quinta-feira, 22 de agosto de 2013

* Mais um crime ambiental na Chapada Diamantina!




Olá moradores e amigos do Capão! Quero divulgar aqui uma notícia do município Piatã, Chapada Diamantina, só a duas horas de distancia de vocês! Quanto mais pessoas saibam, melhor!

Se concordarem, copiem e colem! Isso é atual e urgente, agosto 2013!
Duas empresas do agropolo de Cascavel, Hayashi e Bagisa, estão atuando forte nas últimas semanas nos Gerais de Piatã, para construir duas barragens no Rio das Pedras - uma das nascentes do Rio de Contas! Um rio que fornece agua de beber (agua limpíssima!) para varias comunidades! Essas barragens serão construídas para possibilitar o cultivo intensivo de sementes de batatas, alto uso de veneno programado, pior que tomate! Nada a ver! Piatã é famoso pelo seu café de alta qualidade produzido pela agricultura familiar! Um lugar ainda preservado! Como começaram a obra sem licença de supressão vegetal, a obra foi embargada. Mas eles agem com a força do dinheiro e continuam pressionando para terminar a obra. Esse empreendimento não vai trazer benefício para os habitantes de Piatã, ao contrário, vai trazer sérios problemas para as atuais habitantes e próximas gerações. Vejam a situação em Cascavel hoje, onde eles construíram uma barragem vinte anos atrás! Cascavel é o lugar mais poluído e socialmente injusto de toda Chapada Diamantina, com sérios problemas de criminalidade! Queremos um futuro melhor para os piatãnenses! Apoio e ideias construtivas bem-vindas! Por favor, passem isso adiante! Copiem e colem!

* Consumo de recursos naturais entra no vermelho


‘Dia da Sobrecarga da Terra’ marca o instante em que a Humanidade usa mais matéria-prima do que o planeta pode oferecer


Emissões da indústria aumentam a pegada ambiental e aceleram as mudanças climáticas
Foto: Latinstock
Emissões da indústria aumentam a pegada ambiental e aceleram as mudanças climáticas Latinstock
RIO - Terça-feira foi o “Dia da Sobrecarga da Terra” (Overshoot Day). A data foi criada para marcar o dia em que o consumo de recursos naturais é maior do que a natureza pode oferecer. De acordo com os cálculos de Global Footprint Network (Rede Global da Pegada Ecológica), instituição parceira da ONG WWF, em pouco mais de oito meses, já esgotamos a capacidade de regeneração de um ano. Ou seja, a partir desta terça-feira, é como se estivéssemos entrado no cheque especial ambiental.
Isto se traduz em redução de florestas, perda da biodiversidade, diminuição da produtividade do solo e acúmulo de gás carbônico na atmosfera. Portanto, também acelera as mudanças climáticas. De acordo com ambientalistas, esta sobrecarga acabará se refletindo na própria economia.
- O enfrentamento de tais restrições impacta diretamente as pessoas. As populações de baixa renda têm dificuldade em competir por recursos com o restante do mundo – diz Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network e cocriador da Pegada Ecológica, uma medida para contabilizar o uso de recursos naturais.
A estimativa da Global Footprint Network leva em consideração os recursos naturais usados na produção de alimentos, o consumo de matérias-primas e a absorção de gás carbônico.
Como alternativa, as ONGs defendem o uso dos recursos naturais de forma sustentável.
- Para assegurar um futuro limpo e saudável para nossos filhos, é preciso preservar o capital natural que nos resta e cuidar melhor do planeta que chamamos de lar - ressalta Jim Leape, Diretor Geral da Rede WWF.
Em 2012, o Dia da Sobrecarga ocorreu em 22 de agosto. No ano anterior, em 27 de setembro. O consumo dos recursos naturais superou a capacidade de regeneração do planeta pouco depois de 1975.

* Autorizado tráfico de animais silvestres em território brasileiro


Ambientalistas de plantão, Lutemos, sim... por nossa fauna e por nossa biodiversidade... Vamos mostrar nosso repudio, a mais essa covardia com nosso planeta....

E agora o que será feito para coibir o trafico de animais silvestres?!!!

Em 26/06/2013 o CONAMA e a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, tornam-se oficialmente, os maiores inimigos da fauna silvestre brasileira. Na data de hoje, o Diário Oficial da União (DOU) trouxe a publicação da Resolução nº 457 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), presidido pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Essa Resolução representa um dos maiores retrocessos da história ambiental brasileira. A partir de hoje fica autorizado, oficialmente, o tráfico de animais silvestres em território brasileiro. A partir de hoje fica autorizado, oficialmente, cada cidadão brasileiro ter legalmente a posse e a propriedade de até 10 (DEZ) animais de origem ilegal. Sem mais nada a dizer…

http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=26%2F06%2F2013&jornal=1&pagina=96&totalArquivos=120 Para acessar a Resolução 457 do CONAMA CLIQUE ACIMA

* Ariano Suassuna sofre infarto e está sob observação

Escritor sofreu infarto agudo do miocárdio nesta quarta-feira e está no Hospital Português


O escritor paraibano e secretário da Assessoria Especial do Governado, Ariano Suassuna, 86 anos, passou mal nesta quarta-feira (21) de manhã e foi levado ao Hospital Português, no Recife, pela família.
Ariano, aos 86 anos, tem diabetes controlada / Alexandre Gondim/JC Imagem

Ariano, aos 86 anos, tem diabetes controlada

Alexandre Gondim/JC Imagem



Durante os exames, foi constatado um inferto agudo do miocárdio. Ariano passou um cateterismo e segue em observação na UTI coronariana, conforme o texto assinado pelo cardiologista Jorge Guimarães: "O paciente encontra-se internado na Unidade Coronária do Real Hospital Português, com diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio. Foi submetido aos exames habituais, que demonstraram comprometimento cardíaco de pequenas proporções. Encontra-se clinicamente estável e seguindo protocolo clínico de rotina".
Em nota divulgada no início da tarde desta quarta, o Governo do Estado de Pernambuco comentou o estado de saúde do escritor, reiterando que ele está bem. Confira o texto na ítegra:
"O escritor Ariano Vilar Suassuna, 86 anos, está internado no Hospital Português, no Recife, onde chegou às 9h desta quarta-feira (21/08), depois de sentir-se indisposto. Por recomendação médica, submeteu-se a exames. Foi diagnosticado um infarto. O escritor, que é secretário da Assessoria Especial do Governo de Pernambuco, está consciente, conversando com a família e bem-humorado. Ele deve permanecer internado, à espera de resultados de alguns exames. Um boletim médico será divulgado até o final do dia pela equipe médica do Hospital Português."