quinta-feira, 25 de julho de 2013

* Os índios Guarani Kaiowá e outros povos indígenas pedem solidariedade ao Papa!

Aty Guasu, Marçal e o Papa

Inserido por: Administrador em 25/07/2013.
Fonte da notícia: Egon Heck / Cimi






“Santidade... Estão matando nosso povo. Fomos uma grande nação, hoje estamos jogados à beira das estradas, das cidades e da memória dessa região e pais. Mas não somente estamos vivos  e resistentes, como decididos a continuar lutando pelos nossos direitos, pelas nossas terras sagradas, que estão sendo destruídas e nossas águas e fontes envenenadas pelo que chamam de progresso, desenvolvimento. Nós queremos e exigimos muito pouco Santidade. Apenas queremos viver com dignidade e paz em cima de nossas terras e territórios. Muitos dos que nos combatem, negam nosso direito à terra e assassinam nossas lideranças, se dizem católicos, seguidores  vosso e do Deus da vida. Diga a eles e a todas as pessoas do mundo que o admiram e seguem que o nosso Deus, Nhanderu, é o mesmo Deus da paz, da verdade, da justiça e da vida”.

E o Papa, emocionado diante daquela esquálida e determinada criatura, externou o compromisso pelos direitos das nações indígenas no Brasil

Trinta anos se passaram, daquela noite quente em Manaus, quando João Paulo II teve um encontro com os povos indígenas.

Nesta manhã gelada, de geada em Dourados, bem próximo à casa em que Marçal viveu parte de sua vida, na aldeia Jaguapiru, centenas de lideranças Guarani-Kaiowá estão reunidas em mais uma grande assembleia. Como no início da década de 1980 as maiores violações de direitos e atrocidades contra os povos indígenas aconteciam na Amazônia, com a implantação dos grandes projetos, principalmente as grandes estradas da invasão dos territórios indígenas e extermínio de comunidades e povos, hoje um encontro do Papa Francisco com os povos indígenas certamente aconteceria ali onde os índios estão sofrendo as maiores violências, no Mato Grosso do Sul. Ali seria reverenciada a memória de Marçal, que foi assassinado em novembro de 1983, e os inúmeros mártires da luta pela terra e vida do povo Kaiowá Guarani, Terena e demais povos indígenas no Brasil.

Três jovens Guarani estarão próximos ao Papa numa celebração eucarística nesses dias. Quem sabe consigam fazer chegar o grito pela vida, terra e justiça, ao papa Francisco.

Enquanto isso

Aconteceu em Campo Grande mais uma reunião do grupo especial criado para encontrar solução para a gravíssima realidade das terras indígenas no Mato Grosso do Sul. Pouco, ou quase nada se avançou na perspectiva de um início de solução. Ao contrário, chegou a ser ventilada a insana proposta de se arrendar terra para os indígenas no Estado. Absurdo do absurdo. Seria a União arrendar terras que constitucionalmente são suas, por serem tradicionalmente indígenas, para assentá-los.

Na ogasu (casa de reza grande) Nhanderu Getulio coordenou o dia da voz, palavra e reza, dos Nhanderu e Nhandesi Kaiowá Guarani. Hoje a grande assembleia estará discutindo e definindo estratégias com relação à questão das terras.

“Mesmo matando nosso sonho, jamais desistiremos de lutar pela nossa terra” – Conselho da Aty Guasu.

* Terreno para receber o Papa é do sogro do Governador do Rio de Janeiro e em tudo, muita lama!


Lucia Sweet enviou via Facebook:
há 20 minutos via celular · 
  • Estou de queixo caído - bouche béé, como diriam os franceses. Vou dizer o que eu penso desse MAR DE LAMA. 
    O terreno alagado de 3 milhões de metros quadrados é do Jacob Barata. 
    Apesar da Aeronáutica ter oferecido o Campo dos Afonsos de graça, o prefeito não aceitou. Pagamos a terraplenagem do lugar que vai virar um condomínio de luxo - já tem projeto - sem falar nas 300 árvores centenárias que a prefeitura derrubou.
    Sinceramente, eu acho que rolou algum percentual do empreendimento por fora. 
    Eles só não contavam, quando fizeram essa barganha, que por causa dos 20 centavos do aumento das passagens -- responsabilidade dos prefeitos, assim como a polícia é comandada pelo governador --os empresários do setor de transportes urbanos ficariam na berlinda. 
    Depois das manifestações, cinzeiros atirados e tentativa de homicídio que ocorreram no Copacabana Palace, na festa de casamento da dona Baratinha, que tem dinheiro na caixinha, como canta a música, o nome do empresário ficou mais em evidência ainda. 
    Jacob Barata, de quem eu nunca tinha ouvido falar antes, ganhou notoriedade. Para haver corrompido é preciso do corruptor. 
    Suposições à parte, não são as palavras que contam, mas os atos. De concreto, o empreendimento, digo, o terreno - ganhou a terraplenagem e o desmatamento da Mata Atlântica: de graça. 
    Tudo pago com o meu, o seu, o nosso dinheiro. R$160 milhões. Sem falar no cocktail que o Sergio Cabral ofereceu no Palácio Guanabara para a claque que, numa revoada de jatinhos da FAB, foi aplaudir a Dilma e cumprimentar Papa. 
    Cocktail este que custou a módica quantia de R$1.700,00 por pessoa, segundo o Governador do Rio. 
    Uma farra. 
     o evento acaba de ser transferido para Copacabana, sem planejamento algum para isso e sem que fosse gasto nem um tostão - tudo improvisado no último instante. Mas pode ser que sejam todos inocentes.

* Sobre o milagre da multiplicação dos paralelepípedos!

Ontem eu encontrei um fiscal da prefeitura chamado Jonson (da limpeza urbana). Uma pessoa boa, atenciosa que me perguntou se tiraram o resto de material de construção da calçada da minha casa (foto ao lado). Material proveniente de quando taparam um buraco na rua. Eu disse que não tiraram. Prometeu resolver... 
Bom ter quem atenda bem e seja atencioso. E melhor ainda quando resolve esses problemas.
Ele é a pessoa com quem podemos resolver essas pendências dos entulhos de dejetos nas calçadas e ruas. 

Aproveitei para citar lixo de construção no outro lado da rua, defronte ao Centro Cultural do GRUCALP (Pontodecultura Grucalp) que obra vizinha depositou lá (essas construções e consertos de imóveis deveriam comunicar à Prefeitura quando colocam lixo da obra nas calçadas e vias de tráfego de veículos, pois vemos impedimentos diversos nas ruas da cidade por motivos desses incautos)... 
O ex Prefeito Luiz Portela de Carvalho mandava recolher qualquer material de construção que estivesse nas vias públicas. Dizia que se estivesse na via de tráfego seria lixo e pertenceria à Prefeitura. "Lugar de guardar material de construção é dentro da obra", assim afirmava o ex prefeito. Existia ordem na cidade, mesmo que algumas pessoas reclamassem quando a prefeitura recolhia materiais de construção.

O fiscal perguntou sobre a sujeira deixada na minha calçada porque eu reclamei na rede social, divulgando fotos. Ou ele viu a metralha na minha calçada, deu ordens para limpar e não houve cumprimento. Mas ontem pediu desculpas.

E o mais interessante foi a sobre de paralelepípedos. Incrivelmente, ao taparem o buraco da rua, sobraram paralelepípedos! Será que o buraco diminuiu ou os paralelepípedos incharam e não couberam mais no buraco onde estavam? Eis um caso a chamar o departamento de milagres da Igreja para analisar "o milagre da multiplicação dos paralelepípedos?
Há meses que o material está na minha calçada (até final da tarde do dia 25 de Julho de 2013 o entulho continua na minha calçada)...


Histórico do entulho:
Em fevereiro houve conserto de encanamento de um vizinho. O buraco ficou aberto durante 2 meses. Quando consertaram o buraco, por incrível que pareça sobraram paralelepípedos, os quais ficaram na minha calçada, junto com restos de barro, areia, brita e pedaços de asfalto!... Em Junho fizeram emendas no asfalto aqui na rua onde resido... E o material continuou na minha calçada...
Interessante que apareceu até mesmo fotógrafo para registrar a OPERAÇÃO TAPA BURACOS... Mas até agora não houve a OPERAÇÃO LIMPEZA... Estou aguardando...


Falta Educação Ambiental em Palmares! Sei como é difícil manter a limpeza urbana em comunidades indisciplinadas, mal educadas... Porém governo não deve reclamar da falta de educação do povo porque é dever dele educar. Para isso deve existir campanhas de educação ambiental.

Os habitantes da cidade devem ajudar.
Os cidadãos deveriam obedecer regras de limpeza urbana em prol da higiene e bom visual da nossa cidade:
- Observar o horário que o carro de coleta de lixo passa e somente alguns minutos antes colocar o lixo defronte à casa;
- Avisar a um fiscal de limpeza urbano sobre algum entulho que tirará de dentro de casa;
- Não reservar locais para entulhar lixo durante o dia. 

Foto do dia 25 de Julho de 2013, às 17h. 20min
(ocaminhão do lixo passa apos 18h.).
Há dias que o montante de lixo fica maior.
Por exemplo, na entrada da Rua do Jardim, os moradores fazem isso, tendo ao lado um lanchonete (foto ao lado). 
Onde está a vigilância sanitária? É caso para o serviço de vigilância sanitária agir. 
Deveria existir multas para quem joga lixo fora do horário de passagem do caminhão de coleta. 
A proprietária da lanchonete reclamou até no Programa Combate da Rádio Cultura dos Palmares sobre esse desrespeito dos vizinhos. E eu fico sem poder abrir a janela da minha biblioteca, também na esquina, por motivos da fedentina desse lixão na entrada da Rua do Jardim. 
É uma péssima imagem para quem passa.
Garanto que quem faz depósito de lixo na minha esquina, não gostaria disso na frente da sua própria casa. Imagina em dias de calor não poder abrir as janelas! E pior que tem uma lanchonete na outra esquina!
Moradores mal educados:
Monte de lixo da entrada da Rua do Jardim, amontoado
antes do horário do caminhão de coleta do lixo passar.
Deixo claro que na minha residência colocamos os sacos de lixo alguns minutos antes do caminhão de coleta passar. E selecionamos nosso lixo: colocamos em sacos separados o lixo orgânico e noutros sacos outros dejetos...
Nossa reportagem mostrará outros lugares onde fazem depósitos de lixo até pior que esse exemplo (um mau exemplo). Palmares está repleto de maus costumes!

Na minha familia sempre mantivemos tal RESPEITO. 

Olha as janelas da minha casa sem poder abri por motivos
da fedentina do lixo acumulado durante todo o dia!
Painho (www.tellesjunior.xpg.com.br) varria calçadas, mantinha a frente da nossa casa limpinha. De repente, funcionários da prefeitura deixou restos de material de construção em nossa calçada. E vizinhos escolheram a esquina da minha casa para depositar lixo! Revoltante! Esse lixo deixado várias horas alí, são espalhados pelos animais de rua e quando chove, os dejetos entopem esgotos...
Eu fico envergonhado residir numa rua com esse desrespeito!
E deveria existir multas para quem suja a rua como ocorre em cidades evoluídas. Quando viajei para a Europa, não vi sequer um papel de confeito na rua. Lá é crime sujar a rua, o cidadão é multado! E há cidades onde é crime cuspir no chão (em lugares onde o povo é educado nem precisa de Leis regulamentadores sobre isso). Mas não precisa ir longe. No Recife há multas para quem coloca o lixo na calçada fora do horário do caminhão de coleta.

Os Vereadores deveriam criam Leis regulamentadoras para disciplinar esse povo mal educado. Melhor forma de educar é com a Lei! Mas ao mesmo tempo, quem irá disciplinar os trabalhadores que fazem obras de manutenção das vias públicas?...


Jaorish Gomes Teles da Silva

* Morre Candeeiro, último membro do grupo de Lampião

SERTÃO // CANGAÇO

Publicado em 24.07.2013, às 12h26

6c0d1ad157cfe2ae8e71cb81979f87b9.jpg
Manoel Dantas, o Candeeiro, deixou esposa e seis filhos
Foto: especial As Marias/NE10

Do NE10Atualizado às 16h
Morreu, aos 97 anos, o último cangaceiro do grupo de Virgulino Ferreira, o Lampião. Pernambucano de Buíque, no Agreste do Estado, Manoel Dantas Loiola tinha o codinome de Candeeiro e estava internado há cerca de uma semana devido a um derrame cerebral no Hospital Memorial de Arcoverde, no Sertão, onde faleceu na madrugada desta quarta-feira (24).

O ex-cangaceiro, que atualmente era mais conhecido como Seu Né, conviveu diretamente com Maria Bonita, mulher de Lampião. Em entrevista ao NE10, no ano passado, disse lembrar de quando entrou para o bando de Lampião ainda adolescente e que o apelido de "Candeeiro" lhe foi dado pelo rei do cangaço devido à energia e disposição apresentados pelo jovem cangaceiro, no ano de 1937. "Ele esteve em Angicos (AL) e sobreviveu por um golpe do destino: na noite do ataque, Lampião o mandou pegar uma encomenda de armas e munições. Poucas horas depois, acontecia o cerco das volantes", narrou o texto.

Após ser velado em sua residência, na vila Guanumby, zona rural de Buíque, o corpo de Candeeiro foi sepultado na tarde desta quarta-feira, no cemitério da cidade. Candeeiro deixou esposa e seis filhos.

No Facebook, a sobrinha de "Tio Né", Mayanna Dantas, deixou o seguinte comentário: "Existem pessoas que nascem para fazer e ser história. Pessoas que nascem para virar lenda, lenda essa que merece ser seguida, merece ser ouvida e sem dúvida alguma lembrada, seja por histórias, que os outros contem sobre ela, ou ainda melhor, que ela mesma conte sobre marcos de sua vida.
Lembrada, por aquelas gargalhadas marcantes que dava no decorrer das suas conversas, suas danças que demonstravam o quão alegre era sua vida. Sem dúvida alguma são momentos que irão ficar na memória de centenas de pessoas que tiveram a honra de conviver com essa lenda, pessoa que cativava pelo simples sorriso de uma chegada, pelo brilho no olhar de uma pessoa que tinha vivido na juventude histórias que seriam lembradas por todo um País, e porque não?, pelo mundo".

* Noiva de apenas 11 anos em fuga.

Noiva de apenas 11 anos em fuga. Prefere morrer a casar – vídeo


Nada al-Ahdal fugiu com ajuda do tio e protagonizou vídeo em que denuncia os casamentos arranjados das crianças no Iémen
Nada al-Ahdal tinha apenas 10 anos quando um iemenita expatriado na Arábia Saudita a pediu em casamento. O pagamento da quantia foi aceite pelos pais da criança e o matrimónio foi marcado.
“Vão em frente, casem-me. Eu mato-me”, ameaçou Nada, num vídeo gravado ainda este mês e colocado no Youtube. A rapariga conseguiu salvar-se, auxiliada pelo tio. Apresentou também queixa à polícia contra a sua mãe.
Nada revela que fugiu porque sabia que não iria “ter uma vida, uma educação”. “Será que eles não têm compaixão?”, interpelou a menina.
Nada al-Ahdal denunciou igualmente os casamentos arranjados das crianças no Iémen. “Algumas crianças decidiram lançar-se ao mar, e agora estão mortas. Eles (os pais) mataram os nossos sonhos, mataram tudo dentro de nós. Não há mais nada. Não há nenhuma formação. Isto é criminoso, isto é simplesmente criminoso”.
Veja aqui o vídeo.

* Resumos e capas dos jornais do dia 25 de Julho de 2013

 RESUMO DOS JORNAIS




25 de julho de 2013

------------------------------------------------------------------------------------
Diário de Pernambuco
Jornal do Senado
Leia em PDF a edição do Jornal do Senado desta quinta-feira:
http://ow.ly/n59kd

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Banho de mar segue livre
Comitê descartou interdição de trechos do litoral por causa dos tubarões. Jovem que morreu em Boa Viagem foi sepultada ontem. Sobreviventes de ataques revelam que sabiam dos riscos. Afogamentos são bem mais letais que tubarões. (Págs. 1 e cidades 1 a 5)
Papa ataca "mercadores da morte”
Ao inaugurar ala de hospital para dependentes, no Rio, ontem à noite, pontífice condenou a liberação das drogas e criticou diretamente traficantes. Dia começou com mensagens de fé em Aparecida-SP. (Págs. 1 e 13 a 16)
Combustível para Suape está reduzido
Apesar de não configurar risco de desabastecimento, direção do porto confirma queixa de donos de postos. (Págs. 1 e economia 1)
Últimas despedidas para Dominguinhos
Corpo do artista foi velado ontem em São Paulo e hoje ficará na Assembleia Legislativa, no Recife. Enterro não está definido (Págs. 1, 4 e 5)

Acidente de trem mata 60 na Espanha
Descarrilamento numa área próxima de Santiago de Caompostela deixou ainda dezenas de feridos (Págs. 1 e 10).

PERNAMBUCO

Afogamento mata mais que ataque de tubarão

Levantamento feito pela Secretaria de Defesa Social (SDS) revela que, apesar do risco, os animais não são os maiores vilões das praias do Estado

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Este ano, 110 pessoas morreram afogadas, enquanto duas foram vítimas de acidentes com animais


BSERVATÓRIO

Itacuruba entra na rota
da astronomia mundial

Em funcionamento há 3 anos, o espaço recebeu
certificação internacional por estudos avançados

COMBUSTÍVEL

Porto de Suape recebe menos gasolina

Redução prejudica faturamento dos empresários, mas não configura risco de desabastecimento


SÃO FRANCISCO

Transposição recebeu só
4% do orçamento de 2013

Em quase sete meses, governo federal pagou R$ 51,6 milhões do previsto para o ano, R$ 1,246 bilhão


MOBILIZAÇÃO

OAB lança campanha por eleições limpas



------------------------------------------------------------------------
Folha de São Paulo


Francisco expõe rigor ao falar de drogas e consumo
topo 


------------------------------------------------------------------------------------
O Globo


Manchete: Jornada mundial da juventude: Papa critica liberalização das drogas no continente
E diz que retornará ao Brasil em 2017 para comemoração em Aparecida.

Em discurso durante a inauguração de uma ala para o tratamento de dependentes químicos no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, o Pontífice chamou os traficantes de 'mercadores da morte'.

O Papa Francisco fez ontem um duro discurso contra a liberalização das drogas na América Latina, um debate que ganha cada vez mais espaço no continente diante do fracasso das políticas de repressão. "Não é deixando livre o uso das drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química" disse o Papa, que chamou os traficantes de "mercadores da morte". O discurso foi feito na inauguração de uma ala para dependentes no Hospital São Francisco de Assis. Mais cedo, em visita à cidade de Aparecida, o Papa pediu esperança e alegria aos jovens e anunciou o retorno ao país em 2017, quando serão comemorados os 300 anos de descoberta da imagem de Nossa Senhora da Aparecida.

Via Sacra terá esquema especial.

Para organizar a Via Sacra prevista para hoje em Copacabana e evitar o caos que tomou conta do bairro na missa de anteontem, a prefeitura adotou esquema especial como no réveillon: ruas serão fechadas e o metrô funcionará 24 horas. (Págs. 1 e 5)

Editorial: Ainda aquém do necessário
Erros com Papa, após Copa das Confederações, já justificam as dúvidas sobre nossa capacidade de recepcionar grandes eventos. (Págs. 1 e 16)
Guaratiba à espera da missa
Castigado pela chuva desde segunda-feira, o Campus Fidei, em Guaratiba, onde acontecerá a grande missa rezada pelo Papa Francisco, está encharcado e com muita lama. (Págs. 1 e 8)
Vândalo chapa-branca: Agente da Abin foi preso em protesto
Preso pela PM sem documentos na madrugada do quebra-quebra nas ruas de Ipanema e Leblon, o geógrafo Igor Pouchain Matela foi levado à 14ª DP (Leblon), junto com a mulher, Carla Hirt. Ele foi acusado de desacato às autoridades e ela, de depredação. Na delegacia, ele se apresentou como infiltrado da Agência Brasileira de Inteligência, mas só foi liberado após fiança. Oficialmente, a Abin diz desconhecer a ação de agentes em protestos. (Págs. 1 e 8)
Perito não acha prova de que PM jogou molotov (Págs. 1 e 8)


Peregrinação na Espanha: Tragédia em Santiago de Compostela
No maior acidente ferroviário na Espanha nos últimos 40 anos, pelo menos 60 pessoas morreram quando um trem que ia de Madri a Ferrol descarrilou numa curva ao se aproximar de Santiago de Compostela. A cidade, famoso centro de peregrinação, suspendeu as celebrações do Dia da Galícia. (Págs. 1 e 26)
Retratos do Brasil: Sobe desemprego entre os jovens
Enquanto a desocupação ficou em 6% no país, segundo o IBGE, a taxa de desemprego entre jovens de 16 a 24 anos subiu de 14,6% para 15,3% em junho. O índice é ainda maior nas regiões metropolitanas de Salvador e Recife. (Págs. 1 e 19)
Poço sem fundo: Maracanã encarece mais R$ 60 milhões
O custo da reconstrução do Maracanã não parou de subir nem depois da inauguração do estádio. Novos números publicados pelo Diário Oficial do Estado mostram que o preço final aumentou R$ 60 milhões e está em R$ 1,248 bi.


Livres por US$ 50 mil

Corinthians pagará US$ 50 mil à família de menino morto por sinalizador em troca da soltura de 5 torcedores. (Págs. 1 e Caderno esportes)

Eleição antecipada: Aécio e Campos costuram aliança
Pré-candidatos à Presidência, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) costuram estratégia para isolar Dilma em Minas, São Paulo e Pernambuco. (Págs. 1 e 3)
Bebê real tem nome
Príncipe George Alexander Louis

O filho de William e Kate será chamado de píncipe George de Cambridge. A escolha do nome enxuto carregaa simbolismo e sinaliza aproximação com os súditos (Págs. 1 e 27)

Amigos lembram Dominguinhos
Moraes Moreira e Chico César louvam o sanfoneiro, morto anteontem. (Págs. 1 e Segundo Caderno)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Papa ataca projetos que liberam uso de drogas na América Latina
Pontífice diz que traficantes são ‘mercadores da morte’ • Em Aparecida, ele criticou a idolatria de ‘poder, dinheiro, sucesso e prazer’

Em visita ao Hospital São Francisco, no Rio, o papa atacou os projetos de liberação das drogas na América Latina e definiu os traficantes como “mercadores da morte”. “Não é deixando livre o uso de drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química”, declarou. Países como o Uruguai já descriminalizaram o consumo de maconha. Outros avaliam propostas similares. Para Francisco, a solução não vem de liberar o uso, mas de estratégia para “enfrentar os problemas que estão na raiz do uso das drogas, promovendo uma maior justiça, educando os jovens para os valores que constroem a vida comum, acompanhando quem está em dificuldade e dando esperança ao futuro”. Apesar dos gestos novos, Francisco deu indicações de que não está disposto a mudar posições tradicionais da Igreja. Em Aparecida, onde celebrou missa, ele criticou a idolatria de “poder, dinheiro, sucesso e o prazer”, recomendando aos fiéis “conservar a esperança, deixar-se surpreender por Deus e viver na alegria”. (Págs. 1 e Metrópole A13 a A22)

De novo, nos braços do povo

Apesar dos apelos da segurança, o pontífice mandou o motorista parar o papamóvel, em Aparecida, e desceu. Sob chuva, ele saudou fiéis e abençoou um adolescente cadeirante. (Págs. 1 e A16)

Análises

Humberto Dantas: Vozes das ruas

A Jornada serve para o papa demonstrar sua capacidade de diálogo conosco e coerência. (Págs. 1 e A10)

Valeriano dos Santos Costa: Viver na alegria

Seu jeito humilde e despojado de um homem de Deus é que deixou a grande mensagem. (Págs. 1 e A18)

Cabral recua do decreto de sigilo
O governador do Rio, Sérgio Cabral, recuou e alterou o decreto que cria a comissão para investigar os protestos. Novo texto especifica a necessidade de autorização judicial para que operadoras de telefonia e internet quebrem sigilo. A OAB manteve as críticas. (Págs. 1 e A21)
São Paulo inicia processo de concessão de 11 aeroportos
O governo de São Paulo iniciará um processo de concessão de 11 aeroportos. Os cinco primeiros serão os de Campinas (Amarais), Jundiaí, Bragança Paulista, Itanhaém e Ubatuba, administrados pela Daesp. Também estão em estudo processos da Parceria Pública Privada (PPP) para os aeroportos de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru/Arealva, Marília, Araçatuba e Presidente Prudente. (Págs. 1 e Economia B1 e B3)
Partidários de Marina vetam empreiteiras
Militantes que apoiam a criação do novo partido de Marina Silva, a Rede Sustentabilidade, querem que sejam vetadas doações de bancos e empreiteiras numa eventual campanha dela à Presidência. O partido já proíbe, em seu estatuto preliminar, dinheiro de fabricantes de bebidas alcoólicas, cigarros, armas e agrotóxicos. (Págs. 1 e Política A4)
Procuradoria investiga ministro 
A Procuradoria abriu investigação sobre a mudança de idade do ministro do TCU Raimundo Carreiro, revelada pelo ‘Estado’. (Págs. 1 e Política A8)
Corintianos podem ser liberados hoje
Os cinco corintianos acusados de envolvimento na morte do torcedor Kevin Espada dependem de detalhes burocráticos para serem liberados hoje na Bolívia. (Págs. 1 e Esportes A28)
José Serra 
Fuga para adiante

Mesmo após três mandatos, o PT demanda o poder absoluto para fazer o que não conseguiu realizar em mais de uma década de hegemonia. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Notas & Informações
A medida do desgaste

De caso pensado, Lula se incumbiu de deixar escancarada a medida do desgaste de sua protegida. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Grupo se declara dono de área em que estão 54 condomínios no DF
Empresa vence briga judicial de décadas e consegue em cartório o registro de 1,6 mil hectares em Sobradinho. Trinta mil moradores da região do Grande Colorado, Boa Vista e Contagem poderão ter de negociar a regularização de lotes comprados a grileiros. (Págs. 1 e 19)
A fé contra o flagelo humano
Depois de emocionar milhares de católicos na missa em Aparecida, louvando Nossa Senhora, Francisco viu de perto um drama brasileiro num centro de tratamento de viciados em drogas, no Rio. Ele chamou os traficantes de “mercadores da morte” e criticou defensores da liberalização de entorpecentes. Hoje, o papa visita uma favela na capital fluminense. (Págs. 1 e 2 a 5)
Acidente com trem mata 60 na Espanha
O veículo de alta velocidade descarrilou em Santiago de Compostela, cidade que atrai peregrinos de todo o mundo. O número de vítimas pode aumentar, pois havia mais de 20 feridos em estado grave. (Págs. 1 e 14)
Saúde: Governo já admite fazer mudança no Mais Médicos
Uma opção em estudo é contar os dois anos em que o estudante de medicina terá de trabalhar obrigatoriamente para o SUS como período de residência médica, e não parte da graduação. Outra proposta consiste em ampliar de dois para três anos o internato na rede pública. (Págs. 1 e 7)
Bebê real tem nome: George Alexander Louis (Págs. 1 e 15)


------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Multinacionais elevam captação via empréstimo
Embora se mantenha estável e em nível historicamente alto, o investimento estrangeiro direto (IED) no país tem um novo perfil, modelado em função da crise global. O nível elevado é garantido pela expansão dos empréstimos intercompanhias, transferências feitas pelas multinacionais para o caixa das filiais no Brasil, que dobraram de tamanho no primeiro semestre: de US$ 5,3 bilhões em 2012 para US$ 10,9 bilhões em 2013.

O empréstimo intercompanhias é uma forma de aumentar a liquidez da empresa local, mas sem garantias de que o recurso vá ser efetivamente usado para investimento produtivo. O valor poderá ser aplicado no mercado financeiro ou simplesmente remetido de volta caso a economia brasileira não vá bem. (Págs. 1 e A4)

Mudança radical
A DuPont mudou o foco dos negócios para a indústria de alimentos e biocombustíveis. "Éramos uma empresa química e hoje somos uma empresa de ciências da vida", diz Fanandakis. (Págs. 1 e B8)
Carlyle vai reestruturar a Scopel
Um fundo do Carlyle é, desde maio, o único dono da Scopel Desenvolvimento Urbano, que chegou a ser a segunda maior empresa de loteamento do país. Há seis anos, o controle já era do fundo, que assumiu integralmente a empresa depois de um período de desgaste com a família Scopel. O desafio do Carlyle será agora reestruturar a companhia, retomar lançamentos e obras, entregar projetos atrasados e equacionar sua situação financeira. O passivo da Scopel é calculado em R$ 1,3 bilhão - resultante de dívidas de R$ 500 milhões e R$ 800 milhões em obras já comprometidas, apurou o Valor. Com a cisão, Leonardo Paranaguá, que era um dos diretores da empresa, assumiu a presidência no lugar de Ciro Scopel. (Págs. 1 e B5)
Analistas temem políticas populistas
Ainda faltam mais de 14 meses, mas as eleições presidenciais passaram a ser um ingrediente importante nas avaliações do mercado financeiro por causa da queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff, até recentemente considerada candidata praticamente imbatível à reeleição, e dos possíveis efeitos das manifestações populares sobre o governo. Teme-se que Brasília adote medidas populistas para atender à pressão das ruas.

A equipe de análise do HSBC revisou nesta semana o cenário para o Brasil, tendo como ponto central as mudanças no câmbio, e indicou em seu relatório: "Considerando que a percepção de piora para o real decorre principalmente do mix incerto de políticas do governo, os riscos políticos não devem ser subestimados". (Págs. 1 e D1)

Montadoras disputam o papa na batalha dos carros médios
Nos círculos do Vaticano, a expressão "efeito Francisco" se refere à forma como o papa está reduzindo a pompa da Santa Sé, dispensando carros de luxo e outras mordomias. Um grupo está se beneficiando desse regime: os fabricantes de carros mais acessíveis. Na ilha de Lampedusa, o papa usou um Ford Focus. Esse golpe publicitário para a Ford já foi superado pela Fiat. No Rio, ele usou um Fiat Idea, no qual ficou preso em um congestionamento. Imagens do Fiat papal cercado pela multidão foram transmitidas para o mundo todo. A escolha do carro não foi casual.

Há anos as montadoras lutam para conseguir que o papa entre em seus veículos. Quando a viagem ao Brasil estava sendo planejada, diretores da Fiat no Brasil entraram em contato com a Santa Sé. O Vaticano considerou que o carro se encaixa na imagem do papa como homem do povo. O Idea foi um dos quatro automóveis que a montadora emprestou para a viagem. (Págs. 1 e A8)

Aeroporto quase pronto, falta a rodovia de acesso
O primeiro aeroporto concedido à iniciativa privada no governo Dilma, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, deve estar concluído em abril de 2014. A concessionária Inframérica promete entregar tudo e iniciar as operações sete meses antes do prazo fixado no contrato, com o objetivo de aproveitar a demanda da Copa, mas existe um grande problema: a nova rodovia de acesso ao aeroporto está atrasada e sequer começou a ser construída. O acesso atual é um caminho de terra.

"A situação é surreal", diz o presidente do conselho de administração da Inframérica, José Antunes Sobrinho. "Fizemos um esforço hercúleo para antecipar as obras. Se os prazos do acesso viário não forem cumpridos, será uma das maiores irresponsabilidades que eu já vi em toda a minha vida". (Págs. 1 e A2)

IPT reforça parceria com empresas
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ligado ao governo paulista, assina hoje dez contratos de prestação de serviços a empresas privadas. Esses acordos já representam 60% do orçamento total da instituição, que deve somar R$ 150 milhões neste ano. (Págs. 1 e B3)
Duelo de petroleiras na Argentina
A Repsol criticou ontem sua concorrente Chevron por investir em ativos que lhe pertenciam e foram expropriados na Argentina, em uma atuação classificada como “escandalosa” e violação aos “princípios éticos mais elementares”. (Págs. 1 e B8)
Acordo na soja transgênica
A Monsanto fechou com produtores e vai conceder desconto na compra da soja Intacta RR2. Em troca, os plantadores se comprometem a encerrar as ações na Justiça em que pedem a devolução de royalties supostamente indevidos. (Págs. 1 e B11)
Concorrência no resseguro
A competição acirrada começa a afetar o resultado das resseguradoras. As companhias locais, que detêm 70% do mercado, tiveram no primeiro trimestre o primeiro prejuízo desde a abertura do mercado, em 2008. (Págs. 1 e C12)
TJ-SP barra guerra fiscal
Em ações movidas pelo município de São Paulo, o Tribunal de Justiça do Estado considerou inconstitucionais duas leis que reduziam a cobrança de ISS editadas pelas prefeituras de Santana do Parnaíba e Poá. (Págs. 1 e El)
Especial: Negócios do esporte
Responsável por aproximadamente 2% do Produto Interno Bruto (PIB) e movimento de RS 80 bilhões — só as principais divisões do futebol giram R$ 3,5 bilhões —, o setor adota novos modelos de gestão e se prepara para dobrar de tamanho, impulsionado pela realização da Copa do Mundo e da Olimpíada no país. (Pág. 1 e Negócios do Esporte/Caderno especial)
Ideias
Antonio Dias Leite

Em meio à crise política no Paraguai, relatório externo sobre Itaipu é um episódio negativo que é melhor esquecer. (Págs. 1 e A12)

Peter McDonough

A autoridade papal está assentada em terreno instável e é difícil influenciar os pontos de vista dos próprios católicos. (Págs. 1 e A13)

'Maria de Lula' critica o governo e quer a volta do irmão (Págs. 1 e A7)


Modelo econômico chinês mostra graves rachaduras (Págs. 1 e B9 e A14)


Turismo compartilhado ganha força
Companhias que atuam no segmento de férias e propriedades compartilhadas, produto turístico que mais cresce no Brasil, estimam que o faturamento deve chegar a R$ 1 bilhão neste ano e se aproximar do México, líder do modelo na América Latina. (Págs. 1 e B3)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Libertados
Depois de décadas de espera atleticanos vivem o dia mais feliz da história do clube. (Págs. 1 e superesportes especial)
------------------------------------------------------------------------------------



Zero Hora

Manchete: Papa condena debate para liberar drogas
Em sua fala mais forte, Francisco chamou traficantes de “mercadores da morte”, durante inauguração de ala para dependentes químicos. ]

"Não é deixando livre o uso de drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química." (Págs. 1 e 4 a 14)

Trabalho: Por que a taxa de desemprego se estabilizou
Grande Porto Alegre tem menor índice entre seis regiões metropolitanas no país. (Págs. 1 e 27)
Martírio: À espera de exame no SUS há um ano
Pacientes de Alvorada como Renata Garcia têm de aguardar por prazos intermináveis. (Págs. 1 e 36 e 37)
------------------------------------------------------------------------------------
Brasil Econômico

Manchete: AGU vai decidir impasse entre ANP e Petrobras
A Advocacia-Geral da União emite, nos próximos dias, um parecer sobre a disputa entre a estatal e órgão regulador a respeito do transporte de gás natural para fábrica de fertilizante em Minas. A decisão pode servir de base para eventuais futuros conflitos, devido a uma lacuna na Lei do Gás no que diz respeito a conexões entre distribuidoras. Na questão atual, a Agência alega que o gasoduto proposto pelas empresas só poderia ser construído após licitação. (Págs. 1 e 3)
Seca fechou 65 mil postos de trabalho no Nordeste
O setor sucroalcooleiro de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, que sofreu com a quebra de safra este ano, é o responsável pelo alto número de demissões no semestre. Já no Centro-Oeste, a supersafra garantiu aumento de emprego. (Págs. 1, 4 e 5)
Dívidas das empresas chegam a 42% do PIB
Juros em queda, liquidez e incentivo ao crédito permitiram que as empresas elevassem o endividamento com recursos de terceiros nos últimos cinco anos. (Págs. 1, 20 e 21)
Crise de petroleiras afeta ações do setor
Expectativas frustradas pelos anúncios de poços secos feitos recentemente pela OGX e HRT contaminaram os papéis das demais empresas. (Págs. 1 e 22)
Marcas: Patrocínio faz equipes de esportes olímpicos mudar de nome de um ano para outro (Págs. 1 e 18)


------------------------------------------------------------------------------------