quinta-feira, 19 de maio de 2011

* Mãe de Santo faz pedido pela preservação do meio ambiente!

Abaixo, entrevista com a Mãe Estela de Oxosse, que fala sobre cuidados com o meio ambiente e Biodiversidade.
Fonte: TV Band
Data: 30/11/2010

Ela pede na entrevista para não poluir o meio ambiente com as oferendas nos mares, nos rios e ruas. Ela precisa que não precisa disso "porque Orixá é limpeza, asseio e pureza"





Mãe Estela de Oxossi tem título Doutor Onoris Causa como mostra o video abaixo:



Vamos cuidar bem do nosso meio ambiente!
Outro exemplo de cuidado com o meio ambiente está com a Mãe de Santo Iya Senzaruban e o Pai de Santo Cidão De Xangô (foto à esquerda dos dois) que são vegetarianos. Substituem produtos e subprodutos animais por vegetarianos nos rituais e oferendas! Clique aqui e leia texto completo da entrevista com os dois.
No site Amigos de 4 patas Iya Senzaruban falou sobre seu livro e se expressou assim:
“Eu estou escrevendo um livro a respeito do candomblé vegetariano e também dou cursos e palestras sobre isto. Assim como eu, tem muita gente que é do candomblé e que não gosta da matança e se sente meio acuada. Tem gente que adora, gosta, ama os orixás, admira o ritual que é muito bonito, muito completo, mas na hora de participar de uma matança, “o bicho pega”. A proposta do vegetarianismo no candomblé é fazer de uma outra forma
Toda religião precisa evoluir, senão fica estagnada e morre.
Afinal, alguém tem que começar, né?
Matar os animais é algo que espiritualmente não faz bem, pois você está tirando a vida e depois comendo cadáveres. Não é nada sadio espiritualmente falando. Além disso, principalmente o frango e os animais que se compram em supermercados estão cheios de hormônios. Um frango hoje em dia, de um pintinho para um frango demora três dias. Isso é um absurdo. Imagine o que isto não causa dentro do organismo da pessoa. E ainda afeta a psique. Não adianta você não fumar, não beber, não tomar psicotrópicos e acabar consumindo por tabela quando consome a carne. O efeito é o mesmo. Isso faz também com que cada vez mais as pessoas tenham câncer e outras doenças. O vegetarianismo, ao contrário, é muito bom.
Se você come um alimento saudável, vai ser uma pessoa saudável mentalmente também. Te dá ânimo para fazer exercícios, você se torna uma pessoa mais doce. Geralmente quem é vegetariano não bebe, não fuma, é uma consequência sine qua non. Vai limpando o seu corpo
Eu vejo também que quem mais se interessa pelo vegetarianismo é o tipo de pessoa mais intelectual. Mas com o meu trabalho como mãe-de-santo eu consigo atingir outras classes mais sofridas, de gente que vive com um salário, paga o aluguel e ainda tem três ou quatro filhos.
A minha função é encontrar uma nova forma de louvar os orixás sem ofender os outros seres vivos”.
Conhecemos um Pai de Santo vegetariano em Caruaru. Mas isso é outra história a ser contada! Aguardem!

*
*
*

* Comentando mensagens recebidas do Deputado Fernando Ferro










Há quem diga que Estatal não dá lucro!
Segundo me informou o Deputado Federal Fernando Ferro sobre a CHESF a realidade é outra:
"CHESF tem grande desempenho no setor elétrico, lucro de R$ 2.1 bilhões, sustentou sistema Eletrobrás. Valeu a luta pela sua integridade.."
Além dos lucros da CHESF temos os altos lucros bem maiores da PETROBRÁS e do Banco do Brasil! Imagine se esses empresas estivessem nas mãos de empresários privados!
Desfazer-se de Estatais poderosas é afundar nossa Nação! Com certeza foi gr...ande vitória consequir manter essas Estatais!
No Brasil deveriam existir Leis que obrigassem as grandes empresas privadas e principalmente os Bancos a investir em repasse dos lucros para Projetos educacionais e socio culturais.
Se a Presidente Dilma diz que quer acabar com a miséria no Brasil, então precisamos urgentemente de ações legislativas em prol desse repasse dos lucros para geração de Projetos de emprego e renda. Sem resolver o desemprego não se acaba com a miséria nesta Nação!
O desemprego está galopante!
Outro relato através de mensagem que recebi via twitter enviada pelo Deputado Federal Fernando Ferro retrata a morosidade da Justiça brasileira:

"Atuamos como testemunha de defesa, de militantes do MST, acusados em processo de luta pela terra. Processo se arrasta por 12 anos..."

* Discordo da Lei contra sacos plásticos em SP

Discordo da Lei contra sacos plásticos aprovada pela Câmara de Vereadores de São Paulo.
Ao mesmo tempo que proibiram lojas utilizar os sacos plásticos não deram solução de substituição.
Sacos plásticos evitam depredação das matas ao substituir os sacos de papel que é fabricado de madeira.


Trabalhadores do ramo químico prevêem demissões.


Os legisladores paulistas deveriam criar Leis de repressão e fiscalização sobre quem polui o meio ambiente jogando sacos plásticos nas ruas.
Multas deveriam ser impingidas à quem polui o meio ambiente! Qual solução? Usar sacos de tecido? Se usar sacos de papel contribuirá para depredar as matas e dará lucro às madeireiras!




Devemos repensar e melhorar a coleta seletiva do lixo! E reciclar o lixo evitando lixões! Aterros sanitários para o lixo orgânico e reciclagem dos resíduos sólidos (plásticos, metais, vidros, etc).


Os sacos plásticos ingeridos pelos animais ocasionam morte. Mas se o povo não jogar os sacos nas ruas, nos rios e nos mares, eles não comem. E a proibição nas lojas fará o povo comprar os sacos nas prateleiras e comprar para continuar acondicionando o lixo nos tradicionais sacos de lixo.

Na Europa não vemos nas ruas essa sujeira pois as Leis são rígidas e o povo é educado.
Solução seria Educação ambiental, campanhas sobre coleta seletiva do lixo. E sacolas plásticas vindas das lojas são reutilizadas para acondicionar o lixo doméstico e outras utilidades!
O que falta é educação e fiscalização utilizando ações policiais em suas rondas utilizadas também para fiscalizar o meio ambiente!
E tanto dinheiro é jogado fora pelos políticos em obras superfaturadas e empreguismos de acomodações improdutivas! Poderiam ter equipes de monitores ambientais, educadores agindo nas comunidades, etc.
Espero que essa Lei de proibição das sacolas plásticas não peguem moda pelo Brasil. Os legisladores de todos os Municípios deveriam ocupar o tempo em criar Leis mais dinâmicas! A ociosidades os levam a não raciocinar direito e agem ridicularmente!
Aqui em Palmares filmei esgotos entupidos por sacos plásticos e publiquei no site do Jornal O OLHO, mas escrevi que deveriam fazer campanhas e ter rígidas Leis com penalizações aos poluidores!

* Venezuela também enfrentando intempéries!

Enchentes na Venezuela! Na foto, pessoalmente Presidente Hugo Chavez num helicóptero observando os alagamentos nas comunidades atingidas.


Foto de início de enchente na Venezuela
Hugo Chavez visitando abrigo vítimas das enchentes na Venezuela

Eu soube através de contato no twitter que na Venezuela também está chovendo muito ocasionando alagamentos, desabrigados, ruas intransitáveis.Informes do próprio Presidente Hugo Chavez com o qual mantenho contatos. Eis algumas mensagens que recebi dele:
"Epa, las lluvias vienen en serio. Me preocupan todos Uds.mis compatriotas. Tengamos mucho cuidado. Y todo el Gobierno desplegado. Vamos!!"
"He ordenado al Min. Tarek El Aisami y al Cmdte.de la Guardia Bolivariana que se instalen en el Táchira a comandar las acciones de emergencia"
Rapidamente Chavez enviou mensagem sobre como ajudará o pessoal vítima das chuvas:
"Pueblo Trujillano:estoy asigando 325.6 millonesBsF para reparar los graves daños de vialidad producidos por las lluvias. GraciasGobernador!"
Mas as intempéries não são somente da Natureza cobrando da civilização depredadora lá também! Há intempéries políticas pois nas mensagens que recebi de Hugo Chavez no meu twitter ele relatou que mudou assessorias governantaias (na cultura, no Gabinete da Presidência e nas comunicações):
"Acabo de hablar con mi querida Teresita Maniglia. Me la traigo de nuevo como jefa de Prensa de Miraflores. Apoyémosla! Bienvenida Teresita!!"
"Estoy designando al Camarada Pedro Calzadilla Ministro del Poder Popular para la Cultura. Felicitémosle y apoyémosle! Cultura Patria!!"
Chavez gosta de ter mulheres ao lado! Veja quem ele nomeou para assessora do Gabinete da Presidência, segundo me relatou numa mensagem no twitter:
"Aqui estoy reunido con mi camarada Erika Farías. La he designado mi Ministra de Presidencia. Pido para ella todo el apoyo! Bienvenida!"
Ontem à tarde também recebi mensagem via twitter do líder socialista, com um desabafo sobre a grande dificuldade que ele enfrenta no governo:
"Oye de verdad que la GranMisiónViviendaVenezuela tiene como locos a los sesudos analistas de la oposición capitalista y burguesa! Que cosas!"
Mas enquanto ele fala contra a "burguesia", encomenda jantar com caviar a um amigo durante as fortes chuvas caídas lá na Venezuela, como vi nos arquivos de mensagens dele no twitter essa mensagem para o amigo dele, Jorge Luis Landaeta:
"Voy directo a Miraflores a refugiarme estas lluvias estan cachuisimas, Dile a tarek que me prepare una buena cena con caviar" (Pois é! Presidente pode comer caviar, não tem problemas, ele pode comprar o extravagante alimento de alto preço, contanto que como socialista compartilhe o repasto com camaradas vítimas das catástrofes... Será? kkkk).
O Presidente Venezuelano mantém intenso cyberativismo! Passa horas na internet e mesmo diante
de tantos problemas naquela Nação, ele arranja tempo para enviar mensagens de solidariedade e parabéns aos "camaradas" como as seguintes:
"Nuestro querido Camarada Farruco pasa a ocuparse de sus tareas en la GranMisiónViviendaVenezuela, a tiempo completo. Felicitémosle!!"
"Nicolás en Managua! Felicitemos al FSLN por sus 50 años en batalla! Bravo por el CmdtePresidente Daniel Ortega y el HeroicoPuebloDeSandino!"
Pois é isso mesmo! Na internet podemos descobrir muita coisa é só saber pesquisar e ter os contatos apropriados! E há pessoas que entregam de bandeja a própria incoerência! Hasta la vitoria siempre!

*
*
*