sexta-feira, 4 de abril de 2014

* Governo dos Palmares laureado com o prêmio Governador Barbosa Lima Sobrinho

Prefeito João Bezerra no centro da foto

PALMARES FICA ENTRE AS TRÊS MELHORES CIDADES NO PROJETO "LEI GERAL IMPLEMENTADA"
Na noite desta quinta, dia 03 de abril, foi realizada no Recife, a cerimônia do prêmio governador Barbosa Lima Sobrinho, promovido pelo SEBRAE e AMUPE, que teve como finalidade, premiar os prefeitos que visam o desenvolvimento econômico e dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública, com iniciativas realizadas em suas cidades.


Dos 184 municípios de Pernambuco, Palmares foi finalista na categoria "Lei Geral Implementada" e seu projeto ficou entre os três melhores, ao lado de Garanhuns e Arcoverde.
Esta premiação, significa o reconhecimento de um trabalho que está sendo desenvolvido em nossa cidade, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Casa do Empreendedor Palmares.
Fonte: Prefeitura dos Palmares (Palmares Gov)

* Venezuela tem segurança alimentar e recebe elogios da FAO

Segundo o organismo da ONU, as medidas adotadas na Venezuela, de maneira sistemática, no curto e longo prazo, foram fundamentais, não apenas “para colocar um prato de alimentos na mesa, mas por fazer isso de maneira sustentável”
Por Leandra Felipe, correspondente da Agência Brasil* 
A FAO trabalha internacionalmente com indicadores para orientar políticas que visem erradicar a fome e para caracterizar uma situação de subnutrição. Neste rol, “a Venezuela é um dos países exemplo para o mundo em políticas e programas públicos no âmbito da segurança alimentar”.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) destacou ontem (3) que os esforços da Venezuela para erradicar a fome e a pobreza na região são “um exemplo mundial” a ser seguido.
Segundo o organismo da ONU, as medidas adotadas na Venezuela, de maneira sistemática, no curto e longo prazo, foram fundamentais, não apenas “para colocar um prato de alimentos na mesa, mas por fazer isso de maneira sustentável”, disse Raul Benítez, diretor da FAO para a América Latina.
Benítez representou a FAO em Caracas, capital venezuelana, em uma reunião com a Petrocaribe (Aliança Petrolífera comandada pela Venezuela). O tema do encontro foi a discussão de um plano de ação para erradicar a fome no Continente americano.
“O que a Venezuela faz se chama segurança alimentar. Isso é fruto de um esforço importante do governo venezuelano nos últimos anos”, acrescentou. Ele comentou que se mais países adotassem a política para erradicar a fome, a solução para o problema estaria bem encaminhada.
Mas ele disse que mesmo na América Latina e no Caribe a solução completa ainda não foi alcançada. “Infelizmente, na região ainda temos 40 milhões de pessoas com fome e, ainda que tenhamos avançado, mais que em qualquer outra parte do planeta, o único número que podemos aceitar é zero, que não existam pessoas com fome”, destacou.
Raul Benítez insistiu para que os governos da região tentem aprofundar e assegurar todos os processos para “enriquecer os grupos mais vulneráveis das nossas sociedades com programas de assistência direta e, paralelamente, implementar medidas que possam superar o problema da pobreza”.
O modelo venezuelano de segurança alimentar é subsidiado pela indústria petroleira do país e garante a venda de alimentos a preços muito baratos. Atualmente, o modelo sofre com dificuldades encontradas pelo governo para suprir a demanda. Há no país uma escassez de produtos básicos, tanto nas redes privadas quanto nos mercados estatais.
*Com informações da Agência Lusa e da Tv Multiestatal Telesur

O que encanta na Venezuela foi o país ter conseguido baixar consideravelmente seu índice de fome. Em 1990, 13,5% da população venezuelana tinha fome, o que significa 4 milhões de pessoas. Hoje, este índice está em 5%, que ponto de vista estatístico já não são nem mais mensuráveis na Venezuela, ou seja, podemos dizer que o país chegou a praticamente zerar a fome”, disse.
Na conceituação da FAO, um país precisa ter no mínimo de 1800 calorias por pessoa. Esse valor tem que ser o resultado de todos os produtos alimentícios disponíveis no país - os produzidos internamente e provenientes da importação, menos o que é exportado. Na Venezuela estão este valor é de 3.182 calorias. Quase o dobro. “A Venezuela está alcançados os objetivos do milênio definidos pela FAO de erradicação da fome”, afirmou Resende.
Ele explicou que a segurança alimentar é definida por um tripé. “Uma país, um governo, um povo que quer cumprir com a segurança alimentar tem que assumir o direito humano a alimentação. Para isso, é preciso prever na Constituição, nas leis e decretos o reconhecimento desse direito humano. A Venezuela estabelece na suaConstituição o direito humano alimentação e à segurança alimentar. O segundo é seu governante assumir o compromisso erradicar a fome no seu país.


* Há 46 anos ‎Luther King‬ era assassinado



A guerra suja do FBI contra Martin Luther King
Após o histórico discurso de “Eu Tenho um Sonho”, King passou a ser alvo de uma cruzada secreta e sem limites, com o aval das altas esferas do governo dos EUA
Por David Corn, em Mother Jones | Tradução: Vinicius Gomes
Foto: Dick DeMarsico/WikimediaCommons
O discurso “I have a dream”, de Martin Luther King Jr. feito na Marcha sobre Washington, em 1963, marcou um ponto alto na história norte-americana. Foi um momento de ascensão, no qual a alma do movimento dos direitos civis foi desnudado para o país, enquanto Luther King, bravamente, reconhecia os desafiadores obstáculos ao progresso, ele também expressava um otimismo de que a justiça, no fim de tudo, reinaria. Houve, no entanto, um lado sombrio no evento, pois este acionou uma reação suja e brutal, vindo de uma das mais poderosas instituições do planeta. Em resposta ao discurso de Luther King, J. Edgar Hoover, o onipotente diretor do FBI, intensificou a guerra clandestina da polícia federal dos EUA contra o heroico líder dos direitos civis.
Hoover esteve, durante anos, preocupado – ou obcecado – com Luther King, enxergando nele uma profunda ameaça à segurança nacional. O diretor do FBI temia que a “conspiração” comunista, a qual estava comprometido a esmagar (fosse ela real ou não), era a mão invisível por trás do movimento de direitos civis, que estava sendo usado para subverter a sociedade norte-americana. Focando em Stanley Levinson – um assessor de King que esteve anos antes envolvido como Partido Comunista – Edgar Hoover, em 1962, convenceu o procurador geral, Robert F. Kennedy, a autorizar o grampo no telefone e escritório de Levison, que falava regularmente com King. Foi então que Hoover, como Tim Weiner escreveu em Inimigos, sua obra-prima sobre o FBI, passou a “bombardear” o presidente John F. Kennedy, seu vice Lyndon Johnsson, junto de Robert Kennedy e outros líderes dentro do Congresso, com material de espionagem “crua (sem verificação real) sobre King, Levison o movimento dos direitos civis e a subversão comunista”. A prioridade na missão de Hoover era desacreditar King perante os mais altos oficiais do governo dos EUA. Apesar de King ter diminuído seus contatos com Levison – após ambos JFK e RFK terem alertado King de sua associação com comunistas – Hoover continuou disparando memorandos, destaca Weiner, “acusando King de um papel principal na conspiração comunista contra a América”.
A Marcha de agosto de 1963, a que cativou a imaginação de muitos norte-americanos, enlouqueceu ainda mais Hoover e seus assessores mais próximos. No dia seguinte ao discurso, William Sullivan, um alto oficial de Hoover, destacou em um memorando: “À luz da poderosa demagogia do discurso de King, nós devemos marcá-lo agora como o mais perigoso Negro (conotação pejorativa nos EUA) para o futuro dessa nação do ponto de vista do comunismo, dos Negros e da segurança nacional”. Seis semanas depois, pressionado por Hoover, Robert Kennedy autorizou total vigilância eletrônica sobre Luther King. Agentes do FBI colocaram microfones em seus quartos de hotel; grampearam seus telefones e instalaram equipamentos de vigilância em seu apartamento em Atlanta. As informações coletadas através da espionagem foram sobre as estratégias e táticas do movimento dos direitos civis – e também sobre suas atividades sexuais. Hoover ficou furioso com as atividades privadas de King e, em certo ponto, de acordo com o livro de Weiner, enquanto discutia o assunto com um assistente, um injuriado Hoover despedaçou com um soco uma proteção de vidro que havia sobre sua mesa de escritório.
Pouco mais de um ano após a Marcha e depois de King ter recebido o Prêmio Nobel da Paz, Hoover disse a um grupo de repórteres que King era “o mais notório mentiroso do país”. Mas a guerra do FBI contra ele era mais suja do que xingamentos, Weiner escreve:
[William Sullivan] tinha um pacote de gravações em vídeo de sexo de Luther King, preparado pelos técnicos de laboratório do FBI e, junto com uma carta difamadora, enviou para a casa de King. Sua esposa abriu o pacote. “King, olhe para dentro do seu coração”, dizia a carta. O povo americano descobrirá logo quem você realmente é: “uma besta anormal e diabólica. Só existe uma saída para você. É melhor você toma-lá antes que sua imagem imunda, fraudulenta e anormal seja exposta à nação”.
O presidente [Lyndon Johnsson] sabia que Hoover havia gravado as atividades sexuais de King. Hoover estava usando essas informações como maneira de desgraçar King junto à Casa Branca, o Congresso e em sua própria casa.
Pior, o FBI estava encorajando King a cometer suicídio.
O diretor do FBI, J. Edgar Hoover, junto do presidente John F. Kennedy (esquerda) e seu irmão, o procurador geral Robert F. Kennedy (direita)
Foto: Daily Mail
Hoover continuou alimentando Johnson (que se tornou presidente após o assassinato de JFK em 1963) com informações, sugerindo que King era um fantoche comunista. Em 1967, quando o FBI montou uma operação para quebrar, desacreditar e neutralizar os chamados “grupos negros de ódio”, a agência focou na Conferência de Liderança Cristã no Sul, onde Hoover culpou King, publicamente, por incitar afro-americanos a causar tumultos. No ano seguinte, King foi assassinado por James Earl Ray, que subsequentemente escapou de uma caçada humana do FBI, sendo capturado, dois meses depois, pela Scotland Yard, na Inglaterra.
Enquanto a Marcha de Washington é ainda relembrada, cinco décadas depois, deve-se destacar que o sucesso de Luther King ocorreu em face de direta e ilimitável oposição de forças de dentro do governo dos EUA, acima de tudo, de Hoover, que não hesitou em abusar de seus poderes e usa-los de maneira sórdida e legalmente questionável para uma vingança contra Luther King.
Hoje, o quartel-general do FBI, no centro de Washington, é oficialmente chamado de Edifício J. Edgar Hoover, nomeado em homenagem ao paranoico chefe que caçou King e fez todo o possível para frustrar o movimento dos direitos civis. Em anos recentes, críticos propuseram apagar o nome de Hoover, mas o quartel-general ainda não foi “deshooverizado”. No final de 2012, foi reportado que os escritórios do FBI, que passou por reformas, podem ser demolidos para que um novo QG seja construído em outro lugar da cidade. Se assim o for, seria adequado que Hoover fosse levado junto com os escombros. Afinal de contas, há uma boa razão para que os norte-americanos hoje se lembrem – e celebrem  - as palavras e ações de King, enquanto a campanha suja e anti-americana contra King, permaneça nas sombras da História.

* Casa vira referência de bioconstrução

Você vai conhecer agora uma casa no município de Gravatal que ainda está em obras, mas que em breve será referência no que se chama de bioconstrução. A estrutura passa longe dos modelos convencionais. O projeto reúne conforto, qualidade de vida e, principalmente, respeito ao meio ambiente


* Só existe um aeroporto bom de verdade no Brasil

Pesquisa da Proteste dá o selo de "bom" apenas ao Aeroporto de Recife, que já tinha figurado na última semana como o melhor regional do país em pesquisa mundial.

Infraero
Aeroporto de Recife
Aeroporto de Recife: destaque entre os brasileiros ao disponibilizar lugares para sentar
São Paulo – Mais uma pesquisa global aponta, em números, o que os brasileiros já sabem muito bem na prática: os aeroportos brasileiros estão entre os piores do mundo quando o assunto é infraestrutura e eficiência de serviço.
Entre os 14 aeroportos brasileiros mais movimentados, que fizeram parte do levantamento realizado pela Proteste Associação de Consumidores, apenas o de Recife foi classificado como “bom”, de acordo com a avaliação dos próprios passageiros.
A pesquisa envolveu mais de 150 aeroportos de todo o mundo, sendo consideradas as respostas de 9 mil questionários enviados a pessoas de seis países: Brasil, Bélgica, Portugal, Espanha, França e Itália.
Entre os brasileiros, também foram avaliados os aeroportos de Porto Alegre, Natal, Viracopos, Florianópolis, Curitiba, Salvador, Congonhas, Galeão, Fortaleza, Confins, Santos Dumont, Guarulhos e Brasília.
Todos tiveram notas gerais consideradas medianas ou ruins.
Foram avaliados oito quesitos: acesso ao aeroporto via transporte coletivo, placas de orientação, as telas que exibem os voos, banheiros, lugares para sentar, segurança, tempo de espera até o embarque e o embarque propriamente dito.
Recife teve boas avaliações nos quesitos “lugares para sentar” e “telas de partida e chegada”. Recentemente, também foi considerado o sétimo melhor aeroporto da América Latina, segundo o World Airport Awards 2014, da Skytrax.
Considerando apenas os aeroportos regionais, foi o mais bem posicionado entre os brasileiros, além de liderar na qualidade dos funcionários.
Entretanto, não há tantas razões para comemorar. Na pesquisa da Proteste, o aeroporto foi considerado ruim e péssimo nos itens “acesso via transporte coletivo” e “segurança”, critérios de grande importância para quem vai viajar.
As nota final de Recife, 74, é também distante dos grandes aeroportos do mundo, como o de Changi, em Singapura, que venceu com 88 pontos.
O representante brasileiro com pior colocação foi o aeroporto de Brasília, conquistando a nada honrosa quarta pior posição mundial no ranking.
Confira na tabela a seguir as notas dos aeroportos brasileiros em alguns quesitos considerados no ranking global.
PosiçãoAeroportosTelas de voosBanheirosLugares para sentarAvaliação geral
Recife (PE)77686774
Porto Alegre (RS)77686069
Natal (RN)71645669
Viracopos (SP)71675969
Florianópolis (SC)75655368
Curitiba (PA)79675667
Salvador (BA)71675665
Congonhas (SP)68605063
Galeão (RJ)73625663
10ºFortaleza (CE)68634762
11ºConfins (MG)67625562
12ºSantos Dumont (RJ)74585262
13ºGuarulhos (SP)74615160
14ºBrasília (DF)70585360

* Nos últimos meses de mandato Eduardo Campos acelerou investimentos

Nos primeiro bimestre de 2014, época tradicionalmente marcada por um ritmo lento de investimentos, foram desembolsados R$ 479,6 milhões em obras e serviços


 / Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

Os dois primeiros meses de 2014, época tradicionalmente marcada por um ritmo lento de investimentos, foram turbinados e ostentaram a melhor performance em oito primeiros bimestres de gestão socialista. O período que antecedeu a escolha do secretário da Fazenda como pré-candidato registrou o desembolso de R$ 479,6 milhões em obras e serviços. Uma alta de 235% ante os R$ 143 milhões no mesmo período do ano passado.

Há um sinal amarelo, entretanto. Para atingir o volume de investimentos, o governo contou com R$ 80,3 milhões de recursos da União, por meio de convênios. O mais baixo volume de transferências para essa finalidade, nesse período, em toda a gestão Dilma Rousseff (PT).
Ainda assim, ano passado, recursos federais chegaram em volume 20,6% maior que 2012 para obras e serviços, garantindo quase 25% de todos aportes estaduais.

* Prefeito de Caruaru anunciou o novo local da Feira da Sulanca




Prefeitura apresenta detalhes sobre a nova Feira da Sulanca


.
.
Na tarde de quinta, 3, no auditório da Acic, o prefeito de Caruaru, José Queiroz, anunciou o novo local da Feira da Sulanca e assinou o decreto de desapropriação do terreno.
Zé Queiroz feira
Durante o evento, representantes das entidades envolvidas comemoraram a iniciativa, como é o caso de Pedro Moura, presidente da Associação dos Sulanqueiros, que ressaltou o progresso da cidade com o novo empreendimento. “A Feira da Sulanca precisa de uma estrutura moderna, que atraia mais compradores e aumente nossa economia. Caruaru entrará em uma nova fase de progresso”, comemorou.
De acordo com José Queiroz, a cidade precisa construir esta nova história: “Estamos escrevendo uma nova página na história de Caruaru, com mais empregos e oportunidades. Haveremos de construir aquilo que nós sonhamos. A força de servir a Caruaru nos faz cumprir o que prometemos: fazer a maior administração da das nossas vidas e o maior projeto de Caruaru”, pontuou.
O deputado Wolney Queiroz falou sobre a importância da nova fase que vive Caruaru: “Neste momento, a cidade está amadurecida para receber essa notícia, para receber esse projeto. É bom que as coisas começam como uma semente, como muda, depois vão crescendo até dar frutos. E hoje, eu acho que estamos começando a colher frutos do amadurecimento. A partir de hoje, as pessoas vão conhecer os detalhes dessa elaboração”, ressaltou.
Também estiveram presentes o vice-prefeito Jorge Gomes, a deputada estadual Laura Gomes, vereadores, secretários e representantes das entidades envolvidas, como sulanqueiros, CDL, Sindiloja e Acic.


Abaixo, seguem dados levantados pela pesquisa realizada na Feira da Sulanca.
Situação atual da Feira
§ Área Atual: 18 hectares
§ Início das atividades: 1983, na Rua 15 de Novembro. Em 1992, passou a se localizar no Parque 18 de Maio.
§ Consumidores – 32% vêm de 7 Estados do Nordeste: PB, CE, RN, MA, SE, PI, AL. 19.6% vêm da BA
Pesquisa
§ Realizada no primeiro semestre de 2013, através de questionários
§ 3.762 entrevistados
Perfil do Sulanqueiro
§ 47% dos sulanqueiros são de Caruaru
§ 33% negociam há mais de 10 anos na Feira
§ 72% são donos do ponto
§ Média de 1,92 bancas por empreendedor
§ 43% fabricam e comercializam a produção
§ 35% apenas comercializam
Produtos mais vendidos
§ 22,64% moda feminina
§ 14,4% moda íntima
§ 14,27% produtos da Feira do Paraguai
Características do terreno
§ Área: 60ha
§ Localização: próximo ao Hospital Mestre Vitalino e em frente ao Polo Comercial, na BR 104, do lado direito, sentido Toritama
§ Lado direito da rodovia – sentido Caruaru – Toritama

* Prédio com mil metros de altura

Além do topo do mundo

Parece que o homem está se preparando para ficar um pouco mais perto dos céus. Calma leitor, estamos falando da construção da Kingdom Tower, prédio que pretende se tornar o mais alto arranha-céu do mundo, com inacreditáveis mil metros de altura  isso mesmo, você não leu errado: um quilômetro inteiro para o alto!  
A construção será bancada pelo ouro negro do Oriente Médio: a Kingdom Tower será construída em Jeddah, na Arábia Saudita. A obra ambiciosa pretende superar de longe o maior arranha-céu existente hoje, o Burj Khalifa, que se localiza nos Emirados Árabes e tem 828 metros de altura.  
Nos últimos anos, o processo de construção do prédio tem despertado dúvidas e o começo das obras foi adiado algumas vezes. Com as obras de fundação já em andamento, no entanto, parece que agora a coisa vai  a data oficial do início da construção do arranha-céu está marcada para 27 de abril. O projeto irá custar mais de 1 bilhão de dólares e será realizado pelas companhias britânicas EC Harris e Mace. O prédio será o centro de uma nova área de Jeddah, a Kingdom City, cujo custo total será de mais de 20 bilhões.
Vale destacar que o projeto original era ainda mais ousado: pretendia atingir mais de 1,5 km mas a geologia da área arenosa impossibilitou a obra. Mesmo reduzido, o prédio ainda representa um enorme desafio de engenharia. 
Por exemplo, ninguém sabe ainda como será possível bombear concreto à altura necessária para sua construção (serão usados meio milhão de metros cúbicos de concreto e 80 mil toneladas de aço para erguer sua estrutura) ou como os elevadores do prédio funcionarão, já que os equipamentos atuais dificilmente conseguirão cobrir a distância necessária. Se tudo der certo, tais questões serão respondidas, na prática, em breve. 

* Nesta sexta serão inaugurados novos cinemas de alta tecnologia no Recife!

Sala IMAX no UCI Kinoplex do Shopping Recife tem a maior tela de Pernambuco
"Noé" será o primeiro filme em cartaz no espaço

Júlio Cavani - Diario de Pernambuco
Publicação: 03/04/2014 11:17 Atualização: 03/04/2014 16:25

Altura da tela é equivalente à de um edifício de quatro andares. Fotos: Jo Calazans/Esp.DP/DA Press
Altura da tela é equivalente à de um edifício de quatro andares. Fotos: Jo Calazans/Esp.DP/DA Press

Um filme é um filme, independentemente de onde for assistido, seja em uma antiga TV em preto e branco, em um tablet ou no cinema. Uma experiência cinematográfica coletiva, por outro lado, pode variar bastante sensorialmente de acordo com a tela de projeção e as caixas de som. Nesse sentido, tamanho é documento, como pode comprovar o público recifense a partir desta sexta com a abertura da sala IMAX no UCI Kinoplex do Shopping Recife. Também são inauguradas três salas “De Lux” (com cardápio e poltronas especiais). O investimento total foi de R$ 10 milhões.

Trata-se da maior tela de projeção disponível em Pernambuco (menos de meio metro de largura a mais do que a da sala XD do Cinemark do shopping RioMar). É praticamente o dobro em relação ao Cinema São Luiz. A altura é equivalente a um prédio de quatro andares. O som, controlado a laser, tem oito canais espalhados em 24 pistas e potência de 12 mil watts.


TAMANHOS DAS TELAS DE CINEMA DO RECIFE


A superfície da tela do novo IMAX é curva e os óculos 3D são mais largos. A sensação é impactante mesmo para quem senta nas poltronas das últimas fileiras, mais distantes das imagens projetadas. Há todo um jogo ótico-eletrônico que impede distorções visuais (exceto se o espectador inclinar a cabeça para os lados, pois é preciso estar com a linha de visão perpendicular ao eixo da sala).

Criado em 1968 no Canadá, o IMAX (sigla para Image Maximum) foi apresentado pela primeira vez em 1970, mas tem sido aperfeiçoado ao longo dos anos até hoje com as novas tecnologias tridimensionais. Os tamanhos variam de acordo com os espaços disponíveis. A tela do Recife tem o mínimo do padrão oficial da marca. A maior do Brasil, em São Paulo, tem 14 metros de altura.

A sala tem 438 poltronas (incluindo mais largas, para obesos). O preço dos ingressos varia entre R$ 12 (estudantes, em projeções 2D, de segunda a quarta) e R$ 36 (inteira, quinta a domingo e feriados, filmes 3D). Depois de NoéCapitão América 2 chega no formato. Sessões especiais de documentários também estão previstas (Nascar 3D pode ser o primeiro).

Clique aqui para ver os horários dos filmes em cartaz


Serviço:
Noé em IMAX 3D
Horário (a partir de sexta):

13h (dub), 15h50 (leg), 18h40 (dub), 21h30 (leg)
Preços do IMAX 3D (ingressos já à venda no site da UCI): Segunda a quarta - R$ 30 e R$ 15 (meia)
Quinta a domingo e feriados - R$ 36 e R$ 18 (meia)
Ticket Família (dois adultos e duas crianças) - R$ 81
Preços do “De Lux”: Varia entre R$ 17,50 e R$ 49 (de acordo com o horário, dia da semana e formato 2D ou 3D, com meia entrada)


* Quem decide quem é santo?

A canonização na Igreja Católica custa caro, envolve procedimentos complexos e tem até profissionais do ramo que preparam a ‘causa’ de candidatos

Quadro do artista Benedito Calixto retrata o jesuíta José de Anchieta, canonizado nesta quinta-feira, 3 (Divulgação/Museu de Anchieta)
A canonização de santos da Igreja Católica não acontece do dia pra noite, a não ser que você seja um ex-papa. Os procedimentos que levam à proclamação de um novo santo são caros e complexos. Quando, por exemplo, o candidato viveu muitos anos atrás, como no caso do jesuíta José de Anchieta, que atuou no Brasil no século 16 e foi canonizado nesta quinta-feira, 3, tornando-se o primeiro santo de 2014, não há nenhuma possibilidade de entrevistar pessoas que testemunharam a sua santidade, então muitos documentos precisam ser trocados entre sua terra natal e o Vaticano. Às vezes perícias médicas são necessárias para comprovar a veracidade de milagres. De acordo com a revista Economist, nos círculos católicos americanos, o custo de defender a causa de um possível santo gira em torno de US$ 250 mil, mas pode facilmente ir além.
Não foi a toa que, em janeiro de 2014, o cardeal Angelo Amato, atual prefeito da Congregação das Causas dos Santos, o departamento que avalia potenciais santos, anunciou a criação de uma “lista de preços de referência” para os diversos serviços envolvidos na preparação de uma canonização. Em particular, estipulou-se um preço-médio para os serviços de um “postulador”, um especialista treinado em direito canônico que prepara a biografia detalhada dos candidatos a santo. Alguns postuladores oferecem seus serviços de graça como parte de suas obrigações para com a ordem religiosa a que pertencem. Para outros, a preparação desses documentos é a maneira de ganhar a vida.
Cotas para santos pobres
Para mitigar o risco de favorecer somente os candidatos ricos, a Congregação das Causas dos Santos já exerce alguma discriminação positiva (na sua alocação de tempo) a favor das propostas de países menos abastados, além de receber doações voluntárias para financiar aplicações de santos pobres. Recentemente, porém, grande parte da energia e dos recursos da Congregação foi sugada com o processamento-relâmpago das canonizações dos dois últimos papas (João XXIII e João Paulo II ), que serão comemoradas em abril. Isso provavelmente agravou o atraso no processamento de outras aplicações e pode ter aberto o caminho para aumentos oportunistas de preços. Anchieta levou 400 anos para ser proclamado santo, não se sabe a que custo.
Protecionismo postulador
Pessoas familiarizadas com o Vaticano dizem que o mundo de postuladores profissionais é pequeno e introvertido, não muito diferente do círculo de canonistas que lidam com aplicações para a anulação de casamentos católicos, por exemplo. Como qualquer grupo em qualquer país que detém a chave de um procedimento legal elaborado, esses postuladores têm todo o interesse em manter as regras e a estrutura de preços por seus serviços o mais complexos e opacos possível. Estes advogados altamente especializados da Igreja, que são em sua maioria italianos, se sentem inseguros no momento por causa da “desitalianização” do Vaticano sob o papa argentino. Postuladores dificilmente fazem uma fortuna, o que provavelmente os torna ainda mais protetores de seu antiquado conjunto de habilidades.
De qualquer forma, a criação de uma lista de preços fixos para os serviços dos especialistas da canonização não é somente uma pérola lançada aos editores das manchetes dos tabloides: é também um pequeno passo no processo de frear os vastos e egoístas interesses burocráticos que cercam e oneram o Vaticano. Como o papa Francisco sabe bem, ele terá que fazer muito mais que isso.