quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

* Famílias de empresários palmarenses contribuem com decoração das calçadas e com a arborização

Palmares (PE) tem atualmente em suas calçadas, grandes caqueiras ornamentais com vegetais nativos e decorativos.

A família de Sr. Eudes das Lojas A Predileta e do Sr. Antonio Santos, estão investindo na beleza da Cidade dos Palmares!

Uma ação louvável. Parabéns!

Fotos abaixo mostram a ação ecológica:
Das Lojas da empresa da família de A Predileta:





Da família do Sr. Antonio Santos:

Essa atitudes são exemplos a serem seguidos, principalmente após ao desastre ambiental ocorrido no governo anterior, quando as árvores das praças da cidade foram danificadas por irresponsáveis "podamentos", como a foto mostra um dos vegetais da Praça Dr. Paulo Paranhos totalmente depredada (vemos um tronco brutalmente cortado):

* Governo da moenda espremendo família de artistas!

Como diz o populacho, “cada macaco no seu galho e cada homem no que sabe fazer” !
Quando o marketing da administração municipal propagou que as nomeações seriam por competência técnica, houve comemoração. Mas não é o que demonstra o assessor nomeado para Secretariar a Infra-estrutura. E há outros casos que registraremos no transcorrer dos dias futuros!
Vejamos um caso que parece piada:
Nesta quinta-feira, dia 08 de Janeiro de 2009, o Secretario de infra estrutura deste Muncípio mandou um funcionário dar recado sobre ordem para destruir uma rampa de acesso à casa de Telles Júnior (Museu Telles Júnior), alegando obstrução da calçada dificultando tráfego de pedestres.




Na foto acima, no canto direito, a rampa que existe desde 2000, época quando o Governo (Francisco de Assis Rodrigues), acelerou construção de rampas em logradouros públicos, obedecendo Leis Federal, Estadual e Municipal de amparo aos idosos e paraplégicos. O Museu Telles Júnior foi o 1º criado neste Município e a família do artista homenageado é tradicionalmente guerreira na luta cultural palmarina, o local é chamado de Quilombo da Arte e Casa dos Artistas Palmarinos (antes de ser Museu, funcionava o atelier de Telles Júnior, denominado de Galeria de Arte Zumbí, QG da Resistência Quilombola local). O Governo que se inicia, ao invés de procurar amparar e dar condições de funcionamentos e dignidade, começou exigindo esses absurdos citados acima!
Na foto acima, o Centenário histórico prédio da Biblioteca Pública Municipal Professor Fenelon Barreto, com rampa construída na gestão de Francisco de Assis Rodrigues. Nota-se como a rampa tomou conta da calçada dando prioridade de acesso à edificação Patrimônio Cultural tradicional da Terra dos Poetas, cidade onde deveriam dar prioridades a quem luta pela cultura também e não somente a locais que transformam em cabides de favores eleitoreiros!


Outra foto mostrando a escadaria da Biblioteca Pública Municipal Professor Fenelon Barreto que há dezenas de anos toma conta de toda a calçada. Será que esse novato administrador vai querer impor esse jeito de mandar destruir o que impede calçadas lá também? Evidentemente que essa interferência atual exigindo mudanças estruturais, tiram características dos Patrimônios Históricos! Estamos com O OLHO aberto sobre essas interferências nas estruturas do nosso Patrimônio Cultural!

Qualquer leigo sabe que há Leis de amparos aos idosos e aos paraplégicos e um dos principais pontos defendidos é a construção de rampas de acessos a prédios, residências, calçadas.
Ao invés de mandar fazer rampas nas calçadas, mandou destruir rampa de acesso a um Patrimônio Cultural! E há tanta coisa urgente para resolver nesse Município que esse pessoal acusou de abandono! Se quiser mostrar trabalho, tem tanta coisa danificada física e moralmente neste Município (principalmente deveriam se dedicar a reconstruir o nome das tradições culturais palmarinas, atualmente em abandono e sem articulação cultural local, estadual e nacional)!
Tem gente que não sabe mesmo ter o poder nas mãos e dá ordens sem noções do que está fazendo pois não é do metiê (o Partido quer o cargo, empurra lá o “companheiro”). E pelo jeito, não conhece a cidade nem os locais históricos. A rampa existe desde 2000 e os batentes existem há mais de 100 anos, fato que pode ser comprovado nos anais existentes nos arquivos da prefeitura, se alguém teve o cuidado de registrar!
A casa de Telles Júnior, onde ainda reside a família, contando com duas idosas septuagenárias, já era antiga quando um tio da esposa de Telles Junior morou nela, quando era jovem, isso há mais de 90 anos!
Ora, o certo é evitar erros no que será feito agora e não procurar erros no que já é tradicional e principalmente, desrespeitando Leis de amparos a idosos e a paraplégicos!
É como sempre digo: Há pessoas que não podem ter o poder de cargos governamentais nas mãos porque trocam os pés pelas mãos.

E para quem é "marinheiro de primeira viagem" em administração pública, antes de tudo deve se informar e conhecer seu povo (conhecer povo não é somente ir de porta em porta apertando as mãos dos eleitores, prometendo ações de pretensa futura administração e fazendo favores eleitoreiros), costumes, Cultura e História!

Do jeito que estão começando esta administração, exigirão desmanchar as rampas e escadarias existentes em toda a cidade, ocasionando gastos exorbitantes dos munícipes, numa época de crise principalmente num município repleto de problemas econômicos e desempregos. Ou então é um ato isolado por não simpatizar com a família de Telles Júnior? (Esse ato se enquadra dentro do desrespeito aos Direitos Humanos pois fere Leis de amparos a idosos e paraplégicos e ao Patrimônio Cultural principalmente num Município onde durante governo anterior a ONG GRUCALP que tem Sede no Museu Telles Júnior, foi vítima de calúnias, injúrias e outros danos morais como nosso Jornal registra nos arquivos de reportagens).

Abaixo, fotos de escadarias ocupando calçadas da Cidade:

Acima, foto da Rua Sebastião Paulino dos Santos onde existem várias residências com escadarias nas calçadas há dezenas de anos!





Acima, duas fotos da tradicional "calçada alta" (dos dois lados da Rua da Aurora) que são escarias para acessos às residências, que tomam toda largura das calçadas.

Acima, batente que há dezenas de anos existem, em plena calçada, na mesma rua do Museu Telles Júnior.

Acima, duas fotos da tradicional "Rua do Jardim", que há dezenas de anos têm escadarias de acessos às residências em toda extensão das calçadas (rua humanizada pelo Prefeito Francisco de Assis Rodrigues em sua 1ª Gestão 1989-1992).
Abaixo, fotos mostrando como estão as ruas da Cidade dos Palmares, com amontoamentos de dejetos e buracos. Ao invés de ficar investindo em mesquinhez, essa nova assessoria deveria resolver tais problemas urgentes:



A História é feita do registro dos fatos e atos. A escolha como se entra na História é de cada pessoa, no livre arbítrio de entrar como herói ou como vilão!
E continuarei a relatar fatos para não haver páginas em branco na História!
E ninguém está livre de questionamentos e de críticas!
Aqui continua a luta pela Cultura da nossa Terra e pela Liberdade de Expressão!
Sem medo de defender os Direitos Humanos e a dignidade do nosso povo, escrevo e assino!

08/01/2009

© Jaorish Gomes Teles da Silva

Veja mais sobre a Política Palmarense:


* DESEMBARGADORES DO TRE DECIDEM SE HAVERÁ OUTRA ELEIÇÃO EM PALMARES E EM OUTROS MAIS DE 11 MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS, CUJOS PREFEITOS FORAM EMPOSSADOS SUB JUDICE
* - Prefeito dos Palmares (PE) e seus assessores.
* - Em Palmares (PE), efeitos colaterais de uma eleição...
* TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL: ATUAL PREFEITO DOS PALMARES CONTINUA NO GRUPO DE RISCO E PODE PERDER MANDATO!

*