sexta-feira, 20 de setembro de 2013

* Crime e preconceito: mães e filhos de santo são expulsos de favelas por traficantes evangélicos

A filha de santo foi expulsa do Lins porque deixou suas roupas brancas no varal
A filha de santo foi expulsa do Lins porque deixou suas roupas brancas no varal Foto: Urbano Erbiste / Extra
Rafael Soares
Tamanho do texto A A A
A roupa branca no varal era o único indício da religião da filha de santo, que, até 2010, morava no Morro do Amor, no Complexo do Lins. Iniciada no candomblé em 2005, ela logo soube que deveria esconder sua fé: os traficantes da favela, frequentadores de igrejas evangélicas, não toleravam a “macumba”. Terreiros, roupas brancas e adereços que denunciassem a crença já haviam sido proibidos, há pelo menos cinco anos, em todo o morro. Por isso, ela saía da favela rumo a seu terreiro, na Zona Oeste, sempre com roupas comuns. O vestido branco ia na bolsa. Um dia, por descuido, deixou a “roupa de santo” no varal. Na semana seguinte, saía da favela, expulsa pelos bandidos, para não mais voltar.
- Não dava mais para suportar as ameaças. Lá, ser do candomblé é proibido. Não existem mais terreiros e quem pratica a religião, o faz de modo clandestino - conta a filha de santo, que se mudou para a Zona Oeste.
A situação da mulher não é um ponto fora da curva: já há registros na Associação de Proteção dos Amigos e Adeptos do Culto Afro Brasileiro e Espírita de pelo menos 40 pais e mães de santo expulsos de favelas da Zona Norte pelo tráfico. Em alguns locais, como no Lins e na Serrinha, em Madureira, além do fechamento dos terreiros também foi determinada a proibição do uso de colares afro e roupas brancas. De acordo com quatro pais de santo ouvidos pelo EXTRA, que passaram pela situação, o motivo das expulsões é o mesmo: a conversão dos chefes do tráfico a denominações evangélicas.
Mãe de santo teve terreiro fechado na Pavuna pelo
Mãe de santo teve terreiro fechado na Pavuna pelo "exército de Jesus" Foto: Urbano Erbiste / Extra
Atabaques proibidos na Pavuna
A intolerância religiosa não é exclusividade de uma facção criminosa. Distante 13km do Lins e ocupada por um grupo rival, o Parque Colúmbia, na Pavuna, convive com a mesma realidade: a expulsão dos terreiros, acompanhados de perto pelo crescimento de igrejas evangélicas. Desinformada sobre as “regras locais”, uma mãe de santo tentou fundar, ali, seu terreiro. Logo, recebeu a visita do presidente da associação de moradores que a alertou: atabaques e despachos eram proibidos ali.
-Tive que sair fugida, porque tentei permanecer, só com consultas. Eles não gostaram — afirma.
A situação já é do conhecimento de pelo menos um órgão do governo: o Conselho Estadual de Direitos do Negro (Cedine), empossado pelo próprio governador. O presidente do órgão, Roberto dos Santos, admite que já foram encaminhadas denúncias ao Cedine:
- Já temos informações desse tipo. Mas a intolerância armada só pode ser vencida com a chegada do estado a esses locais, com as UPPs.
O deputado estadual Átila Nunes (PSL) fez um pedido formal, na última sexta-feira, para que a Secretaria de Segurança investigue os casos.
- Não se trata de disputa religiosa mas, sim, econômica. Líderes evangélicos não querem perder parte de seus rebanhos para outras religiões, e fazem a cabeça dos bandidos — afirma.
Nas favelas, os ‘guerreiros de Deus’
Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu, chefe do tráfico no Morro do Dendê, ostenta, no antebraço direito, a tatuagem com o nome de Jesus Cristo. Pela casa, Bíblias por todos os lados. Já em seus domínios, reina o preconceito: enquanto os muros da favela foram preenchidos por dizeres bíblicos, os dez terreiros que funcionavam no local deixaram de existir.
Guarabu passou a frequentar a Assembleia de Deus Ministério Monte Sinai em 2006 e se converteu. A partir daí, quem andasse de branco pela favela era “convidado a sair”. Os pais de santo que ainda vivem no local não praticam mais a religião.
A situação se repete na Serrinha, ocupada pela mesma facção. No último dia 22, bandidos passaram a madrugada cobrindo imagens de santos nos muros da favela. Sobre a tinta fresca, agora lê-se: “Só Jesus salva”.
O babalaô Ivanir dos Santos, representante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), criada justamente após casos de intolerância contra religiões afro-brasileiras em 2006, afirma que os casos serão discutido pelo grupo, que vai pressionar o governo e o Ministério Público para que a segurança do locais seja garantida e os responsáveis pelo ato sejam punidos. “Essas pessoas são criminosas e devem ser punidas. Cercear a fé é crime”, diz o pai de santo.
Mãe de santo: proibida de circular na favela com as
Mãe de santo: proibida de circular na favela com as "roupas do demônio" Foto: Urbano Erbiste / Extra
Lei mais severa
Desde novembro de 2008, a Polícia Civil considera como crimes inafiançáveis invasões a templos e agressões a religiosos de qualquer credo a Lei Caó. A partir de então, passou a vigorar no sistema das delegacias do estado a Lei 7.716/89, que determina que crimes de intolerância religiosa passem a ser respondidos em Varas Criminais e não mais nos Juizados Especiais. Atualmente, o crime não prescreve e a pena vai de um a três anos de detenção.
Filha de santo, que foi expulsa do Lins: ‘Não suportava mais fingir ser o que não era’.
- Me iniciei no candomblé em 2005. A partir de minha iniciação, comecei a ter problemas com os traficantes do Complexo do Lins. Quando cheguei à favela de cabeça raspada, por conta da iniciação, eles viravam o rosto quando eu passava. Com o tempo, as demostrações de intolerância aumentaram. Quando saía da favela vestida de branco, para ir ao terreiro que frequento, eles reclamavam. Um dia, um deles veio até a minha casa e disse que eu estava proibida de circular pela favela com aquelas “roupas do demônio”. As ameaças chegaram ao ponto de proibirem que eu pendurasse as roupas brancas no varal. Se eu desrespeitasse, seria expulsa de lá. No fim de 2010, dei um basta nisso. Não suportava mais fingir ser o que eu não era e saí de lá.
Mãe de santo há 30 anos, expulsa da Pavuna: ‘Disseram que quem mandava ali era o ‘Exército de Jesus”.
- Comprei, em 2009, um terreno no Parque Colúmbia, na Pavuna. No local, não havia nada. Mas eu queria fundar um terreiro ali e comecei a construir. No início, só fazia consulta, jogava búzios e recebia pessoas. Não fazia festas nem sessões. Não andava de branco pelas ruas nem tocava atabaque, para não chamar a atenção. Um dia, o presidente da associação de moradores foi até o local e disse que o tráfico havia ordenado que eu parasse com a “macumba”. Ali, quem mandava na época era a facção de Acari. Já era mais de santo há 30 anos e não acreditei naquilo. Fui até a boca de fumo tentar argumentar. Dei de cara com vários bandidos com fuzis, que disseram que ali quem mandava era o “Exército de Jesus”. Disse que tinha acabado de comprar o terreno e que não iria incomodar ninguém. Dias depois, cheguei ao terreiro e vi uma placa escrito “Vende-se” na porta — eles tomaram o terreno e o puseram a venda. Não podia fazer nada. Vendi o terreno o mais rapidamente possível por R$ 2 mil e fui arrumar outro lugar.

* Pesquisadores desenvolvem novo teste para diagnosticar gripe

O exame poderá ser feito em casa - como um teste de gravidez - e será capaz de detectar o tipo de vírus

H1N1
O vírus H1N1 é um dos causadores da gripe. Detectar de forma rápida e precisa qual o tipo de vírus que infecta um doente pode significar a diferença entre o sucesso e e a falha de um tratamento (Reprodução)
Uma nova técnica criada por cientistas americanos tem se mostrado promissora para o desenvolvimento de um teste caseiro capaz de diagnosticar o vírus da gripe de forma precisa, rápida e barata, o que deve ajudar no tratamento da doença e impedir sua transmissão. Segundo os cientistas, que apresentaram o método durante o Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química, nos Estados Unidos, a tecnologia funcionaria de modo semelhante a um teste de gravidez e seria capaz de identificar também qual o tipo do vírus da gripe que está infectando o paciente.
A nova abordagem está sendo desenvolvida por causa dos inconvenientes com os testes empregados atualmente. Eles costumam fornecer seu resultado em cerca de quinze minutos, mas são caros e podem vir com um resultado negativo mesmo quando o paciente está realmente gripado. Por causa desses falsos negativos, os pesquisadores recomendam que os médicos confirmem os resultados desses testes com outros mais precisos, mas que levam entre três e dez dias para ficar prontos. Esperar tanto tempo para diagnosticar a doença pode, no entanto, ter consequências danosas para o paciente e a saúde pública.
Um teste rápido e seguro é importante, principalmente, porque o vírus da gripe costuma se disseminar de forma rápida e sazonal, podendo matar dezenas de milhares de pessoas em cada surto anual. "A ida ao consultório médico ou ao hospital para realizar o diagnóstico pode ser contraproducente durante um grande surto de gripe, pois o paciente corre o risco de propagar a doença. Durante o último surto de gripe suína, por exemplo, alguns hospitais foram à televisão para dizer às pessoas que não fossem até lá — eles podiam não só ajudar a espalhar o vírus, como os hospitais não tinham a capacidade de testar as centenas de pessoas que pensavam estar infectadas”, diz Suri Iyer, pesquisador da Universidade Estadual de Geórgia envolvido na pesquisa.
Outro motivo para o desenvolvimento de um novo teste é o fato de os medicamentos antivirais serem mais eficazes se administrados até dois dias após os primeiros sintomas aparecem. Nesse caso, esperar mais de uma semana pelo resultado pode ser fatal.
Diagnóstico — Os testes utilizados hoje em dia empregam em sua fórmula anticorpos capazes de reconhecer proteínas localizadas na superfície do vírus, chamadas antígenos. São essas mesmas proteínas que costumam ser identificadas pelo sistema imunológico do organismo, dando início à reposta imune do corpo. 
Os antígenos que identificam a gripe — conhecidos como hemaglutinina e a neuraminidase — também servem para determinar qual o tipo específico do vírus que está infectando uma pessoa. Mudanças nessas proteínas costumam ser sinais do surgimento de uma nova cepa do vírus. Isso aconteceu, por exemplo, na primavera de 2009, quando um novo tipo de gripe suína gerou preocupações sobre uma epidemia mundial.
A nova técnica utiliza uma abordagem inovadora que, em vez dos anticorpos, usa carboidratos capazes de capturar e se ligar a esses antígenos da gripe. Quando isso acontece, eles mudam de cor, indicando a presença do vírus. Como as proteínas são diferentes para cada cepa, a resposta dos carboidratos empregados pelos pesquisadores também muda, ajudando os médicos a identificarem o tipo de doença e a prescreverem tratamentos específicos para aquele paciente.
Até agora, segundo os pesquisadores, os estudos iniciais com tecnologia têm se mostrado promissores. Nos próximos meses, os cientistas devem começar a fazer os primeiros testes em amostras tiradas de voluntários humanos, o que pode acelerar a chegada do teste aos consultórios e farmácias.

* Ficar sentada por muito tempo pode levar mulher à depressão, diz estudo

  • Martin Novak/shutterstock.com
    A pesquisa foi feita com cerca de 9 mil mulheres com idades entre 50 a 55 anos
    A pesquisa foi feita com cerca de 9 mil mulheres com idades entre 50 a 55 anos
Quanto mais longo o período que uma mulher de meia idade fica sentada, mais propensa ela está de ter sintomas de depressão. Isso é o que descobriram os pesquisadores da Universidade de Victoria e da Universidade de Queensland.
A equipe recrutou cerca de 9 mil mulheres com idades entre 50 a 55 anos, que responderam a pesquisas em 2001, 2004, 2007 e 2010, conforme citou a publicaçãoRunners World. Os pesquisadores mantiveram o controle sobre os sintomas depressivos e os níveis de atividade física também.
Os resultados, publicados no "American Journal of Preventive Medicine", mostraram que as mulheres que se sentavam por mais de sete horas por dia tinham um risco 47% maior de apresentar sintomas de depressão se comparadas às mulheres que se sentavam durante quatro horas ou menos por dia.
As mulheres que não se exercitavam tiveram um risco 99% maior de depressão em comparação às mulheres que se exercitavam por 30 minutos por dia, na maioria dos dias.
No entanto, todo esse período de ficar sentado não foi associado aos sinais futuros de depressão, relatou a Runners World, mas sim aos sentimentos depressivos no momento.
Se você tem um trabalho em que fica sentado o dia inteiro, a Mayo Clinic aconselha a tirar micro pausas a cada 20 ou 30 minutos, e então se levantar, se movimentar e respirar fundo para aliviar a tensão muscular.
Outras ideias incluem se levantar ao receber chamadas telefônicas, andar até um colega de trabalho para falar alguma coisa em vez de usar o e-mail e preferir usar as escadas em vez do elevador sempre que possível.
Também é uma alternativa acabar com o sedentarismo nas horas de folga, optando por exercícios em vez de assistir à TV, por exemplo. 

* Suape é multada em R$2,5 milhões por cometer crime ambiental

A Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) multou em R$2,5 milhões o Complexo Portuário e Industrial de Suape por praticar crime ambiental. A multa diz respeito às denúncias de pescadores tradicionais feitas ainda em abril deste ano sobre os impactos ambientais provocados pelas obras de dragagem e derrocagem praticadas por Suape, localizada entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco. 
Na época, os pescadores denunciaram que estas obras realizadas no leito marinho, e que visam aprofundar o canal de acesso ao Porto, impactam toda a cadeia produtiva da pesca artesanal da região, causando a mortandade de peixes, inclusive de espécies protegidas por lei, como o Mero e o boto-cinza. 
Após quase cinco meses de investigação, o relatório técnico elaborado pelo órgão e divulgado nesta última segunda-feira, dia 2, confirma a denúncia dos pescadores tradicionais. De acordo com o relatório do CPRH, as obras de dragagem e derrocamento incidem diretamente sob áreas estuarinas, habitats de diversas espécies de peixes que são fonte de subsistência das comunidades e pescadores tradicionais da região. O estudo conclui que além de haver a relação direta entre as obras e a mortandade dos peixes protegidos por lei, constata principalmente que a atividade do Porto impacta e destrói todos os territórios pesqueiros da região. 
O relatório também aponta que há ausência e omissão de informações sobre os possíveis danos causados por Suape, em seus documentos de diagnóstico dos impactos ambientais. Também foi apontada a omissão de proposições de medidas compensatórias para casos como estes que motivaram a multa milionária. Apesar da autuação, Suape ainda poderá recorrer da multa. 

Para os pescadores, presença de Suape causa danos irreparáveis à população local e ao meio ambiente

Para os pescadores que atuam na região, a multa é considerada importante, mas não repara a destruição praticada por Suape desde que ela se instalou na região sob o comando do Governo Estadual e Federal.  
 A Colônia de pescadores Z-8, localizada no Cabo de Santo Agostinho, uma das entidades ouvidas durante a averiguação das denúncias, explica que o Porto de Suape foi instalado em território já ocupado por centenas de famílias de pescadores e comunidades tradicionais que viviam da agricultura e da pesca artesanal. 
Os pescadores locais ressaltam que o que aconteceu com a chegada do Complexo Portuário foi um verdadeiro processo de dizimação dos territórios camponeses e pesqueiros. Em relatório, a CPRH reconhece que "o primeiro impacto significativo aos territórios pesqueiros ocorreu através da restrição ao acesso dos pescadores aos seus territórios tradicionais que hoje fazem parte do Complexo Industrial Portuário”. 
Para os pescadores a presença e a instalação paulatina das atividades portuárias possuem caráter irreversível, ocasionando a destruição do meio ambiente e destes territórios da pesca artesanal, do qual dependem centenas de famílias de pescadores artesanais da região.

Informação adicional: Autos de infração n° 767 e 768, em  resposta à denúncia formalizada na ouvidoria do CPRH sob número 201356154

Outras informações:
Comissão Pastoral da Terra – Regional Nordeste II
Renata Albuquerque
Fone: (81) 9663.2716

* O QUE ACONTECE QUANDO SE MISTURA LEITE E COCA COLA...

Esta experiência foi feita num programa de TV japonês, e mostrou algo curioso ao misturar leite com coca-cola… Depois de se misturar algumas gostas de leite na garrafa de coca-cola, o refrigerante foi perdendo a cor escura, e separou todos os compostos da coca-cola da água.


VIDEO ABAIXO:


Curioso não?

* Advogado tenta anular condenação e sentença da morte de Jesus Cristo

Queniano está tentando processar a República da Itália e o Estado de Israel.


Um advogado queniano pediu à Corte internacional de Justiça para anular o julgamento e condenação de Jesus Cristo, assim como sua sentença de morte. Dola Indidis, ex-porta-voz do Judiciário no Quênia, está tentando processar a República da Itália e o Estado de Israel.

Ele tenta o ato através da Corte sediada na Holanda, que tem o hábito de ouvir questões de direito internacional. De acordo com o advogado, e segundo os preceitos bíblicos, Jesus foi condenado e crucificado sob acusação de blasfêmia, apesar de ser inocente. 

Indidis questiona o modo como Jesus foi julgado, além dos castigos impostos a Ele enquanto não se tinha condenação definida. Especialistas no segmento acreditam que o caso não tenha competência legal para seguir adiante. De qualquer maneira vamos aguardar para ver como este caso se desenrola.

Advogado tenta anular condenação e sentença da morte de Jesus Cristo
Fonte: Daily Mail


* Grafeno branco: conheça o novo material que suga a poluição

Material consegue absorver todo tipo de poluente orgânico, tendo fácil limpeza para reutilização.


Um novo material conhecido como grafeno branco está dando o que falar graças ao seu poder de atrair a poluição. Ele contém apenas um átomo de carbono, e suga em instantes produtos químicos de água contaminada.

Da mesma maneira que o grafeno, esta forma de nitreto de boro assume uma estrutura hexagonal plana, e seus átomos se dispõe em grandes camadas bidimensionais.

O grafeno branco consegue absorver todo tipo de poluente orgânico, como resíduos químicos industriais e óleos de motor por exemplo. Além disso ele pode ser limpo e reutilizado muito facilmente.

O segredo para isso é o fato do composto estar em uma estrutura porosa, o que lhe permite absorver facilmente contaminantes. O material consegue absorver até 29 vezes o seu próprio peso em óleo de motor, mantendo a capacidade de flutuar na água, mesmo quando saturado. Para limpá-lo é preciso aquecê-lo em um forno industrial.

Fonte: BBC


Leia mais em: http://www.techmestre.com/grafeno-branco-conheca-o-novo-material-que-suga-a-poluicao.html#ixzz2fSEXBhQW

* Mulher com seios GGG ganha dinheiro usando-os para massagear clientes

Ideia inusitada tem rendido um faturamento diário de quase R$ 3 mil.


A norte-americana Kristy Love, moradora de Atlanta, Geórgia, tem usado os seios tamanho GGG para uma finalidade curiosa. Ela se especializou em uma massagem diferente. 

A ideia curiosa tem ganhado cada vez mais clientes. Diariamente a mulher fatura aproximadamente R$ 2900 com a prática. 

A ideia apareceu quando um cliente pediu que ela o massageasse com a parte do busto. Kristy garante que o trabalho não envolve nenhuma relação a mais que a massagem.

"Na hora fiquei indignada e disse que não fazia esse tipo de massagem. Fiquei com vergonha do meu corpo", comentou a mulher que é divorciada. Ela conta que depois percebeu que o uso dos mesmos para massagear poderia ser algo interessante, e resolveu publicar o serviço em um jornal local. 

Mulher com seios gigantes ganha dinheiro usando-os para massagear clientes

Os médicos pedem que Kristy perca peso o quanto antes. Apesar disso ela tem medo de que a medida faça com que seus ganha-pão murchem e deixem de ser tão efetivos como atualmente.

Leia mais em: http://www.techmestre.com/mulher-com-seios-ggg-ganha-dinheiro-usando-os-para-massagear-clientes.html#ixzz2fSD72716

* Mulher compra brinquedo chinês e encontra carta de escravo pedindo socorro

A americana Julie Keith encontrou uma carta escondida em um pacote de brinquedo que ela comprou.No texto escrito em inglês, alguém denunciava um cenário de horror na China. De acordo com a mensagem, o autor estava preso em um campo de trabalho escravo no norte do país asiático, trabalhando 15 horas diárias durante a semana sob a vigilância e supervisão de guardas.

Se você comprar este produto, por favor, mande esta carta para a Organização Mundial de Direitos Humanos. Milhares de pessoas na China, que sofrem a perseguição do Partido Comunista, ficar-lhe-ão gratas para sempre, dizia um trecho do manuscrito. O autor do pedido de socorro identificado apenas como Zhang, de 47 anos, conseguiu escapar da fábrica-prisão. Assim como muitos outros ex-trabalhadores, ele relatou o cenário carcerário socialista marcado por muitos abusos, espancamentos frequentes e privação de sono de prisioneiros acorrentados por semanas em posições dolorosas. Chen Shenchun, de 55 anos, passou dois anos em um desses lugares:  “Às vezes os guardas puxavam-me pelos cabelos, colavam na minha pele barras ligadas à eletricidade, até que o cheiro de carne queimada enchia a sala”, lembra ele. De acordo com informações do jornal The New York Times a maioria dos operários-escravos de Masanjia foi presa por causa de sua crença religiosa. Os atos de violência se concentram naqueles que se recusam a renegar sua fé.Julie repassou a carta para um órgão governamental americano, mas nada foi resolvido.


* Cientistas não identificam pequenas estruturas achadas na Amazônia do Peru




Pequenas estruturas não identificadas são encontradas na Amazônia do Peru4 fotos

1 / 4
Pequenas estruturas afixadas ao tronco de árvores na Amazônia peruana vêm intrigando pesquisadores e cientistas, que não chegam a um consenso na hora de definir o que elas seriam Troy S. Alexander/Tambopata Research Center
Pequenas estruturas afixadas ao tronco de árvores na Amazônia peruana vêm intrigando pesquisadores e cientistas, que não chegam a um consenso na hora de definir o que elas seriam.
Parecidas com uma pequena estalactite rodeada por uma espécie de cerca e em material de textura similar à de teias de aranha, as estruturas tem em média dois centímetros de diâmetro e vêm sendo vistas desde o começo de junho, quando o estudante norte-americano Troy Alexander encontrou o primeiro exemplar delas durante viagem ao Peru.
Impressionado com a descoberta, o estudante postou imagens das estruturas em diversos fóruns virtuais especializados em biologia, sem que ninguém consiga ao certo defini-las. Até o momento, Alexander afirma ter encontrado quatro das misteriosas estruturas.
"Todas elas estavam em uma pequena ilha localizada no rio Tambopata, no sudeste do país", disse ele à revista norte-americana Wired, que postou em seu site as imagens captadas pelo estudante e convidou pesquisadores a opinarem sobre o que elas seriam.
Para o entolomogista William Eberhard, do Instituto Smithsonian, não há como precisar o que elas seriam. O especialista em aracnídeos Norm Platnick, do Museu de História Natural de Nova York, também não arrisca dizer o que elas seriam. "Vi as fotos e não faço ideia de que animal poderia ser responsável pelas estruturas", afirmou.
Já a pesquisadora da Universidade de Cornell Linda Rayor arriscou que as estruturas poderiam ser obra de um inseto chamado crisopa, da família dos Neuroptera, mas garantiu ser apenas um palpite.
O descobridor das estruturas, contudo, acredita que elas possam ter sido feitas por uma nova espécie, ainda não conhecida pelo homem.
"Quando as vi, achei que algo tão singular já seria do conhecimento da ciência. Mas falei com inúmeros estudiosos e ninguém soube dizer o que elas seriam, por isso me sinto à vontade em dizer que encontrei uma nova espécie ou, ao menos, um novo comportamento animal", disse Alexander, aluno de pós graduação da universidade norte-americana Georgia Tech.

* Cinco mil mulheres nuas posando juntas para Tunick


Cinco mulheres nuas posando juntos para Tunick

mulheres nuas posando juntas para Tunick

Uma massa de nudez que tira qualquer conotação sexual e transforma corpos, formas-cores que evocam ondas ou trazer à mente imagens de campos de concentração, ou até mesmo para evocar a fragilidade da existência humana. A soma de nudez em fotógrafo Spencer Tunick , torna-se extinguir cada puritanismo e as suas imagens, tiradas com milhares de modelos voluntários, sempre respeitar as inúmeras iniciativas do fotógrafo norte-americano, são sempre muito incisivo.
O norte-americano Spencer Tunick (1967) começou a atirar fotógrafos nu nas ruas de Nova York em 1992. Dois anos depois, ele foi preso pela polícia no Rockefeller Center, em Manhattan (Nova York), como na companhia de um modelo completamente nu. Em junho de 2003, além de 7.000 pessoas posaram para ele em Barcelona. Em maio de 2007, na Cidade do México, quebrou seu próprio recorde por fotografar mais de 18.000 pessoas vão El Zócalo, a principal praça da cidade.
Os modelos utilizados por ele são voluntários. Tunick tem muitas vezes provocou debates e perguntas da natureza de seu trabalho, o que muitos chamam de "evento social" simples, em apoio à liberdade de expressão.



* Escorpiões, ratos e outros perigos dentro dos refrigerantes

Empresa Ambev foi condenada em segunda instância pela presença do aracnídeo na garrafa



Escorpião em refrigerante motivou ação contra empresa no TJ-SPGetty Images
Um consumidor de São Paulo foi indenizado em R$ 10 mil por ter encontrado um escorpião dentro da garrafa de um refrigerante. A decisão foi proferida pela 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Ainda cabe recurso após essa decisão, válida em segunda instância.
Severino da Silva Ramos impetrou a ação após comprar três garrafas de soda limonada para o aniversário da filha. Quando abriu uma delas, o consumidor encontrou um escorpião dentro dela. A situação gerou revolta e nojo nos presentes, que já haviam consumido uma das garrafas. A situação inusitada motivou a ação.
A Ambev, empresa fabricante do refrigerante, foi acionada por recurso vício de qualidade do produto e responsabilidade objetiva da ré, entre outros pontos. Em primeira instância, Ramos não teve o pedido de indenização aceito, mas recorreu.
Segundo o desembargador Fábio Podestá, relator do caso, a garrafa na qual o escorpião foi encontrado foi periciada pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), e o resultado constatou que não houve nenhuma fraude por parte do consumidor.
— Inarredável a indenização por danos morais, pois além da afronta ao dever de qualidade, ao fabricar e introduzir um produto impróprio para consumo no mercado, a ré frustrou a justa expectativa de confiança que o consumidor deposita no produto.
O magistrado completou, falando sobre a indenização:
— Isso porque o apelante, em comemoração ao aniversário da filha, na presença de familiares e amigos, após consumir outra garrafa do mesmo refrigerante, constatou a presença do escorpião no interior do recipiente, fato que indubitavelmente causa repugnância e ojeriza suficiente para amparar a almejada reparação civil.
Durante a votação, os desembargadores Mathias Coltro e Erickson Gavazza Marques acompanharam a decisão do relator.

VEJA MAIS ABSURDOS DESCASOS COM OS CONSUMIDORES DE REFRIGERANTES:


Depois do caso do rato ter bombado na rede social, agora é a vez de dono de bar, em Minas Gerais, encontrar camisinha em garrafa da Coca-Cola

Fabiano Portilho
Imagem meramente ilustrativa
Em Brasilia de Minas - MG, dono de bar encontrou camisinha dentro de garrafa lacrada de Coca-Cola. O fato aconteceu em Abril de 2013, mas foi abafado pela mídia.


Consumidor encontra cabeça de rato em garrafa de Coca-Cola
O goiano Wilson Batista de Rezende luta desde o ano 2000 na justiça contra a Coca-Cola
O goiano Wilson Batista de Rezende luta desde o ano 2000 na justiça contra a Coca-Cola por ter ingerido um refrigerante contaminado e com restos de rato. Será que isso é verdade?

A notícia não é nova, mas reapareceu com força nas redes sociais após uma reportagem veiculada na Rede Record de TV no dia 12 de setembro de 2013. De acordo com várias matérias publicadas na web, o relojoeiro Wilson Batista de Rezende, de 46 anos de idade, estaria processando a fabricante da bebida Coca-Cola aqui no Brasil por dano moral, por ter ficado doente após ingerir um refrigerante contaminado.

Na reportagem que foi ao ar pela Rede Record, Wilson conta que, no ano de 2000, ao tomar um gole da Coca-Cola de uma das garrafas que ele havia acabado de comprar, imediatamente sentiu a boca e garganta queimando, obrigando-o a cuspir o resto do liquido que tinha na boca.

O goiano disse que daquele dia em dia em diante, nunca mais a sua saúde foi a mesma e mostrou que atualmente anda de bengala e usa um colete que, segundo ele, lhe ajuda no equilíbrio ao caminhar.

Além disso, a repórter também exibe uma das garrafas que o Sr. Wilson tem guardado até hoje, com um objeto estranho dentro, parecendo uma cabeça de rato.
No vídeo abaixo, Entrevista com consumidor que adquiriu doença tomando coca-cola. — Wilson Batista de Rezende.
Wilson Batista de Rezende é um goiano de 46 anos que vive há décadas em São Paulo. Aos 11 anos de idade, ele decidiu se tornar vegetariano. Hoje, Wilson é vegano (não consome nada de origem animal) e tem uma triste história para compartilhar.

Praticante de yoga e outras atividades físicas, Wilson diz que sempre foi o tipo de pessoa ativa e de bem com a vida. Porém, no ano 2000, quando Wilson tinha 33 anos, sua vida mudou completamente.

Ao ingerir uma pequena quantidade do refrigerante Coca-Cola contaminado, Wilson começou a apresentar sérios problemas de saúde. Ele garante que tem laudos que comprovam que as seis garrafas de Coca-Cola que ele adquiriu naquela ocasião estavam contaminadas, inclusive, por restos de ratos, visíveis até hoje em algumas garrafas que ele manteve com ele.

Wilson traz sérias sequelas do ocorrido e move um processo contra a fabricante local da Coca-Cola, a Spal Indústria Brasileira de Bebidas S/A. A ação tramita no Tribunal de Justiça de São Paulo sob o número 583002003068942





Outras matérias sobre os perigos de consumir refrigerantes:


18 Jul 2013
Pesquisadores descobriram que há uma relação entre tomar bebidas açucaradas e câncer. Eles acreditam que a quantidade de açúcar aumenta a produção de insulina do pâncreas e que isso pode aumentar as chances do ...
18 Jul 2013
Conforme o Idec, a Coca-Cola do Brasil tem nove vezes mais o limite diário de 4-MI estabelecido pelo governo da Califórnia, que fixou a quantidade máxima de consumo diário de 39 ml do refrigerante por dia. Nos EUA, a ...

28 Jul 2013
Em 80 minutos, o espectador se depara com o problema de forma direta e contundente: ao lado das latinhas de refrigerante, caixinhas de doces e de suco, são colocados sacos com a quantidade de açúcar encontrada ...

* 350 TONELADAS DE LIXO TÓXICO VINDO DOS EUA SÃO APREENDIDOS EM SANTA CATARINA


Fiscais da Receita Federal e do Ibama apreenderam lixo tóxico no porto de Navegantes (SC)
Fiscais da Receita Federal e do Ibama apreenderam no porto de Navegantes (a 111 km de Florianópolis), nessa terça-feira (10), 353 toneladas de lixo tóxico, importado dos Estados Unidos em 15 contêineres. Exames feitos na carga indicaram contaminação por chumbo, um metal pesado altamente poluente.
O importador declarou "cacos, fragmentos e resíduos de vidro" para burlar a vigilância. De fato, eram cacos de vidro, mas de tubos de raios catódicos (usado em tubos de imagem de televisores antigos), que têm um teor de chumbo de 11%. A Receita não divulgou o nome do importador.

O material era destinado ao processamento em indústrias. Segundo a Receita, o valor da mercadoria era baixo, quase o mesmo do frete. De acordo com o Ibama, a importação de material contaminado é vedada pelo acordo internacional da Convenção da Basileia. O país exportador (no caso os Estados Unidos) é obrigado a receber de volta o material exportado, no prazo de cinco dias. Os procedimentos para a devolução já foram tomados pela Receita. 
Fonte: UOL

* Pernambuco terá energia renovável gerada a partir de esgoto

A parceria entre a Celpe e a Compesa tem como objetivo produzir, inicialmente, um sistema de geração de energia renovável com potência estimada em 200 kW


Na foto, a Estação de Tratamento de Esgoto no bairro do Cabanga / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Na foto, a Estação de Tratamento de Esgoto no bairro do Cabanga

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Dar destino para o lixo e o esgoto é um desafio para a administração de qualquer cidade grande. A Região Metropolitana do Recife, segundo o IBGE, produz 3.221 toneladas de lixo por dia e nem sempre o descarte é feito pelo caminho sustentável. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) irá oferecer uma solução para transformar todo o lixo em energia limpa. A iniciativa tem como finalidade criar a tecnologia necessária para transformar resíduos sólidos e efluentes líquidos em biogás, que será utilizado na matriz energética brasileira.
Em parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) será construído um sistema de geração de energia renovável com potência estimada em 200 kW, em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). No total serão investidos mais de R$ 4,6 milhões na aquisição dos equipamentos, capacitação profissional, desenvolvimento da tecnologia, instalação e acompanhamento após implantação.
Inicialmente, a energia gerada pelo biogás será utilizada na própria unidade de tratamento ou, caso haja excedente, injetada na rede da Celpe. O percentual não consumido pelo cliente e destinado à rede da concessionária será revertido em crédito para o consumidor, como prevê a Resolução Normativa nº 482/2012, que trata sobre geração distribuída.
O projeto faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e conta com a parceria da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos do Governo do Estado (SRHE), e executado pela Universidade de Pernambuco (UPE), Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CTGI) e as empresas B&G Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos Ltda e Sustente Energias Sustentáveis Ltda.
Além de proporcionar a geração de energia limpa, o projeto em desenvolvimento pela Celpe ainda pode contribuir de forma decisiva para diminuir o déficit de tratamento de esgoto no País. “Vamos estudar uma tecnologia que possa ser aplicada em várias situações. Em paralelo à ETE, vamos procurar uma solução para os resíduos produzidos em supermercados, feiras, lixões, aterros, restaurantes e todos os locais onde exista a obra-prima para o biogás”, comenta o gestor de Meio Ambiente da Celpe, Thiago Caíres.
Por estimular a descentralização da produção energética, o projeto se enquadra na modalidade de geração distribuída de energia elétrica. Nos casos de clientes que aderem ao sistema de micro ou minigeração não há necessidade de construção de linhas de transmissão, uma vez que a energia é consumida no mesmo local em que é produzida, reduzindo consideravelmente os níveis de perdas técnicas inerentes ao transporte da energia elétrica.