segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

* Futuro prefeito dos Palmares (PE) anunciou assessoria


No clipe acima, uma homenagem do nosso Jornal ao candidato eleito, mostrando imagens da Convenção da Coligação PALMARES NA MÃO DO POVO, dia 30/06/2008.


Após tantas polêmicas sobre "se" Beto, o candidato eleito este ano, assumirá ou não a Chefia do Poder Executivo da Prefeitura dos Palmares, a Justiça Eleitoral o diplomou Prefeito do Município dos Palmares. Se assume ou não assume o cargo dia 1º de Janeiro de 2009, não é mais conjecturas, porque o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse numa entrevista à Imprensa Nacional que não dará tempo resolver processos de impugnações em pendências e deu prazo até dia 20 de Fevereiro de 2009 (Beto, além de impugnações, sofreu processo de cassação após eleito; e o TRE resolverá se haverá ou não outra eleição em Palmares, pois o vencedor teve mais de 51% dos votos do eleitorado palmarense).


No clipe acima, cenas de Reunião Popular de Beto no Bairro Nova Palmares.Nossa reportagem acompanhou a campanha eleitoral atentamente, registrando vários fatos. As imagens deste clipe mostram como foi simples o jeito de se aproximar do povo, durante o início da campanha eleitoral, sem usar palanques, de pés no chão ao nível do povo.

Há quem diga que Beto e equipe administrarão a Prefeitura dos Palmares por apenas 6 meses. Indo a uma entrevista no Programa "Falando Sério", da Rádio Cultura dos Palmares AM, o atual Prefeito dos Palmares, levado por rancores ao não conseguir reeleição, disse que dá no máximo 6 meses de Governo para Beto e equipe. Esse atual Chefe do Poder Executivo do Município que não conseguiu conquistar uma maioria dos palmarenses e teve grande rejeição logo desde início do mandato iniciado em 2005, foi quem denunciou muitas coisas contra a coligação do candidato vencedor.

Esse papo já está ultrapassado, não é novidade ocorrer em Palmares: Em 2000, a turma do PFL (atual DEM que governa Palmares), disse a mesma coisa sobre o vitorioso Francisco de Assis Rodrigues (o popular Chiquinho do Povo) que cumpriu todo o seu 4º mandato (1 mandato foi como Vice de Luiz Portela de Carvalho e 3 mandatos como Prefeito que realizou muitas benfeitorias no Município). Em 2004, gente ligada à campanha de Beto (que perdeu para o atual prefeito dos Palmares naquela eleição) também disse que viria "uma bomba" e o eleito não ficaria muito tempo no cargo e vimos o tempo passando, o Nó apertando e ele está terminando o seu mandato nublado...

Os processos existem. Entrando nos sites do TSE e do TRE podemos ver. Além dos processos pessoais criminais e cíveis... ( veja sobre o assunto: http://jc.uol.com.br/radiojornal/2008/10/14/not_208210.php ). E a imprensa do Estado de Pernambuco estampou reportagem sobre escandaloso flagrante de escravidão na Usina Vitória, administrada por Beto., caso que foi explicado pelo empresário: "Uma armação dos opositores"... (veja: http://tribunapopular.wordpress.com/2008/11/21/trabalho-escravo-prefeito-eleito-de-palmares-pe-mantem-284-cortadores-de-cana/ )


O clipe acima mostra a caminhada/carreata de Beto dia 21/09/2008, dia que definiu ele vitorioso, diante do grande número de eleitores acompanhando, levados pela folia proporcionada pelo poderio econômico do candidato. E o número de pessoas e volume de festas de rua (carreatas/caminhadas várias vezes por semana) aumentou a partir dessa data.


Mas Beto é corajoso levando avante os preparativos para assumir a Chefia da Prefeitura e anunciou os nomes dos principais assessores, cujo quadro aglutina várias tendências políticas locais. A assessoria de Beto diz que este quadro administrativo está mostrando uma linha administrativa dentro da diversidade ideológica com base na competência técnica (somente poderemos confirmar essa competência técnica, durante o andamento da nova administração que não é nova na totalidade porque todos não são "novos no metiê": alguns assessoraram governos do Prefeito Francisco de Assis Rodrigues, o popular Chiquinho do Povo; e há rumores sobre outros ex-assessores de Chiquinho, entre os nomes nomeados em outros cargos não citados na lista divulgada para a imprensa). Quem disse não querer votar em Chiquinho este ano (3º lugar na eleição 2008) para todo aquele pessoal que o assessorou não voltar para a Prefeitura, terá que engolir toda essa turma de volta em assessoria administrativa do Governo de Beto (algo evidente que ocorreria, quando vimos toda essa gente ao lado de Beto e não ao lado de Chiquinho, durante a campanha eleitoral).
Eis alguns cargos (há mais cargos comissionados, "de confiança", na Prefeitura, somente foram anunciados os principais):

Secretaria de Administração: José Rodrigues da Silva (empresário, professor e advogado);
. Secretaria de Educação: Flávio de Miranda Oliveira (do quadro de educadores do Estado e do Município, assumiu cargos em governos do Prefeito Francisco de Assis Rodrigues);
. Secretaria de Finanças: Eduardo Monteiro de Carvalho (ex-gerente bancário, comerciante e Venerável Mestre da Loja Maçônica Fraternidade Palmarense Nº1);
. Secretaria de Saúde: Lucrécia de Barros Sales (servidora da FUNASA, irmã do Vereador Cláudio Sales);
. Secretaria de Infra-estrutura: Lenivaldo Marques da Silva Lima (sociólogo e assessor da Cooperativa Agrícola Harmonia);
. Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Turismo e Meio Ambiente: Reginaldo José de Oliveira (Coronel reformado da Polícia Militar de Pernambuco com larga experiência administrativa no Alto Comando, filósofo e historiador);
. Secretaria de Assistência Social: Luciana Lopes de Melo;
. Departamento da Mulher: Maria Isabel Mota (servidora de educação estadual);
. Procuradoria Municipal: Eli Alves Bezerra (advogado, assumiu cargos em governos do Prefeito Francisco de Assis Rodrigues);
. Chefia de Gabinete: Willany Tavares da Rocha (comerciante);
. Assessoria de Comunicação Social: Marcos Vinícius de Morais Sales;
. Assessoria de Esportes: Luiz Izaque (funcionário da CELPE);
. Secretaria de Planejamento: Agenaldo Lessa (professor e ativo engajado em Pastorais Católicas);
. Assessoria de Eventos Municipais: Cláudio de Barros Sales (professor, artista produtor cultural, vereador reeleito 2 vezes com slogan "o Vereador que é uma festa", assumiu cargos no Governo de Dr. Ivanildo Pereira Alves);
. Assessoria de Controle Interno: Jovelina Quitéria Silva de Lima;
. Ouvidoria Municipal: Lindinalva Maria da Silva Barbosa (assumiu cargos em governos do Prefeito Francisco de Assis Rodrigues);
. Diretor de Departamento: Davi Franklin Figueiredo Oliveira;
. Contador da Prefeitura: Ronaldo Melo.

AS AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES MUNICIPAIS:

. Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE): Presidente: Alexandre da Rocha Leão (empresário);
. Autarquia Municipal de Habitação dos Palmares (AMHAP): Presidente: Paulo Rogério Alves Aragão (advogado, assumiu cargos em governos do Prefeito Francisco de Assis Rodrigues);
. Autarquia de Educação da Mata Sul (AEMASUL): Presidente: José Xavier da Silva (advogado);
. Fundação do Bem Estar Social (FUNBES): Presidente: Maria Lira Pessoa de Melo (esposa de Beto);
. Faculdade de Fomação de Professores da Mata Sul (FAMASUL): Diretor: Elpídio Câmara (educador);
. Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares (FACIP): Diretora: Lúcia Amélia Paiva Lins (educadora);
. Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho (FCCHBF): Antonio Francisco do Rego Filho (artista ator locutor radialista, assumiu cargos em governos do Prefeito Francisco de Assis Rodrigues e do Prefeito Enoelino Magalhães).


O clipe acima mostra o discurso de Beto na Convenção dos Partidos PDT, PSB, PT, PPS, PTN que lançaram o empresário José Bartolomeu de Almeida Melo (o popular Beto) para Prefeito. No discurso de um empresário candidato inexperiente em oratória (tendo assessores cochicando frases para ele durante o discurso), promessas de renovação administrativa, moralização administrativa, desenvolvimento participativo e geração de emprego e renda.

De agora em diante, com otimismo, votando ou não nele, todos os palmarenses que almejam o desenvolvimento do Município precisam torcer para a nova administração repleta de novos nomes no quadro político, funcione bem e cumpra o prometido durante a campanha eleitoral.
Com certeza há muita ansiedade dos eleitores para ver as mudanças e moralizações administrativas e o desenvolvimento prometidos, principalmente a vinda das indústrias para Palmares e os Projetos de Emprego e Renda.


Outras matérias referentes publicadas em Novembro/2008:




* Fatos Históricos comemorados dia 29 de dezembro

Sobreviventes do terror

Em 29 de dezembro de 1972 são resgatados com vida, 14 passageiros de um avião que caiu na Cordilheira dos Andes. Eles permaneceram 72 dias suportando baixas temperaturas, precisando tomar decisões para a sobrevivência. A mais cruel delas foi a de utilizar a carne humana dos mortos como alimento.

1170 - Assassinato de Thomas Becket, chanceler da Inglaterra e arcebispo de Centerbury, canonizado em 1173.
1800 - Nasce Charles Goodyear, inventor do processo de vulcanização.
1808 - Nasce Andrew Johnson, presidente dos Estados Unidos.
1876 - Nasce Pablo Casals, violoncelista, diretor e compositor espanhol.
1917 - Lei estadual de São Paulo proíbe o trabalho noturno infantil e feminino.
1937 - A Irlanda adota seu nome atual: Eire.
1949 - A Hungria nacionaliza suas indústrias e o país passa a viver sob regime comunista.
1949 - Começa a operar a primeira estação de televisão UHF, em Bridgeport, nos Estados Unidos.
1972 - Os 14 sobreviventes do acidente aéreo na Cordilheira dos Andes são resgatados após 71 dias. Membros de um time uruguaio de rúgbi, eles comeram a carne das pessoas mortas para sobreviver.
1975 - Uma bomba explode num terminal do Aeroporto de LaGuardia em Nova Iorque, matando 11 pessoas.1980 - Descoberta na província chinesa de Yunnan, um crânio humano de aproximadamente oito milhões de anos.
1992 - Fernando Collor de Melo renuncia a Presidência da República e Itamar Franco assume a liderança do país.
1992 - Ocorre o acordo entre Estados Unidos e Rússia sobre o tratado de redução de armas nucleares estratégicas.
1994 - O presidente Itamar Franco aprova a lei que garante a homens e mulheres não casados o direito a pensão alimentícia e a herança de companheiros mortos.
1996 - A Coréia do Norte pede desculpas oficiais pela incursão de um submarino nas águas da Coréia do Sul. As tropas sul-coreanas mataram 24 dos 26 ocupantes da embarcação.
1996 - Guerrilheiros e líderes governamentais da Guatemala assinam um acordo, pondo fim a 36 anos de conflito civil no país.
1997 - Rebeldes integralistas muçulmanos matam 42 pessoas em províncias da Argélia. Em um dos ataques, um grupo invade uma mesquita e atirou nos fiéis durante as orações.
1998 - Líderes do Kmer Vermelho pedem perdão pelo genocídio que cometeram em Camboja na década de 70, matando mais de 1 milhão de pessoas.
1999 - O índice Nasdaq da bolsa de valores norte-americano bate um novo recorde, ultrapassando 4000 pontos.