sábado, 7 de maio de 2011

* Iniciam-se problemas após enchentes!

Diário pós-enchentes, 7 de Maio/2011, 18h.50min.

Falta de água encanada novamente desde após meio-dia. Carros pipas chegando à nossa cidade para abastecer a população. E com dia ensolarado a poeira da lama seca da enchente começando a incomodar e danificar nosso aparelho respiratório!
Os problemas após enchentes se iniciam. Surgem as consequências derivando enfermidades respiratórias, viroses, etc. As sequelas das enchentes já chegaram e a população sofre.
Quem perdeu tudo terá que preservar a vida saudável e diante das precariedades dos abrigos das vítimas, falta de água encanada, falta de alimentação adequada (tudo precário) e falta de higiene, contatos com lamas e águas das enchentes de todas as formas deixam consequências a perdurar a longo prazo.
Sobre questões de enfermidades há vítimas que não sofreram diretamente com as inundações mas entram em contato com a poeira da lama, o ar contaminado. Além da falta de água encanada que atingem a todos palmarenses.

Muita gente que remobiliou a casa, consertou e pintou, nessas duas enchentes de início de Maio viu tudo destruído novamente por não dá tempo retirar de casa em tempo ou falta de transportes.
Ainda há quem ironize comentando ter retirado tudo porque têm amparos políticos que arranjaram transportes! Muita crueldade nesse momentos surgem também!

Águas no leito do Rio Una voltando à normalidade.
A grande preocupação é que ainda não iniciou inverno e houve na primeira semana de Maio, 2 enchentes em curto espaço de tempo (menos de 48 horas).
Poucas casas comerciais abriram hoje e a feira no pátio do Mercado Público, defronte ao Pátio de Eventos Luiz Gonzaga foi fraca.
Maioria dos feirantes preferiu ir para o pátio do Mercado Público no Bairro de Santo Antonio - COHAB 2, na área alta da cidade. Afinal, Defesa Civil avisou que Estado de Alerta seria até hoje!

* Palmares reagindo e voltando atividades após enchentes!

Diário da Enchente. 07 de Maio de 2011, 11h. 05min.
O dia amanheceu ensolarado.
O Rio Una com seu leito voltando ao normal. As águas baixando nível no nível do rio.
A feira livre defronte ao Pátio de Eventos Luiz Gonzaga com poucas toldas vendando. Mas a feira ao redor do Mercado Público do Bairro Santo Antonio - COHAB II muito movimentada com muitas toldas armadas vendendo produtos.
O Comércio voltando a funcionar. Noite e madrugada de ontem comerciantes recolocando produtos nas prateleiras das lojas para as vendas do dia de hoje!
O Prefeito dos Palmares decretou que amanhã o comércio abrirá para vender os presentes e produtos alimentícios em geral para a Festa do Dia das Mães!
O Serviço de Abastecimento de água da Cidade voltando a normalização na parte baixa abastecida com água encanada. Desde ontem à noite em vários imóveis da parte baixa já com água encanada e a população podendo retirar a lama e lavar as casas atingidas. Mesmo assim grande apreensão porque a Defesa Civil avisou desde quarta-feira que o Estado de Alerta seria até hoje, principalmente se as chuvas continuassem. Mas felizmente as chuvas pararam.
Palmares comemorará o Dia das Mães sob raios de sol!

Aguardem fotos e clipes do dia de hoje na atualização da tarde nesta mesma publicação.