domingo, 18 de maio de 2014

* O pulo da onça


Biólogos e fazendeiros se unem para facilitar a vida da fera que invadiu plantações do Cerrado brasileiro

Há cinco anos, quando imensas lavouras de cana-de-açúcar começaram a cobrir o interior de Goiás, biólogos logo suspeitaram que a novidade poderia ser fatal à circulação e à sobrevivência da fauna de grande porte, já restrita aos últimos bolsões de Cerrado nativo da região. Ledo engano. Os primeiros resultados de uma pesquisa mostram o contrário. "Onças-pardas e pintadas aparentemente se adaptaram à nova realidade, utilizando as zonas de cultivo como refúgio para se alimentar e até reproduzir", diz Leandro Silveira, diretor do Instituto Onça Pintada*, no município de Mineiros.

Nas plantações, os pumas encontram com facilidade uma de suas presas prediletas: a queixada, um tipo de porco selvagem que sai do mato para comer a cana. Esses bichos vorazes também atacam milharais, mas ali as condições de abrigo são menos atraentes aos predadores. Câmeras-armadilhas instaladas em pontos estratégicos dos canaviais flagraram, além dos felinos, antas, veados, lobos-guarás e tatus-canastra.

O objetivo dos pesquisadores é entender essa convivência e avaliar a necessidade de criar mais espaços protegidos e corredores biológicos para o trânsito da fauna, com a conexão entre as propriedades rurais e o Parque Nacional das Emas - uma ilha de 132 mil hectares de Cerrado conservados em meio ao agronegócio no oeste de Goiás.

"Quanto mais reflorestamos e protegemos nascentes, mais a fauna silvestre se aproxima", conta Maria Fries, produtora de milho e cana. A fazendeira lidera um movimento para a transformação da Rodovia GO-341 em estrada-parque, com sinalização especial, radares e passagens subterrâneas para evitar o atropelamento de animais.

O cuidado se justifica: recém-asfaltada pelo governo goiano, a rodovia bordeja o parque nacional e tem um fluxo crescente de caminhões para o transporte da cana. Outra demanda é a educação ambiental. A presença dos temidos felinos fora de refúgios exige um trabalho de conscientização das comunidades, o que vem sendo feito por uma das grandes empresas instaladas na região, a Odebrecht Agroindustrial.

Ao mesmo tempo, com a diminuição gradual das áreas de pecuária, substituídas pela cana-de-açúcar e outras culturas agrícolas, os conflitos entre fazendeiros e onças que atacavam os animais de criação começam a diminuir. O resultado da trégua é o aumento da população dos predadores, sobretudo em lugares onde há matas bem conservadas por perto.

"Vamos desvendar o recente comportamento da espécie diante desse cenário. Nosso foco será a onça-parda, bem mais comum do que a pintada, mas muito menos estudada", diz Sandra Cavalcanti, do Instituto Pró-Carnívoros, que iniciará o mapeamento do animal no entorno de reservatórios de usinas hidrelétricas nas bacias dos rios Tietê, Grande e Pardo, em São Paulo.
(National Geographic Brasil)

* Instituto Onça Pintada
Parque Nacional das Emas
Instituto Pró-Carnívoros

* As 18 Maiores Pérolas Ditas por Dilma Rousseff


A política é a arte do embuste. Mas embora essa seja uma concepção consagrada pelos liberais há alguns séculos, jamais me convenci de que a mesquinha produção literária estadista fosse tão dominante quanto aparentemente é. Para cada político bem versado, há ao menos outros milhares de paquidermes iletrados dominando os microfones nos palanques. Para cada Joaquim Nabuco, há uma horda de Tiriricas. A regra é a bestialidade, o despreparo, a estupidez.  Como dizia H.L. Menken.
“Os políticos raramente, se nunca, são eleitos apenas por seus méritos — pelo menos, não em uma democracia. Algumas vezes, sem dúvida, isso acontece, mas apenas por algum tipo de milagre. Eles normalmente são escolhidos por razões bastante distintas, a principal delas sendo simplesmente o poder de impressionar e encantar os intelectualmente destituídos.
Será que algum deles iria se arriscar a dizer a verdade, somente a verdade e nada mais que a verdade sobre a real situação do país, tanto em questões internas quanto externas? Algum deles irá se abster de fazer promessas que ele sabe que não poderá cumprir — que nenhum ser humano poderia cumprir? Irá algum deles pronunciar uma palavra, por mais óbvia que seja, que possa alarmar ou alienar a imensa turba de idiotas que se aglomeram ao redor da possibilidade de usufruir uma teta que se torna cada vez mais fina? Resposta: isso pode acontecer nas primeiras semanas do período eleitoral, mas não após a disputa já ter ganhado atenção nacional e a briga já estiver séria.
Eles todos irão prometer para cada homem, mulher e criança no país tudo aquilo que estes quiserem ouvir.  Eles todos sairão percorrendo o país à procura de chances de tornar os ricos pobres, de remediar o irremediável, de socorrer o insocorrível, e de organizar o inorganizável. Todos eles irão curar as imperfeições apenas proferindo palavras contra elas, e irão resolver todos os problemas com dinheiro que ninguém mais precisará ganhar, pois já estaremos vivendo na abundância. Quando um deles disser que dois mais dois são cinco, algum outro irá provar que são seis, sete e meio, dez, vinte, n
Em suma, eles irão se despir de sua aparência sensata, cândida e sincera e passarão a ser simplesmente candidatos a cargos públicos, empenhados apenas em capturar votos. Nessa altura, todos eles já saberão — supondo que até então não sabiam — que, em uma democracia, os votos são conseguidos não ao se falar coisas sensatas, mas sim ao se falar besteiras; e todos eles dedicar-se-ão a essa faina com vigoroso entusiasmo. A maioria deles, antes do alvoroço estar terminado, passará realmente a acreditar em sua própria honestidade. O vencedor será aquele que prometer mais com a menor possibilidade de cumprir o mínimo.”
Poucos representam tão bem esse cenário quanto a líder máxima da nação, a loba mais esperta da matilha, a presidente do país: Dilma Rousseff. Frases que não chegam a lugar algum, verbos mal conjugados, uma latente dificuldade em separar o que é singular do que é plural, pensamentos mal construídos, analogias precárias, improvisações tortas… Eis a arte da política em sua mais perfeita mediocridade.
Senhoras e senhores: as 18 maiores pérolas ditas por Dilma Rousseff.
Dilmacapa

18. “Eu sempre escuto os prefeitos. Por que é que eu escuto os prefeitos? Porque é lá que está a população do país, ninguém mora na União, ninguém mora… “Onde você mora?” “Ah, eu moro no Federal”.”

5F98A14141F442D4AEA0BFEE829963A9

17. “A única área que eu acho, que vai exigir muita atenção nossa, e aí eu já aventei a hipótese de até criar um ministério, é na área de… Na área… Eu diria assim, como uma espécie de analogia com o que acontece na área agrícola.”

dilma-1365793880949_1920x1080

16. “A mulher abre o negócio, tem seus filhos, cria os filhos e se sustenta, tudo isso abrindo o negócio.”

dilma-preocupada

15. “A Zona Franca de Manaus, ela está numa região. Ela é o centro dela porque ela é a capital da Amazônia.”

timthumb

14. “Vamos dar prioridade a segregar a via de transporte. Segregar via de transportes significa o seguinte: ou você faz metrô, porque o metrô… porque o metrô, segregar é o seguinte, não pode ninguém cruzar rua, ninguém pode cruzar a rua, não pode ter sinal de trânsito, é essa a ideia do metrô. Ele vai por baixo, ou ele vai pela superfície, que é o VLT, que é um veículo leve sobre trilho. Ele vai por cima, ele para de estação em estação, não tem travessia e não tem sinal de trânsito, essa é a ideia do sistema de trilho.”

000_mvd6484650

13. “Tudo o que as pessoas que estão pleiteando a Presidência da República querem é ser presidente.”

presidentadilma

12. “Eu vi. Você veja… Eu já vi, parei de ver. Voltei a ver e acho que o Neymar e o Ganso têm essa capacidade de fazer a gente olhar.”

Dilma Rousseff

11. “Eu quero adentrar pela questão da inflação, e dizer a vocês que a inflação foi uma conquista desses 10 últimos anos do governo do presidente Lula e do meu governo.”

90E61AF9C24F43D39CC46A3372AC2E73

10. “Eu também vou falar… eu vou falar pouco. Vou explicar por quê: todo mundo, antes de mim, disse que ia falar pouco, não é? E aí, tinha uma senhora ali, na frente, que falou o que todos nós estamos sentindo. Ela disse assim: “Eu estou com fome”. E eu vou levar em consideração ela, que falou uma coisa que todo mundo está pensando, mas não está falando.”

Dilma-miope

9. “A autossuficiência do Brasil sempre foi insuficiente.”

dilma_dedo_para_congresso

8. “Em Portugal, o desemprego beira 20%. Ou seja, 1 em cada 4 portugueses estão desempregados.”

5F98A14141F442D4AEA0BFEE829963A9

7. “Primeiro, eu queria te dizer que eu tenho muito respeito pelo ET de Varginha. E eu sei que aqui, quem não viu conhece alguém que viu, ou tem alguém na família que viu, mas de qualquer jeito eu começo dizendo que esse respeito pelo ET de Varginha está garantido.”

dilma-torpedo

6. “Em Vidas Secas está retratado todo problema da miséria, da pobreza, da saída das pessoas do Nordeste para o Brasil.”

680_o_imagem692

5. “O meio ambiente é sem dúvida nenhuma uma ameaça ao desenvolvimento sustentável.”

858_070414094437_Dilma

4. “Eu quero, então, voltar aonde eu comecei. Eu vou falar agora que aqui tem 37 municípios. Eu vou ler os nomes dos municípios, porque eu acho importante que cada um de vocês possam (sic) se identificar aqui dentro e, por isso… Eu ia ler os nomes, não vou mais. Por que não vou mais? Eu não estou achando os nomes. Logo, não posso lê-los.”

14106311

3. “Eu ontem disse pro presidente Obama que era claro que ele sabia que depois que a pasta de dente sai do dentifrício ela dificilmente volta pra dentro do dentifrício. Então que a gente tinha de levar isso em conta. E ele me disse, me respondeu que ele faria todo esforço político para que essa pasta de dente pelo menos não ficasse solta por aí e voltasse uma parte pra dentro do dentifrício.”

U.S. President Obama meets with Brazil President Rousseff in the Oval Office of the White House in Washington

2. “Eu estou muito feliz de estar aqui em Bauru. O prefeito me disse que eu sou, entre os presidentes, nos últimos tempos, uma das presidentes, ou presidentes, que esteve aqui em Bauru.”

cfff51c214e7c89bbd205e1421a5498b

1. “Se hoje é o dia das crianças, ontem eu disse que criança… o dia da criança é dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais, sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás.”