terça-feira, 13 de janeiro de 2009

* Procurador - Geral da Justiça (MPPE) pede que os palanques sejam desmontados após eleições!


O procurador-geral de Justiça, Paulo Varejão, foi reconduzido ao cargo no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para o biênio 2009/ 2010 no início da noite de ontem. O discurso de oito páginas teve o tom de desabafo, afirmando que durante a campanha ele foi vítima de “calúnia, injúria e difamação plantadas através de notas apócrifas na imprensa”. Varejão, inclusive, afirmou que sofreu “ingerência externa de pessoas que não têm nenhuma ligação com a instituição”.
“Passamos por um momento delicado em que grupos minoritários, que servem às elites, tentam calar o Ministério Público, restringir o seu poder de investigação, visando cassar os meios necessários ao exercício das nossas funções. Que esses grupos, que estão na contramão da história, saibam que estamos atentos e lutaremos para não permitir que conquistas de toda a sociedade sejam solapadas”, discursou o procurador-geral.
Varejão afirmou que espera que “os palanques sejam desmontados”. “Oposição é um fato normal na democracia. Agora entendo que democracia exige respeito de conduta. Não se pode utilizar um instrumento tão poderoso como a Imprensa para atacar apocrifamente as pessoas” reforçou. Os adversários do procurador-geral, durante a campanha da instituição para a lista tríplice, foram a promotora Lais Teixeira e o procurador Itabira de Brito.
O discurso do procurador-geral também teve citações de Maquiavel, Aristóteles e Nietzsche, entre outros, além de um agradecimento ao governador Eduardo Campos. Paulo Varejão adiantou que, nesta nova gestão, pretende acelerar o processo de combate a sonegação e ampliar a participação do MPPE no Pacto pela Vida, com as centrais de inquéritos no interior do Estado.
O ex-ministro Armando Monteiro Filho marcou presença e destacou a importância da recondução de Paulo Varejão ao cargo. “Ele deu uma prova de que saiu muito bem no primeiro mandato. É uma figura respeitável com todo mundo, homem muito competente. Nós todos estamos de parabéns”, ressaltou.

* TRE: PALMARES CONTINUA NA LISTA DOS PREFEITOS QUE PODEM PERDER MANDATO!

Na primeira sessão de 2009, realizada ontem, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) referendou as três resoluções, 115, 116 e 117, que instruem novas eleições nos municípios de Pombos (Mata Sul), Lagoa Grande e Caetés (Agreste), respectivamente. O calendário eleitoral que regerá os três pleitos foi aprovado pelo presidente do TRE, Jovaldo Nunes, na semana passada, e estava dependendo apenas da decisão colegiada para ser disciplinado. “Para evitar a convocação de sessão extraordinária, eu baixei as resoluções no período de recesso e trouxe para referendar no pleno hoje”, afirmou Jovaldo Nunes, obtendo como resposta positiva, ao ato.
Além de anunciar a aprovação das resoluções, Jovaldo Nunes fez apenas alguns registros das deliberações realizadas durante o recesso - de 20 de dezembro a 5 de janeiro. Ele citou uma visita do ex-prefeito João Paulo (PT), “que deu testemunho sobre o bom comportamento da Justiça Eleitoral, durante a campanhal” e lembrou que o governador Eduardo Campos (PSB) também “demonstrou satisfação em relação à forma como a Justiça se portou no período eleitoral”.
O presidente voltou a confirmar ainda a situação indefinida dos prefeitos eleitos de 11 municípios pernambucanos, que ainda podem perder o mandato caso o TRE ou o TSE mantenham o impedimento atribuído a eles pela primeira instância. Nesse “grupo de risco” estão os gestores de Goiana (Mata Norte), Palmares (Mata Sul), Pesqueira (Sertão), Ipojuca (RMR), Tracunhaém (Mata Norte), Bodocó (Sertão), Calumbi (Sertão), Exu (Sertão), Itacuruba (Sertão), Lajedo e Quipapá (Mata Sul).


FONTE: Folha de Pernambuco (http://www.folhape.com.br/folhape/materia.asp?data_edicao=13/01/2009&edt=2&mat=128222)

Veja mais:

* DESEMBARGADORES DO TRE DECIDEM SE HAVERÁ OUTRA ELEIÇÃO EM PALMARES E EM OUTROS MAIS DE 11 MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS, CUJOS PREFEITOS FORAM EMPOSSADOS SUB JUDICE

* - Prefeito dos Palmares (PE) e seus assessores.

* - Em Palmares (PE), efeitos colaterais de uma eleição...