quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

* Os muros de Tróia não são intransponíveis!




Percalços da imprensa imparcial: Se elogiar, o elogiado gosta e o inimigo do elogiado critica e nos chama de bajuladores; se criticar, o criticado se abusa nos acusando de opositor e o inimigo do criticado aplaude! Se equilibrar elogiando o que tem que ser elogiado e criticando o que tem que ser criticado acusam de estarmos em cima do muro! Não se agradam a gregos e a troianos. Mas os muros de Tróia não são intransponíveis!


* Palmares no cronograma do audiovisual pernambucano!

Sábado, dia 19 de Janeiro de 2013 houve uma oficina de capacitação para elaboração de projetos para o Edital do Audiovisual - FUNCULTURA do Estado de Pernambuco, no Theatro Apolo de Palmares - PE, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado.
Ministraram a oficina: Carla Francine (Coordenadora de cinema e vídeo da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco) e Shirley Hunther (da direção executiva da Federação Pernambucana de Cineclubes - FEPEC).
Eis algumas fotos do evento:















Veja no video abaixo entrevista com Carla Francine falando sobre o evento:


o

Cenas da Oficina:



Depoimentos de alguns participantes:









* O círculo vicioso dos boatos de início de governo




Boataria grande e muitas pessoas usadas! Esse o quadro que vemos no início de muitos governos. Pessoas usadas desde a campanha eleitoral pela "central de boatos"... E tudo continua quando vencem campanha... Muitas estórias contadas sem provas ou fundamentos legais! Só boataria! O povo precisa começar a acreditar no que é divulgado oficialmente e ficar de OLHO ABERTO nos sites do Sistema Judiciário, principalmente do Tribunal de Contas do Estado e da União! E todos os cidadãos têm direitos de acessos às contas bancárias das Prefeituras, dos Estados e da Governo Federal! E saber os gastos. Transparência é dever dos governantes! Está na Constituição Federal! Seria um grande salto de desenvolvimento os governantes manter pelo menos semestralmente divulgações das prestações de contas para o povo! Com a globalização, as notícias em tempo real, não é mais época de manter segredos do que gerenciam dos cofres públicos (mal costume dos governos truculentos e traidores do povo). Porém ainda existem candidatos que usam a mesquinhez da calúnia e difamação durante a campanha. E continuam assim durante o Governo. O importante é falar muito dos antecessores, no intuito de ocupar a mente de um povo sem educação política e frágil por falta de incentivos culturais, e assim não há espaços para esse povo ver os erros de quem galgou ao poder! Sim! Há governos que no início fala muito do anterior para encobrir os erros que já iniciam comentendo! Existe o uso da falta de informação do povo. Ou preguiça de muita gente de procurar as fontes de informações confiáveis (a Imprensa ainda tem muitas matérias pagas e controles econômicos dos interesses politiqueiros que manipulam muitos órgãos de informação), então a internet oferece um leque abrangente, como por exemplo, o Sistema Judiciário divulga toda resolução dos Processos nos sites dele (onde é fácil encontrar na busca por nomes). Mesmo assim há quem vá na onde das informações dos marketings tendenciosos partidários e de agregados órgãos de imprensa não imparciais! Povo usado e manipulado pelos usurpadores do poder através das diversas artemanhas mesquinhas golpistas! Sabemos que existem muitas pessoas sem dignidade mesmo, vivendo de bajulações. E como verdadeiros papagaios, se mantém com migalhas, em troca de serem repetidores de palavras vazias de bases legais! Há governos que o palanque continua durante os 4 anos de gestão. Vimos isso ocorrer em épocas passadas no Município dos Palmares - PE. Ainda bem que o atual Prefeito dos Palmares, João Bezerra Cavalcanti Filho, disse que desmanchou o palanque após eleito. E não irá ser governante para apenas os 13 mil votos que recebeu, mas governará para os 60 mil palmarenses! Grande discurso. Esperamos que os assessores dele sigam essa linha de ação!
  Se nosso Município tiver gente no poder agindo assim, com certeza a mudança tão prometida em palanque ocorrerá. 

Vamos aguardar as ações e reações! Há muitas expectativas sobre quem muito prometeu e tem grande responsabilidade de não decepcionar!

* Palmares terá Carnaval dos Babados?



Sábado, dia 19 de Janeiro de 2013 apareceu no Facebook notícia de que Palmares não terá mais Carnaval porque o Prefeito dará prioridades a pagar dívidas dos salários atrasados dos funcionários da Prefeitura. Ou pré-carnaval?
Há tempo não tem mesmo Carnaval em Palmares! Lulika foi quem prometeu restaurar o Carnaval em Palmares!
Enquanto saiu essa notícia de que não haverá carnaval, vimos como a Cidade está decorada para a data festiva momesca. Decorada, decorada, não se pode dizer isso; porque tem somente penduradas algumas tiras de plásticos parecendo babados. Ainda bem porque se fizessem uma decoração de alto preço, seria uma incorência enquanto dizem que a Prefeitura está com graves problemas financeiros...
Palmares terá semana pré carnavalesca ou carnaval do BABADOS? A “decoração” já nomeou a festa deste ano se ocorrer: CARNAVAL DOS BABADOS. Há anos que não tem Carnaval em Palmares – PE.
E na Cidade havia Agremiações Carnavalescas tradicionais (Clube das Pás Douradas, O Leão do Clube dos Lenhadores, Jaguara, O Óleo, Caboclinhos de Rabeca, etc) que por falta de incentivos culturais se acabaram.
E as décadas se passaram...
As tradições palmarenses de carnaval foram substituídas por uma Semana Pré Carnavalesca que ultimamente foi intitulada de PREMARES, permeada de abaianamentos sem vínculos com as tradições regionais da Mata Sul Pernambucana, com uma grande derrama de verbas contratando artistas de fora, até mesmo de outros Estados!
E são muitos BABADOS!














* Carnaval sem rimas

Estamos entrando na época momesca... Até nas cidades onde dizem não ter grana para festas, as máscaras são muitas, principalmente em quem galga ao poder... A vida é um grande carnaval, onde as pessoas seguem vivendo com suas máscaras... Escondendo suas caretas e fisionomias obrônicas... E parafraseando Telles Júnior: "E a vida continua com sua farsa constante, burlesca, em tragi-comédia carnavalesca"! E todos dançam... Os foliões dançam em sua maioria sob o estímulo etílico... Os trabalhadores oprimidos dançam sem música e sem salários... E todos dançam... Numa Terra dos Poetas, onde a fome, a miséria, a traição, os golpes político-sociais não têm rimas!

* Prefeito e assessores ainda ajustando atitudes e ações!



QUEM PROMETE MUDAR UMA CIDADE PARA MELHOR, TEM QUE ANTES CUIDAR DAS MUDANÇAS DAS ATITUDES E EDUCAR A TODOS QUE O ACOMPANHAM!


Parabenizamos ao Professor
João Bezerra Cavalcanti, Prefeito dos Palmares - PE por anular programações de Carnaval, atitude louvável de sensibilidade diante dos problemas financeiros do Município e principalmente porque não foram pagos os salários dos funcionários da Prefeitura.
Ontem comentamos numa crônica sobre o absurdo de alguns assessores do Governo dos Palmares divulgar que a Cidade teria o melhor carnaval de todos os tempos; enquanto os funcionários da Prefeitura ameaçavam greve por motivos de atrasos de pagamentos de salários. Estavam anunciando fazer o povo dançar sobre as agruras do funcionalismo público, algo que não é do perfil do Prof.
João Bezerra.
Sabemos ser início de Governo e tem muita gente novata nomeada querendo mostrar serviço e ansiosa para haver destaques nas áreas onde têm funções. Mas tais ansiedades devem ser equilibradas dentro das características de atitudes do Chefe do Poder Executivo. Atitudes impetuosas de quem quer a todo jeito se destacar sob os sacrifícios do erário municipal, precisam ser evitadas. Principalmente quando anunciam até trazer grandes nomes de outros rincões, enquanto nosso povo está a míngua. E nossos artistas locais são vítimas de um círculo vicioso de erros das omissões aos valores da nossa terra; e dos gastos exorbitantes com os cabides de empregos dos favores de campanhas eleitorais, investidos em pessoas sem qualificações técnicas na área de cultura.

Notamos que o Prof.
Vilmar Carvalho (Secretário de Planejamento Municipal), o Bacharel Ivan Melo (Procurador Jurídico Municipal) e o Bacharel Lenivaldo Lima (Secretário de Administração da Prefeitura) tiveram muito cuidado sobre os pronunciamentos proferidos durante Reunião com o SINSEMPAL e demonstraram total atenção e gentilezas, como os vídeos que publicamos aqui no Facebook demonstram (principalmente a 3ª Parte da Reunião quando no final Prof. Vilmar Carvalho pergunta às pessoas da Comissão levado pelo Prof. Rui Rodrigues, se queriam mais água, cafezinho ou um abraço de amigo).
Eles agiram com o estilo de conduta prometido pelo Prof. João Bezerra quando entrou na Prefeitura primeira vez para seu primeiro expediente, dia 2 de Janeiro de 2013, sob ovações dos assessores, amigos e admiradores presentes, ansiosos para ver aquela entrada triunfal do Prefeito eleito, na Sede administrativa do nosso Município (nossa reportagem filmou e publicou).

Citamos agora um fato ocorrido com nossa reportagem, na recepção da entrada do Gabinete do Prefeito, dia 17 de Janeiro/2013: Um engravatado guarnecendo a porta de acesso ao recinto, ao ver nosso repórter foi logo apontando e dizendo, "ele não entrará". Prof. Rui Rodrigues explicou que nosso OLHO é imparcial e o Vereador
Givanildo Marques Dos Santos Marques também defendeu nosso repórter, explicando que ele foi convidado pelo SINSEMPAL para registrar as ações do Sindicato; mas novamente, enquanto a Comissão Sindicalista transpôs o umbral daquela porta, prepotentemente o guarda-costas impediu a entrada do nosso repórter. Então se aproximou o Chefe de Gabinete do Prefeito e nosso repórter perguntou, "sabes o que significa transparência? Podar a imprensa registrar uma reunião de assessores governamentais com uma representação classista é falta de discernimento e burrice porque ao divulgar tais imagens será mostrada a boa imagem de atendimento ao povo! Afinal, quem age com transparência não tem medo da imprensa"... E assim o Chefe de Gabinete permitiu nosso repórter entrar.
Se aquela atitude foi individual ou por obedecer ordens, de nenhum jeito se condiz com o primeiro discurso proferido pelo Prefeito no primeiro dia de expediente, dia 2 de Janeiro de 2013, quando ele prometeu que os tempos de repressão passaram e não admitiria ninguém ser maltratado na Prefeitura, além de falar muito sobre TRANSPARÊNCIA, RESPEITO e PARTICIPAÇÃO POPULAR.
Porém, naquela manhã do dia 17 de Janeiro de 2013, um assessor de porta (guarda-costas) fez nosso repórter se sentir voltando aos tempos de repressão à imprensa.
Isso algo que os Vereadores (fiscais escolhidos eletivamente pelo nosso povo) precisam observar bem. Naqueles momentos tivemos presenças, além do Vereador e Sindicalista Givanildo Marques, os amigos Vereadores
Luciano Junior e Wilson Monteiro. Aquela atitude repressora de um novato assessor deixou margem para averiguar se outros estão cometendo mesmos absurdos, porque isso suja a imagem do Governo.
Chamamos atenção aos assessores de 1º Escalão, principalmente Prof.
Claudio Sales (Secretário de Comunicação Social e Articulação Política) e Prof. João Sobrinho (Secretário da Cidade e Articulação Comunitária) sobre a necessidade de montar um tipo de capacitação para agregados no que concerne a equilibrar atitudes deles com o estilo cordial e educado do atual Prefeito dos Palmares. Afinal, quando um assessor age, seja em que patamar hierárquico esteja, será ação do Governo. Qualquer pessoa da assessoria é um membro de um corpo administrativo que deve está coeso numa linha padrão de comportamento e ação.
Citamos esses assessores porque eles são das pastas de "articulação" do Governo e por serem pessoas amigas, educadas que agem dentro dos padrões do Prof. João Bezerra.

Lembramos que o Jornal O OLHO há décadas persevera em Palmares, abnegadamente se esforçando para ser voz dos oprimidos, sempre solidário às causas populares. Nunca se vendeu a nenhum facção politiqueira e nunca se vinculou a Partidos Políticos. Mantemos um trabalho imparcial e sempre divulgando fatos com devidos registros e provas. Nosso Jornal O OLHO surgiu com o GRUCALP, organização de trabalhos cuturais e sócio-educacionais com mais de 50 anos de lutas (de Utilidade Pública Municipal desde 1989, premiada pela Academia de Artes e Letras de Pernambuco em 1993, agraciada com a Comenda Don Helder Câmara pelo Poder Legislativo Municipal em 1992 e ONG reconhecida Ponto de Cultura do Ministério da Cultura/FUNDARPE desde 2010).

Outra falha foi sobre a notícia publicada ontem à noite sobre a anulação do carnaval. Uma nota oficial deveria ser enviada à imprensa em geral através da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, e não somente para o site Portal PE10. Mas compreendemos que é início de Governo e as equipes neófitas precisam de treinamentos.

Embora nosso OLHO tenha compromisso com as bases sociais, estamos torcendo pelo bom andamento desta administração municipal. Que o desenvolvimento da nossa terra seja equilibrado e harmonioso. As críticas são absorvidas pelas pessoas sensatas como estímulos para consertar e fazer melhor.
Somos cônscios que um exemplo sobre esse o intuito do Prefeito querer essa harmonia acontecer, foi a criação das Secretarias ocupadas por Claudio Sales e João Sobrinho. A Comunicação e a articulação social são bases primordiais para a harmonia, tanto internamente na administração, quanto externamente para com os cidadãos em geral. Agem dentro e fora do Governo e precisam principalmente manter a consonância das atitudes dos assessores de diversos escalões com as atitudes e linhas de condutas do Prefeito! Portanto é emergência montar estratégias de estímulos para os assessores do Governo estarem em consonância com o Prefeito.

Atitudes se transformam em fatos. E fatos não relatados são páginas em branco na História!