de S.Paulo” contra mim já são um sinal. A “Folha de S.Paulo” expôs meu filho, numa entrevista de emprego. No domingo passado, houve uma violação brutal da minha privacidade. O jornal se achou no direito de expor a compra de um imóvel modesto nos Estados Unidos. Tirei dinheiro da minha conta bancária, enviei o dinheiro por meios legais, previstos na legislação, declarei a compra no Imposto de Renda. Não vejo a mesma exposição da vida privada de pessoas altamente suspeitas da prática de crime.
Como pessoa pública, o senhor não está exposto a todo tipo de pergunta e dúvida dos jornalistas?
Há milhares de pessoas públicas no Brasil. No entanto os jornais não saem por aí expondo a vida privada dessas pessoas públicas. Pegue os últimos dez presidentes do Supremo Tribunal Federal e compare. É um erro achar que um jornal pode tudo. Os jornais e jornalistas têm limites. São esses limites que vêm sendo ultrapassados por força desse temor de que eu eventualmente me torne candidato.
Que partido representa mais o seu pensamento?
Eu sou um homem seguramente de inclinação social democrata à europeia.
Como ampliar o Estado para garantir direitos de quem esteve marginalizado, mas, ao mesmo tempo, controlar o controle do gasto público para manter a inflação baixa?
O primeiro passo é gastar bem. Saber gastar bem. O Brasil gasta muito mal. Quem conhece a máquina pública brasileira, sabe que há inúmeros setores que podem ser racionalizados, podem ser diminuídos.
O senhor disse que o Brasil está numa crise de representação política. O que quis dizer com isso?
Ela se traduz nessa insatisfação generalizada que nós assistimos nesses dois meses. Falta honestidade em pessoas com responsabilidade de vir a público e dizer que as coisas não estão funcionando.
Quando serão analisados os recursos dos réus do mensalão?
Dia primeiro de agosto eu vou anunciar a data precisa.
Eles serão presos?
Estou impedido de falar. Nos últimos meses, venho sendo objeto de ataques também por parte de uma mídia subterrânea, inclusive blogs anônimos. Só faço um alerta: a Constituição brasileira proíbe o anonimato, eu teria meios de, no momento devido, através do Judiciário, identificar quem são essas pessoas e quem as financia. Eu me permito o direito de aguardar o momento oportuno para desmascarar esses bandidos.
Por que o senhor tem uma relação tensa com a imprensa? O senhor chegou a falar para um jornalista que ele estava chafurdando no lixo.
É um personagem menor, não vale a pena, mas quando disse isso eu tinha em mente várias coisas que acho inaceitáveis. Por que eu vou levar a sério o trabalho de um jornalista que se encontra num conflito de interesses lá no Tribunal. Todos nós somos titulares de direitos, nenhum é de direitos absolutos, inclusive os jornalistas. Afora isso tenho relações fraternas, inúmeras com jornalistas.
A primeira vez que conversamos foi sobre ações afirmativas. Nem havia ainda as cotas. Hoje, o que se tem é que as cotas foram aprovadas por unanimidade pelo Supremo. O Brasil avançou?
Avançou. Inclusive, entre as inúmeras decisões progressistas que o Supremo tomou essa foi a que mais me surpreendeu. Eu jamais imaginei que tivéssemos uma decisão unânime.
Nos votos, vários ministros reconheceram a existência do racismo.
O que foi dito naquela sessão foi um momento único na história do Brasil. Ali estava o Estado reconhecendo aquilo que muita gente no Brasil ainda se recusa a reconhecer, e a ver o racismo nos diversos aspectos da vida brasileira.
Os negros são uma força emergente. Antes, faziam sucesso só nas artes e no futebol, mas, agora, eles estão se preparando para chegar nos postos de comando e sucesso em todas as áreas. Como a sociedade brasileira vai reagir?
Ainda não vejo essa ascensão dos negros como algo muito significativo. Há muito caminho pela frente. Ainda há setores em que os negros são completamente excluídos.
Como o Brasil supera isso?
Discutindo abertamente o problema. Não vejo nos meios de comunicação brasileiros uma discussão consistente e regular sobre essas questões.
Como superar a desigualdade racial, mantendo o que de melhor temos?
O que de melhor nós temos é a convivência amistosa superficial, mas, no momento em que o negro aspira a uma posição de comando, a intolerância aparece.
Como o senhor sentiu no carnaval tantas pessoas com a máscara do seu rosto?
Foi simpático, mas, nas estruturas sociais brasileiras, isso não traz mudanças. Reforça certos clichês.
Reforça? Por quê
Carnaval, samba, futebol. Os brasileiros se sentem confortáveis em associar os negros a essas atividades, mas há uma parcela, espero que pequena da sociedade, que não se sente confortável com um negro em outras posições.
O senhor foi discriminado no Itamaraty?
Discriminado eu sempre fui em todos os trabalhos, do momento em que comecei a galgar escalões. Nunca dei bola. Aprendi a conviver com isso e superar. O Itamaraty é uma das instituições mais discriminatórias do Brasil.
O senhor não passou no concurso?
Passei nas provas escritas, fui eliminado numa entrevista, algo que existia para eliminar indesejados. Sim, fui discriminado, mas me prestaram um favor. Todos os diplomatas gostariam de estar na posição que eu estou. Todos.

Leia mais de Miriam Leitão:

Inclusão do negro para uma elite com a cara do Brasil

Escravidão: Destruir a obra

O bom combate

A POLÍTICA DE COTAS

Escravos na Justiça


Neste vídeo, O Ministro Joaquim Barbosa diz que não existe Partido que nos represente e o Congresso Nacional é manipulado pelo Poder Executivo!

Veja antes que eles sumam com o Video

* Câncer de Nicole em "Amor à Vida" é "altamente curável"



28/07/2013 às 08:58:20

Personagem irá morrer na novela


http://natelinha.ne10.uol.com.br/imagem/noticia/e82ae38f8e1eb894f6fc6318133f0dbe.jpgDivulgação/TV Globo
Uma nova polêmica aparece sobre a novela "Amor à Vida".
Após a reclamação de enfermeiros, advogados e a dúvida de Marina Ruy Barbosa sobre raspar o cabelo ou não, agora a morte da personagem Nicole também rende.
Na história de Walcyr Carrasco, os médicos dizem que ela tem um “câncer muito agressivo”. A jovem acaba morrendo na igreja, logo depois de se casar com Thales (Ricardo Tozzi).

Porém, em comunicado divulgado na última sexta-feira (26), a Associação Brasileira de Hematologia, Homoterapia e Terapia Celular (ABHH) diz que o tipo de câncer de Nicole na trama, o linfoma de Hodgkin tipo 4, é “altamente tratável e curável”.
“Apesar de a Associação considerar extremamente relevante trazer ao conhecimento do público o tema, e entender a licença poética do autor ao conduzir a trama, a entidade alerta para o fato de o linfoma de Hodgkin (LH) estádio IV não ser invariavelmente fatal, como alardeado na novela, mas, justamente o contrário, doença altamente curável. De acordo com o diretor da ABHH, Carlos Chiattone, o LH foi o primeiro dos tumores sólidos a ser curado de forma consistente na história da oncologia, sendo que hoje com os tratamentos atuais, mesmo os casos avançados alcançam taxas de cura acima de 80%. Nos casos de diagnóstico mais precoce, a cura pode chegar acima dos 90%, taxa superior inclusive a doenças não neoplásicas”, diz trecho da nota.
Veja notícias de Nicole em "Amor à Vida":
Amor à Vida: Leila pedirá jóias de Nicole e será repreendida por PilarEspírito de Nicole aparece vestida de noiva e assusta Thales"Amor à Vida": Nicole se casa com Thales e morre na igreja


Depois de morrer, Nicole reaparecerá em "Amor à Vida" na forma de espírito, assombrando Thales


* A CIÊNCIA COMPROVA A MUDANÇA DO NOVO DNA

O Dr. Berrenda Fox fornece evidências de mudanças no DNA e nas células em seu artigo escrito por Patricia Resch. Dr. Fox provou, através de exames de sangue, que algumas pessoas têm realmente desenvolvido novas seqüências de A. 

Berrenda, conte-nos um pouco sobre sua experiência.
Eu sou doutorado em Fisiologia e Naturopatia. Durante meu treinamento na Europa, também estive envolvido com a mídia, e ainda continuo, em filmes e gerenciamento. Como você sabe, estou trabalhando com a Rede de Televisão Fox, a fim de trazer um pouco de entendimento sobre extraterrestres e seu papel no que está acontecendo com a humanidade no momento atual. Os mais conhecidos são "Sightings" e "Arquivo X".

Quais são as mudanças que estão ocorrendo neste momento no planeta, e como nossos corpos têm sido afetados?

Existem grandes mudanças, mutações que não ocorriam, de acordo com geneticistas, desde quando, supostamente, saímos da água. Há alguns anos atrás, na cidade do México, houve uma convenção de geneticistas de todo o mundo e o tópico principal foi a mudança no DNA. Nós estamos fazendo uma mudança evolucionária, embora não saibamos em no que vamos nos transformar.

Como está mudando o nosso DNA?

Todas as pessoas têm uma hélice dupla de DNA. O que estamos descobrindo é que existem outras hélices que estão sendo formadas. Na hélice dupla, existem duas seqüências de DNA enroladas em uma espiral. Meu entendimento é o de que iremos desenvolver doze hélices. Durante este tempo, que parece ter começado talvez entre 5 e 20 anos atrás, temos sofrido uma mutação. Esta é a explicação científica. É uma mutação da nossa espécie em algo para o qual o resultado final ainda não é conhecido. As mudanças não são conhecidas publicamente, porque a comunidade científica sente que isso iria amedrontar a população. De qualquer forma, as pessoas estão mudando a nível celular. Estou trabalhando atualmente com três crianças que possuem três hélices de DNA. (O livro Surfista de Zuvuya - José Arguelles fala sobre o os 3 filamentos de DNA).
A maioria das pessoas sabe e sente isso. Muitas religiões têm falado sobre a mudança e sabem que ela ocorrerá de diversas formas. Nós sabemos que é uma mutação positiva mesmo que fisicamente, mentalmente e emocionalmente possa ser mal compreendida e assustadora.
Estas crianças estão demonstrando alguma característica diferente de outras crianças?
Estas são crianças que podem mover objetos através da sala apenas se concentrando neles, ou podem preencher copos com água apenas ao olhá-los. Elas são telepatas. Você quase pode considerá-las como parte angélicas ou super-humanas, mas elas não são. Eu acho que elas são aquilo no qual estaremos nos tornando durante as próximas décadas.

Você acha que isso ocorrerá com todos nós? Parece que a maioria das pessoas começaram alguma coisa para a geração seguinte, dando a ela a capacidade de formar outra hélice durante seu tempo de vida. Nossos sistemas imunológico e endócrino são a maior evidência destas mudanças. Esta é uma das razões pelas quais trabalho com pesquisas em testes imunológicos e terapia. Alguns adultos os quais testei já têm outra hélice de DNA em formação. Alguns já estão em sua terceira hélice. Estas pessoas estão passando por uma série de mudanças em suas consciências e corpos físicos, porque estas duas coisas são na verdade uma só. Na minha opinião, a Terra e todos que aqui vivem, estão aumentando sua própria vibração. Muitas das crianças nascidas recentemente têm seus corpos magneticamente mais brilhantes.

Aqueles de nós que somos mais velhos, e que escolhemos mudar, temos que passar por diversas alterações físicas.

O que provoca mudanças em corpos nascidos com as duas seqüências de DNA normais?

A maneira mais fácil de mutação em nosso DNA é através dos vírus. Consequentemente, os vírus não são, necessariamente, maus. Os vírus vivem unicamente em tecidos vivos. Vírus de DNA como Epstein Barr e Herpes não alteram a estrutura celular. O retro vírus HIV não é um vírus de DNA. Ao contrário de provocar mutações no corpo, na verdade, ele o devora. A maioria das pessoas que passa por este processo, como que ressurgindo do outro lado, muda para uma nova profissão, uma nova forma de pensar, ou pelo menos, inicia um novo modo de viver. Embora elas possam se sentir doentes, cansadas, ou algumas vezes desesperançosas, isto é, na verdade, um dom. Foi dada a elas a chance de mudar sua estrutura de DNA e seu corpo para um corpo mais saudável e brilhante, que pode mantê-los na próxima geração. Os anjos que têm sido vistos são sinais de que estamos mudando. Eu entendo que temos até aproximadamente o ano 2012 para completar este processo.

Que outras mudanças podemos esperar?

Não ocorrerão doenças, não precisaremos morrer. Seremos capazes de aprender nossas lições não através do sofrimento, mas através de prazer e amor. O sistema antigo desmoronou e isso não poderia ocorrer sem uma grande luta. Então, vocês têm guerras, várias formas médicas de cura não estão funcionando, o governo não está agindo. Vários antigos paradigmas não podem mais existir, embora lutando para manter-se, mas não há dúvidas de que tudo está mudando.

Aqueles de nós que escolheram viver neste momento são precursores de quase praticamente uma nova espécie. É humana, embora estejamos ao mesmo tempo manifestando o paraíso na Terra. Estamos recebendo ajuda extra de mestres e extraterrestres, seres angélicos, e aprendendo a entrar em nosso íntimo. Quanto mais sejamos capazes de entrar e de ouvir aquela voz silenciosa interior, mais estaremos em sintonia com as mudanças que estão ocorrendo.

Quais são alguns dos efeitos colaterais destas mudanças?

Com uma mudança celular, você irá algumas vezes sentir como se você não estivesse aqui. Você pode se sentir exausto, porque nós estamos literalmente mudando células e nos tornando novos seres. Como um bebê, você pode necessitar de muito descanso. Podem ocorrer sintomas como confusão mental e não ser capaz de se concentrar em tarefas rotineiras, já que fomos programados para algo maior. São comuns sofrimento e dores no corpo para os quais não haja nenhuma causa específica. Muitas pessoas sentem como se estivessem ficando loucas. Se estas pessoas forem a um consultório médico ortodoxo, é bem provável que sejam medicadas com Prozac, porque não saberão diagnosticá-las. É difícil para a profissão médica porque eles não estão habituados a lidar com o corpo energético. Porque os chacras estão relacionados ao nosso sistema endócrino, as mulheres passarão por mudanças hormonais. Poderão chorar sem saber porque, já que chorar libera hormônios. Muitas mulheres passarão pela menopausa mais cedo porque estamos acelerando. Os homens poderão ficar muito frustrados com a exaustão já que estão tão acostumados em serem ativos. Podem sentir seu lado feminino aflorar porque este é o lado intuitivo. A terapia emocional que tem sido difundida nos últimos 20 a 30 anos vem se acelerando com novas técnicas para estas mudanças. Nós estamos atualmente realizando um grande trabalho emocional em um curto espaço de tempo que deveria, na verdade, levar milhares de anos.

Como você trata uma pessoa que está passando por estas mudanças?

Eu abordo o assunto pelo ponto de vista de trabalhar cada pessoa individualmente ao invés de tratar uma doença. "Doutor" em latim significa educador. O único serviço efetivo que você pode realizar como um verdadeiro curador é o de fortalecê-las com as ferramentas necessárias e lhes reassegurar de que o que está acontecendo é real e de que elas podem se curar e se libertar dos sintomas "negativos" enquanto se curam. Primeiro, eu solicito um teste imunológico que não é realizado tradicionalmente. É um exame de sangue laboratorial realizado através de uma especialidade avançada de pesquisa em laboratório. Então, eu dou ao paciente as informações. É mais ou menos como um mapa das mudanças, para que eles tenham o poder da própria cura. Eu não sou o curador mas apenas um instrumento em seu processo de cura individual. Ocorre um processo em cada pessoa quando olha para seu próprio exame de sangue e que vê o seu mapa e o que está acontecendo em seu corpo, que causa algo como um clique no subconsciente. A verdadeira chave é a de que a pessoa toma a responsabilidade e faz o seu próprio trabalho. O que eu uso como ferramentas não são comumente usadas. Eu uso várias Terapias Orgânicas, que são um tratamento glandular vindo da Europa, para preparar o sistema hormonal para aceitar as mudanças no DNA. Também uso homeopatia para trabalhar no corpo energético, vitaminas, ervas e terapia a laser frio. A terapia depende inteiramente das necessidades individuais. Muito do que eu faço me foi passado por aqueles aos quais chamaria irmãs e irmãos mais velhos que se foram antes de nós. Eles são de outros sistemas solares de onde todos nós viemos para ajudar a este planeta nesta transição.

Como você prevê a evolução de seu trabalho? Eu encaro meu trabalho como uma ponte ou transição. Ele é tanto científico quanto artístico. Curar é uma arte e uma ciência. Usar apenas a ciência ou apenas a arte não é suficiente para uma cura completa. Eu não acho que serei um curador durante toda a minha vida porque acredito que as doenças serão eliminadas. Nós, como pessoas conscientes, iremos eliminar as doenças e sofrimentos.

Nós estamos sendo mudados fisicamente de seres basicamente carbônicos com duas seqüências de DNA para seres cristalinos com 1.024 seqüências de DNA (eventualmente) porque apenas substâncias cristalinas podem existir em níveis dimensionais mais elevados.

Na verdade, estamos fundindo nossos corpos com seqüências de DNA dos Sírios, já que este formato é suficientemente próximo ao nosso para que nos integremos com relativamente poucos efeitos colaterais.

Não somos apenas nós, humanos, que estamos mudando, mas todas as formas de vida na Terra estão se tornando cristalinas. Todos os peixes do mar, as flores e as árvores em nossos jardins, as aves no céu, até o seu cão ou gato de estimação.Tudo está mudando.

Nada irá morrer ou ser destruído, já que estamos todos nos movendo juntos para um novo estado de ser. Este novo estado de ser requer então, que nós, fisicamente, mentalmente e emocionalmente nos libertemos dos conceitos de 3a. dimensão.

Esta libertação corresponde à maior parte deste processo de mudança, já que ninguém poderá utilizar os valores antigo e modo de ser em um completamente .

Portanto, a progressão através de mudanças nos leva a nos libertar dos relacionamentos atuais, empregos, carreiras, lares, posses, e assim por diante, já que eles são incapazes de suportar nossa nova forma de ser.

Também, as mudança em nossa forma de ser psicológica está evoluindo rapidamente neste momento, e estão ocorrendo muitos sintomas físicos temporários em nossos corpos em conseqüência disto.

Algum deles são:

- Sintomas semelhantes aos de gripe
- Temperatura alta, suores,
- Ossos e juntas doloridos, não respondem a tratamentos com antibióticos.
- Fortes dores de cabeça
- Dores severas que não são 'aliviadas com analgésicos
- Diarréias ocasionais
- Coriza ocasional
- Corizas que duram 24 horas que não sejam ligadas a resfriados/alergias
- Vertigens
- Ruídos no ouvido
- Palpitações no coração
- Tremores em todo o corpo, especialmente à noite quando relaxados
- Espasmos musculares
Associado a dores no corpo, freqüentemente nas costas
- Formigamentos nos braços, mãos, pernas e pés
- Perda de forças nos músculos nas mãos,
causada por mudanças no sistema circulatório
- Dificuldades em respirar ocasionalmente
e/ou percepção de respiração mais pesada ou alta quando relaxados
- Mudanças no sistema imunológico
- Mudanças no sistema linfático
- Sensação de cansaço ou exaustão após minimo
- Necessidade de dormir mais freqüentemente que o normal
- Unhas dos pés e cabelos crescendo mais rapidamente que o normal
- Ataques de depressão sem motivos reais
- Nostalgia e mais atenção a relacionamentos,
obtendo mais clareza em assuntos pessoais
- Sensação de grande purificação
- Tensão, ansiedade e altos níveis de estresse
porque as pessoas percebem que alguma coisa está acontecendo,
mas não sabem o que é.

Alguns deste sintomas estão sendo sentidos pela grande maioria das pessoas. Muitas estão correndo, em pânico, para médicos, quiropráticos, fitoterapeutas, e assim por diante, e, normalmente, são informadas de que não há nada de errado com elas. E esta é a verdade, já que todos estes sintomas são apenas temporários e simplesmente indicam que estas mudanças fisiológicas estão ocorrendo.

Algumas das recomendações indicadas para alívio dos sintomas descritos acima são:

- Deixe o fluxo seguir, não lute contra ele.
- Se você se sentir cansado e exausto, descanse e durma bastante.
- Beba bastante água, já que você está se desintoxicando
e se desidratando mais rapidamente do que o normal.

Para alívio dos espasmos musculares, tente banhos de argila ou um demorado banho de imersão no qual você adicione uma xícara de sais . Faça isso diariamente.

Entenda que, se você está tendo palpitações no coração ou dificuldades em respirar, sintomas que correspondem ao seu chakra cardíaco ou ao laríngeo, é porque os mesmos estão sendo desbloqueados e que os sintomas são temporários.

Você não está morrendo, apenas mudando!
De qualquer forma, não aceite somente a minha palavra a respeito disto.

Todas as energias de cura são transmitidas através do som .
Peça aos seus Anjos guias para ajudá-lo a aliviar qualquer dor.
Eles estão apenas aguardando serem chamados!

A maioria dos sintomas parecem durar algumas semanas e, depois, se acabam.
Alguns sintomas podem reaparecer de tempos em tempos.

Estas mudanças não precisam necessariamente ser experienciadas por todos ao mesmo tempo. Uma pequena porcentagem dos adultos já terminaram a completa mudança para uma forma cristalina e já possuem 1.024 sequencias de DNA.

Existem registros de uma mulher que cresceu 7 centímetros e teve seu pé aumentado.Todas as crianças abaixo de 7 anos também já completaram suas mudanças, ou o farão brevemente. Bebês nascidos nos últimos 2 anos já nasceram com todas as sequencias de DNA. Algumas pessoas estão apenas começando a passar por estas mudanças e muitas outras irão começar.

Este processo de mudança é conhecido como o Despertar, ou como o Processo de Ascensão, ou como o desenvolvimento da Merkabah, ou corpo de luz.

Nós precisamos transcender nossos medos e aprender sobre o amor, o amor verdadeiro...

Por Dr. Berrenda Fox

* Novo poderoso sistema do MIT pode deixar a Internet até três vezes mais rápida

Remy, do MIT: conexões mais rápidas.

POR -  23 JUL, 2013 - 10:00

O Protocolo de Transmissão de Controle, famoso TCP, é como um guarda de trânsito para a Internet, regulando o tráfego e mantendo as coisas fluindo. Claro, engenheiros trabalham constantemente para melhorá-lo, mas como é um negócio feito pelo homem, sempre há espaço para erros humanos. No futuro esse espaço poderá sumir. Pesquisadores do MIT criaram um sistema computacional capaz de corrigir tudo isso — e deixar a Internet de duas a três vezes mais rápida.

O sistema se chama Remy e usa alguns critérios básicos para fazer funcionar os algoritmos de controle de congestionamentos. Um usuário passa ao Remy algumas características de uma rede, como quanto de banda é necessário, quanto ela oscila, quantas pessoas estão usando-a, que tipos de coisas elas fazem e por aí vai. Eles, então, especificam qual métrica querem usar para calibrar o desempenho, como o throughput (a quantidade de dados que passa pela rede em um intervalo de tempo) ou o delay (o atraso que os dados levam para passar pela rede). O Remy absorve todas essas informações e testa um punhado de algoritmos para ver qual deles, especificamente, otimiza a velocidade. Ele não testa todo algoritmo possível porque isso levaria uma eternidade, mas procura por pequenas variações que melhoram o desempenho.
Em testes, os algoritmos gerados pelo Remy quase sempre apresentaram resultados significativamente melhores que aqueles feitos por humanos. Embora o processo ainda leve 12 horas, ainda assim é rápido porque seu cérebro digital trabalha em um ritmo mais acelerado que o que de um pobre e simples humano poderia.
Hari Balakrishan, um dos autores do paper, diz:
“Quando você tem algumas conexões ou mais, e uma rede levemente mais complexa onde a carga de trabalho não é constante (um único arquivo sendo enviado, ou 10 arquivos sendo enviados), é muito difícil para um humano racionalizar isso. E os computadores parecem muito melhores sobre como navegar nesse espaço de pesquisas.”
O Remy só foi testado em laboratório até o momento, ainda não foram feitos testes em ambiente real, com a Internet que eu e você usamos. Como é muito difícil encontrar alguém totalmente satisfeito com sua conexão, alguém que diga que ela funciona muito bem, qualquer coisa que venha a melhorar esse ponto é bem-vinda.

* Pipoca: um estouro em antioxidantes e fibras

Estudo recém-saído do forno - ou seria da panela? - mostra que esse verdadeiro blockbuster das sessões de cinema concentra mais certos antioxidantes do que frutas e verduras. Sem contar a quantidade de fibraspor Thaís Manarini | design Fernanda Didini e Laura Salaberry
Recomendação de consumo diário20g ou 1 xícara e meia (chá)

Barreira de proteção
Veja a diferença entre a quantidade de antioxidantes na maçã e na pipoca:

1 maçã média 256 mg x 2 colheres (sopa) do milho de pipoca 300 mg


Um punhado de milho, um fiozinho de óleo e uma panela no fogo... Voilà! Bastam alguns minutos - e muitos "pops" - para a combinação resultar em massas brancas, pequenas e bem macias. É a famosa pipoca. Vira e mexe no centro de acaloradas discussões, ela costuma ser acusada de ser um tanto quanto traiçoeira para a saúde. A presença de gordura e o fato de nos incentivar a extrapolar nas pitadas de sal estão entre as principais queixas. No que depender da ciência, entretanto, a má fama está com os dias contados. 

É que, se preparada corretamente - não vale apelar para a praticidade da versão de micro-ondas -, ela é uma explosão de benefícios, informação reforçada por um estudo recente da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos. Segundo o time de cientistas, pasme, a pipoca reúne mais certos antioxidantes do que uma porção de frutas e verduras. Ou seja: ela seria uma aliada ardilosa na guerra contra os radicais livres, aquelas moléculas instáveis e perigosas que atacam as células e provocam desastres que vão de envelhecimento precoce a câncer. "Isso se deve à diferença entre a quantidade de água encontrada na pipoca, que é de 3 a 5%, e a detectada nos vegetais, que chega a 90%", informa Joe Vinson, líder do trabalho. Na prática, esses valores referentes à umidade revelam que no subproduto do milho os compostos fenólicos - benditos antioxidantes! - ficariam concentrados, enquanto nas outras classes alimentares eles apareceriam mais diluídos. "A pipoca é o único snack formado 100% pelo grão. Já os antioxidantes encontrados em outros produtos à base de sementes integrais, por exemplo, são removidos ou sofrem degradação durante o processamento." 

Só para você saber - e não morrer mais de raiva -, as substâncias protetoras da saúde estão na casca, aquela capa que teima em ficar agarrada nos dentes. E, se o milho que levar para casa der origem a uma pipoca naturalmente amarela ou creme, bingo! Sinal de que a parte fofinha do alimento é ainda fonte de carotenoides. "Essas substâncias também atuam como antioxidantes e, no corpo, são convertidas em vitamina A", ensina a cientista de alimentos Maria Cristina Dias Paes, da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais. A transformação é ótima para o sistema imunológico e para os olhos, que ficam blindados contra degeneração macular relacionada à idade.
 Apesar de grudenta, a casca da pipoca está cheia de atributos. Afinal, nela também estão doses generosas de fibras, substâncias que contribuem para a formação do bolo fecal. "Para eliminá-lo com maior facilidade, é necessário aumentar o consumo de água", lembra a nutricionista Viviane Piatecka, do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região. O melhor é que o papel das fibras não fica restrito a dar um empurrão ao funcionamento do intestino. Elas também são reverenciadas por tornar a digestão mais lenta, prolongando, assim, a sensação de barriga forrada - uma vantagem e tanto para quem quer derrubar o ponteiro da balança. 

Já na parte fofa e geralmente branca dessa pequena notável fica guardado outro amigão do organismo: o amido resistente. O nome, convém dizer, não foi dado à toa. Isso porque ele passa praticamente intacto pelo aparelho digestivo. Só no intestino grosso é que micro-organismos da flora o transformam em ácidos graxos de cadeia curta. "Eles deixam a área mais ácida, favorecendo a proteção contra células cancerosas. Por isso, o consumo de amido resistente tem sido associado à redução do risco de tumores no órgão", detalha Maria Cristina, da Embrapa. 

Mas não vá achando que o sinal está verde para se entupir com a pipoca vendida no cinema ou a industrializada para micro-ondas. Essas são justamente as que merecem estar no banco dos réus - os motivos você conhece nos quadros à direita. O recomendado para se beneficiar das qualidades do alimento é prepará-lo na boa e velha panela, com só um pouquinho de óleo para não formar uma verdadeira bomba calórica. Se desejar, a gordura pode até ficar de fora da receita. "É só colocar uma porção de milho em um saquinho como aqueles para pão e vedá-lo na ponta. Depois, deixe por alguns minutos no micro-ondas", instrui Eduardo Sawazaki, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no interior paulista. Está aí um lanche para ninguém botar defeito.
Fotos Alex Silva | ilustrações Thiago Almeida


Fotos 1 / 4

* Novo poderoso sistema do MIT pode deixar a Internet até três vezes mais rápida


* Resumos e capas de jornais e revistas do dia 28 de Julho de 2013

 RESUMO DOS JORNAIS E REVISTAS

28 de julho de 2013

Diário de Pernambuco









Charge
Jarbas/DP
Veja mais » Cartum

#dpnajornada

Serra das Russas

Prefeitura do Recife



































Blogs
Direto da Redação (DP/ Divulgação)Direto da Redação
Capa do dia 18/07/2013
Política (DP/Divulgação)Política
NINJA encarna jornalismo ativi...
Pai Aqui (DP/ Divulgação)Pai Aqui
Sorte e Competência
Ringue Diario (DP/ Divulgação)Ringue Diario
No Recife, Wanderlei Silva diz...
Segurança pública (DP/ Divulgação)Segurança pública
Número de presidiárias mais qu...
Economia (DP/ Divulgação)Economia
Depois dos vovôs e vovós, os impostos




------------------------------------------------------------------------------------
Diário do Nordeste

Confira as principais notícias do Diário do Nordeste deste domingo.

Merenda e transporte escolar lideram desvio no Ceará http://svmar.es/178Z5Oa

De virada, Fortaleza bate o Treze e alivia pressão http://svmar.es/12uxb31

Ceará é goleado pelo Paraná fora de casa http://svmar.es/17MA2me

A brasileira Jessica Andrade estreia no Ultimate contra Liz Carmouche, em Washington. As duas lutadores são as primeiras assumidamente homossexuais a se encarar no ringue da organização http://svmar.es/12TI8pR
Brasileira estreia no UFC em primeira luta homossexual da história do evento http://glo.bo/15nAPKe

A Comunidade Leão de Judá abriga dependentes químicos, mas faltam condições de higiene, e até pessoas capacitadas para o trabalho. http://svmar.es/1ccb7fn — com Alccy Marthins.



Começa no próximo domingo a 10ª edição do Festival Música na Ibiapaba. Problemas quase inviabilizaram o projeto. 

Lia Veras: cantora cearense é uma das atrações do Festival.http://svmar.es/13caS0E


Popular entre os brasileiros, a cerveja terá novos ingredientes autorizados para o preparo.

Atualmente, para ser considerada cerveja, a bebida precisa ter, no mínimo, 55% de cevada maltada e adição de lúpulo na fórmula. Além disso, é proibido adição de produtos de origem animal. http://svmar.es/12SWPJH

anifestantes que ocupam o Parque do Cocó afirmam que foram ameaçados por Guardas Municipais na manhã da última sexta-feira (26).

O protesto é contra a construção dos dois viadutos entre as avenidas Antônio Sales e Av. Engenheiro Santana Júnior.

Confira o vídeo http://svmar.es/1aP0Eom
 — com Alccy Marthins.


Os incêndios que atingiram dois prédios residenciais em Fortaleza neste mês reacenderam a discussão sobre a fiscalização e prevenção a esse tipo de desastre.http://svmar.es/17KG6M5

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: O argentino que encantou o Brasil
Com o seu jeito simples e forte carisma, o papa Francisco, ex-arcebispo de Buenos Aires, conquistou brasileiros de vários credos e se despede hoje deixando o legado de um novo tempo para a Igreja. (Páginas 1, 16 e 17)
Quando a água vira ameaça (Páginas 4 e 5)

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Mais de 3 milhões de pessoas participam da vigília em Copacabana

Forças Armadas terão poder de polícia em Copacabana durante vigília

CINEMA

Documentário retrata campos de concentração no Sertão nordestino

O curta Cadeira de Arruar será exibido no 6º Festival de Cinema Triunfo, que acontece de 5 a 10 de agosto

Foto: Lizandra Martins/Especial para o JC

A história é contada em uma conversa com o aposentado Francisco Aristídes, que narra momentos de horror


RUMO A 2014

Eduardo Campos no flerte com os industriais


LITERATURA

Pernambuco pode ter duas Bienais do Livro em 2013

A Andelivros avisou que vai recorrer das decisões judiciais e já tem data e local para o evento






Ligação entre Litoral e Mata Sul deteriorada

Foto: Ricardo Silva de Lucena/Voz do Leitor

Estrada que liga as cidades de Sirinhaém e Ribeirão está intransitável, denuncia leitor



------------------------------------------------------------------------------------
Folha de São Paulo




------------------------------------------------------------------------------------
O Globo
Manchete: Paes quer centralizar decisões para evitar falhas na Copa e nos Jogos
Prefeitura e governo do estado defendem também um comando único para a segurança

Obras inacabadas, falhas de planejamento, caos nos transportes e protestos violentos, que marcaram a Copa das Confederações e a visita do Papa Franciscso, colocaram em xeque a capacidade do Rio em organizar os próximos megaeventos.

O prefeito Eduardo Paes quer centralizar as decisões sobre a organização das partidas da Copa do Mundo no Rio, em 2014, e dos Jogos Olímpicos de 2016. Assim, ele espera evitar a repetição das falhas estruturais que aconteceram durante a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude e acabaram pondo em xeque a capacidade da cidade de preparar megaeventos. "Quem sabe o que é importante para o Rio é a prefeitura. A gente tem que intervir mais nos comitês organizadores, prestar mais atenção se estão tomando as decisões certas", diz Paes. O governo do estado já concordou em repassar para a prefeitura a coordenação das obras do Complexo Esportivo de Deodoro, cujo cronograma está atrasado em quase um ano. Paes vai propor à presidente Dilma Rousseff que a segurança tenha um comando único, ideia que conta com o apoio do governador Sérgio Cabral. E vai sugerir que concessionárias, como a Metrô Rio e a SuperVia, adotem medidas extras de prevenção - os chamados sistemas redundantes - que evitem a suspensão de serviços em caso de defeitos. Cabral admitiu que houve falhas durante a Jornada, em especial a pane no metrô. (Páginas 1 e Caderno Especial)

Santo dinheiro: Uma injeção de R$ 1,8 bi
Os peregrinos que vieram para a jornada Mundial da Juventude injetaram R$ 1,8 bi na economia do Rio,revela pesquisa da Faculdade de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Secretaria estadual de Turismo. O impacto é 17 vezes maior que o da Copa das Confederações. Mulheres paulistas de 21 a 24 anos são maioria entre os peregrinos. (Página 1)
Morar bem: Lei já em vigor determina a coleta seletiva em condomínios (Página 1)


Ancelmo Gois: Jornada desperdiça R$ 6 milhões com água (Páginas 1 e 18)


------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo


Manchete: 'Futuro exige reabilitar a política', diz Francisco
Em encontro com autoridades ontem, papa defendeu diálogo com manifestantes e pediu "humildade social"

O papa Francisco pediu ontem "reabilitação" da política, a defesa da ética e apela para que dirigentes e manifestantes "dialoguem de forma construtiva", para erguer uma sociedade mais justa. O pontíficie alertou que não há como pensar uma nação democrática sem a contribuição das "energias morais", em referência à pressão das ruas. O papa deu seu recado à classe política no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Estavam presentes ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) e Moreira Franco (Secretaria de Aviação Civil), alguns deputados estaduais e ex-ministros. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o governador, Sérgio Cabral, não compareceram.

(Páginas 1 e A15 a A24)

Pontíficie e políticos
A presidente Dilma Rousseff abusou dos elogios no Palácio Guanabara. Francisco usou imagens inelegíveis. Gestos e sinais aposentam o palavrório. (Páginas 1 e A24)
Milho no MT está estocado ao relento
Em Sinop, por falta de locais para armazenagem, parte do milho da safrinha é estocado a céu aberto. O problema se agrava porque alguns silos ainda têm soja. (Páginas 1, B8 e B9)
Novos ministérios não aumentam gastos (Páginas 1 e A4)


Notas & Informações
As respostas reprovadas
O fiasco: 46% dos entrevistados rejeitam as medidas da presidente para atender a voz das ruas. (Páginas 1 e A3)

Gustavo Franco: Globalização involuntária
A invasão de capital estrangeiro no Brasil é um envolvimento mais profundo com a economia global, do que a abertura comercial do Pais. (Páginas 1 e B3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Papa diz que futuro exige a reabilitação da política
Em seu discurso mais contundente, pontífice cobra ética dos governantes, ações de combate à pobreza e uma visão humanista da economia. O líder da Igreja Católica também defende o Estado laico, para que as religiões possam conviver pacificamente. A descontração ficou para a homenagem do índio pataxó Ubiraí, que presenteou o papa com um cocar, prontamente usado por Francisco. (Páginas 1, 2 a 4)

Foto-legenda: “Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo” Papa Francisco.

Corregedor do Itamaraty é investigado
Baseado em denúncias publicadas pelo Correio, o Ministério Público apura por que denúncias como desvio de dinheiro e outras irregularidades cometidas por servidores e diplomatas foram engavetadas por Heraldo Póvoas de Arruda. (Páginas 1 e 5)
Centro-Oeste dribla a crise
Enquanto o país sofre com o avanço da inflação e a escassez de investimentos, empresários da região mantêm a confiança na economia graças ao alto poder aquisitivo e à agroindústria. (Páginas 1 e 8)
Empresa em imóvel funcional
Criada por Joaquim Barbosa na Flórida (EUA), para comprar um apartamento em Miami, a Assas JB Corp. tem como sede o imóvel onde mora o presidente do STF, em Brasília. (Páginas 1 e 6)
Não é só pelos R$ 30!
Foto-legenda: Fifa vai faturar R$ 1.1 bilhão só na venda de ingressos da Copa, 44% a mais que no Mundial da África do Sul. Meg e Geraldo fazem parte da minoria que espera conseguir o bilhete mais barato.
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Os dez mandamentos de Francisco
O papa, que levou mais de 3 milhões de fiéis ontem à noite à orla de Copacabana, depois de uma série de compromissos no Rio, deixa 10 recomendações aos brasileiros. A maioria do conteúdo é um dedo na ferida aberta entre a sociedade e os políticos desde os protestos de junho e vai ao encontro do que o povo pede nas ruas. Prega, entre outras coisas, o combate à fome e à miséria, o fim da corrupção, a prática da humildade, o amor a Deus, o cultivo da solidariedade e de valores. Hoje, no início da noite, o pontífice embarca para Roma. (Páginas 1, 2, 3 e 4)
Empresa de Barbosa em imóvel funcional
Endereço de firma criada nos Estados Unidos pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa, para compra de apartamento em Miami, é o mesmo do imóvel do governo que ele ocupa em Brasília. Prática contraria a lei. (Páginas 1, 10 e 11)
Entrevista: Pimenta da Veiga
Em conversa como EM, o ex-ministro das Comunicações e ex-prefeito de BH considera José Serra fora do páreo na corrida presidencial, mas acha que ele é importante na campanha de Aécio Neves. (Páginas 1 e 8)
Fotolegenda: Que barulho é esse?
O EM visitou cinco hospitais de BH, próximos de corredores de tráfego, para mostrar como o barulho excessivo incomoda funcionários e pacientes, como o aposentado José Venâncio Pinto (acima). (Páginas 1, 21 e 22)
FGTS: Como requerer recursos para construir e ampliar (Páginas 1 e 17)


------------------------------------------------------------------------------------

Veja

Manchete: Papa Francisco no Brasil - 'Quero que a Igreja vá para as ruas' (Pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------
Época

Manchete: Exclusivo: A espionagem digital dos Estados Unidos
Documentos secretos revelam como o governo americano espionou oito países, entre eles o Brasil, para aprovar sanções contra o Irã nas Nações Unidas (Pág. 1)
------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ

Manchete: Escândalo no metrô - A fabulosa história do achaque de 30%
R$ 425 milhões
Este é o superfaturamento revelado em seis contratos do cartel que já estão no Ministério da Justiça

INCÊNDIO CRIMINOSO
Mascarados sumiram com provas do propinoduto dos tucanos paulistas, queimando 15 mil caixas de documentos (Pág. 1)

Saúde: os novos exames que identificam e ajudam a enfrentar a depressão (Pág.1) 


Ditadura: As sabotagens e os estrelismos que podem acabar com a Comissão da Verdade (Pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ Dinheiro

Manchete: A redescoberta da indústria do sexo
Grandes empresas como Boticário, Hypermarcas, Armani, Amazon e Walmart deixam os preconceitos de lado e investem forte no mercado erótico, um filão que movimenta US$ 46 bilhões no mundo e cresce sem parar no Brasil. (Pág. 1)
Economia: As cidades que mais geram empregos no Brasil (Pág. 1)


Klabin: na contramão do setor, empresa investe R$ 7 bilhões (Pág.1)


Nokia: A nova estratégia para recuperar a liderança perdida (Pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------
Carta Capital

Manchete: Cabral: Rio o vilão da hora
Governador pior avaliado do país perde o controle da situação (Pág. 1)
Arno Augustin: O secretário do Tesouro está em baixa no Planalto (Pág. 1)


The economist: Nos países ricos, homicídios e roubos despencam (Pág. 1)


Especial: O plano para levar as pequenas empresas à Bolsa de Valores (Pág. 1)


------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: Avanços e alertas nas casas noturnas do RS
Com auxílio de especialistas, Zero Hora testou itens de prevenção de incêndio em 43 boates na Capital e em outras oito cidades. (Páginas 1, 29 e 33)

Tempo de Superação
Fotolegenda: O sorriso é a marca de Kelen. Com a tragédia tatuada no corpo, a sobrevivente da boate Kiss não tem vergonha de mostrar as queimaduras, ensaia os primeiros passos com uma prótese e reaprende não só a caminhar, mas também a viver. (Páginas 1, 4 e 5)

Recados de Francisco
O que fica da histórica semana do Papa no país (Páginas 1 e 24 a 27)


Mega-Sena


Apostador de Sapucaia do Sul ganha R$ 15,2 milhões





















MÚSICA
















PATINAÇÃO












Kelen Ferreira, 20 anos, converte a dor em superação e reaprende a caminhar com prótese







------------------------------------------------------------------------------------
Folha de Pernambuco
A edição impressa deste domingo traz como destaque o caderno especial sobre o racismo dentro da perspectiva do futebol. A modalidade esportiva, dizem especialistas, não provoca este tipo de comportamento, mas sofre com os sintomas do preconceito. O ingresso do rei Pelé no futebol brasileiro, nos anos 1958, quebrou paradigmas de clubes antes formados por funcionários de fábricas inglesas. Hoje, o número de jogadores que declaram-se negros é enorme, já os técnicos são minoria. Ainda nesta edição, o destaque também vai para a mudança do trânsito em algumas ruas do bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife. Fluxo sofre alterações nas ruas Leonardo Bezerra Cavalcanti e na João Tude de Melo a partir desta segunda-feira. Confira ainda uma reportagem especial sobre a reestruturação do Sistema Único de Saúde e a escassez de médicos na rede particular. Veja também: Inscrições abertas para concurso do Lafepe. São ofertadas 315 vagas com salário de até R$ 3,6 mil. E mais: Turismo religioso em Pernambuco fica só na promessa. 

------------------------------------------------------------------------------------