segunda-feira, 18 de maio de 2009

* Fatos históricos comemorados dia 19 de Maio


Nasce Malcom X
Malcom Little, conhecido como Malcom X, nasce no dia 19 de maio de 1925. Ele foi líder muçulmano do Movimento Negro nos Estados Unidos. Malcom X dizia que a religião havia desviado a ira negra do racismo branco e pregava que violência se combate com violência. Ele deu o grito de Black Power de Stokely Carmichael.
1762 - Nasce Johann G. Fichte, filósofo alemão.
1798 - Napoleão e seu Exército embarcam em Tolon com o objetivo de chegar ao Egito.
1825 - Morre o conde de Saint-Simón, economista francês.
1837 - A Argentina declara guerra contra a Bolívia que, unida ao Peru, sustentava um estado de alarme constante em Salta e Tucuman.
1861 - Leopoldo O'Donnell firma o decreto de anexação do território dominicano à Espanha.
1874 - É criada a lei francesa que proíbe o trabalho de mulheres e crianças em minas.
1890 - Nasce Nguyen Sinh Huy-Ho Chi Minh, dirigente do Vietnã.
1895 - Morre José Martí, líder do movimento pela independência de Cuba.1895 - Em Costa Rica, é inaugurado a chamada ferrovia do Pacífico.
1898 - Guerra de Cuba: o almirante Cervera consegue burlar a vigilância da esquadra norte-americana e chegar na baía de Santiago.
1898 - Morre William Gladstone, norte-americano britânico.
1922 - O Sistema Monetário Internacional passa por uma reforma.
1925 - Nasce Malcom X, líder do movimento negro dos Estados Unidos.
1928 - Morre Max Scheler, filósofo alemão.
1935 - Morre Lawrence de Arabia, militar e escritor inglês.
1955 - É firmado um tratado de paz entre o Reino Unido, França, Estados Unidos e a URSS, que põe fim à ocupação da Áustria.
1960 - O Real de Madri ganha seu primeiro Campeonato Europeu.
1978 - O projeto de Pacto Amazônico é aprovado por representantes de oito países da América do Sul.
1978 - Os ministros de DRedação Terrasa da OTAN concordam com a aquisição do sistema de alerta rápida ACS.
1980 - Fernando Belaúnde Terry ganha as eleições presidenciais do Peru.
1987 - Os reis da Espanha iniciam uma viagem oficial de sete dias para a América Latina com o objetivo de visitar Bolívia e Porto Rico.
1989 - As tropas da África do Sul começam sua retirada da Namíbia, de acordo com o plano previsto para a independência do território.
1994 - Morre Jacqueline Bouvier (Jacqueline Kennedy Onassis), viúva do ex-presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy e do magnata Aristóteles Onassis.
2001 - O primeiro julgamento por poligamia termina com o veredito de culpa contra um mórmon casado con cinco mulheres e pai de 29 filhos, nos Estados Unidos.

* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 19/05/2009

O Globo


Manchete: BB sobe juros um mês após Lula mandar cair

Dados mostrando que ordem da presidente não surtiu efeito são do BC

Apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter decidido trocar o presidente do Banco do Brasil para forçar uma baixa nos juros, o BB subiu as taxas desde a posse de Aldemir Bendine, em 23 de abril. Todas as modalidades de crédito ficaram mais caras. As taxas para aquisição de bens, por exemplo, subiram de 2,09% no dia 15 de abril (semana anterior à demissão de Antonio Lima Neto do BB) para 2,52% ao mês, no último dia 5. No mesmo período, o cheque especial passou de 7,92% a 7,98%. Subiram também o crédito pessoal e o de aquisição de veículos, segundo pesquisa do Banco Central. O BB discorda da metodologia da pesquisa e diz que se trata de taxa média ponderada. (págs. 1 e 15)

Enquanto isso, no rádio...O presidente Lula disse que as mudanças na poupança permitirão manter a trajetória de queda de juros: "E os juros caindo é importante para o povo brasileiro, porque o dinheiro que hoje está na especulação vai para a produção", afirmou, em seu programa. (págs. 1 e 16)


CPI deve ter Collor e tropa de Renan

Governo tem maioria e quer controlar comissão que investiga Petrobras, mas ficará refém do PMDBOs partidos da base governista se reúnem hoje para criar estratégias e tentar garantir o controle da CPI da Petrobrás. O governo tem maioria na comissão, mas ficará refém da tropa de choque do PMDB. Investigado por uma CPI quando estava no Planalto, o ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) deve integrar a comissão. Do PMDB, sob o comando do líder Renan Calheiros (AL), devem participar nomes como Almeida Lima (SE) e Gilvam Borges (AP).Os governistas terão oito titulares, e a oposição, três. Para os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e de Minas e Energia, Edison Lobão, a CPI da Petrobras é desnecessária e pode trazer turbulências para a empresa, prejudicando investimentos. A Petrobras informou que agiu corretamente ao mudar o cálculo do imposto - ação contestada pela Receita e alvo da CPI. (págs. 1, 3 a 5, Míriam Leitão, editorial "CPI do barulho" e Cartas dos leitores)

Enquanto isso, no RS...Com a adesão de seis pedetistas, chegou a 18 o número de assinaturas pela instalação de CPI na Assembleia gaúcha para investigar a governadora Yeda Crusius (PSDB). O número mínimo necessário é 19, e mais três deputados de outros partidos devem aderir. A CPI, proposta pelo PT, investigará caixa dois na campanha da tucana. (págs. 1 e 4)

Charge Chico: Em tempos de CPI da Petrobras... saiu o salsichão Perdigão + Sadia!- Ô Serra, ô Aécio, querem experimentar?

Arrecadação cai e gastos do governo só crescem

A arrecadação federal caiu 8,5% em abril, devido, em parte, às compensações tributárias feitas pela Petrobras. Mesmo assim, as despesas da União continuam crescendo: 15,3% a mais no primeiro quadrimestre do ano, só os gastos com pessoal cresceram 19,2%.Reitores negociam a contratação de 6 mil profissionais de saúde para hospitais universitários federais. (págs. 1, 9 e 16)

Combate à pedofilia ganha força

A Polícia Federal prendeu 10 pessoas por distribuição de pornografia infantil na internet - que agora é crime, graças a uma mudança na lei. Os criminosos foram identificados entre usuários do Orkut. (págs. 1 e 9)


Foto legenda: 50 minutos de espera para 40 minutos de voo

Passageiros do Aeroporto Santos Dumont enfrentam fila de mais de 20 minutos para chegar ao aparelho de raios X. Somam-se a isso mais 30 minutos de espera para a ponte Rio-São Paulo, que dura 40 minutos. A infraestrutura do terminal não acompanhou o aumento do número de voos. (págs. 1 e 10)


Deputado a 190 km estava ‘quadribêbado’

O deputado estadual Carli Filho (PSB-RS), que provocou a morte de dois rapazes ao dirigir a 190km/h, tinha no sangue 7,8 decigramas de álcool - quatro vezes o máximo aceitável por lei. (págs. 1 e 8)


------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: Perdigão e Sadia fecham megafusão

Empresas assinam contrato e criam a Brasil Foods, maior exportadora de carnes processadas do mundo A BRF (Brasil Foods), gigante da indústria alimentícia formada a partir da megafusão entre Sadia e Perdigão, nasceu ontem. A empresa surge com faturamento anual de R$ 22 bilhões, 119 mil funcionários, 42 fábricas e mais de R$ 9 bilhões em exportações por ano.

A BRF dá origem à décima maior empresa de alimentos das Américas, segunda maior indústria alimentícia do Brasil, maior exportadora mundial de carnes processadas e terceira maior exportadora do país. A megafusão foi concretizada após meses de negociações entre a família controladora da Sadia e a Perdigão. Os acionistas da Perdigão devem ficar com 68% da BRF e os da Sadia, com 32%. A área de participações do BNDES, o BNDESpar, poderá apoiar a criação da BRF. O negócio agora precisará ser aprovado pelo Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência. (págs. 1 e Dinheiro)

Foto legenda: Os presidentes dos conselhos da Perdigão e da Sadia, Nildemar Secches e Luiz Fernando Furlan, jantam em churrascaria de SP

Dilma passa mal com tratamento e é levada para hospital de SPA ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) passou mal em reação à quimioterapia preventiva contra o câncer, segundo diagnóstico inicial de seus médicos, e viajou a São Paulo para ser submetida a avaliação mais detalhada no Hospital Sírio-Libanês.

Queixando-se de dores, Dilma já havia sido medicada num hospital de Brasília ontem. A ministra retirou um nódulo da axila esquerda no mês passado. (págs. 1 e A6)


Lula diminui valor pago por impacto de obra sobre ambiente

Decreto do presidente Lula reduziu o valor da compensação ambiental a ser pago por empreendimentos como a construção de rodovias e hidrelétricas pelos seus impactos no ambiente. A nova regra prevê cobrar até 0,5% sobre parte da obra. Antes, era 0,5% sobre o valor total, e o Ministério do Meio Ambiente defendia 2%. A medida deve atenuar o custo da exploração de petróleo no pré-sal. (págs. 1 e A7)


Obama pressiona Israel e dá tempo ao Irã

O presidente dos EUA, Barack Obama, e o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, reuniram-se na Casa Branca pela primeira vez desde que foram eleitos.

Obama pressionou pela criação de um Estado palestino e pela negociação com o Irã sobre seu programa nuclear; Netanyahu se manteve contra os dois pontos. O americano evitou falar em prazos para uma resposta iraniana, mas disse que "não vai conversar para sempre" com Therã e espera retorno até o fim deste ano.Obama afirmou ser do interesse de todos que se chegue à solução de dois Estados; Netanyahu, por sua vez, não fez nenhuma menção ao Estado palestino. (págs. 1 e A10)


Reunião é confronto de vontades

Donald Mcintyre

Do "Independent" Obama e Netanyahu não dedicaram mais de três horas à troca de amabilidades.Ontem iniciou-se um processo. Se presumirmos que o americano é tão determinado quanto parece, o confronto de vontades certamente nos aguarda. (págs. 1 e A10)


Acordo barra construção de tribunal no DF

Acordo feito pelo Conselho Nacional de Justiça cancelou a construção da sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília.

Auditoria do Tribunal de Contas da União apontou irregularidades. Projetada pelo escritório do arquiteto Oscar Niemeyer, a obra teve licitação anulada. (págs. 1 e A7)


Interior do país puxa a alta do emprego formal

Impulsionado pela alta das contratações no interior do país, o emprego formal teve o terceiro mês seguido de recuperação. Em abril, foram geradas 106.205 vagas com carteira assinada.

Com isso, o saldo de vagas em 2009 ficou positivo: até abril, as contratações superaram as demissões em 48.454 postos. Já em relação a 2008, houve queda de 94,3% no período. (págs. 1 e B5)


Deputado estava bêbado no choque que matou dois

O deputado estadual do Paraná Fernando Carli Filho (PSB), 26, estava embriagado quando se envolveu em acidente que causou duas mortes em Curitiba. Ele está internado. Carli Filho tinha a carteira de habilitação suspensa por somar 130 pontos. Familiares dele não se pronunciaram. (págs. 1 e C6)


Editoriais

Leia "Sindicatos de fachada", acerca de distorção legal; e "Áreas irregulares", sobre habitações precárias. (págs. 1 e A2)


------------------------------------------------------------------------------------



O Estado de S. Paulo

Manchete: Agronegócio e serviços sustentam alta do emprego
Postos com carteira assinada triplicam, mas sinais de crise persistemDepois de perder quase 800 mil vagas na virada do ano, o mercado de trabalho dá sinais de lenta reação. Em abril, registraram-se 106,2 mil contratações a mais do que demissões. Foi o terceiro mês seguido de saldo líquido positivo de empregos formais, puxado pelo agronegócio e pelos serviços. O resultado foi três vezes mais alto que o de março, mas foi o pior abril desde 1999, sintoma de que a crise persiste. De janeiro a abril, foram criadas 48,5 mil ocupações, contra 848,9 mil no mesmo período de 2008. Além disso, a abertura de empregos respeitou fatores sazonais. Em São Paulo, Estado que mais contratou, 21,7 mil das 72 mil vagas criadas surgiram no interior e estão diretamente ligadas ao cultivo da cana-de-açúcar e do café. (págs. 1, B1 e B3)
Arrecadação federal cresce
Apesar de seguir abaixo dos níveis de 2008, a arrecadação federal se recupera. Em abril, impostos e contribuições somaram R$ 57,7 bilhões, alta real de 7,8% ante março. (págs. 1 e B4)

Governo usa força da maioria para segurar CPI
O governo Lula orientou a bancada no Senado a “aparelhar" a CPI da Petrobras. A ideia é usar a maioria folgada - os aliados têm 8 das 11 vagas - para controlar o rumo da investigação sobre supostas irregularidades na estatal e na Agência Nacional do Petróleo (ANP). (págs. 1 e B4)
Dora Kramer
Ao dizer que há algo por trás da CPI, Lula não deixa de ter razão: se há dúvidas sobre as razões da oposição, também há sobre as da situação. (págs. 1 e A6)
Obama cobra de Netanyahu solução de dois Estados
Em seu primeiro encontro com o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, o presidente dos EUA, Barack Obama, cobrou a criação de um Estado palestino e o fim dos assentamentos israelenses. Por outro lado, defendeu pressão sobre o Irã, como queria “Bibi”. (págs. 1, A12 e A13)

China frustra planos de Lula de abrir setor de carne
O presidente Lula chegou à China para abordar questões comerciais, mas à abertura chinesa do setor de carnes, principal objetivo da visita, deverá ser adiada de novo. O único avanço será o anúncio de que Pequim concederá licenças de importação para frango, parte de acordo de fevereiro. (págs. 1 e B6)

Foto legenda: Gripe suína: pandemia adiada
Japoneses em estação de trem: pressão política, que incluiu o Brasil, evitou que a OMS anunciasse pandemia de gripe suína. (págs. 1 e A15)
PF ataca pedofilia na internet em 21 Estados
A Polícia Federal iniciou ontem sua maior operação contra a pornografia infantil na internet, com a prisão de 10 pessoas em flagrante por uso de sites de relacionamento para trocar material pornográfico. Os 400 policiais da Operação Turko (anagrama de Orkut) cumpriram 92 mandados de busca e apreensão em 20 Estados e no Distrito Federal. (págs. 1 e C1)

Alimentos: Marfrig vai disputar com Perdigão/Sadia
Empresa muda a razão social e quer ser a segunda maior do País. (págs. 1 e B14)
Vinhos: Endividada, Expand perde mercado
Maior importadora do Brasil acumula débitos de R$ 70 milhões. (págs. 1 e B12)
Notas & Informações: Visita a Pequim esvaziada
O governo esperava resultados vistosos, mas o valor da visita é simbólico. (págs. 1 e A3)

Artigo: Paul Krugman
O ideal, o avanço e o planeta Se quisermos tomar algum tipo de medida contra a mudança climática, deveríamos adotar uma legislação que limite a emissão de gases-estufa ao exigir dos poluidores que adquiram licenças de emissão, sendo que as licenças diminuiriam com o tempo. (págs. 1 e A16)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil

Manchete: Oferta de empregos já supera demissões
Setor sucroalcooleiro ajuda a formar o primeiro saldo positivo este ano
Numa mostra clara da recuperação da economia, o número de contratações superou o de demissões no Brasil no acumulado do ano. Pelo terceiro mês consecutivo, o emprego formal teve saldo positivo, em abril, influenciado pelas vagas criadas principalmente em São Paulo, no setor sucroalcooleiro. O saldo foi de 106.205 vagas (1,35 milhão de contratações e 1,24 milhão de demissões). Os setores da economia que mais contrataram no mês passado foram o de serviços, 59.279 postos criados, e o de agricultura, 22.684. A indústria não apresentou alta, mas diminuiu a trajetória de queda de cinco meses seguidos. (págs. 1 e Tema do Dia A2 e A3)

Luta, agora, é pelo controle da CPI da Petrobras
A disputa entre governistas e oposicionistas será agora sobre os integrantes da CPI da Petrobras e, principalmente, os cargos que ocuparão. Apesar de a base aliada ficar com oito das 11 vagas de titulares (PSDB e DEM terão três), o presidente ou o relator - peça-chave - deve ser da oposição. (págs. 1, País A4 e A5 e Coisas do Política A2)

PF realiza operação contra a pedofilia
A Polícia Federal deflagrou uma operação em 20 estados e no Distrito Federal para combater o crime de pedofilia na internet por meio de 92 mandados de busca e apreensão. Dez pessoas foram presas. Mas a PF afirma que o número poderia ser ainda maior se os provedores armazenassem o número de IP dos computadores de quem posta fotos de pedofilia em redes sociais. (págs. 1 e País A10 e Editorial A8)

Mapeado o vírus da gripe no Brasil
A Fiocruz mapeou as primeiras sequências genéricas do vírus da gripe suína presente no Brasil. A cepa é similar à que circula no México e nos EUA, o que torna o tratamento mais uniforme e permite acompanhar mutações que possam ocorrer. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

Mudanças à vista para universitários
O Ministério da Educação elaborou um anteprojeto de lei com novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil. Os juros podem ser retroativamente reduzidos para 3,5% ao ano. E há a possibilidade de formados em medicina pagarem a dívida com trabalho. (págs. 1 e País A6)

Trocas entre Índia e Brasil
A Conferência Brasil-Índia, realizada ontem em São Paulo, deixou claro que as relações entre os dois países devem ser ampliadas para as trocas em tecnologia e pesquisa em áreas da iniciativa privada. O setor farmacêutico seria um dos maiores beneficiados. (págs. 1 e Economia A17)

Cabral e Lindberg fazem as pazes
A chapa PMDB-PT para a sucessão estadual no Rio foi praticamente fechada num acordo informal ontem, no Palácio das Laranjeiras. Só falta o aval de Lula, que será pessoalmente informado do trato no dia 29. (págs. 1 e Informe JB A4)

Sociedade Aberta
Paulo di Blasi
Economista
Juros baixos ajudam a gerar emprego e renda. (págs. 1 e Economia A17)
Sociedade Aberta
Marcus Quintella
Engenheiro
Para sediar Olimpíada, Rio precisa investir no transporte. (págs. 1 e A9)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Orkut leva polícia a quadrilha de pedófilos
Uma mensagem mandada por e-mail com imagens pornográficas envolvendo crianças. Foi o que bastou para que a Polícia Federal rastreasse uma rede de 3.265 perfis incluídos no site de relacionamentos mantido pela Google, a gigante norte-americana do ramo de buscas na internet. Com ajuda da empresa, os federais identificaram usuários que vinham cometendo o crime de armazenar fotos e vídeos com imagens de pornografia infantil. E conseguiram da Justiça autorização para fazer buscas e apreensões em 92 lugares espalhados em 20 estados da Federação e mais no DF — onde houve batidas no Lago Sul, no Gama e em Taguatinga. No fim do dia, a Operação Turko contabilizou 10 prisões, sendo cinco em São Paulo, duas no Rio Grande do Sul e as outras no Espírito Santo, em Pernambuco e em Mato Grosso. Foi a primeira vez no Brasil que o ato de portar esse tipo de material levou gente para a cadeia. (págs. 1 e 10)

Vagas em Ministério
Integração Nacional abre inscrições de concurso para preencher 293 cargos com salários entre R$ 1,9 mil e R$ 2,5 mil. (págs. 1 e 16)

Atrás dos R$ 19 milhões
Artistas de todo o DF começam a discutir a divisão da bolada separada para financiar projetos culturais em 2009. (págs. 1 e Caderno C, capa)
Fim do sufoco?: 106 mil novos empregos no país em abril
Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho revelam ligeira recuperação do mercado de trabalho após os desastres de dezembro e janeiro. No quadrimestre, contratações já superam demissões em 48 mil vagas. (págs. 1 e 14)

Mulheres se unem contra a violência
Fabiana, agredida pelo pai quando adolescente, fez da brutalidade uma ajuda para outras mulheres. Ela se formou no curso de promotoras legais populares, voltado para despertar a consciência dos direitos femininos. (págs. 1 e 32)
Com dores, Dilma vai a hospital (págs. 1 e 6)

R$ 1 bi para controlar a nova CPI (págs. 1 e 5)

------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Mercado interno sustenta crescimento das empresas
O mercado interno e as políticas anticíclicas adotadas pelo governo ajudaram as empresas a recuperar o fôlego. Quanto mais ligada à demanda doméstica, menos a empresa sentiu a crise, segundo relato de empresários que ontem receberam o prêmio "Executivo de Valor 2009", em São Paulo. O susto do fim de 2008 passou. Onde a demanda reagiu, os investimentos foram mantidos.A WEG tem em sua carteira de negócios um retrato das disparidades do atual ciclo econômico. A produção de motores para uso doméstico é maior que a de 2008 graças à redução do IPI, diz Harry Schmelzer, presidente. Já em equipamentos industriais, como motores para máquinas - que depende de investimentos e exportação -, a produção no Brasil e no exterior teve queda importante. Em energia, a empresa tem boa carteira, mas os novos pedidos chegam em ritmo menor que o de 2008. (págs. 1 e A14)

China vincula mão de obra a investimento
O governo chinês sinalizou que suas empresas serão mais atraídas a investir no Brasil se o governo autorizar a entrada de empregados chineses para trabalhar no país. A China avisou também, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está disposta a negociar um acordo de livre comércio com o Mercosul. Pelo menos três acordos devem ser anunciados hoje: a venda de parte dos negócios de mineração do grupo de Eike Batista para empresas chinesas, investimentos da companhia de tecnologia Huawei no Brasil e uma parceria entre a brasileira C. R. Motors e a chinesa Zongshen para a produção de motocicletas na Zona Franca de Manaus. (págs. 1 e A3)

Taxa ambiental cai para máximo de 0,5%
Um ano após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional o piso de 0,5% para a taxa de compensação ambiental, cobrada de todos os empreendimentos cujo impacto sobre o ambiente seja considerado relevante, o governo finalmente regulamentou a questão. Esse percentual, que era o mínimo, tornou-se o máximo a ser cobrado. A partir de agora, a compensação será de 0% a 0,5% sobre o valor total da obra.O decreto nº 6.848 estabeleceu uma nova metodologia para o cálculo da taxa, levando em consideração o tipo de unidade de conservação - parques, florestas ou reservas, por exemplo -, o grau de comprometimento da biodiversidade, a importância biológica e a duração dos impactos negativos do empreendimento sobre o ambiente. (pág. 1)

Foto legenda: Ações em alta
Por que a bolsa sobe se o cenário não melhorou? Porque passou a sensação de pânico, diz Luis Stuhlberger, gestor do fundo Verde, que zerou nos últimos dias a perda do auge da crise. (págs. 1 e D3)

Aumenta a concentração em fundos
A onda de fusões de bancos nos últimos dois anos - Santander com Real, Itaú com Unibanco e Banco do Brasil com Nossa Caixa e Votorantim - concentrou ainda mais o setor de fundos de investimento. Os cinco maiores, que em junho de 2008 tinham S6% do mercado, agora reúnem 70% das aplicações.A fusão pode ser vista como positiva para fortalecer os gestores e permitir ganhos de escala, que reduzem custos e aumentam a rentabilidade das instituições. Mas a concentração também pode reduzir as opções do investidor e a concorrência. Com a queda dos juros, toma-se maior o impacto das taxas de administração nos fundos conservadores, os renda fixa e DI. Dados da Associação Nacional dos Bancos de Investimento mostram que os cinco grandes dominam 76,24% dos fundos DI e 75,81% dos fundos de renda fixa do mercado. (págs. 1 e D1)

Chávez já gastou US$ 7,4 bi com a estatização de empresas na Venezuela (págs. 1 e A11)

Algae inicia pesquisas com microalgas para produção de biocombustíveis, diz Sergio Goldemberg (págs. 1 e B10)

Mercado de trabalho
Em abril, a economia brasileira abriu 106,2 mil postos de trabalho com carteira assinada. Apesar do saldo positivo, no acumulado do ano, em comparação com o mesmo período de 2008, houve uma queda de 94,3%. No quadrimestre, foram criadas apenas 48,4 mil vagas. (págs. 1 e A2)

Barreiras argentinas
O governo argentino quer elevar a tributação sobre equipamentos eletrônicos produzidos fora da "zona franca" da Terra do Fogo e também abriu investigação antidumping nas importações de tubos de ferro fabricados no Brasil e na China. (págs. 1 e A4)

Arrecadação menor
A arrecadação total contabilizada pela Receita Federal em abril foi de R$ 57,69 bilhões, valor 8,5% menor, em termos reais, que o do mesmo mês de 2008. No acumulado do ano, a arrecadação foi de R$ 217,50 bilhões, uma queda de 7,11%. (págs. 1 e A6)

Avon em tinturas
A Avon, maior empresa de venda direta de cosméticos do mundo, inicia sua entrada no mercado de tinturas para cabelo pelo Brasil. O país é o maior consumidor do produto no mundo, com vendas equivalentes a US$ 1,6 bilhão no ano passado. (págs. 1 e B4)

Fosfertil amplia produção
A direção da Fosfertil oficializou ontem a expansão do complexo industrial da empresa em Uberaba (MG), no valor de R$ 462 milhões. Com o investimento, serão ampliadas a produção de ácido fosfórico e sulfúrico, além da geração própria de energia. (págs. 1 e B10)

Transformação do plástico
A indústria de transformação do plástico faturou R$ 40,9 bilhões no ano passado, o melhor resultado obtido nesta década. O bom desempenho se deveu à economia aquecida nos três primeiros trimestres de 2008. A alta das matérias-primas e do câmbio prejudicou o setor a partir de outubro. (pág. 1)

Ideias
Delfim Netto: o mundo cresceu, mas avanço para superar a pobreza e reduzir a desigualdade foi pequeno. (págs. 1 e A2)

Ideias
Marcelo Neri: jornada escolar mínima deveria subir para 5 horas. (págs. 1 e A13)
------------------------------------------------------------------------------------
Gazeta Mercantil

Manchete: O remédio para a crise está nos emergentes
Os mercados emergentes já são responsáveis por 51% do crescimento do setor farmacêutico mundial. Ao mesmo tempo, um mercado maduro como o norte-americano, que contribuía com 52% do crescimento, teve queda de 19%. Com uma participação de 12% neste ano, os emergentes devem chegar a 16,1% até 2012. A expansão dos chamados “farmaemergentes” — que incluem China, Brasil, México, Turquia, Índia, Coreia do Sul e Rússia — começa a chamar a atenção do mercado internacional e deve levar a um movimento mais intenso de aquisições na área, segundo levantamento da consultoria internacional IMS Health, divulgado com exclusividade para a Gazeta Mercantil.“Quem está dentro quer ficar mais forte e quem está fora vai querer entrar”, afirma o gerente-geral da IMS Health, Raymond Hill. Em 2009, estes novos mercados devem crescer de 13% a 14%, movimentando algo entre US$ 85 bilhões e US$ 95 bilhões, conforme a consultoria.(págs. 1 e C1)

Emprego formal fecha abril com saldo de 106 mil contratações
Impulsionado pelas vagas abertas no interior, principalmente no Estado de São Paulo, o emprego formal apresentou saldo positivo pelo terceiro mês consecutivo, em abril. Com 1,350 milhão de contratações e 1,244 milhão de demissões, o resultado positivo se situou em 106.205. É o melhor saldo mensal observado neste ano.Os setores da economia que mais contrataram no mês passado foram serviços, com 59.279 vagas criadas, e agricultura, com 22.684. Já a indústria não apresentou alta, mas interrompeu uma trajetória de queda de cinco meses seguidos. Com o resultado do mês, o saldo do quadrimestre ficou positivo em 48.454 empregos. Esta é a primeira vez que o resultado acumulado do ano fica positivo, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. (págs. 1 e A4)

Compensação ambiental fica limitada a 0,5%
Decreto publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira passada pode resolver um impasse que vinha se arrastando por anos entre o setor produtivo e os órgãos ambientais. A partir de agora, o percentual de cobrança para compensação ambiental vai variar entre 0% e, no máximo, 0,5% do valor do investimento. “É uma vitória para o setor produtivo porque, com o decreto, há uma previsibilidade de custo para o investimento”, comemora a advogada Simone Paschoal, do escritório Siqueira Castro. Antes da publicação da norma, não havia um valor definido e o percentual podia chegar a até 5% do total do investimento. “O cálculo para a cobrança da compensação dependia da avaliação do órgão ambiental”, explica Simone ao lembrar que isso gerava grande insegurança jurídica. (págs. 1 e A11)

Foto legenda: Pegando onda
Há alguns anos crítico do modelo “atacarejo”, o empresário Abílio Diniz afirma que agora é a hora de investir no formato, que mistura atacado e varejo. “O momento é de surfar nesta onda”, diz o presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar. “O atacarejo é fashion.” (págs. 1 e C6)

Andima defende redução do IR para títulos e fundos
O novo presidente da Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima), Sergio Cutolo, defendeu a redução da tributação para os fundos de investimentos e títulos privados para estimular a competitividade desses produtos. “Ao tributar os fundos de investimento o governo poderá ter perdas com as despesas da dívida pública”, disse, ontem, durante apresentação da nova diretoria da instituição para o biênio 2009-2011. Cutolo ressalta que o governo, ao tabelar a remuneração fixa da poupança, de 6% ao ano mais Taxa Referencial (TR), acaba por estabelecer um piso para as taxas de juros.
Sergio Cutolo substitui Alfredo Moraes na presidência da Andima. Atualmente diretor do UBS Pactual, já presidiu a Caixa Econômica Federal e é ex-ministro da Previdência Social e ex-ministro do Desenvolvimento Urbano. (págs. 1 e B1)
Taxa de mistura de biodiesel será de 4% em julho
A mistura obrigatória de biodiesel ao diesel fóssil passará dos atuais 3% (B3) para 4% (B4), a partir de 1ode julho, de acordo com decisão do governo federal publicada ontem no Diário Oficial da União.Para representantes do setor, a medida vai aliviar a pressão de oferta no mercado, que registra ociosidade superior a 60%. Produtores acreditam que o consumo salte dos atuais 1,35 bilhão para 1,8 bilhão de litros. (págs. 1 e B9)
Mantega prevê PIB trimestral de 3% a 4%
Depois de admitir que pode ter havido retração econômica de janeiro a março, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem, no Rio, que o País já voltou a crescer, sinalizando que a recuperação será maior no terceiro e quarto trimestres, quando o Produto Interno Bruto (PIB) poderá apresentar expansão de 3% a 4%.
O ministro participou da abertura do XXI Fórum Nacional, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), quando ressaltou também que, a partir daqueles percentuais, “o País estará pronto para crescer 5% em 2010”. (págs. 1 e A5)

Brasil e Índia devem ampliar intercâmbio
As relações entre Brasil e Índia devem abranger o intercâmbio tecnológico e de pesquisa em diferentes áreas, além da área comercial. Esta foi a tônica da Conferência Brasil-Índia realizada ontem em São Paulo (SP), em parceria com a Cia Brasileira de Multimídia, que administra os jornais Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil e o InvestNews. O evento reuniu empresários e representantes do governo dos dois países.
O setor farmacêutico é um dos principais segmentos a se beneficiar do fortalecimento da parceria. O Brasil é o oitavo mercado farmacêutico do mundo, tendo movimentado US$ 19,5 bilhões no ano passado, com 1,8 bilhão de unidades farmacêuticas (comprimidos, pílulas, doses, dentre outros) vendidas por ano.(págs. 1 e A7)
Foto legenda: Vaidyanathan quer ampliar parcerias
Tributos
Em abril, a arrecadação da Receita caiu 6,48% (págs. 1 e A6)
O manejo correto dos bovinos
A Fort Dodge Saúde Animal está lançando o 4° volume do Guia de Boas Práticas de Manejo com foco na identificação de bovinos e redução de acidentes. (págs. 1 e investnews.com.br)

Opinião: Paul Krugman
O projeto Waxman-Markey é imperfeito e decepcionante, mas é a ação que os EUA podem tomar. O planeta não pode esperar. (págs. 1 e A13)

Opinião: Carlos J. G. Cova
O sistema financeiro global foi construído com base em premissas falsas, por incorporar as intenções e as expectativas dos agentes. (págs. 1 e A3)

Opinião: Cesar Giobbi
Decididamente, não estamos em crise. Esta pelo menos foi a impressão que teve quem visitou a feira SP Arte, no Pavilhão da Bienal. (págs. 1 e D8)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Livre de imposto
BH corre para isentar Fifa de ISS e se garantir como sede da Copa 2014
Prefeitura envia à Câmara Municipal, com atraso em relação a outras capitais candidatas a palcos do Mundial, projeto de lei que livra do imposto a entidade máxima do futebol e todos os parceiros contratados por ela para o evento. A renúncia fiscal é uma das exigências. Tem de ser cumprida até, no máximo, 30 de junho. A estimativa é de que o ISS renda à capital este ano R$ 578, 9 milhões. Para a Copa 2014, estão previstos R$ 7,6 bilhões de investimentos diretos no país. A da Alemanha, em 2006, atraiu 2 milhões de turistas. (págs. 1 e 19)

Negócio da China... só para os chineses
Dos 10 produtos mais vendidos pelo Brasil à China, nove são matérias-primas (commodities), que abastecem a indústria chinesa, como minério de ferro, soja e celulose. Na mão inversa, as 10 principais mercadorias importadas do gigante asiático são todas de alto valor agregado, entre as quais partes de aparelhos de telefonia, de televisores e telas de LCD. (págs. 1 e 11)

Concursos abrem 543 vagas no país (págs. 1 e 12)

PF caça pedófilos
Os agentes cumpriram 92 mandados de busca e apreensão em 20 estados e no Distrito Federal. Eles prenderam 10 pessoas e apreenderam dezenas de computadores. Em Minas, os equipamentos foram recolhidos em três locais de BH, um de Ipatinga e outro de Caratinga. (págs. 1, 22 e 23)
Viagem até para a Antártida com verba pública (págs. 1, 3 e 4)

Aécio descarta ser vice em chapa tucana (págs. 1 e 5)

Estados Unidos: Presidente de Israel evita falar de estado palestino (págs. 1 e 16)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio
Manchete: Internet: Caça aos pedófilos

------------------------------------------------------------------------------------

* - Prefeitura do Recife desrespeitou Escritores!


REPERCUTE LUTA DA UBE
TV Universitária repercute luta da UBE pelo terreno dos escritores pernambucanos
Na 2ª feira passada, dia 11 de maio, em gravação para a TV Universitária, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, afirmou que a doação do terreno da UBE pela prefeitura para a CPRH não é uma questão jurídica e, sim, uma questão política. "Ao doar o terreno da UBE para a CPRH, o ex-prefeito João Paulo manifestou descaso com os escritores. Não adianta, agora, seus simpatizantes evocarem filigranas jurídicas para justificarem o ato. O que está claro é o desrespeito aos escritores e, por extensão, a cultura pernambucana", afirmou o presidente da UBE.

Escritores se manifestam no Blog 'Acerto de Contas'
Ainda repercute a matéria 'A lambança de JPLS com a UBE' publicada pelo blog 'Acerto de Contas' em 08 de maio sobre a agressão da prefeitura do Recife contra os escritores pernambucanos. Desde então, o blog, que, na ocasião, declarou apoio a luta pela preservação do patrimônio da UBE, vem sendo visitado por escritores de todo o estado. Muitos deles deixaram mensagens de apoio a luta pela preservação do patrimônio dos escritores. Clique aqui e leia a matéria completa. Ao final da matéria, na parte mais baixa da barra de rolagem, há um espaço para opiniões.

ESCÁRNIO COM A CULTURA PERNAMBUCANA

CPRH mantém lixo no terreno dos escritores pernambucanos
Desde 04 de maio, a CPRH vem usando o terreno dos escritores pernambucanos como lixeira de veículos semi-destruídos, que são usados para bloquear o acesso da sede ao estacionamento.
Diretoria acompanha luta pela preservação do patrimônio dos escritores pernambucanos
Na 3ª feira passada, dia 12 de maio, em comunicado por ocasião da reunião mensal da diretoria da UBE, o escritor Alexandre Santos apresentou relatório sobre o estágio da luta para preservação do patrimônio do escritores pernambucanos. A diretoria da UBE aprovou a intensificação dos esforços com vistas ao restabelecimento do terreno da UBE.
Israel Guerra assume patrocínio da causa em defesa do terreno dos escritores pernambucanos
Na próxima 4ª feira, dia 20 de maio, o jurista Israel Guerra vai apresentar a peça que produziu para defender o interesse dos escritores pernambucanos, na rua de Santana, em Casa Forte.
Curtinha
O acadêmico Waldênio Porto está entre os escritores pernambucanos que firmaram lista de apoio a luta da UBE pela preservação do patrimônio dos escritores pernambucanos.
UBE precisa do apoio da sociedade para preservar o patrimônio dos escritores pernambucanos
A UBE conclama o apoio da sociedade para preservar o patrimônio dos escritores pernambucanos. Todos podem ajudar: comentando o assunto, manifestando publicamente o apoio ao nosso esforço, etc. Os advogados que quiserem se engajar podem se manifestar pelo fone (81) 9975-7364 ou pelos e-mails alexandresantos@br.inter.net ou ube@hotmail.com.

* Instalado o I Salão de Maio de Artes Plásticas na Fundação Pierre Chalita

Instalado em 08 de maio, o 'I salão de maio de Artes Plásticas', que expõe trabalhos de 63 autores na Fundação Pierre Chalita, em Maceió, permanece aberto a visitação pública no horário comercial até o dia 15 de junho. O I Salão de Maio de Artes Plásticas é uma promoção conjunta do Núcleo Alagoas da Academia do Nordeste e Fundação Pierre Chalita.

* Fatos históricos do dia 18 de Maio


Imperador Napoleão
Em ascensão na carreira militar, Napoleão Bonaparte tem, na Itália, uma de suas primeiras vitórias imortais, na Batalha de Marengo. Depois de uma série de campanhas, Napoleão é proclamado Imperador pelo Senado francês no dia 18 de maio de 1804. Ele controlou pessoalmente o exército com mão de ferro.
1680 - Uma compilação das Leis das Índias, com nove livros e mais de 6 mil leis, é publicada.
1804 - O Senado francês proclama Imperador o general Bonaparte, com o nome de Napoleão I.
1848 - A Companhia de Jesus é dissolvida e seus integrantes são expulsos do território argentino.
1868 - Nasce Nicolás Romanov, último czar da Rússia.1872 - Nasce Bertrand Russell, matemático e filósofo inglês.
1875 - Um terremoto destrói em poucos minutos a cidade colombiana de Cúcuta e causa a morte de duas mil pessoas.
1878 - O governo colombiano concede à companhia francesa de Lesseps os direitos para a construção do Canal de Panamá.
1893 - Nasce Augusto César Sandino, guerrilheiro nicaragüense.
1911 - Morre Gustav Mahler, compositor austríaco.
1913 - O general Mario Menocal e o Dr. Enrique Varona tomam posse, respectivamente, da presidência e vice-presidencia da República de Cuba.
1919 - É proclamada a República do Palatinado, separada do Reich e apoiada pela França.
1930 - O dirigível Zeppelin inicia um vôo em que cruzaria duas vezes o Atlântico, percorrendo 27 mil quilômetros.
1950 - A Assembléia Plenária das Nações Unidas decide embargar as mercadorias de grande valor para a China comunista.
1956 - Um juiz argentino decreta a prisão do ex-presidente Juan Domingo Perón, acusando-o de traição.
1973 - Salvador Allende anuncia a expropiação de todas as empresas estrangeiras do Chile.
1980 - Fernando Belaúnde Terry é eleito presidente do Peru.
1982 - Grandes inundações causam a morte de mais de 400 pessoas na província de Cantón (China).
1989 - A OEA pede ao general Noriega que abandone o poder em um prazo de duas semanas para evitar uma escalada de violência no Panamá.
1989 - O Parlamento da Lituânia modifica sua Constituição e proclama a soberania do povo lituano.
1990 - Os ministros das Finanças da República Federal Alemã e da República Democrática Alemã, Theo Waigel e Walter Rombers, firmam em Bonn o tratado de união monetária, econômica e social entre os dois países.
1991 - O rei Hassan II de Marrocos aceita a realização de um plebiscito pela autodeterminação no Saara ocidental.
1994 - O México ingressa na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
1994 - O ex-presidente da Venezuela, Carlos Andrés Pérez, é detido por malversação.
2000 - Militares rebeldes seguidores do ex-general Lino César Oviedo protagonizam uma tentativa de golpe de Estado contra o governo do Paraguai, presidido por Luis González Macchi.

* RESUMO NOTÍCIAS PRINCIPAIS JORNAIS 18/05/2009

O Globo

Manchete: CPI também vai apurar patrocínios da Petrobras
Lula: Investigação é político-eleitoral e coisa de quem não tem o que fazer
A oposição também quer investigar na CPI da Petrobras os patrocínios culturais da estatal com indícios de irregularidades. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) vai requerer cópias dos inquéritos abertos pela Policia Federal e das auditorias do Tribunal de Contas da União. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o uso político-eleitoral e disse que senadores que pediram a CPI "não têm outra coisa para fazer". (págs. 1 e 13)
Presidente pede uso de reservas
Na Arábia Saudita, o presidente Lula defendeu que os países emergentes destinem o dinheiro de suas reservas internacionais para investir em atividades produtivas e educação, em vez de aplicar em títulos do Tesouro americano. (págs. 1 e 13)

Foto legenda: Alvo de protestos no reduto antiaborto
O presidente dos EUA, Barack Obama, recebe o título honoris causa da Universidade de Notre Dame, palco de protestos de católicos antiaborto. Obama, que é favorável ao aborto, pediu "mentes e corações abertos". (págs. 1 e 17)
Prova muda para avaliar alunos fracos
O baixo desempenho de países como o Brasil levou o Programa Internacional de Avaliação de Alunos a criar prova com questões mais fáceis. (págs. 1 e 3)

Chávez agora ameaça ONGs estrangeirasA Assembleia da Venezuela deve aprovar uma lei que dá a Hugo Chávez controle total sobre fundos estrangeiros e pode impedir o trabalho de ONGs. (págs. 1 e 18)

------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Imposto sustenta sindicatos de fachada
Só 20% das 500 mil indústrias estão associadas a alguma entidade patronal
Os sindicatos patronais vivem uma crise de representatividade. Apenas 20% das 500 mil indústrias brasileiras estão associadas a alguma entidade; em paises desenvolvidos o percentual de adesão chega a 35%. Empresários, procuradores do trabalho e advogados estimam que 80% dos quase 4.000 sindicatos patronais registrados no Ministério do Trabalho têm pouca ou nenhuma representatividade. "Eles sobrevivem só para arrecadar o imposto sindical, recolhido de forma compulsória", diz Laerte Augusto Galizia, advogado que atua há 40 anos na área.A proliferação de agremiações acontece porque mantê-las é um bom negócio. Em 2008, o setor patronal arrecadou R$ 363 milhões. Os sindicatos ficaram com 60% desse valor. O resto foi para federações, confederações e governo. (págs. 1, B1 e B4)

No MA, parede vira mictório em abrigo sem água nem luz
Cidades afetadas pelas enchentes no Ceará, no Maranhão e no Piauí estão sem energia elétrica até em abrigos improvisados. Em Trizidela do Vale (MA), cerca de 40 famílias vivem em hospital abandonado, sem luz, cesta básica e água potável. Os repórteres Matheus Magenta e Fernando Donasci passaram uma noite no abrigo, onde mães não dormem para espantar mosquitos, e paredes viraram mictórios. (págs. 1 e C4)
Foto legenda: Maria de Souza Pinheiro e seu filho em antigo hospital transformado em abrigo devido às chuvas, em Trizidela do Vale (MA)

Bancos faturam com ignorância financeira, avalia matemático
O matemático financeiro José Dutra Vieira Sobrinho diz, na entrevista da 2ª, que falta ética na relação de bancos com seus clientes. Para o professor, despreparo de gerentes e falta de transparência de bancos e governos acarretam perdas para pequenos investidores. Para ele, o brasileiro não tem tradição de controle e planejamento, o que gera alto custo à sociedade. (págs. 1 e A12)
Senado usa CPI para tirar foco de denúncias, diz presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu em Riad (Arábia Saudita) que, por trás da criação da CPI da Petrobras, pode estar uma tentativa de tirar foco de denúncias no Senado ou interesses eleitorais "menores". O governo ainda tentará uma última negociação com tucanos e democratas para evitar a abertura da CPI. Caso volte a fracassar, a ordem é isolar os tucanos. (págs. 1 e A4)

No Sri Lanka, rebeldes tâmeis admitem derrota
O grupo separatista Tigres Tâmeis, que trava guerra civil desde 1983 no Sri Lanka para criar um Estado para a minoria tâmil, admitiu ter sido derrotado pelo governo e propôs depor armas em troca de cessar-fogo. O governo diz que manterá ataques aos "terroristas". (págs. 1 e A9)

Editoriais
Leia "No banco dos réus",que analisa dificuldade de garantir direito autora1 na internet; e "Segurança e corrupção". (págs. 1 e A2)

Marina Silva: MP chancela a grilagem na Amazônia
A pretexto de resolver a crônica desorganização fundiária, a recém-aprovada Medida Provisória 458 coloca a Amazônia em risco. Com os adendos, chancela o festival de grilagem na região e abre portas para mais concentração agrária. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: PSDB aceita ouvir Gabrielli, mas não abre mão da CPI
Se não adiantar nada, depoimento perde o sentido, diz ministro José MúcioLíderes do PSDB afirmaram ontem que o depoimento do presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, não será "moeda de troca" para impedir a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar supostas irregularidades na estatal. "Não tapo meus ouvidos para ninguém, mas uma coisa não invalida a outra", disse o líder dos tucanos no Senado, Arthur Virgílio Neto (AM), ao lembrar que a decisão de instalar a comissão já foi tomada. "Ouvi-lo antes ou depois não faz diferença, desde que a CPI seja instalada e caminhe", concorda o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). O depoimento ainda não tem data definida. O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, admite que os tucanos “estão no direito deles", mas pondera: “Se não vai adiantar nada, não tem sentido ele (Gabrielli) ir ao Congresso". A oposição aproveitou o confronto entre a Petrobrás e a Receita Federal por conta de compensações fiscais que renderam R$ 4 bilhões à estatal para aprovar a comissão. Em Riade, na Arábia Saudita, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a atacar a oposição. Para ele, trata-se de "questão político-eleitoral". Segundo Lula, a decisão de 30 senadores que mantiveram a assinatura do requerimento para implantar a CPI é coisa de "quem não tem nada para fazer". (págs. 1 e A4)
Frase"CPI da Petrobrás é coisa de quem não tem mais nada para fazer"
Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República
Foto legenda: Boas-vindas - Lula é recebido com incenso na Arábia Saudita

Perdigão e Sadia batem martelo sobre fusão
Os principais acionistas de Perdigão e Sadia concluíram ontem à tarde o acordo para a união das companhias na Brasil Foods. A nova empresa nasce como a líder no setor de alimentos industrializados do País e a número 1 do mundo no processamento de carne de frango. Analistas esperam que a Brasil Foods concentre suas forças no exterior. No mercado interno, as duas marcas serão mantidas. (págs. 1, B8 e B9)

Indústria tenta mudar projeto sobre terceirização
Governo, sindicalistas e empresários negociam para substituir projeto prestes a ser votado na Câmara que regula a terceirização de serviços. A indústria teme que contratantes sejam processadas pelo descumprimento de obrigações trabalhistas das prestadoras de serviço. Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal já teve de arcar com dívidas da sua fornecedora de equipes de segurança e limpeza. (págs. 1, B1 e B3)

Com 78 casos de gripe suína, Japão fecha escolas
O número de casos da gripe suína cresceu mais de 1.000% em 24 horas no Japão, surpreendendo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que avalia se deve conferir à disseminação da doença o status de pandemia. Tóquio anunciou medidas como o fechamento de escolas depois que os registros saltaram de 8 no sábado para 78 no domingo - até mesmo pessoas que não viajaram recentemente ficaram doentes. O Brasil fará hoje na abertura da Assembléia Mundial da Saúde, em Genebra, apelo por garantia de acesso a remédios e tecnologia. Os EUA rejeitaram acordo nesse sentido. (págs. 1 e A14)

Premiê de Israel vai aos EUA com agenda anti-Irã
O primeiro-ministro israelense, Binyamin Nctanyahu, reúne-se hoje com o presidente americano, Barack Obama, em Washington. Seguindo a agenda do chamado "lobby pró-Israel", Netanyahu deve priorizar a ameaça iraniana em relação à questão palestina e insistir para que os EUA endureçam ainda mais as sanções contra o Irã. (págs. 1 e A10)

Imprensa: Jornal impresso ainda seduz leitor
Pesquisa aponta vantagem sobre web quando se exclui variável preço. (págs. 1 e B12)

Anorexia: Homens buscam ajuda contra doença
Faltam dados epidemiológicos, mas médicos veem procura crescer. (págs. 1 e A15)

Notas & Informações: Doação eleitoral e lobbies
Até se entende o público associar doação eleitoral a algo escuso, tantas têm sido as irregularidades. Mas não se pode "demonizar" o sistema de financiamento de campanha, permitido por lei. (págs. 1 e A3)

Lúcia Guimarães
A década de 70, do abismo real da falência e do crime, merece anistia. (págs. 1 e D8)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil

Manchete: Mais crédito para os bons pagadores
Cadastro positivo reduzirá juro para pessoa física
O Projeto de Lei n° 263/2004, que propõe a criação do cadastro positivo do consumidor, deve ser votado amanhã na Câmara dos Deputados, após cinco anos em trâmite no Congresso Nacional. A proposta, que tem por objetivo baixar ainda mais a taxa de juro nas operações de crédito às pessoas físicas com bom histórico de pagamento de dívidas, é vista pelo Banco Central e pelo Ministério da Fazenda como uma importante ferramenta de incentivo ao consumo no país. Até a oposição demonstra estar a favor da iniciativa, que ainda protege a privacidade do consumidor e define punições às empresas que abrirem os dados sigilosos dos clientes. (págs. 1 e Economia A18)
Agronegócio: primazia sobre reforma agrária
Apesar das críticas dos produtores rurais pela tolerância com o Movimento dos Sem Terra (MST), o governo Lula tem sido generoso no repasse e direcionamento de recursos públicos para o agronegócio. Da administração direta e das operações de crédito de bancos estatais o setor recebeu 133% a mais do que a verba destinada à agricultura familiar e à reforma agrária. (págs. 1 e Tema do Dia A2 a A6)

Banda larga em 95% da rede federal de ensino
A web passará a fazer parte do dia a dia dos alunos - com o aval dos professores e no horário das aulas - em 95% das escolas públicas de ensino básico e dos polos de educação a distância (EAD), de todo o Brasil até o fim de 2010. É uma ampliação do projeto Banda Larga nas Escolas, do Ministério da Educação, para intensificar o acesso à internet. (págs. 1 e Educação A17)

Obama discute paz com Israel
O primeiro-ministro de Israe1, Benjamin Netanyahu, se reúne hoje, em Washington, com o presidente americano, Barack Obama. Segundo assessores israelenses, Netanyahu pode apoiar um processo de paz que leve à criação de um Estado independente palestino. (págs. 1 e Internacional A21)
Sociedade aberta
Arnaldo Jardim
Deputado federal (PPS-SP)Crise aponta para uma economia mais sustentável. (págs. 1 e A9)

Sociedade aberta
Flávio Lazzarin
Membro da Pastoral da TerraModelos da agricultura e do agronegócio estão em choque. (págs. 1 e A6)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Sem direito de ser criança
No Distrito Federal, 23 mil meninos e meninas abandonam a infância para cumprir longas jornadas de trabalho
Desde pequenos, eles colocam em risco a formação física e mental para assumir responsabilidades de adulto. De acordo com levantamento do Centro de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente (Cedeca), uma ONG de âmbito nacional, é numeroso o exército de profissionais mirins na capital do país. A sociedade fecha os olhos para histórias como a da adolescente de 15 anos que abandonou a escola para atuar 12 horas por dia como babá na Estrutural. O governo reconhece o problema e garante que desenvolve programas contra o trabalho infantil. (págs. 1 e Tema do Dia, 17)

Vida de concurseiro:
Indignação
- A desgastante espera dos aprovados para Câmara
Depois de quase dois anos do início do concurso da Câmara dos Deputados, quem passou ainda aguarda para tomar posse. Dos 212 cargos, 32 foram preenchidos. (págs. 1 e 10)

Câmara:
Os defensores de uma ética bem particular
O Conselho de Ética da Câmara tem o papel de julgar os deputados acusados de ferir o decoro parlamentar. Mas os próprios congressistas que integram o grupo não andam na linha. No jogo entre interesses públicos e privados, apresentam projetos que beneficiam financiadores de suas campanhas. (págs. 1 e 2)
Controvérsia
Entenda os temas do debate sobre a reforma política (págs. 1 e 5)

DF tem nova suspeita de gripe suína
Uma mulher internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) pode ter contraído o vírus fora do país. Duas outras pacientes ainda esperam por resultado de exame (págs. 1 e 14)

------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Grande empresa banca crédito a fornecedores
Para evitar descontinuidade na produção motivada pela falta de crédito a seus principais fornecedores, as grandes companhias brasileiras passaram a intermediar o relacionamento entre eles e os bancos. Um dos exemplos é a Vale, que acaba de fechar parceria com o Bradesco para que as pequenas e médias empresas que prestam serviço à mineradora possam descontar de forma automática o que têm a receber da companhia.Os acordos têm várias formas. Em alguns casos, prevê o desconto das duplicatas de forma automática, com a garantia de pagamento oferecida pelas empresas de primeira linha. Em outros, há o repasse direto dos recursos bancários por meio da antecipação dos pagamentos dentro da cadeia produtiva. (págs. 1 e C1)

Novo Refis reduz dívida em até 50%
O projeto de conversão em lei da MP 449, que espera sanção do presidente Lula, traz um dos parcelamentos de dívidas mais generosos do governo federal nos últimos dez anos. Segundo tributaristas, se mantido integralmente o parcelamento aprovado no Congresso, a redução do débito tributário consolidado variará de 10% a 50%. Se a empresa resolver colocar no novo parcelamento dívidas que já estão em programas anteriores, a vantagem pode ser maior ainda. Entre os fatores que levam à diminuição da dívida está o abatimento de multas, juros e encargos legais. "As grandes reduções estão deixando as empresas na expectativa do que será ou não vetado por Lula", diz o consultor Claudinei Schnoor. (págs. 1 e A5)

Estes são os 'Executivos de Valor' 2009
Os executivos considerados os melhores em 24 setores da economia recebem nesta segunda-feira à noite, em São Paulo, o prêmio "Executivo de Valor". Escolhidos a pedido do Valor por um júri formado por dez das mais renomadas empresas de "headhunting" que atuam no país, em votação secreta, eles se destacaram pelo desempenho à frente de suas empresas em 2008.A eleição do executivos levou em conta, além dos resultados financeiros, aspectos da gestão, como a capacidade para identificar oportunidades de inovação e de crescimento, a habilidade na liderança das equipes e a imagem da empresa no mercado. (pág. 1)

Lula busca investimento na China
Estimular os investimentos chineses no Brasil é um dos principais temas das negociações do presidente Lula com o líder chinês Hu Jintao, nesta semana. Lula desembarcou em Pequim na manhã desta segunda-feira, pelo horário chinês. A China já investiu US$ 18 bilhões no exterior neste ano, em plena crise financeira global. Um dos principais alvos foi a compra de participação na mina chilena Escondida, a maior produtora de cobre do mundo, por US$ 3,4 bilhões. Nem um centavo tomou o rumo do Brasil. (págs. 1 e A3)

Perda de divisas ameaça Argentina
No primeiro quadrimestre, a economia argentina perdeu pouco mais de US$ 7 bilhões, valor enviado para fora do país por empresas e cidadãos, nacionais e estrangeiros. Segundo o Banco Central, US$ 5,6 bilhões deixaram o país entre janeiro e março. O valor de abril, aproximadamente US$ 1,5 bilhão, é uma estimativa otimista das corretoras de câmbio da City portenha. No ano passado, já foram remetidos US$ 22 bilhões.
O Banco Central tenta conter a fuga de capitais por meio da colocação de títulos e venda de moeda nacional. Mas o esforço está ameaçado pelas eleições legislativas marcadas para 29 de junho, um alerta que não vem da oposição, mas do próprio governo. (págs. 1 e A11)

Entrada de capital externo na Bovespa soma R$ 7,7 bi
O Brasil brilha entre os emergentes e atrai fatias consideráveis de investimento estrangeiro em busca de altas remunerações. O principal sinal desse desembarque aparece na Bovespa, onde o saldo de recursos estrangeiros acumula R$ 7,7 bilhões no ano, até dia 12. Isso ajudou a elevar o Índice Bovespa de 36 mil pontos em fevereiro para 49 mil na sexta-feira.
Segundo dados da EPFR Global, os fundos estrangeiros com foco no Brasil receberam US$ 100 milhões na semana encerrada dia 13 maio. Em oito semanas, o valor captado passa de US$ 1,8 bilhão, elevando o saldo acumulado no ano para US$ 2,26 bilhões (R$ 4,746 bilhões). Além disso, muitos bancos e fundos de pensão investem no Brasil, por meio de corretoras, sem passar por fundos dedicados. (págs. 1, D1 e D2)

Portabilidade tem baixa adesão na telefonia
Passados dois meses desde a implantação da portabilidade, apenas 1 milhão de pessoas usaram o mecanismo, que permite mudar de operadora de telefonia sem alterar o número do telefone - 0,51% do total de 195,6 milhões de linhas fixas e móveis existentes no país. Os números estão muito abaixo dos previstos por pesquisas e empresas do setor. Uma das causas, reconhecem as operadoras, é que os consumidores têm a sensação de que os serviços prestados por todas elas são muito parecidos e deixam a desejar, o que desestimula a mudança. Na telefonia fixa, não há operadora concorrente fora das grandes cidades. (págs. 1 e B3)

Após 'conservadorismo' do 1º trimestre, Banco do Brasil voltará a ampliar crédito, diz Bendine (págs. 1 e A14)

Licença ambiental gratuita
O Congresso dos EUA vota nesta semana um plano ambiental que prevê distribuição gratuita de grande parte das licenças de emissão de gases estufa às indústrias mais expostas à concorrência internacional. (págs. 1 e A11)

Parceria franco-brasileira
Quatro brasileiros, entre eles o cineasta Heitor Dhalia, diretor de "O Cheiro do Ralo", associam-se aos franceses da Celluloid Dreams para criar a produtora Celluloid Dreams Brasil. O primeiro filme começa a ser rodado em outubro. (págs. 1 e B2)

Sotaque italiano
Aos completar 25 anos, a Fispal Food Service 2009, feira da indústria de alimentação, recebe a edição brasileira da International Techno Bake Exhibition (Siab), com a presença de 15 fabricantes italianos de equipamentos para panificação, diz Marco Antonioo Mastrandonakis. (págs. 1 e B7)
Descontos na siderurgia
Consumidores de aço estão obtendo descontos em negociações com as siderúrgicas. Alguns clientes de maior porte conseguiram reduções de até 20% em certos produtos. O argumento é a queda nos custos de produção do aço. (págs. 1 e B8)

Otimismo habitacional
Expectativa com o pacote habitacional do governo federal faz as construtoras elevaram previsão de vendas neste ano. A mineira MRV aumentou suas projeções em 50%, com vendas de até RS 2,9 bilhões. (págs. 1 e B9)

Farelo chinês
Com a desaceleração da economia e menor consumo de ração, a China aumentou as exportações de farelo de soja, competindo com as vendas de Brasil e Argentina na Ásia. Com isso, a expectativa é de queda no preço do grão. (págs. 1 e B11)

Democratização da rede
A popularização da banda larga é a chave para expandir a conectividade no Brasil, onde 90% das conexões rápidas ainda atendem às classes A e B. Ao inserir milhares de pessoas na sociedade da informação, a universalização do serviço ajuda a promover o desenvolvimento. (pág. 1)

Força à certificação
Pesquisa DataFolha, encomendada pela ONG Amigos da Terra
- Amazônia Brasileira, mostra que 85% dos consumidores aceitariam pagar mais por produtos com certificação de boas práticas ambientais. (págs. 1 e B12)

Ideias
Maria C. Pinotti e Affonso C. Pastore: economia sai da recessão no 2º trimestre, mas a baixa velocidade. (págs. 1 e A13)

Sergio Leo: queda do juro futuro é coerente com ventos globais. (págs. 1 e A2)
------------------------------------------------------------------------------------

Gazeta Mercantil

Manchete: Aumentam os investimentos em debêntures
A queda da taxa de juros tem aumentado o interesse do investidor pessoa física por papéis de crédito privado. A sinalização do governo de reduzir a tributação para aplicações em renda fixa pode trazer grande impulso para essas emissões. Atentas a esse novo nicho de mercado, algumas companhias destinaram parte de suas ofertas para atender à demanda desse público.
Depois da operação bem-sucedida com a colocação de R$ 610 milhões em debêntures da Bradespar em janeiro deste ano, com preço unitário de R$ 1 mil, a Telemar Norte Leste também realizou uma oferta para atender também ao segmento de varejo, com a emissão em maio de R$ 3 bilhões em debêntures, com preço de R$ 1 mil cada uma. Os papéis oferecem taxas atrativas, com retorno de 115% a 120% do Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI). De acordo com o vice-presidente da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid), Alberto Kiraly, os papéis de empresas com bom risco de crédito, grande visibilidade e fluxo de caixa estável devem ter boa aceitação entre esses investidores. (págs. 1 e B1)

Empresas disputam venda de seguros para carros zero
A isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros novos não ajudou apenas o setor automotivo. As seguradoras estão aproveitando o benefício fiscal do governo para serem mais agressivas na venda de seguros de carros zero quilômetro. A principal estratégia é a parceria com concessionárias, que permite que o cliente tire o carro novo da loja já com a cobertura e tenha serviços diferenciados, como assistência 24 horas, peças originais para reposição e vantagem nos preços. Com 250 mil veículos segurados, a Indiana só vende no canal concessionária e acaba de fechar parceria com a Nissan. O primeiro trimestre de 2009 foi o melhor dos últimos cinco anos para o segmento, com faturamento de R$ 2,9 bilhões em prêmios. (págs. 1 e B3)

Trânsito pode paralisar São Paulo em quatro anos
No ritmo que crescem os congestionamentos, São Paulo pode parar em quatro anos, o Rio em nove e Porto Alegre e Belo Horizonte em 12 anos, se não forem realizados investimentos em infraestrutura, transporte público e educação no trânsito. A projeção é da Fundação Dom Cabral com base em pesquisa que realiza desde 2004 sobre trânsito nas quatro capitais e que nos dados apurados em 2008, agora divulgados, constatou que os congestionamentos cresceram em extensão e frequência.Outra constatação: a redução da mobilidade foi incorporada ao cotidiano das pessoas. “Este conformismo é tudo que o Estado quer para manter sua inércia e ineficiência”, diz Paulo Resende, professor da entidade. (págs. 1 e C4)

Petrobras segue regras e devolve áreas do pré-sal
A Petrobras já devolveu à União 50% dos blocos que originaram os campos de Tupi, Iara, Guará, Carioca, Iguassu, Bem-te-vi e Parati — por força das regras do setor. “A parte não delimitada (dos blocos do pré-sal) já voltou para União”, disse à Gazeta Mercantil o diretor da ANP, Nelson Narciso.Da metade que ficou com cada um dos blocos BM-S-8, BM-S-9, BM-S-10 e BM-S-11, a empresa e suas parceiras deverão entregar outros 50% a partir do ano que vem, se a Agência Nacional do Petróleo (ANP) não flexibilizar as normas dos contratos de concessão. Ou seja, a Petrobras e as sócias ficarão com apenas um quarto dos blocos que deram origem ao valioso pré-sal de Santos. Os demais 75% das áreas localizadas no conhecido pré-sal de Santos e seu entorno serão explorados conforme o novo marco regulatório. A Petrobras estará no centro político das atenções nesta semana; a oposição conseguiu emplacar a CPI. (págs. 1, A9 e C1)
Agronegócio ganha mais verbas públicas
Criticado pelos produtores rurais pela tolerância com que lida com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, pela falta de uma política de apoio mais incisiva como as destinadas a outros setores e, principalmente, pela legislação ambiental, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido, no entanto, generoso quanto ao repasse e direcionamento de recursos públicos para o agronegócio brasileiro.Os repasses do governo para o setor — investimentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e operações de crédito subsidiadas de bancos estatais — totalizaram R$ 106,1 bilhões, de 2003 para cá. O valor representa, também, 133% a mais do que os R$ 45,46 bilhões destinados, no mesmo período, para a agricultura familiar e reforma agrária. Mas, aos poucos, o governo atual vem alterando o perfil dos investimentos no campo, dando prioridade ao crédito para os pequenos empreendimentos. (págs. 1 e A10)
Queda nas exportações define crise coreana
Quando Lee Myung-bak, o presidente de centro-direita, chegou ao poder em fevereiro de 2008, tinha prometido uma “Coreia globalizada” com US$ 40 mil de rendimentos anuais por habitante.Só não sabia que, doze meses mais tarde, seu país seria um dos mais atingidos pela crise global do neoliberalismo, no qual ele baseava sua política. (págs. 1 e A16)

Brasil terá de dosar relações com a China para evitar pressões
O presidente Lula chega hoje à China em visita oficial. O foco da agenda está no comércio bilateral, que elevou o país asiático a maior parceiro comercial do Brasil, mas os encontros com o presidente Hu Jintao podem afinar posições sobre o papel com o qual os países emergentes sairão da crise financeira. Para analistas ouvidos no caderno especial China, que circula hoje, o Brasil terá de dosar as relações com o gigante oriental para não sofrer pressões dos Estados Unidos e da Europa. (pág. 1)

Turquia quer ampliar trocas comerciais
Pela primeira vez, empresários do Brasil figuram na lista de convidados do encontro “Turquia-Mundo, Ponte de Comércio”, que reunirá 2 mil companhias de 150 países e 3 mil empresas turcas. O evento ocorre em Istambul de 1° a 6 de junho. Em 2008, a corrente de comércio entre os dois países atingiu US$ 1,150 bilhão e a Turquia quer ampliar as trocas comerciais. (págs. 1 e A4)

Hidrelétricas
Eletrobrás pode investir US$ 16 bilhões no Peru (págs. 1 e C2)

Indústria têxtil
Confecções ampliam a produção de coleções de inverno, diz José Martins (págs. 1 e C7)

InflaçãoIGP-10 registra alta de 0,17% em maio (págs. 1 e A5)

Gripe suína prejudica turismo
Dados do Oxford Economics mostram que a gripe suína deve reduzir entre 25% e 30% a contribuição dos negócios do turismo no PIB mundial neste ano. (págs. 1 e C6)

IP mostra solidez na turbulência
A International Paper (IP) vem atravessando este momento de instabilidade econômica com solidez, afirma seu presidente, Maximo Pacheco. (págs. 1 e investnews.com.br)

Opinião: Ozires Silva
A América Latina investe em ciência e tecnologia menos de um décimo do que destinam à inovação apenas quatro empresas asiáticas. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Agiotas aproveitam a crise para lucrar mais
Procura por empréstimos informais cresce 30% em Minas por conta da turbulência econômica, que fez bancos dificultarem concessão de crédito. Especialistas alertam para riscos do financiamento clandestino. (pág. 1)

Casa própria: Feirão da caixa em BH termina com lista de espera
Construtoras zeram estoques, assinam 1.012 contratos e chegam a cadastrar clientes que não conseguiram fechar negócio em três dias de feirão promovido pela Caixa. Com as compras que ainda serão finalizadas, número de contratos deve superar os 5 mil. (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: Raio mata quatro em Tracunhaém
As vítimas tinham entre 14 e 16 anos e aguardavam um jogo no campo de pelada da comunidade de Belo oriente, na zona rural da cidade da Mata Norte. Chovia, e depois de forte trovoada, uma descarga elétrica atingiu os quatro adolescentes. (pág.1)

Números da gripe assustam os japoneses (pág. 1)

Lula diz que CPI da Petrobras é questão político-eleitoral (pág. 1)

Química no Enem vai abordar questões do dia a dia (pág. 1)

Mais de 500 vagas abertas nos tribunais em vários Estados (pág. 1)

Para sem-terra (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------

* Conferência Nacional de Comunicação será em Dezembro!


No dia 16 de abril de 2009, o governo Lula assinou um decreto convocando a 1a Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), a ser realizada em Brasília, nos três primeiros dias de dezembro deste ano. Segundo o decreto, o tema "Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital" será debatido por delegados representantes da sociedade civil, eleitos em conferências estaduais e por representantes do poder público. Diversas organizações da sociedade civil que lidam com comunicação já estão organizando reuniões para realizarem as etapas regionais prévias à conferência nacional no fim do ano. De acordo com Lula, será uma oportunidade histórica de participação da sociedade civil na forma como é tratado o direito à comunicação no Brasil.
Porém, nem tudo são flores. A portaria que define os organizadores da CONFECOM aponta 28 membros: 12 do poder público e 16 da "sociedade civil". Entretanto, destes últimos, 8 são representantes das associações das grandes empresas de comunicação do país. Essa comissão organizadora, entre outras funções, definirá o eixo temático da Conferência e o documento-referência que irá nortear os debates, sendo assim já limitados de antemão. Além disso, muitos dos principais temas relativos a democratização da comunicação já estão decididos antes da CONFECOM ou estão com projeto em trânsito no Congresso. No caso da
TV digital, que começou a ser implementada no fim de 2007, as medidas de transição para o novo formato em nada contribuem para a democratização dos meios de comunicação. No caso da Internet, o Projeto de Lei do senador Azeredo impede a existência de redes abertas, e criminaliza muitas das práticas cotidianas no uso da internet, além de elevar ainda mais o custo da comunicação no Brasil.
A construção de direitos e da cidadania através dos meios de comunicação na era digital, tema da conferência, só pode ser realizada com a democratização radical dos meios de comunicação, com a revisão das concessões públicas de televisão e rádio para grandes empresas, com o fim da apreensão dos transmissores e equipamentos das milhares de rádios livres e comunitárias, permitindo a apropriação real dos meios de comunicação pela população, com a garantia da liberdade na internet ameaçada pela Lei Azeredo, e com a redução do preço, desde os conversores para a TV digital até as abusivas tarifas de telefone do país. Somente assim, o direito à comunicação, liberdade de expressão e troca de informação poderá ser efetivado, garantindo uma real construção da tão falada cidadania.
Links::