sábado, 17 de julho de 2010

* Calamidade em Palmares será esquecida pela imprensa?

Em Palmares, terra das palmeiras em extinção, as enchentes derrubaram postes, casas e árvores mas não conseguiram derrubar as palmeiras da Rua Coronel Pedro Paranhos e da Praça Dr. Paulo Paranhos (muitos Paranhos citados de uma família omissa à sua terra)...
Palmares tem valores artísticos, uma linda História de Movimento Literário e florescente cultura! Mas ultimamente ficou muito divulgada como cidade vítima de uma enchente! Uma cidade devastada por uma hecatombe!

Os valores artísticos da "Terra dos Poetas" (hoje conhecida como terra da lama e da mendicância, fome, sede e fonte de pesca de votos estaduais e federais porque nada melhor que fazer política com kits de auxílio em cima de um um povo falido) não são divulgados...
Enquanto o Teatro Apolo em ampla destruição pelas águas das enchentes (foi reinaugurado dia 9 de Junho e ficou sem nenhuma atividade até dia 18 quando a enchente destruiu tudo novamente lá), o povo assiste ao trágico espetáculo das águas inundado Palmares. Nenhum outro espetáculo teatral, poético e musical teve tanta gente na platéia ao vivo ou via tv! Acima, foto do povo vendo enchente durante manhã do sábado dia 19 de Junho/2010 na Rua da Notícia tendo ao cenário de fundo a Praça Dr. Paulo Paranhos e início da Avenida Luiz de França.
Cruel esse gosto da Mídia por dar prioridades a fatos de violências, acidentes, hecatombes...
Na foto acima, povo vendo enchente invadindo a Rua Coronel Izácio e a Rua Travessa Nossa Senhora de Lourdes, em Palmares. Nenhum Diretor de Cena coerente projetaria tal encenação trágica cruel! Somente a incoerência humana ao depredar a Natureza produziria isso! Inocentes pagando pela crueldade de poucos poderosos que destróem matas e sujam os rios e não cuidam do saneamento urbano e rural!
Por muito tempo uma cidade produzindo belezas artísticas e sem ser divulgada mas em momentos de catástrofes ou de extrema violência, a imprensa nacional dar destaques.

A Mídia televisiva e até de imprensa escrita preservam maus costumes do gosto pelo sangue e pelo terror! E ainda maqueia fatos! A mentira suplanta verdades!

Palmares em destaques na tv e depois será esquecida! E os problemas continuarão porque se avolumarão com o tempo devidas as consequências resultantes da catástrofe: fome, desemprego, sede, doenças, epidemias, etc... E como não haverá mais furos de reportagens sobre hecatombes, a imprensa não noticiará!

Pior é saber outra realidade: até outubro, a assistência dos politiqueiros ávidos por votos continuará. Depois tudo será esquecido!

Por enquanto discursam e fazem maquiagem de doações de donativos e prometem reconstrução. Essa história foi vista em outras épocas!

O Governo promete ajudar com verbas mas na realidade os Bancos que ganham bem com isso diante dos empréstimos viabilizados "a longo prazo" e para quem tem "ficha limpa na Receita Federal!" (quem mais precisa, está com nome no SPC SERASA e não tem acessos a empréstimos, fica a revelia de mendicância dos favores politiqueiros de épocas de campanhas eleitoreiras)...
Muita gente falou tanto dos buracos na Prefeitura deixados por Prefeitos (metaforicamente) que da metáfora a idéia foi aproveitada e implantada pela natureza durante a enchente do dia 18 de junho/2010: a Praça Ismael Gouveia afundou e surgiu um verdadeiro buraco defronte à Prefeitura dos Palmares. A natureza teve pena que o buraco não foi maior para engolir o prédio da Prefeitura com todos aqueles que ludibriam nosso povo lá dentro para eles poderem ficar vivos e assistirem às reações naturais sobre os resultados do que eles maquinam de ruim, pois tudo é refletido nas reações da Forças da Natureza!
Alimentos, roupas e outras doações estão sendo estocadas em depósitos enquanto muita gente vítima das enchentes estão famintas, sem moradia e com frio!

Aqui neste site mantemos fielmente o registro dos fatos. Ficamos indignados com a maquiagem de fatos nas reportagens veiculadas em telejornais. Mas há algumas reportagens que mostraram a realidade do nosso povo. Mentiu quando se falou que o povo está bem assistido pelas ações governamentais! A realidade é que aqui está existindo um desgoverno: incompetência na limpeza das ruas, desencaminhamentos de doações, maquinações descabidas de assessorias do Estado!

Por este motivo mantemos nosso posicionamento de registro dos fatos sem vínculos com Partidarismos politiqueiros e fiéis às necessidades de expressões do nosso povo sofrido!

Como em outras épocas, prevemos que Palmares será cidade esquecida pela imprensa até ocorrer outra calamidade ou outro crime terrificante ou outro politiqueiro ou governante roubar ou matar! (crimes maiores são cometidos nos meandros da politicagem e há omissões diversas na sociedade sem divulgação)... A conivência de quem deveria denunciar é chocante porque em época de eleição muitas pessoas que escrevem e se dizem jornalistas estão penduradas em algum cabide de emprego de gabinetes de candidatos fazendo "as imagens" deles nas maquiagens do marketing sujo enganador do povo sem educação, faminto, ludibriado afastado dos bens culturais!

E para deixar registrada a Historia dos Fatos, eis aqui algumas reportagens de redes de TV que registraram algumas realidades em Palmares durante esse calamidade (que aumenta a cada dia):

Reportagens de TV sobre enchente 18 de Junho 2010 em Palmares:









Algumas reportagens veiculadas em Redes de TV sobre a situação que Palmares ficou após devastação de enchentes de Junho de 2010. Trechos de telejornais da TV Globo e do SBT. Prejuízos no comércio, casas desabadas e outras sem condições para moradores voltarem a residir; vítimas das enchentes pegando alimentos sujos de lamas defronte a supermercados que jogaram fora produtos danificados; a Praça Ismael Gouveia afundou e restou apenas uma imensa cratera defronte à prefeitura condenada junto com as edificações em redor; proliferações de doenças devidas aos dejetos e lamas; casos de leptospirose, diarreia, hepatite A; problemas de pneus furados pelos pregos e pedaços de metais na lama; a Praia da Boa Viagem no Recife foi invadida por lamas e dejetos das enchentes levados pelas correntezas do mar; Reportagem da TV Globo diz que Palmares foi completamente destruída pelas temporais; pontes destruídas; gente andando com máscaras se protegendo do mal cheiro e da poeira da lama seca; Mais de 100 mil pessoas perderam casas nas cidades atingidas pelas enchentes em Pernambuco e mais de 600 pessoas desaparecidas









Algumas reportagens veiculadas em Redes de TV sobre a situação que Palmares ficou após devastação de enchentes de Junho de 2010. Trechos de telejornais da TV Globo e do SBT. Parte 2:
A segunda enchente dentro do prazo de 10 dias (a primeira dia 18 e a segunda dia 28) no mês de junho de 2010 em Palmares - PE. Novamente a cidade cheia de lama!
Palmares em Estado de Calamidade Pública!
Comerciantes dizem que demorarão a reabrir lojas.
FAlta comida nas cidades atingidas pelas enchentes! E a chegada da ajuda é difícil por motivo das destruições das estradas e pontes!
Cenas na porta do supermercado por comida. Ao jogar fora produtos infectados pelas águas e lamas, a população pega para se alimentar! Não há uma fiscalização sanitária! Total desprezo e desgoverno na Cidade dos Palmares!
Luiz Carlos Lins, Proprietário do Supermercado Confiança e Vice Presidente da Câmara dos Diregentes Lojistas de Palmares, disse que teve que jogar fora 100 toneladas de produtos alimentícios danificados pelas enchentes!
A segunda enchente ocorrida dia 28 de junho foi resultado da subida de mais de 4 metros das águas do Rio Una! Foi menor que a anterior do dia 18 de junho mas foi semelhante à grande enchente ocorrida em 2000 que também devastou a Cidade!
Imagens da lentidão para retirar a lama da cidade e limpar as ruas dos dejetos. Após uma semana, a prefeitura ainda não limpou a cidade, mostra a reportagem. O povo limpa as ruas por conta própria promovendo mutirões!
O risco de andar descalço pisando nas lamas.
A disputa por água e comida.
O desespero de encontrar as casas derrubadas pelas enchentes.
Falta água, comida, roupas, energia elétrica...

*
*
*
Eu sou Jaorish, dentro do fato, registrando o fato como o fato ocorreu

* Cenas das devastações da enchente do dia 18 de Junho em Palmares

Trechos de um dvd da Produtora WR Video de Palmares, mostrando a devastação ocorrida na cidade durante enchente do dia 18 de Junho de 2010. Imagens impressionantes sobre como a cidade foi destruída e isolada por falta de acessos por estradas.




*
*
*